Connect with us

Notícias

Mudança na emissão da Nota Fiscal eletrônica

Publicado

on

A medida terá início em 1° de setembro e visa simplificar o processo para os pequenos empreendedores, centralizando as emissões em um documento padronizado. Presidente do Sescon-Goiás destaca a importância da adequação prévia do MEI, para o cumprimento da contribuição mensal que garante acesso ao sistema próprio na previdência

A partir de 1° de setembro os microempreendedores individuais (MEIs) terão que emitir obrigatoriamente a Nota Fiscal de Serviço eletrônica (NFS-e) por meio do Portal Único da Receita Federal do Brasil (RFB). O órgão de controle descartou a possibilidade de adiamento para a exigência entrar em vigor. A medida visa simplificar o processo para os empreendedores, centralizando as emissões em um documento padronizado.

Vale ressaltar que o Portal Único já está disponível desde abril, proporcionando uma alternativa para aqueles que desejam se adaptar rapidamente e começar a emitir suas notas fiscais nesse novo modelo. Aqueles que preferirem poderão continuar emitindo notas de acordo com os sites das prefeituras locais até setembro. A nova sistemática permitirá uma versão da NFS-e ser baixada via aplicativo em dispositivos móveis, oferecendo ainda mais praticidade para os MEIs.

O presidente do Sescon-Goiás, Edson Cândido Pinto, destaca a importância da padronização, permitindo a emissão de notas fiscais por meio de login, eliminando a necessidade de aquisição de um certificado digital. “A determinação da Receita de implementar o uso do Portal Único é um marco importante para a padronização das emissões das notas fiscais em todo o território nacional. Com essa nova sistemática, o processo se torna mais acessível e menos oneroso para quem precisa emitir notas”, afirmou.

Inicialmente, a obrigatoriedade da emissão estava prevista para 3 de abril, mas foi prorrogada para 1º de setembro de 2023 pelo Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN). Antes da padronização, cada uma das 5.570 cidades do Brasil tinham um modelo de nota próprio.

Padronização

O presidente enfatiza o impacto positivo desta padronização. “Antes, cada cidade tinha seu próprio modelo de nota, o que tornava o trabalho contábil mais complexo. Agora, com a centralização das emissões, teremos um processo mais ágil, eficiente e livre de dúvidas, dívidas e atrasos”.

“O profissional da contabilidade é o parceiro essencial que traduz a linguagem dos números para o microempreendedor individual, transformando a burocracia em oportunidades e permitindo que a visão empreendedora ganhe foco, crescimento e sustentabilidade”, lembra Edson Cândido Pinto. “Portanto, é essencial que o MEI tenha um profissional ao seu lado para que o oriente de maneira mais clara em mudanças como essa e em dúvidas como na hora de emitir uma nota fiscal ou realizar o desenquadramento de forma correta após atingir o limite de faturamento anual, que é de até R$ 81 mil”, finaliza.

O que é o MEI?

O registro como MEI garante ao comerciante a formalização do negócio, assim como alguns direitos na Receita Federal. Além de emitir notas fiscais, os microempreendedores têm direito a um sistema próprio na previdência.

A partir da contribuição mensal, por meio do Documento de Arrecadação Simplificada (DAS), ele tem acesso a assistência, como por exemplo a aposentadoria por tempo de idade, auxílio por incapacidade temporária e aposentadoria por incapacidade permanente.

Johny Cândido

Assessor de imprensa – Jornalista 

Registro Profissional nº GO 02807

CONTINUE LENDO
CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Havan Goiânia.

Publicado

on

Em passagem por Goiânia para a inauguração da 188ª loja da Havan, o empresário Luciano Hang escolheu o Ibis Hotel do Shopping Estação Goiânia para sua hospedagem.

Recebido pela gerente Marília Oliveira, Hang destacou a importância da chegada da rede à capital goiana, reforçando o papel da empresa na geração de empregos e no fortalecimento da economia local.

CONTINUE LENDO

Notícias

Havan 188ª Loja.

Publicado

on

O megaempresário Luciano Hang esteve em Goiânia para a inauguração da 188ª loja da Havan no Brasil. Durante a visita à capital goiana, Hang ficou hospedado no Ibis Hotel do Shopping Estação Goiânia, onde foi recepcionado pelo superintendente Márcio Lopes.

Na ocasião, ambos destacaram a importância da chegada da Havan a Goiânia, ressaltando o impacto positivo na geração de empregos, no aumento da arrecadação de impostos e no fortalecimento da economia local.

CONTINUE LENDO

Automobilismo

Prêmio Volante de Ouro celebra campeões do automobilismo goiano

Publicado

on

Hudson Guerra – Secretário de Esportes, Vice-Presidente da Faugo, Fernando Freitase Rival Aguiar Pereira – Presidente do GoiásFomento

Cerimônia organizada pela Federação Goiana de Automobilismo (FAUGO) reuniu atletas, dirigentes e autoridades em Goiânia

A Federação Goiana de Automobilismo (FAUGO) realizou, na noite desta quinta-feira, a cerimônia do Prêmio Volante de Ouro, evento que reconhece e valoriza os principais destaques do automobilismo regional. A solenidade aconteceu em Goiânia, na churrascaria Favo de Mel, e reuniu competidores, dirigentes, familiares, autoridades e imprensa para celebrar os campeões das principais modalidades do esporte no estado.

Estiveram presentes no evento o secretário de Esporte do Estado, Hudson Guerra, representando o Governador Ronaldo Caiado; o deputado estadual Cairo Salim; o vereador Anselmo Pereira; o presidente da GoiásFomento, Rival Aguiar Pereira; além do presidente da FAUGO, Sérgio Crispim, e do vice-presidente da entidade, Fernando Freitas, reforçando o apoio institucional ao crescimento do automobilismo goiano.

Foram premiados atletas e equipes das categorias Kart, Kart Cross, Rally, Arrancada, Drift e Marcas e Pilotos, contemplando diferentes estilos, pistas e terrenos que compõem o cenário do automobilismo em Goiás.

Sérgio Crispim, presidente da Federação Goiana de Automobilismo (Faugo)

A premiação reafirma o compromisso da FAUGO com o fortalecimento do esporte no estado e com a valorização dos talentos que, ao longo da temporada 2025, se dedicaram às pistas e trilhas.

Sérgio Crispim, Vereador Anselmo Pereira e Fernando Freitas

Para o presidente da entidade, Sérgio Crispim, o Prêmio Volante de Ouro vai além da entrega de troféus.
“O Volante de Ouro representa o reconhecimento a todos que constroem o automobilismo goiano diariamente. É uma celebração da dedicação, da superação e da paixão dos nossos atletas, além de um momento importante para mostrar a força e a organização do esporte em Goiás”, destacou o presidente da FAUGO.

Sérgio Crispim, Deputado Cairo Salim, Vereador Anselmo Pereira e Fernando Freitas

Além de valorizar os resultados esportivos, a cerimônia também reforçou a integração entre as diferentes modalidades. O vice-presidente da FAUGO, Fernando Freitas, ressaltou o papel do prêmio como incentivo ao desenvolvimento contínuo dos pilotos e equipes.
“Esse é um momento de confraternização, mas também de motivação. O reconhecimento impulsiona os atletas a seguirem evoluindo e levando o nome de Goiás para competições cada vez maiores”, afirmou.

Sérgio Crispim e Deputado Cairo Salim

Com a entrega dos troféus aos campeões de cada campeonato, o Prêmio Volante de Ouro 2025 consolidou mais uma edição histórica, fortalecendo o automobilismo como tradição, paixão e vetor de crescimento esportivo no estado de Goiás.

Crédito fotos: Fábio César – https://drive.google.com/drive/folders/1gfMHEj45mkBsyOj8oaJjn6RZnBj_AlWR

Assessoria de Imprensa
Palavra Comunicaçã

CONTINUE LENDO
Advertisement

noticias