Connect with us

Crescem contratações na construção civil

Pesquisa do Grupom revelou que em 2024 foram contratados mais de 35 mil profissionais na área. Expectativa para este ano é de que o ritmo se mantenham por causa do volume de obras previsto

De acordo com dados de estudo recente elaborado pela Grupom Consultoria Empresarial, o setor da construção civil contratou, no Brasil, 35.281 pessoas com carteira assinada no ano passado. Uma variação positiva de 85%, comparando 2024 com  2023, quando foram contratadas 19 mil pessoas. Os dados, baseados no levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego revelou ainda um saldo positivo que vem crescendo a cada ano. Entre as funções mais demandadas pelo setor estão as funções de faxineiro ou serviços gerais, com um crescimento de 494,36% em 2024; servente de obras com crescimento de 385,85% e pintor de obras com aumento de 43,98% no período. 

O cenário se repete em Goiás que somente em 2024 contratou 85% mais trabalhadores para atender a demanda de mais de 200 obras em andamento em Goiânia, segundo dados da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO). O bom momento do setor deve permanecer neste ano e o aquecimento vai estimular novas contratações. A MRV, por exemplo, já prevê aumento de 50% no seu volume de obras em Goiás para este ano, o que vai gerar um aumento de mais de 20% nas contratações. “A empresa já planeja lançar mais quatro projetos em 2025, que irão totalizar quase duas mil novas unidades habitacionais a serem construídas em Goiânia, Anápolis e Aparecida de Goiânia”, destaca o gestor de produção da MRV em Goiás, Antônio Caio Ribeiro. 

Só a MRV está oferecendo 39 vagas de trabalho formais para atuação em suas obras nas cidades de Goiânia, localizadas nos Setor Faiçalville, Setor Vila Mutirão 1, Jardim Gardênia e Jardim Novo Mundo, e em Aparecida de Goiânia, na região do Papilon Park. Em Goiânia, são 10 vagas para ajudante, 5 vagas para ⁠montador, 3 vagas para ⁠pedreiro de acabamento, 2 vagas para pedreiro e 3 vagas para ⁠pintor. Já em Aparecida de Goiânia são 5 vagas para ajudante, 2 vagas para ⁠montador, 2 vagas para ⁠pedreiro de acabamento, 5 vagas para pedreiro e 2 vagas para ⁠pintor.

COMUNICAÇÃO SEM FRONTEIRAS
Raquel Pinho e equipe

Advertisement