CONHEÇA OS FILMES SELECIONADOS PARA 22ª GOIÂNIA MOSTRA CURTAS A 22ª Goiânia Mostra Curtas selecionou 67 filmes para as quatro mostras competitivas do festival – Curta Mostra Brasil (41), Curta Mostra Goiás (10), Curta Mostra Animação (12) e 21ª Mostrinha (6). A Curta Mostra Especial, com dez filmes, não é competitiva; e terá os filmes selecionados divulgados em breve. São 31 curtas de ficção, 10 documentários, 14 animações, e 12 experimentais, sendo produções de 16 estados brasileiros e do Distrito Federal. Ao todo, são 77 filmes que poderão ser assistidos gratuitamente, de 3 a 8 de outubro de 2023, no Teatro Goiânia. As inscrições se encerraram no último dia 3 de junho, com 943 obras recebidas de todos os estados brasileiros. Foram 455 inscrições de filmes de ficção, 272 documentários, 146 curtas experimentais e 70 animações.
CATEGORIAS E CURADORIAS Na Curta Mostra Brasil, que apresenta um panorama da produção nacional em curta-metragem, com curadoria de Rafael de Almeida, são 41 filmes. “Nosso gesto curatorial propõe a aproximação entre filmes que nos permitem pensar sobre as potências da imaginação. Por meio dela é possível expandir os limites da casa-território, transformando-a em um espaço infinito de possibilidades: um território de sonho e de luta, capaz de reinventar mundos. Diante disso, os quatros programas da Curta Mostra Brasil compõem um retrato diverso e plural da produção curta-metragista brasileira recente, que encurta as fronteiras entre o sonho e a realidade”, explica Rafael, que é diretor, pesquisador e professor de audiovisual. Para dar visibilidade à produção local, que se encontra em franco desenvolvimento e ascensão, a Curta Mostra Goiás apresenta 10 filmes, tendo como curador Fabio Rodrigues Filho: “Dez filmes compõem este recorte vigoroso da produção contemporânea do estado. Múltiplas abordagens, soluções e questões nos são apresentadas em obras que vão do cinema de arquivo ao experimental, da ficção narrativa ao ensaio em primeira pessoa. Neste conjunto, cada obra inventa um modo surpreendente de construir e partilhar sua sensibilidade”, diz Fabio. Já na 21ª Mostrinha, dedicada ao público infantil, serão 6 filmes. “Esta seleção da Mostrinha evidencia como as discussões acerca do Antropoceno e suas ameaças impactam a produção audiovisual para a infância. Os filmes abarcam distopias, relações de domínio assimétrico com a natureza e a força dos elementos naturais, como a terra e a água, em meio a um sopro de esperança”, afirma a curadora da Mostrinha, Gabriela Romeu. Na Curta Mostra Animação, estão 12 produções selecionadas pelo curador Cesar Cabral. “A animação brasileira ganha novo fôlego nas produções de 2022 e 2023; algo mudou, está mais leve sem deixar de ser comprometida com os temas atuais. A diversidade de técnicas reforça nossa característica de experimentação e nossa pluralidade temática soa como um recomeço, mas também como uma reflexão”, comenta Cabral. Já a Curta Mostra Especial não é competitiva e terá seu tema e filmes selecionados em breve. Ela conta com a curadoria de Lorenna Rocha, Historiadora, pesquisadora, crítica cultural e programadora, e de Luís Fernando Moura, curador, programador e pesquisador de cinema.
Com um ambiente super aconchegante, o Esquina 62 é a escolha certa para quem ama boa comida e um happy hour de dar água na boca. Reunindo brasilidade, música cultural e um clima familiar, o local, inaugurado em agosto de 2023, está situado no Parque Amazônia.
Com um cardápio diversificado, bebidas geladas, drinks deliciosos, petiscos irresistíveis e um camarão de dar água na boca, o Esquina 62 oferece o melhor da gastronomia local e nacional de segunda à sexta das 17h à meia-noite, sábado e domingo das 11h à meia-noite.
Criado pelo empresário Sérgio de Souza, o Esquina 62 conta com espaços amplos para proporcionar uma experiência inesquecível aos clientes. Além dos pratos tradicionais, sendo 90% deles de produção própria, e música ao vivo, o destaque da casa é o “Quarteto 62”, um prato composto por disco de carne, almôndegas, bolinho de arroz e pastel de queijo ou de carne (à escolha do cliente). Esse é o prato favorito dos clientes, uma explosão de sabores e o mais pedido.
Para os fãs de chopp, o Esquina 62 em Goiânia oferece um happy hour imperdível de segunda a domingo, das 17h às 21h. O atendimento no Esquina 62 é sempre prestativo e cordial, garantindo que você se sinta bem e tenha momentos memoráveis no local.
O restaurante está localizado na Rua Curitiba, Qd. 108, Lt. 1, no Parque Amazônia, e funciona de segunda a quinta, das 17h à meia-noite, e de sexta a domingo, das 11h à meia-noite.
Serviço Restaurante e Bar Esquina 62 Endereço: Rua Curitiba, Qd. 108, Lt. 1, Parque Amazônia Horários: Segunda a sexta: 17h à meia-noite Sábado e domingo: 11h à meia-noite Instagram: @esquina62bar.go Contato: (62) 98662-6262
A advogada e conselheira seccional da OAB-GO, Tatiana Accyoli Fayad, e as estilistas Natália Gouveia e Maísa Gouveia foram homenageadas na Câmara Municipal de Goiânia com o título de Mulheres Admiráveis do Estado de Goiás. A honraria foi concedida por meio de propositura do vereador Anselmo Pereira, em reconhecimento à trajetória e às contribuições significativas de cada uma em suas respectivas áreas de atuação.
Na última quinta-feira, (03), a musicista e educadora Gyovana Carneiro foi homenageada no plenário da Câmara Municipal de Goiânia. A honraria é concedida a personalidades que se destacam na promoção e defesa da infância.
A iniciativa partiu da vereadora Aava Santiago, que reconheceu o trabalho de Gyovana na difusão da cultura por meio dos Concertos Didáticos para a Juventude e da publicação do livro infantil O Piano Encantado de Bartolomeo Cristofori. A obra tem encantado crianças e adultos com sua abordagem lúdica sobre a história da música.