Evento segue até domingo (28), no espaço Coletivo Centopeia, com seis mostras não-competitivas nas categorias Regional, Nacional, Internacional, Infantil, Fantástica Animação LGBTQIA+ e com Acessibilidade
A 16ª edição do Dia Internacional da Animação de Goiânia acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de julho com seis mostras não-competitivas de filmes, lançamentos regionais, debates entre realizadores e oficina. O evento terá entrada gratuita e será realizado no espaço Coletivo Centopeia, que fica na Avenida Cora Coralina, 140, Setor Sul (Praça Wilton Valente Chaves).
Nesses três dias, o público terá a chance de conferir, gratuitamente, mais de 30 filmes nas mostras Regional (10 anos), Fantástica Animação LGBTQIA+ (14 anos), Infantil (Livre), Nacional (14 anos), Internacional (12 anos) e com Acessibilidade (Livre).
Mostra Regional Nesta edição, seis filmes em animação produzidos em Goiás serão exibidos na Mostra Regional, na sexta-feira (26), às 19h. A programação inclui curtas-metragens inéditos ou realizados entre 2023 e 2024, oferecendo um panorama vibrante e atual da produção local. Os temas e estilos dos filmes são diversos: desde animação tradicional e aquarela, passando por experimentações com recortes analógicos e digitais, até adaptações de livros infantis, sustentabilidade e a corrida pelo ouro no interior do Brasil do século XVIII.
“O DIA é o evento de animação mais antigo do estado de Goiás, que desde 2007 vem possibilitando esse contato do público com a animação produzida localmente. Costuma ser também a primeira janela de exibição dos curtas que são lançados aqui, além de promover o encontro dos realizadores com o público por meio do debate que acontece após a sessão”, destaca Márcia Deretti, realizadora do evento junto com Márcio Júnior e Coelho Nunes.
Animação premiada na Mostra com Acessibilidade Um dos destaques do 16º DIA é a exibição com legendas descritivas de A Outra Forma, animação premiada em Sitges e vencedora da categoria Melhor Longa-Metragem da 15ª CRASH. O filme dirigido por Diego Felipe Guzmám será exibido no domingo (28), às 19h, encerrando em grande estilo a programação deste ano.
Realizada em 2022 em animação tradicional, A Outra Forma tem classificação livre e é uma co-produção Brasil/Colômbia. A trama é sobre um homem obcecado em se encaixar em um mundo geométrico que enfrenta o dilema de se tornar um quadrado ou liberar a verdadeira forma que reside dentro dele.
Oficina de Roteiro para Animação Quem se inscreveu previamente também terá a chance de participar da oficina de Roteiro para Animação com Patrícia Oriolo, roteirista para cinema, televisão e publicidade desde 1991 e coordenadora de desenvolvimento para ficção e não-ficção da produtora Teleimage, de São Paulo. A atividade é voltada para roteiristas iniciantes e pessoas interessadas em se familiarizar com a linguagem do roteiro de animação, maiores de 18 anos.
Durante a oficina, os participantes serão apresentados a alguns dos fundamentos que auxiliam e fortalecem os processos criativos e de desenvolvimento de roteiros para animação. O objetivo é discutir os elementos essenciais da escrita, a partir da apresentação de ferramentas de dramaturgia utilizadas na área, com o apoio da exibição de trechos de filmes e séries, além da realização de exercícios práticos de escrita.
Sobre o DIA O Dia Internacional da Animação foi criado em 2002 pela Associação Internacional do Filme de Animação – ASIFA e acontece em mais de 30 países simultaneamente. No Brasil, a data foi adotada em 2004 pela Associação Brasileira de Cinema – ABCA, que coordena nacionalmente o evento com a participação de mais de 200 cidades.
Em Goiânia, o DIA é organizado e coordenado por Márcia Deretti, Márcio Júnior e Coelho Nunes por meio da MMarte Produções e da Na Toca Produções, com apoio da Escola Goiana de Desenho Animado e, nesta edição, também com a Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Goiânia.
PROGRAMAÇÃO 26/07/2024 (sexta-feira): 14:00 às 18:00 – Primeira aula da oficina de Roteiro para Animação, com Patrício Oriolo 19:00 – Mostra Regional + Bate-papo com os realizadores (10 anos)
27/07/2024 (sábado): 14:00 às 18:00 – Segunda aula da oficina de roteiro para animação 19:00 – Mostra Fantástica Animação LGBTQIA+ (14 anos)
28/07/2024 (domingo): 9:00 às 12:00 – Terceira e última aula da oficina de roteiro para animação 16:00 – Mostra Infantil (Livre) 17:00 – Mostra Nacional (14 anos) 18:00 – Mostra Internacional (12 anos) 19:00 – Mostra Acessibilidade (Livre)
SERVIÇO 16º Dia Internacional da Animação de Goiânia Data: 26, 27 e 28 de julho Horário: sexta-feira (26) e sábado (27), a partir das 19h; domingo (28), a partir das 16h Local: Espaço Coletivo Centopeia – Avenida Cora Coralina, 140, Setor Sul (Praça Wilton Valente Chaves), Goiânia – GO Mais informações:https://diadaanimacaogoiania.blogspot.com/ Entrada gratuita
A arquiteta Claudia Oliveira foi uma das profissionais convidadas que participaram da concepção de peças de tamanduá e raposas para o leilão beneficente organizado por Meire Santos no World Trade Center. A artista parceira de Claudia , Ivana Thomé, e a empresária Ana Beatriz Montanini também prestigiaram o magnífico evento.
Nesta quarta-feira, 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, e o Aparecida Shopping e o cartório Bruno Quintiliano, proporcionarão momentos para conscientizar a população sobre esse universo
Nesta quarta-feira (2), em celebração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.
Durante essa semana em Aparecida de Goiânia acontecerão ações voltadas para indivíduos com Autismo e para suas famílias que vivem essa realidade.
A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, a Secretaria de Assistência Social e com o apoio do Aparecida Shopping, realizam uma ação na Praça da Família, das 8h às 11h, no dia (02/04). A programação contará com stands com orientações socioassistenciais e de saúde, além do ônibus do CADúnico, já às 09h30 a caminhada em frente ao Aparecida Shopping e às 11h a inauguração de vagas de estacionamento exclusivas para pessoas com TEA no Aparecida Shopping com a presença de autoridades do executivo e legislativo do município
Indo para dentro do centro de compras acontecerá às 11h30 a inauguração do Espaço Azul Aparecida Shopping, que é uma brinquedoteca com acessibilidade e inclusão para crianças com TEA. Lugar que terá atendimento para mães e pais fazerem o cartão de vaga TEA, na ocasião conta com o apoio da SMTA para fazer ou solicitar o cartão de acesso às vagas de estacionamento.
E para finalizar o dia repleto de ações voltadas para o Autismo teremos às 19h uma sessão solene na Câmara Municipal com mães, entidades e instituições que apoiam a causa e o Aparecida Shopping será homenageado, na ocasião representada por Karoline Albernaz.
Mais do que um centro de compras, o Aparecida Shopping se orgulha de ser um shopping inclusivo, comprometido com o bem-estar do aparecidense e com o apoio a causas sociais. Ao longo do ano, promovemos eventos que reforçam valores como acessibilidade, diversidade e solidariedade, impactando positivamente nossos visitantes e parceiros. Localizado no coração de Aparecida de Goiânia, o Aparecida Shopping é o ponto de encontro onde negócios crescem, pessoas se conectam e experiências acontecem!
O Cartório Bruno Quintiliano também faz questão de participar de ações envolvendo os autistas e seus familiares e irá realizar nesta quarta-feira, uma palestra para os colaboradores, com o tema “Neurodiversidade no ambiente de trabalho e como adaptar a abordagem no atendimento preferencial”.
Já do dia 3 a 30 de abril, promove o cadastro para confecção do crachá de identificação de pais e mães atípicas, que vai acompanhado de um cordão. Na sexta-feira (4), uma equipe do tabelionato de notas fará a entrega de pulseiras de identificação para as crianças na Clínica Teia Agir. O Cartório conhecido por promover a inclusão, é pioneiro no atendimento preferencial para os pais, além de ser um local que também oferta vagas de estacionamento exclusivas para autistas.
Como perceber o autismo?
Tendo em vista que sinais de alerta no neurodesenvolvimento da criança podem ser percebidos nos primeiros meses de vida, sendo o diagnóstico estabelecido por volta dos 2 a 3 anos de idade. A prevalência é maior no sexo masculino.
A identificação de atrasos no desenvolvimento, o diagnóstico oportuno de TEA e encaminhamento para intervenções comportamentais e apoio educacional na idade mais precoce possível, pode levar a melhores resultados a longo prazo, considerando a neuroplasticidade cerebral.
Ressalta-se que o tratamento oportuno com estimulação precoce deve ser preconizado em qualquer caso de suspeita de TEA ou desenvolvimento atípico da criança, independentemente de confirmação diagnóstica.
Programação:
02/04 – Quarta-feira (08h ÀS 11H) na Praça da Família
* Stands com Orientações Socioassistenciais e de Saúde na praça da família
* Ônibus do CAD único
* Às 09h30 Caminhada em frente ao Aparecida Shopping
* 11h Inauguração de vagas de estacionamento exclusivas para pessoas com TEA no Aparecida Shopping com a presença de autoridades do executivo e legislativo do município
* 11h30 Inauguração do Espaço Azul Aparecida Shopping com atendimento para mães fazer cartão de vaga TEA
* 19h Sessão solene na Câmara municipal com mães, entidades e instituições que apoiam a causa (Aparecida Shopping será homenageado através da Karoline Albernaz)
02/04 – os colaboradores receberão uma palestra com uma psicóloga com o tema: “neurodiversidade no ambiente de trabalho e como adaptar a abordagem no atendimento preferencial.”
Dia 03/04 à 30/04 – todos os pais e mães atípicos receberão um cartão de identificação.
Dia 04/04 – O Dr Bruno e o Dr Weider, irá presentear as crianças da clínica Teia Agir, com uma pulseira personalizada de silicone.
Eliana (Direita) com a mãe Neide da Silva, o filho José Neto e o pai José Noé da Silva
A empresária Eliana Turchetti ( rosa) e sua família estiveram na coordenação da tradicional Festa de São Sebastião, realizada na Chácara Santa Cruz, na cidade de Abadia de Goiás. Há anos, Eliana se dedica a ações sociais e culturais e ressalta que celebrações como essa unem gerações, fortalecem a fé e relembram o valor da solidariedade e da tradição.
Segue algumas imagens do evento
Eliana (Direita) recebeu a irmã Marcia e as amigas Daniele e Fabyele na festa de São Sebastião
A irmã Márcia e com os gemêos do sertanejo Kelvem e Yuri e o filho Marco Aurélio