Connect with us

Musica

Hippies, Cordas e Metais: uma das bandas de baile que embalaram os anos 70 e 80 em Goiás

Publicado

on

PELAS BANDAS DE BAILE: DOCUMENTÁRIO RESGATA

MOVIMENTO QUE AGITOU AS BALADAS EM GOIÁS

     Marquinhos e seu Conjunto, Impactus, Hippies, Cordas e Metais, Les Mirrage, Ciclone, Marcantes, Embalo 7, Sons Astrais. Essas e outras dezenas de bandas, que embalaram as festas nos salões de clubes em todo o Estado estão no documentário “PELAS BANDAS DE BAILE – Memória do movimento que encanta multidões”, disponível no youtube.   

     A criação e produção do jornalista e pesquisador, Marcos Gomes, a narra a trajetória do movimento das bandas de baile, desde o final da década de 1960. “É uma emocionante viagem às décadas de 70, 80 e 90, quando tivemos em Goiás um forte movimento musical com dezenas de bandas de bailes, abrilhantando as festas e eventos em Goiânia e nas cidades do interior” – assim define “Pelas Bandas de Baile”, Marcos Gomes. O trabalho é fruto de vários meses de pesquisas. “Pude constatar que, anterior e paralelamente a MPB ao vivo nos bares, Goiânia teve também outro movimento musical muito expressivo, capitaneado pelas bandas de baile” – conta o autor. Daí ele resolveu produzir um novo documentário, abordando esse movimento. 

     Ele também é o autor de outros documentários de resgate da memória cultural musical goiana, como: Bons Tempos Goiânia, que narra o movimento da MPB ao vivo nos bares; O Criador do Cliff, um dos bares com música ao vivo mais badalados de Goiânia, nas décadas de 80 e 90 e, Noites Memoráveis da Música Goiana, acerca dos dois primeiros shows gravados ao vivo com cantores goianos, no final da década de 1990.

     O documentário “Pelas Bandas de Baile”, de 35 minutos de duração, traz fotos, vídeos e depoimentos de alguns líderes de bandas que marcaram época em Goiás, tanto daquelas formadas na capital quanto os conjuntos de cidades do interior, como: Os Diagonais, Embalos 7 e Os Bárbaros, as três de Trindade; Marcantes, de Nova Veneza e a The Kingstone, de Aloândia. Das bandas que brilharam nas décadas de 80 e 90, apenas a Ciclone, fundada por Ringo e atualmente dirigida por ele, o músico Marron Fernandes e a cantora Marly Prates continua em atividade no formato antigo, com novos integrantes.

“Pelas Bandas de Baile”, que remete à canção “Nos Bailes da Vida”, de Milton Nascimento e Fernandes Brant contém depoimentos de alguns diretores de antigas bandas de baile, como: Geraldo Gontijo (New Sound Five, Les Mirrage e Realce), Marron Fernandes (Impactus e Ciclone) e Rezende, da dupla Renato e Rezende (Hippies, Cordas e Metais; Status, Os Bambas, Brasil Som, Impactus, Marcantes, Ciclone e Fantastikus.

     O filme mostra ainda alguns dos músicos que iniciaram as suas carreiras em bandas de baile e continuam exibindo os seus trabalhos solo ou em bandas atuais, como: os cantores Fernando Perillo (Ex-bandas Os Vibrantes e Os Plugs), Itamar Correia (Impactus e Opus Band) e Marcos Antônio (Somu´s, Carga Pesada e Partido Alto) e os instrumentistas, Bororó (Impactus e Aquariu´s Seven), Hulck Pontes (The Guitar Man, Sons Astrais, DellSom 7, Força Maior, Tropicália e outras), Emídio Queiroz (Os Pakeras, Les Mirrage, New Sound Five, Banda Jaó e Banda Pousada) e o baterista, Moka Nascimento, presidente do sindicato dos músicos de Goiás, que tocou nas bandas Aquariu´s Seven e Matuskelas.

     O documentário traz também algumas histórias pitorescas que marcaram as trajetórias de alguns artistas de bandas de baile, como: Marly Prates (certa vez, cantando numa cidade do Tocantins, um fazendeiro, empolgado com a sua voz, lhe deu uma bezerra de presente) e Hulck Pontes (conta a história de um homem que, após pedir bis mais de dez vezes para a música Bem te vi, de Renato Teixeira, durante um baile, obrigou o vocalista da banda a cantar novamente a mesma canção, mediante ameaça com uma arma “até que você consiga cantar direitinho”, insatisfeito com a sua interpretação).

FONTES

     Sugestão de entrevistados para uma pauta jornalística: diretores de bandas, Geraldo Gontijo (996172898/991143433), Marron Fernandes (982130053); músico de várias bandas de baile, Rezende (999754848) e cantor Fernando Perillo (991143433), que iniciou a sua carreira em bandas de baile.

CONTINUE LENDO
CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Festival

O Sentir Delas anuncia artistas selecionadas para a 3ª edição do festival feminino de música e artes

Publicado

on

Cristiane Couto

Evento acontecerá nos dias 20 e 21 de maio, no Teatro Goiânia, e contará com a participação de quatro artistas cênicas e dez cantoras, além de roda de conversa, exposições de artesanato e de artes visuais, e apresentações de convidadas


O festival O Sentir Delas, evento dedicado à música e às artes produzidas e executadas por mulheres goianas, divulgou os nomes das 14 artistas selecionadas para a sua 3ª edição, que acontecerá nos dias 20 e 21 de maio, no Teatro Goiânia. A programação deste ano contará, ainda, com roda de conversa, exposições de artesanato e de artes visuais e apresentações das convidadas Regina Jardim e Rainy Àghata.

Moara Couto

Na categoria de Artes Cênicas (teatro, dança ou circo), as selecionadas foram:

  • Thaise Monteiro
  • Karla Mendes
  • Anna Behatriz Azevedo
  • Alinne Vieira

Já na categoria Música, as artistas que se apresentarão no festival são:

Lady Cali

Alidi

B Flora

Aduli

  • Isadora Pinheiro
  • As candidatas inscreveram-se gratuitamente e foram selecionadas pelas curadoras Sabah Moraes (Música), Nila Branco (Música) e Rousejanny Ferreira (Artes Cênicas). As cantoras serão remuneradas com o valor de R$ 2.300,00, enquanto as artistas cênicas receberão R$ 2.000,00.

Rainy Ághata, idealizadora e produtora do festival por meio da Cereja do Cerrado Produções, conta que, além de enaltecer o fazer artístico, O Sentir Delas visa oferecer às artistas e outras mulheres estímulo, oportunidades, coragem e empoderamento, reforçando seu lugar de fala, potencial artístico, força da troca e do fazer em coletivo.

O festival é realizado com recurso do Programa Goyazes do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado e Cultura de 2024, e patrocínio da Equatorial Energia. Mais informações estão disponíveis no Instagram @cerejadocerradoproducoes ou pelo WhatsApp (62) 3290-4233. Já as edições anteriores podem ser conferidas no canal da Cereja do Cerrado no YouTube.

OlhO Comunicação

CONTINUE LENDO

Musica

Estefany & Gabriely.

Publicado

on

O hit “Mentira Estampada”, que está de volta às paradas de sucesso na voz do cantor Nattanzinho Lima, acaba de ganhar uma versão em espanhol apresentada pela dupla sertaneja Estefany & Gabriely. As irmãs venezuelanas estão viralizando nas redes sociais com um vídeo da canção, que já acumula milhares de visualizações e compartilhamentos.  

Veja aqui: https://www.instagram.com/p/DGWXZFWPb3b/  

Estefany e Gabriely chegaram ao Brasil em busca de oportunidades e rapidamente se apaixonaram pela música sertaneja. Com talento e carisma, elas começaram a se apresentar em bares e eventos em São Paulo e estão conquistando o público com suas vozes e interpretações marcantes.  

A versão em espanhol de “Mentira Estampada”, originalmente gravado pela dupla Simone & Simaria, vem fortalecendo e sendo um grande destaque da dupla. A canção, que fala sobre desilusões amorosas, ganhou uma nova roupagem com a interpretação de Estefany e Gabriely, que adicionaram um toque latino à melodia e letra. O resultado foi um sucesso estrondoso, com o público brasileiro se rendendo ao talento das irmãs venezuelanas.  

 “Estamos muito felizes com a repercussão da nossa versão de ‘Mentira Estampada'”, comemora Estefany. “O Brasil nos acolheu de braços abertos e estamos muito gratas por todo o carinho que temos recebido”, completa Gabriely.  

Atualmente, a dupla colhe os frutos do sucesso de seu trabalho “Amor do Meu Cachorro”, que conta com a participação especial da cantora Marília Tavares e já ultrapassa a marca de 1,3 milhão de visualizações no YouTube. Estefany e Gabriely seguem trabalhando em novos projetos e prometem continuar encantando o Brasil com sua música e paixão. 

Dayane Dias

CONTINUE LENDO

Musica

Raja Ram é atração da Hipnodreams, que acontece neste final de semana, em Aparecida de Goiânia

Publicado

on

A Hipnodreams 2025 promete um momento histórico para a música eletrônica no Brasil. Aparecida de Goiânia será palco de uma celebração intensa de 24 horas ininterruptas de psytrance, trazendo um dos maiores nomes do gênero de todos os tempos: Raja Ram (AUS).

Além da lenda australiana, o evento contará com um line-up internacional de peso e marcará a estreia da nova Casa da Hipno, um espaço inovador que eleva ainda mais a experiência do público.

O evento abre o calendário de 2025 da Hipnótica, produtora que completa 13 anos de história e se consolida como referência no cenário da música eletrônica em Goiás. O novo local, situado a menos de 10 minutos da antiga Hipnomundo, oferece uma pista de dança ampla, cercada pela natureza, e um rio que corta o terreno, criando uma atmosfera imersiva e singular. Confira os detalhes do novo espaço no vídeo oficial: Instagram.

A Hipnótica nasceu com a proposta de transformar o psytrance em uma experiência sensorial completa, e, ao longo dos anos, se consolidou com eventos marcantes. A antiga “Hipnomundo” se tornou um ponto de encontro cativo para festas icônicas como Hipnotrance (Janeiro), Hipnodreams (Março), Hipnótica One Day Festival (Junho/Aniversário da Hipnótica), Hipnodelica (Outubro) e Halloweed (Novembro/Aniversário de Murillo Rodrigues), cada uma com uma identidade e proposta sonora diferenciada.

No fim de 2024, após o sucesso da 2ª edição do Festival Hipnótica, que reuniu 3.000 pessoas em Corumbá de Goiás, Murillo Rodrigues (DJ Kobot), fundador da marca, anunciou a mudança de local para aprimorar a estrutura e elevar ainda mais a imersão nos eventos.

Line-up internacional

A edição de 2025 da Hipnodreams será um dos eventos mais impactantes da história da Hipnótica, reunindo artistas de sete nacionalidades diferentes. Além de Raja Ram (AUS), se apresentarão:

Internacionais: Tristan (UK) / ZYCE (SÉRVIA) / FLEGMA (SÉRVIA) / RISING DUST (ISR) / OXYFLUX (DIN) / MEKKANIKKA (SUI)

Nacionais: MACEDO / DANG3R / VERMONT / PANDORA / INÊ GOA / KILLATK / MENTAL BROADCAST / AJNA LUNA / KADUM

Com uma estrutura renovada e um time de peso, a expectativa está altíssima. A produção prevê um novo recorde de público para consagrar essa nova fase da Hipnótica.

Serviço:Hipnodreams terá Raja Ram como atração principal

Quando: 29/03

Ingressos: https://www.bilheteriadigital.com/hipnodreams-29-de-marco

Local: Casa da Hipno – Rua 9, n° S/N – Quadra C; Lote 01-06/08-14 – Cardoso Continuação, Aparecida de Goiânia – GO

@hipnoticacrew

TARG COMUNICAÇÃO 
@targcomunicacao

CONTINUE LENDO
Advertisement

noticias