A Associação Nipo-Brasileira de Goiás – ANBG KAIKAN realizará a “20ª Edição do Bon Odori 2022” – o Festival de Música, Dança, Culinária e Artes Japonesas”, com o tema: “Resiliência”, nesta sexta (26/8) e sábado (27/8). A celebração oficial que já é tradição no calendário goianiense, e após dois anos de adaptação à pandemia, espera receber novamente as 8 mil pessoas no Clube Kaikan, ao longo das 2 noites de festa. O evento contará com a correalização da Embaixada do Japão no Brasil e da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (BUNKYO). Uma das muitas novidades será a presença do apresentador e dançarino paulista “Yudi Tamashiro”, além da participação e interação da cantora Karen Ito junto ao público, durante transmissão simultânea online pelo YouTube da Embaixada do Japão no Brasil. Os últimos ingressos antecipados estão disponíveis no site www.bilheteriadigital.com/bon-odori-2022-26-de-agosto (incluso uma porção de Guioza). Mais informações no Instagram da organizadora: @anbgkaikan .
SOBRE O BON ODORI:
A abertura do Bon Odori, da comunidade japonesa em Goiânia, à participação da população em geral completa 20 anos em 2022. Internamente, a cerimônia ocorria desde os primórdios da instalação da comunidade da cidade, no final da década de 40. Consolidado no calendário festivo da capital, o festival anima o Clube KaiKan nos dias 26 (sexta) e 27 (sábado) de Agosto, a partir das 19h30.
A organização é da Associação Nipo-Brasileira de Goiás, que realiza a festa no Conjunto Itatiaia celebrando com muita dança, música, artes e culinária japonesa.
Neste ano, além das tradicionais apresentações que já se tornaram marca registrada do evento, teremos também a apresentação do grupo Kyoushin Daiko de Goiânia, pioneiros na cidade das apresentações de taikô, o milenar tambor japonês de batida forte e pausada. Entre as novidades, a divulgação e ensino das regras da modalidade esportiva (totalmente inclusiva): o “Takkyu Volley”.
O momento de destaque do festival acontece com as danças japonesas, no qual todos convidados podem dançar as tradicionais músicas utilizando seus adereços, e também pelo Matsuri Dance que animará o festival com um estilo pop de dança e música japonesa, misturando movimentos tradicionais com modernos.
Preparação
O altar com frutas da estação, os quimonos novos e o taikô já estão sendo preparados para receber um público estimado de 8 mil pessoas nos dois dias de festival. A festa é realizada sempre em agosto, após o pôr-do-sol. Na crença dos nipônicos, é neste momento que, uma vez ao ano, os antepassados têm a oportunidade de festejar com os descendentes, que os homenageiam.
Para os goianienses, o festival é uma oportunidade de conhecer melhor alguns costumes da cultura que se desenvolve há milênios do outro lado do mundo.
Durante o evento, é possível apreciar os pratos mais conhecidos por aqui, como sushi, sashimi, yakisoba, tempurá, udon, guioza, temaki e o shimeji. Além disso, o visitante ainda pode conferir exposições de produtos das artes nipônicas. Entre eles, o shodô, a caligrafia originária do Japão, também considerada uma forma de manifestação artística da Terra Sol Nascente.
—
SERVIÇO:
“20ª Edição – Bon Odori 2022 – Tema: Resiliência”.
Data/horários do “Bon Odori”: Dia 26 e 27 de Agosto, das 19h às 23h30.
Local: Clube Kaikan (ANBG) – Av. Planície S/Nº, Conjunto Itatiaia (ao lado do Clube dos Bancários, próximo ao Campus Samambaia da UFG).
Diretoria (para mais esclarecimentos e/ou entrevistas): Presidente do KAIKAN Luiz Harada/Coordenador geral do Bon Odori – Marco Tulio Toguchi 99688-5004 / Dir. de RP: Ricardo Noguchi (62) 99999-3531 / Dir. Conselho – Mário Kuwae (62) 99268-6809.
Representantes de um dos escritórios de arquitetura mais prestigiados do mundo, Foster + Partners, vieram de Londres para uma imersão em Goiânia e conhecerem os primeiros detalhes do projeto da Flamboyant Urbanismo, que resultará na concepção do maior complexo de surf do mundo.
A recepção preparada pelas anfitriãs, as CEOs do Grupo Flamboyant, Alessandra Louza e Emmanuele Louza, teve início no sábado, quando os representantes do escritório chegaram ao Brasil e participaram de um tour especial por Brasília, visitando algumas das principais obras de Oscar Niemeyer. Depois seguiram para Goiânia, onde puderam conhecer os terrenos da Flamboyant Urbanismo e visitar a Central de Experiências Flamboyant Urbanismo, reconhecida como a maior da América Latina.
Durante a passagem pela cidade, foram realizadas reuniões estratégicas sobre o projeto, aprofundando o entendimento sobre o potencial da região. A programação contou com jantares especiais e um mergulho na gastronomia regional, com pamonha e outros pratos típicos.
Na foto ao centro, Stefan Behling, Senior Executive Partner e Head of Studio/ Senior Executive Partner e Kate Murphy, Senior Partner/ Architect ladeados pelas CEOs do Grupo Flamboyant Alessandra e Emmanuele.
Crédito foto: Ruan Pontes Legenda – Alessandra Louza, Stefan Behling, Kate Murphy e Emmanuele Louza na Central de Experiências Flamboyant Urbanismo.
A biomédica esteta Aline Dilli marcou presença no Baile do Lobo 2025, criado pelo designer de joias Igor Lobo e realizado no dia 22 de novembro, no Green Palace. Com a temática Jardim Secreto e as Delícias Terrenas de Bosch, inspirada no universo fantástico de Hieronymus Bosch, a noite reuniu convidados em uma atmosfera de luxo e imaginação. Nesta edição, o tradicional baile beneficente ganhou ainda mais propósito: todas as arrecadações do evento foram destinadas ao Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (CORA), reforçando a união entre arte, elegância e solidariedade.
No dia 7 de novembro, o Prêmio Personalidades Brasileiras 2025 – Troféu Maguito Vilela reuniu grandes nomes no CEL da OAB, em evento promovido por Leno Silva e Alô TV.
Na foto animada, durante o aparecem o ator Nelson Freitas, Wagner Gomes, Roberto Faustim, o Galã do Brega, Newton Jr. e o produtor cultural Randley Teixeira.