Connect with us

Educação

Empreendedorismo da Vila Lume

Publicado

on

Feira do Empreendedorismo acontecerá no próximo sábado (27) na Escola Vila Lume, na Rua T 29 no Setor Bueno.

As atividades de educação matemática que serão desenvolvidas na Vila Lume envolvem contextos do mundo real, que despertam a curiosidade das crianças e as motivam a pesquisar aspectos lógico matemáticos presentes no cotidiano. Também, ocorrem a partir de situações lúdicas e imaginativas… Por meio dos jogos matemáticos, as crianças trabalham juntas, interagindo, trocando ideias, fazendo inferências, questionando as jogadas e acompanhando o raciocínio dos colegas, elaborando suas próprias estratégias.

Consultor em educação matemática, Professor Dr. Cristiano Muniz, para a Feira de Empreendedorismo da Vila.


Conceberemos a criança como sujeito epistêmico, que consegue analisar suas aprendizagens, pensar, inventar e reinventar suas hipóteses para a problematização desafiadora provocada pelas professoras, em um processo dialógico e dialético de interação entre criança-criança e criança adulto. Por isso, dentre outras ações, teremos estratégias pedagógicas que são construídas gradativamente pelos professores e as crianças, ao longo do ano, conforme os objetos de conhecimento e objetivos de aprendizagem a serem trabalhados a cada faixa etária, podendo-se citar:


Mercadinho
Estratégia permanente e coletiva por turma (do Infantil 2 ao 5º ano do Ensino Fundamental). Tema intencionalidade de envolver as crianças em um espaço “matematizador”, com a organização de tempo, espaço e materiais, voltado à apropriação de conhecimentos relativos às situações de compra e venda, ao sistema monetário brasileiro e noções de empreendedorismo.
Caixa Matemática
Estratégia permanente e individual, do Infantil 5 ao 5º ano do Ensino Fundamental), que consiste na construção de uma caixa instrumentalizada de dados, fita métrica, palitos coloridos, tampinhas, elástico, fichas e quadro numérico etc., que proporcionam às crianças a elaboração de conceitos e procedimentos matemáticos a partir de situação de aplicação desses recursos na busca por resolução de problemas.
Cofrinho
Articulado à educação financeira, trata-se de uma ação grupal desenvolvida no Ensino
Fundamental de confecção de um cofrinho e acúmulo voluntário e gradativo de dinheiro, tendo como meta a realização de uma ação coletiva e solidária. O projeto possibilita trabalhar com os educandos conteúdos específicos, como sistema monetário, economia, responsabilidade socio ambiental e, principalmente, valores como empatia e solidariedade.

Maiores informações:

CONTINUE LENDO
CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Oficinas Itinerantes gratuitas

Publicado

on

O projeto “Ilha da Imaginação”, reconhecido por seu impacto cultural e educacional em São Simão (GO), leva sua oficina para diversas cidades do interior de Goiás e Minas Gerais. Com o objetivo de promover a leitura e o cinema de animação entre crianças e adolescentes de 8 a 15 anos, o projeto oferece oficinas itinerantes gratuitas em escolas públicas federais, estaduais e municipais, atendendo cerca de 10 cidades e 30 escolas anualmente.

Desde 2019, a iniciativa do projeto já impactou mais de 50 mil alunos e distribuíram gratuitamente a mesma quantidade de livros. O programa é aprovado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, patrocinado pela SPIC Brasil e realizado pelo Instituto Maker, pela AKM Performma, Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução, sob gestão da executiva de projetos culturais do Instituto Maker, a goiana Danielle Cabral.

Informações para a imprensa:
FatoMais Comunicação – desde 2004, a sua Agência de Comunicação
Telefone: (62) 9 9222-3354 / (62) 9 9610-4088
Ana Paula e Silva / Dienys Rodrigues / Nayara Reis
imprensa@fatomais.com.br

CONTINUE LENDO

Educação

Vila Lume

Publicado

on

A empresária e diretora da Escola Vila Lume, Vanessa Vieira, coordenou na última sexta feira, dia 22 de setembro, a apresentação dos alunos de todas as turmas dando início a estação da primavera.

O Canto da Primavera é uma atividade interdisciplinar que proporciona às crianças a intensificação do convívio com a língua inglesa por meio da arte, especificamente a música. 

No ano de 2023, a atividade está voltada à pesquisa musical em torno de composições brasileiras reconhecidas internacionalmente e interpretadas em inglês ao redor do mundo.

Intitulado “Brasileiríssimas”, este ano, o Canto da Primavera tem como objetivo principal possibilitar às crianças a análise e a valorização do patrimônio artístico nacional e internacional, com suas histórias e diferentes visões de mundo, a partir de um repertório musical composto basicamente pela Bossa Nova e pela Música Popular Brasileira.

CONTINUE LENDO

Educação

 “Xadrez no Cubo”

Publicado

on

Em setembro, os colégios WR e WRJ apresentam  “Xadrez no Cubo”

Com proposta inédita em Goiânia, um cubo de vidro será montado no Shopping Flamboyant para realizar o evento Xadrez no Cubo, nos dias 23 e 24 de setembro, reunindo 80 finalistas do Circuito Escolar, além de grandes mestres brasileiros de xadrez.
Os Colégios WR e WRJ apresentam o “Xadrez no Cubo”, um evento a ser realizado nos dias 23 e 24 de setembro no Flamboyant Shopping, e que reunirá 80 finalistas do Circuito Escolar, composto por estudantes de 83 escolas particulares e públicas de Goiás. Além disso, contará ainda com a presença de grandes mestres brasileiros de xadrez como Henrique Mecking (Mequinho), Krikor Mekhitarian, Alexandre Fier, Renato Quintiliano e Everaldo Matsuura.

Os 80 finalistas serão divididos em quatro categorias: 1° ao 3° ano, 4° e 5° ano, 6° ao 8°ano e 9°ano ao Ensino Médio; os melhores do ano após as seis etapas. Segundo a organização, os 20 melhores classificados em cada uma delas terão o direito de disputar a final no cubo de Vidro. O evento é uma parceria com o Circuito de Xadrez Escolar.

De acordo com Tamine Abdala, vice-diretora do WRJ, ter um cubo de vidro dentro de um shopping é algo inédito em Goiânia, principalmente por se tratar de jogadores de nível escolar. “Reconhecemos o potencial formativo do xadrez e sua crescente relevância como ferramenta pedagógica, principalmente no desenvolvimento da disciplina e do autocontrole, do estímulo ao raciocínio lógico, do aumento da concentração e da capacidade de avaliar riscos para tomar decisões rápidas e assertivas”, compartilha.

A prática do xadrez é uma atividade comum já realizada nos dois colégios, WR e WRJ, sendo considerada não apenas um esporte, mas uma ciência das mais analíticas e complexas. “Esse evento vem coroar o que acreditamos como elemento formativo que é a prática de atividade que contribui para a formação pessoal, coletiva, emocional e cognitiva dos alunos”, diz Tamine.  

O circuito destinará duas premiações diferentes. Os 80 finalistas receberão troféus relacionados à classificação anual no Circuito. Haverá também um torneio entre os 20 melhores, com troféu para o campeão e vice, além de medalhas do 3° ao 6° lugar.

O “Xadrez no Cubo” será aberto ao público com horário de funcionamento no dia 23 de setembro (sábado), das 10h às 22h, e no dia 24 de setembro (domingo), das 12h às 20h.

Sobre o Colégio WR e WRJ

Fundado há 29 anos, o Colégio WR é uma instituição de Ensino Médio focada na formação de adolescentes entre 15 e 17 anos, principalmente, de modo a prepará-los para a vida cidadã e aprovação nos processos seletivos das melhores universidades do país, sendo reconhecido em todo o território nacional por esse trabalho.

Já o WRJ, criado em 2014, tem por objetivo oferecer aos estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais – a base necessária para o ingresso, com excelência, no Ensino Médio e também a formação de adolescentes autônomos, resilientes e responsáveis.

A Proposta Pedagógica é conteudista, com viés de criticidade e fundamentada por princípios disciplinares, morais, éticos e de grande valorização da família como suporte afetivo e orientador na formação dos estudantes.

As duas unidades da marca WR em Goiânia estão situadas no setor Bueno (Ensino Médio) e no Parque Amazônia (Ensino Fundamental – Anos Finais).

Serviço:

Colégio WR e WRJ apresentam Circuito Xadrez no Cubo

Dias: 23 (sábado – das 10h às 22h) e 24 de setembro (domingo – 12h às 20h).

Local: Flamboyant Shopping

Contato: @colegiowrj / @colegiowr

TARG COMUNICAÇÃO 
@targcomunicacao

CONTINUE LENDO
Advertisement

noticias