Connect with us

Eventos

Fica 2023

Published

on

Fica 2023 leva mais de 45 mil pessoas a cidade de Goiás

Festival teve sucesso de público e crítica com uma programação recheada de atividades de cinema, meio ambiente e de atrações culturais

A 24ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) movimentou toda a cadeia produtiva da cultura goiana. O evento, realizado entre 13 e 18 de junho na Cidade de Goiás, trouxe uma programação diversificada e levou mais de 45 mil pessoas ao município, segundo dados da Polícia Militar local. 

“Tudo foi produzido com muito carinho e responsabilidade para que o resultado fosse esse: um sucesso de público com pessoas participando das sessões de cinema, oficinas e shows. Tudo isso contribui para o crescimento do turismo e da economia da cidade, além de fomentar toda a cadeia produtiva da cultura goiana”, comemora a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes. 

O investimento do Governo de Goiás no evento foi de mais de R$ 5 milhões, valor esse que retornou para a cidade de Goiás com a movimentação de turistas durante o festival. 

A reitora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Angelita Pereira de Lima, também faz  avaliação bastante positiva da 24ª edição do festival: “O Fica foi muito elogiado pela qualidade artística, pela sensibilidade, estética e a qualidade política no sentido de participação. Foi um Fica construído a partir de diálogos, e isso se dá porque a Universidade colocou à disposição sua expertise, a produção de conhecimento, a produção artística e seus melhores quadros para pensar, desenhar e executar esse festival. A participação muito exitosa da Fundação RTVE também teve papel fundamental no processo executivo.” 

“O Fica é uma vitrine da nossa cidade para o Brasil e para o mundo e isso tem um reflexo muito importante, pois quem vem de outros estados e até de outros países para participar do Fica acaba repercutindo a experiência que viveu aqui”, destaca o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da cidade de Goiás, Rodrigo Borges Santana.

O festival trouxe esse ano a discussão dos biomas Cerrado e Amazônia com uma programação variada com a exibição de 54 filmes da mostra competitiva e sessões especiais, programação cultural e formativa diversificada, homenagens e apresentações artísticas locais e regionais, além de grandes shows musicais, como Maria Rita, Gabriel o Pensador e Roberto Menescal e Wanda Sá acompanhados da Orquestra Filarmônica de Goiás, na Praça de Eventos.

A empresária de Goiânia Julia Pinheiro viajou para a cidade na sexta-feira, em companhia do marido e da mãe. Ela assistiu aos shows de Maria Rita e Gabriel, o Pensador, além de ter participado de debates e manifestações culturais. “Participamos de várias atividades durante o festival. A cidade estava com um astral maravilhoso”, conta. “Foi muito gratificante também o painel com o João Moreira Salles, no sábado”, destacou.

Para Vânia Lima, do grupo Têm Dendê, que veio de Salvador para participar como júri da Mostra Washington Novaes, o Fica foi um dos eventos do cinema em que mais sentiu conexão com a agenda e a proposta de refletir sobre um audiovisual que pensa no futuro e na questão ambiental. 

“Sai muito maior do que entrei. Minha cosmovisão do que faço e do que produzo foi ampliada e alargada com a participação no Fica. Fiquei muito entusiasmada também de ver a universidade tão próxima do evento, com a participação de professores e estudantes. Percebi essa conexão que nós temos com os novos entrantes do audiovisual brasileiro. Estou muito feliz em ter participado desse evento. Em especial dessa edição de retomada”, analisa.

A Universidade Estadual de Goiás também esteve presente nesta edição com a Tenda Multiétnica, a 12ª Semana de Cinema Audiovisual e o 2º Encontro das Escolas de Cinema do Brasil Central. A programação contemplou vários painéis, conferências, mesas e homenagens.

Streaming

Outra novidade do Fica 2023 foi o lançamento do Fica TV, que é um aplicativo de streaming que possibilita a qualquer pessoa do mundo assistir aos filmes das mostras competitivas do festival gratuitamente. A plataforma está disponível nas lojas Apple Store e Google Play, além do endereço eletrônico ficatv.com.br.

Durante o festival, cinéfilos do mundo inteiro puderam assistir aos filmes das mostras e fazer a votação deles na plataforma. O resultado da votação premiou o longa Adrian Cowell, 50 anos no Brasil, de Vicente Rios, com o troféu Luiz Gonzaga Soares – Prêmio do Júri Popular. 

Sobre o Fica

A 24ª edição do Fica é uma realização do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com correalização da Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa (Fundação RTVE). O evento também contou com a parceria da Secretaria de Estado da Retomada, Goiás Social, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Instituto Federal de Goiás (UFG), Serviço Social do Comércio (Sesc), Prefeitura da Cidade de Goiás e Saneago.

Serviço

24° Edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA)

Onde: Cidade de Goiás

Quando: 13 a 18 de junho de 2023

Site: https://fica.go.gov.br/ 

Plataforma de Streaming: https://ficatv.com.br/ 

Assessoria de imprensa

Palavra Comunicação

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eventos

Claudia Matarazzo em Goiânia

Published

on

Empresária Helen Simone promove palestra sobre etiqueta empresarial, nesta segunda-feira (25)

O evento será realizado na sala Órion, no Hotel TransaméricaNesta segunda-feira (25), a empresária Helen Simone promove uma palestra sobre etiqueta empresarial com a especialista em comportamento humano Claudia Matarazzo em Goiânia. A iniciativa, em parceria com a Summer e com o decorador Alessandro Gemus, integra as ações voltadas para a construção do Instituto Sonhar Vidas. O evento será realizado no Hotel Transamérica, no Setor Marista. A palestra abordará aspectos essenciais para a comunicação eficiente entre empresas e clientes. Além disso, a palestrante compartilhará orientações sobre o uso adequado das redes sociais, promovendo uma presença online mais elegante e eficaz.Os ingressos estão à venda de forma on-line pelo site: 

https://www.sympla.com.br/claudia-matarazzo—etiqueta-empresarial__2658746

Sobre o Instituto Sonhar VidasCriado pela empresária Helen Simone, à frente da Summer, e embaixadora do Instituto Sonhar Vidas que tem como missão amparar mães e bebês que necessitam de cuidados em UTI Neonatal. Atualmente, o instituto está em fase de arrecadação de recursos para a finalização de sua sede, contando com o apoio de arquitetos goianos no desenvolvimento dos ambientes do espaço.

Serviço: Palestra sobre etiqueta empresarial com Claudia Matarazzo em GoiâniaData: 25 de novembroHorário: 19hLocal: Sala Órion – Hotel Transamérica – Órion Business & Health Complex, Av. Portugal, 1148 – St. MaristaIngressos: 

https://www.sympla.com.br/claudia-matarazzo—etiqueta-empresarial__2658746

Crédito da foto: Cristiano Borges 

Continue Reading

Eventos

Goiânia discute estratégias para adaptação urbana às mudanças climáticas

Published

on

Especialistas e gestores públicos se reunirão nos dias 25 e 26 de novembro, no auditório do IESA, no Campus Samambaia da UFG, para o Fórum Goiânia Resiliente. O evento faz parte do projeto Cidades Resilientes, lançado pelo Instituto Iandé Verde e pelo IDESA, com apoio da Fundação Oswaldo Cruz e do Ciamb/UFG. Durante o encontro, serão debatidas estratégias de adaptação urbana às mudanças climáticas e apresentado um relatório preliminar que propõe medidas como a criação de um plano municipal de mudanças climáticas e uma rede de monitoramento da poluição do ar. A programação é aberta ao público.

Fórum Goiânia Resiliente.

Cristiana Soares

Continue Reading

Eventos

Hospital de Câncer Francisco Camargo

Published

on

Promove leilão de gado de elite no dia 26 de novembro

No final do evento, Zezé di Camargo vai realizar um show do projeto ‘Rústico’ para os presentes

Goiânia recebe um leilão de gado de elite imperdível para os criadores que buscam seleções genéticas de alta performance, o Leilão Elite HC Francisco Camargo. Agendado para o dia 26 de novembro, no Goiás Eventos, com o apoio do Programa Leilões, o evento irá trazer lotes vindos de criatórios renomados de todo o país, como aspirações Nelore Padrão 1ª linha, aspirações Nelore Pintado 1ª linha, equinos e prendas de alto valor agregado. 

Além de boas aquisições para o plantel, o evento tem um propósito: toda a arrecadação será aplicada nas obras e manutenção do Hospital de Câncer (HC) Francisco Camargo, que é um projeto filantrópico que está sendo construído em Inhumas, na Grande Goiânia, para ser uma referência em prevenção e tratamento de câncer. 

Também serão leiloadas prendas como um violão assinado pelo embaixador do HC Francisco Camargo, Zezé Di Camargo, e jóias como um conjunto de brinco e anel de ouro branco com pedras de rubi e brilhante.

Durante o leilão será lançado ainda o Programa Leito Solidário, para doadores que desejarem contribuir com o hospital. No final do evento, Zezé di Camargo, vai realizar um show do projeto ‘Rústico’ para os presentes.

As mesas para o Leilão Elite HC Francisco Camargo, com 8 lugares, já estão sendo comercializadas. Também há opção de mesa com 4 lugares. O participante terá à disposição bebidas e o jantar assinado pelo Buffet Cristal. Mais informações pelo WhatsApp: (62) 62 9646-4141.

Sobre o HC Francisco Camargo

O Hospital de Câncer Francisco Camargo é um complexo especializado no tratamento de câncer. Quando for totalmente concluído, terá 77 mil metros quadrados de área com 720 leitos, 80 vagas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para acolher, diagnosticar e tratar pacientes oncológicos.

Desde 2021, o HC já atende pacientes em baixa complexidade na policlínica, que oferece gratuitamente exames de mamografia, ultrassonografia, eletrocardiografia, exames laboratoriais, além de consultas. Em outubro de 2024, uma nova ala foi inaugurada, ampliando os atendimentos com exames de endoscopia, colonoscopia, broncoscopia e, ainda, um centro cirúrgico ambulatorial para cirurgias de pele. 

Por não ter ainda o credenciamento do Sistema Único de Saúde (SUS), os atendimentos são mantidos com  recursos próprios advindos de leilões e outros eventos. Agora, as obras estão concentradas na finalização da medicina nuclear com dois andares e hemodiálise.

COMUNICAÇÃO SEM FRONTEIRAS
Raquel Pinho e equipe

Continue Reading
Advertisement

noticias