Recebe de presente a Praça José Rodrigues Naves Júnior
Sábia, simples e solidária. Três adjetivos resumem a vida de Maria Luiza Naves, conhecida carinhosamente como dona Nenzinha, que chega nesta terça-feira, dia 25, aos 102 anos, numa trajetória marcante e repleta de ações que a tornam admirada, querida e respeitada. Sempre altiva e presente, soube construir, ao lado de seu marido, José Rodrigues Naves Júnior, uma grande família, espalhando bons exemplos e ajudando a todos que a procuraram. Serena e tranquila, está sempre rodeada de familiares e dos muitos amigos que conquistou ao longo desse percurso.
Um dos presentes que mais a agradou foi a iniciativa da Associação Goiana de Imprensa (AGI) de homenagear seu marido. Primeiro, a entidade pleiteou e conseguiu com o vereador Anselmo Pereira colocar o nome dele na Praça C-246, que fica na rua C-235 com as ruas C-245, C-247 e T-68, no Jardim América, em Goiânia. Agora, articulou com o vereador Paulo Magalhães para que a Prefeitura Municipal, via Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), remodele esse espaço público para ser entregue à população goianiense no sábado, dia 29. As obras devem começar nesta terça-feira.
Naves Júnior foi vereador em Goiânia pela UDN por 16 anos seguidos, nas quatro primeiras legislaturas, de 1947 a 1962, quando realizou importante trabalho social, atendendo a população marginalizada, e fazendo ações pela educação e cultura.
Pioneira e atuante
Pioneira na construção de Goiânia e de Goianira, Maria Luiza Naves teve um papel de fundamental importância na história dessas duas cidades goianas, como mulher atuante, presente e cidadã consciente de suas responsabilidades. Conselheira e amiga – como ressaltou em 2001 o então vereador Hélio de Brito Júnior, na entrega a ela do título de ‘Cidadã Goianiense’, que ele propôs – “é firme em suas ações e respeitada em suas decisões. Mãe carinhosa e presente, ela cuidou e acompanhou os filhos para que estudassem e tivessem mais chances na vida. Esposa dedicada e atuante, foi uma presença constante ao lado do marido – José Rodrigues Naves Júnior, um dos mais brilhantes e íntegros de nossos Vereadores – em todas as suas atividades, em especial as religiosas e políticas. Destacou-se pelo trabalho social em São Geraldo, onde morou por 26 anos, e no bairro de Campinas, onde residiu por 50 anos, trabalhando no resgate da cidadania das famílias de baixa renda. Reservada e simples, muito simpática, é uma presença marcante e solidária”.
Sempre justa e carinhosa, tratou a todos com igualdade e espírito de justiça. Católica, freqüentou a missa aos domingos e participou das atividades sociais da Igreja. Com o marido, que faleceu em 1995, atuou na Sociedade de São Vicente de Paula, no apoio às famílias pobres. Prática, em questões de saúde prefere as misturas caseiras, como o álcool com arnica e cânfora, que fabrica apenas na Semana Santa e distribui para os filhos e amigos mais próximos. Os netos costumam dizer que o álcool “é milagroso, serve para curar tudo”.
Goiana de Trindade, Nenzinha nasceu no dia 25 de julho de 1921, filha dos mineiros Maria de Araújo Oliveira e Silva e Osório Carlos da Silva. Foi Sub Prefeita de São Geraldo em dois momentos, no primeiro aos 19 anos de idade, e mudou o nome da vila, que integrava a Capital, para Goianira, significando “Pequena Goiânia”. Como Primeira Dama, quando seu marido, Naves Júnior, foi Prefeito de Goianira, ela deu ênfase à assistência social, implantando a Maternidade Maria Luiza, em homenagem à sua avó, que fora, em vida, responsável pelo nascimento de muitas pessoas e pelo socorro aos enfermos daquela localidade e lugarejos vizinhos. Por iniciativa da vereadora Kátia Alves Tourinho, a Câmara de Goianira concedeu-lhe o Título Honorífico de Cidadã Goianirense, via Decreto Legislativo nº 22, de 10 de outubro de 2018.
Dona Nenzinha e José Rodrigues Naves Júnior tiveram nove filhos, todos se casaram e geraram, no total, 27 netos. Já são 37 bisnetos.
Jales Naves, especial para o D9 Notícias