Connect with us

Eventos

Nova Veneza

Publicado

on

Nova Veneza amplia aulas gratuitas de italiano para os moradores da cidade

Aulas visam reforçar a cultura italiana da cidade, que está em contagem regressiva para o 17º Festival Italiano de Nova Veneza

A prefeitura de Nova Veneza ampliou as vagas das aulas de italiano para toda a comunidade da cidade – no passado, eram restritas a estudantes da rede municipal. As aulas estão sendo oferecidas semanalmente, todas às quartas-feiras, na Escola Estadual Francisco Alves, das 19h às 20h. Cerca de 60 alunos estão participando da iniciativa, que é gratuita. 

O objetivo das aulas é preservar a herança cultural dos imigrantes vindos do país europeu, uma vez que a cidade, que fica a 39 Km de Goiânia, foi formada a partir da colonização por imigrantes italianos que chegaram em Goiás no final do século XIX. Outra iniciativa com o mesmo objetivo é a realização do Festival Italiano de Nova Veneza, que celebra a cultura e a gastronomia italiana todos os anos. Chegando à 1ª edição, neste ano está agendada para 1 a 4 de junho.

“Muitos moradores querem aprender mais a língua para recepcionar os visitantes do evento bem no espírito da cultura italiana”, diz o professor Jean Marcos, ao salientar que grande foi o interesse pelas aulas, que começaram há dois meses e devem continuar mesmo após o Festival Italiano.

Ainda de acordo com Jean Marcos, as aulas estão ajudando a resgatar a cultura italiana entre os moradores.  Como acontece com a Gleides Amaral, de 69 anos, uma das alunas adultas do projeto que ensina italiano na cidade. Apesar de ser neta de Italianos e mesmo carregando o sangue italiano nas veias,  ela não aprendeu a língua de seus avós. Ela conta que sempre teve vontade de aprender, além de achar bonita a pronúncia. “Infelizmente meus avôs não passaram para minha mãe essa herança linda da língua italiana. Mamãe até entendia um pouco o que eles falavam, mas como ela não foi ensinada, também não nos ensinou”, relembra Gleides.

Gleides afirma que a preocupação com preservação das raízes italianas na cidade só veio a partir do Festival Gastronômico. “Pouca era a preocupação em preservar a cultura italiana. Com o surgimento do festival que a população  veio  a despertar para cultura deixada por nossos antepassados”, afirma a aposentada.

O próprio professor Jean Marcos também é influenciado pela cultura italiana da cidade. Nascido e criado em Nova Veneza, ele conta que sua paixão pela Itália é tanta que por oito anos morou no país, onde aprendeu e aprimorou o idioma. “Não sou descendente de italianos, mas adotei a Itália no meu coração e sou um simpatizante da língua e da cultura italiana”, relata.

*Sobre o Festival Gastronômico de Nova Veneza*

Em sua 17ª edição, o tradicional Festival Italiano de Nova Veneza traz como tema “Uma Itália em Nova Veneza” que marcou o retorno da festa em 2022. A festa será realizada entre os dias 1 e 4 de junho e promete trazer aos seus visitantes a sensação de estar dentro da Itália, mais precisamente em Veneza, cidade famosa por seus canais e gôndolas que levam turistas apaixonados.

O festival foi criado em 2004 para valorizar a história da cidade, formada por colonos italianos que vieram para o Brasil há mais de 100 anos. Hoje cerca de 60% da população do município de Nova Veneza, é formada por descendentes italianos.

São mais de 600 pessoas envolvidas na organização do evento que, além do resgate cultural, estimula também a economia local. Toda a cadeia produtiva da região é envolvida: de produtores de milho, tomate, hortaliças, gado, frango etc, a profissionais do setor de gastronomia, eventos, artistas, entre outros, todos se envolvem com o festival.

COMUNICAÇÃO SEM FRONTEIRAS
Raquel Pinho e equipe

CONTINUE LENDO
CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eventos

Claudia Matarazzo em Goiânia

Publicado

on

Empresária Helen Simone promove palestra sobre etiqueta empresarial, nesta segunda-feira (25)

O evento será realizado na sala Órion, no Hotel TransaméricaNesta segunda-feira (25), a empresária Helen Simone promove uma palestra sobre etiqueta empresarial com a especialista em comportamento humano Claudia Matarazzo em Goiânia. A iniciativa, em parceria com a Summer e com o decorador Alessandro Gemus, integra as ações voltadas para a construção do Instituto Sonhar Vidas. O evento será realizado no Hotel Transamérica, no Setor Marista. A palestra abordará aspectos essenciais para a comunicação eficiente entre empresas e clientes. Além disso, a palestrante compartilhará orientações sobre o uso adequado das redes sociais, promovendo uma presença online mais elegante e eficaz.Os ingressos estão à venda de forma on-line pelo site: 

https://www.sympla.com.br/claudia-matarazzo—etiqueta-empresarial__2658746

Sobre o Instituto Sonhar VidasCriado pela empresária Helen Simone, à frente da Summer, e embaixadora do Instituto Sonhar Vidas que tem como missão amparar mães e bebês que necessitam de cuidados em UTI Neonatal. Atualmente, o instituto está em fase de arrecadação de recursos para a finalização de sua sede, contando com o apoio de arquitetos goianos no desenvolvimento dos ambientes do espaço.

Serviço: Palestra sobre etiqueta empresarial com Claudia Matarazzo em GoiâniaData: 25 de novembroHorário: 19hLocal: Sala Órion – Hotel Transamérica – Órion Business & Health Complex, Av. Portugal, 1148 – St. MaristaIngressos: 

https://www.sympla.com.br/claudia-matarazzo—etiqueta-empresarial__2658746

Crédito da foto: Cristiano Borges 

CONTINUE LENDO

Eventos

Goiânia discute estratégias para adaptação urbana às mudanças climáticas

Publicado

on

Especialistas e gestores públicos se reunirão nos dias 25 e 26 de novembro, no auditório do IESA, no Campus Samambaia da UFG, para o Fórum Goiânia Resiliente. O evento faz parte do projeto Cidades Resilientes, lançado pelo Instituto Iandé Verde e pelo IDESA, com apoio da Fundação Oswaldo Cruz e do Ciamb/UFG. Durante o encontro, serão debatidas estratégias de adaptação urbana às mudanças climáticas e apresentado um relatório preliminar que propõe medidas como a criação de um plano municipal de mudanças climáticas e uma rede de monitoramento da poluição do ar. A programação é aberta ao público.

Fórum Goiânia Resiliente.

Cristiana Soares

CONTINUE LENDO

Eventos

Hospital de Câncer Francisco Camargo

Publicado

on

Promove leilão de gado de elite no dia 26 de novembro

No final do evento, Zezé di Camargo vai realizar um show do projeto ‘Rústico’ para os presentes

Goiânia recebe um leilão de gado de elite imperdível para os criadores que buscam seleções genéticas de alta performance, o Leilão Elite HC Francisco Camargo. Agendado para o dia 26 de novembro, no Goiás Eventos, com o apoio do Programa Leilões, o evento irá trazer lotes vindos de criatórios renomados de todo o país, como aspirações Nelore Padrão 1ª linha, aspirações Nelore Pintado 1ª linha, equinos e prendas de alto valor agregado. 

Além de boas aquisições para o plantel, o evento tem um propósito: toda a arrecadação será aplicada nas obras e manutenção do Hospital de Câncer (HC) Francisco Camargo, que é um projeto filantrópico que está sendo construído em Inhumas, na Grande Goiânia, para ser uma referência em prevenção e tratamento de câncer. 

Também serão leiloadas prendas como um violão assinado pelo embaixador do HC Francisco Camargo, Zezé Di Camargo, e jóias como um conjunto de brinco e anel de ouro branco com pedras de rubi e brilhante.

Durante o leilão será lançado ainda o Programa Leito Solidário, para doadores que desejarem contribuir com o hospital. No final do evento, Zezé di Camargo, vai realizar um show do projeto ‘Rústico’ para os presentes.

As mesas para o Leilão Elite HC Francisco Camargo, com 8 lugares, já estão sendo comercializadas. Também há opção de mesa com 4 lugares. O participante terá à disposição bebidas e o jantar assinado pelo Buffet Cristal. Mais informações pelo WhatsApp: (62) 62 9646-4141.

Sobre o HC Francisco Camargo

O Hospital de Câncer Francisco Camargo é um complexo especializado no tratamento de câncer. Quando for totalmente concluído, terá 77 mil metros quadrados de área com 720 leitos, 80 vagas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para acolher, diagnosticar e tratar pacientes oncológicos.

Desde 2021, o HC já atende pacientes em baixa complexidade na policlínica, que oferece gratuitamente exames de mamografia, ultrassonografia, eletrocardiografia, exames laboratoriais, além de consultas. Em outubro de 2024, uma nova ala foi inaugurada, ampliando os atendimentos com exames de endoscopia, colonoscopia, broncoscopia e, ainda, um centro cirúrgico ambulatorial para cirurgias de pele. 

Por não ter ainda o credenciamento do Sistema Único de Saúde (SUS), os atendimentos são mantidos com  recursos próprios advindos de leilões e outros eventos. Agora, as obras estão concentradas na finalização da medicina nuclear com dois andares e hemodiálise.

COMUNICAÇÃO SEM FRONTEIRAS
Raquel Pinho e equipe

CONTINUE LENDO
Advertisement

noticias