Connect with us

Notícias

Setembro Amarelo

Publicado

on

“O paraquedismo salvou a minha vida. Eu renasci no meu primeiro salto”

Conheça a história da goianiense Rejane Damaceno, que encontrou no esporte o caminho prazeroso para enfrentar um quadro depressivo e superar pensamentos de suicídio

“29 de agosto de 2020: o dia em que eu decidi dar um fim à minha vida”. A frase é da terapeuta ocupacional Rejane Damaceno, 37 anos, que resolveu quebrar o silêncio e falar sobre um assunto que ainda é tabu, mesmo no mês dedicado a um processo de conscientização com alcance global, o setembro amarelo.

“Quando, em uma palestra, percebi que minha história poderia alertar sobre os sinais de suícidio e, principalmente, sobre as formas de prevenção, sabia que não poderia ficar calada”, confidencia ela. A partir deste momento, a profissional, que se tornou especialista em saúde mental, já intuía que um dos momentos mais sofridos e intensos que passara precisaria romper a bolha da privacidade para, na esfera pública, contribuir com a vida de outras pessoas. E assim aconteceu.

“Eu estava num quadro de depressão e, na minha lista de coisas a fazer antes de morrer, estava saltar de paraquedas. Pensei, então, que esse seria o plano perfeito: eu iria ter a experiência e, como não achava que o esporte fosse seguro, imaginei que o equipamento falharia e as pessoas pensariam que teria sido um acidente”, conta.

Do alto do avião que sobrevoava Anápolis – ela procurou um centro de paraquedismo no município – e toda paramentada com uniforme e itens de segurança, Rejane ainda não imaginava o que estava prestes a acontecer. “Quando eu comecei a queda livre, em menos de um segundo, eu senti que estava voando; foi a melhor sensação da minha vida, de liberdade, de ver o mundo”, relata. “Ao ver aquele céu azul, pensei: meu Deus, que coisa perfeita, nós não somos nada diante da grandeza de Deus”.

O êxtase não se limitou ao salto; ao pousar, a adrenalina estava tão alta, tão alta que a terapeuta ocupacional só tinha uma certeza – aliás, duas – naquele momento: queria viver e queria fazer isso mais vezes. “Comecei o curso de paraquedismo e o esporte mudou a minha vida: emagreci 20 quilos, meu trabalho deslanchou, minha vida pessoal melhorou, é incrível! Eu digo que o paraquedismo salvou a minha vida. Eu renasci no meu primeiro salto”.

Campanha
Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), realiza no Brasil a campanha Setembro Amarelo, com o objetivo de prevenir e reduzir os números de suicídio. A iniciativa chega em seu oitavo ano, com um novo mote: “A vida é a melhor escolha”. A campanha é promovida durante todo o mês, mas 10 é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Para lembrar a data em Goiás, Rejane Damaceno lançou o projeto “Um salto para a vida”, que visa chamar a atenção para o tema e conscientizar as pessoas sobre os números impactantes da atualidade. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), são computados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar os episódios subnotificados – com eles, a estimativa extrapola 1 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.

No último dia 4 de setembro, 14 pessoas saltaram de paraquedas, em Anápolis, e formaram um laço no ar em alusão ao símbolo do Setembro Amarelo. Em Dubai, um amigo da terapeuta ocupacional também fez o mesmo, portando uma bandeira do projeto.  

Assessoria de imprensa
Carla Lacerda – (62) 99907-3760

CONTINUE LENDO
CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Automobilismo

Prêmio Volante de Ouro celebra campeões do automobilismo goiano

Publicado

on

Hudson Guerra – Secretário de Esportes, Vice-Presidente da Faugo, Fernando Freitase Rival Aguiar Pereira – Presidente do GoiásFomento

Cerimônia organizada pela Federação Goiana de Automobilismo (FAUGO) reuniu atletas, dirigentes e autoridades em Goiânia

A Federação Goiana de Automobilismo (FAUGO) realizou, na noite desta quinta-feira, a cerimônia do Prêmio Volante de Ouro, evento que reconhece e valoriza os principais destaques do automobilismo regional. A solenidade aconteceu em Goiânia, na churrascaria Favo de Mel, e reuniu competidores, dirigentes, familiares, autoridades e imprensa para celebrar os campeões das principais modalidades do esporte no estado.

Estiveram presentes no evento o secretário de Esporte do Estado, Hudson Guerra, representando o Governador Ronaldo Caiado; o deputado estadual Cairo Salim; o vereador Anselmo Pereira; o presidente da GoiásFomento, Rival Aguiar Pereira; além do presidente da FAUGO, Sérgio Crispim, e do vice-presidente da entidade, Fernando Freitas, reforçando o apoio institucional ao crescimento do automobilismo goiano.

Foram premiados atletas e equipes das categorias Kart, Kart Cross, Rally, Arrancada, Drift e Marcas e Pilotos, contemplando diferentes estilos, pistas e terrenos que compõem o cenário do automobilismo em Goiás.

Sérgio Crispim, presidente da Federação Goiana de Automobilismo (Faugo)

A premiação reafirma o compromisso da FAUGO com o fortalecimento do esporte no estado e com a valorização dos talentos que, ao longo da temporada 2025, se dedicaram às pistas e trilhas.

Sérgio Crispim, Vereador Anselmo Pereira e Fernando Freitas

Para o presidente da entidade, Sérgio Crispim, o Prêmio Volante de Ouro vai além da entrega de troféus.
“O Volante de Ouro representa o reconhecimento a todos que constroem o automobilismo goiano diariamente. É uma celebração da dedicação, da superação e da paixão dos nossos atletas, além de um momento importante para mostrar a força e a organização do esporte em Goiás”, destacou o presidente da FAUGO.

Sérgio Crispim, Deputado Cairo Salim, Vereador Anselmo Pereira e Fernando Freitas

Além de valorizar os resultados esportivos, a cerimônia também reforçou a integração entre as diferentes modalidades. O vice-presidente da FAUGO, Fernando Freitas, ressaltou o papel do prêmio como incentivo ao desenvolvimento contínuo dos pilotos e equipes.
“Esse é um momento de confraternização, mas também de motivação. O reconhecimento impulsiona os atletas a seguirem evoluindo e levando o nome de Goiás para competições cada vez maiores”, afirmou.

Sérgio Crispim e Deputado Cairo Salim

Com a entrega dos troféus aos campeões de cada campeonato, o Prêmio Volante de Ouro 2025 consolidou mais uma edição histórica, fortalecendo o automobilismo como tradição, paixão e vetor de crescimento esportivo no estado de Goiás.

Crédito fotos: Fábio César – https://drive.google.com/drive/folders/1gfMHEj45mkBsyOj8oaJjn6RZnBj_AlWR

Assessoria de Imprensa
Palavra Comunicaçã

CONTINUE LENDO

Negocios

Programa “PCD GWM Navesa” foi lançado durante o “Mobility Day”!

Publicado

on

O programa “PCD GWM Navesa” foi lançado nacionalmente em Goiânia, durante o “Mobility Day”, na noite da última quinta (29/1). Os gerentes comerciais Higor Barbosa, Evandro Araújo e a supervisora de marketing Isadora Beltrão apresentaram para o mercado os veículos híbridos & elétricos mais completos e vendidos do Brasil, em suas novas versões. Durante todo período da ação, as primeiras 800 unidades disponíveis dos carros “Haval H6 HEV” e “Ora 03” terão condições exclusivas para os clientes PCD da concessionária do Grupo Navesa, localizada na Av. Mutirão esq. Av. T-55, no Setor Bueno. Mais informações e agendamento de test drive em @gwmnavesa e no (62) 3413-0600

Local: GWM Navesa, Av. Mutirão esq. com R. T-55, n° 317 – St. Bueno, Goiânia – GO, 74215-170.

Redes sociais: https://www.instagram.com/gwmnavesa/ & https://navesagwm.com.br/

Para mais informações e agendamento de test drive: (62) (62) 3413-0600 / WhatsApp, com condições especiais para PCD.

Contato: Isadora Beltrão – (62) 98277-5167 (Supervisora de Marketing)

Vigência do Programa PCD GWM: Permanente.

Crédito: Fabrício Barreto

Carlos Eduardo Faria – Kadu!

Jornalista / Paspartú Comunicação

CONTINUE LENDO

Notícias

Cuidados no verão.

Publicado

on

O renomado médico dermatologista, especialista em transplante capilar e tricologia Dr. Domingos Sávio Coelho, adverte para os cuidados no verão após a cirurgia de transplante, evitando exposição solar direta, calor excessivo, piscina e mar no período indicado para uma boa cicatrização, sendo o sucesso do transplante os cuidados do pós-operatório.

CONTINUE LENDO
Advertisement

noticias