Connect with us

Notícias

Relacionamento tóxico

Publicado

on

O que nos faz, conectarmos com pessoas abusivas?

Uma das principais características de um relacionamento tóxico, é a capacidade que a relação tem, de diminuir ou tornar disfuncional a autoestima de uma das partes, na medida que o algoz, ultrapassa os limites da vítima.

Mas porque em pleno século XXI, com tantas informações disponível, e com o autoconhecimento acessível a todos, algumas pessoas ainda se submetem a nutrir uma relação tóxica?

Partindo do pressuposto que somos seres biopsicossociais, e que o nosso contexto social interfere diretamente no nosso modo de ser e pensar, um dos principais motivos está relacionado ao amor romantizado, que ainda é construído socialmente. Sabe a história dos contos de fada, em que o príncipe e a princesa se encontram e vão ser felizes para sempre? 

Quando caímos na historinha dos contos de fadas, outra história vem de brinde: que cada um tem a sua metade, e que somos partes incompletas à procura de uma outra parte, para então nos sentirmos inteiros e felizes.

Se acreditamos, que só seremos felizes quando encontrarmos alguém com quem tenhamos match, a uma grande probabilidade de terceirizarmos o nosso bem-estar para o outro.

O problema é, que a maneira como estabelecemos as nossas relações, está enraizada na nossa infância, especialmente na nossa relação com os nossos acolhedores. Quando por algum motivo, essa relação nos ofertou algum significado de falta, podemos nos tornar adultos altamente carentes afetivamente. 

De acordo com a Psicóloga Kerielle Rodrigues, essa carência afetiva, poderá ser terreno fértil para qualquer tipo de dependência emocional ou mesmo abuso, especialmente se o parceiro for tóxico ao mesmo tempo que nos oferta algo que outrora nos faltou. 

Assim sendo, quando o parceiro é tóxico e apresenta comportamentos abusivos como, manipulação, ciúmes, críticas explicitas ou sutis, controle, ameaça, comunicação tóxica, entre outros, a vítima vai se condicionando ao ciclo de abuso.

A recorrência de episódios abusivos faz com que ela jugue ser inferior, ao mesmo tempo que nutre a crença de que não viverá feliz sem a sua idealização de amor. 

É como se ela, fechasse os olhos para questões que ferem a sua autonomia, individualidade, e autoestima em geral, em prol daquilo que te faz crer que encontrou a “metade da sua laranja”.

Seria este o motivo pelo qual, os índices relacionados a violência contra a mulher só aumentam a cada ano?

De acordo com a OMS, ao longo da vida, uma em cada três mulheres, cerca de 736 milhões, é submetida à violência física ou sexual por parte de seu parceiro ou violência sexual por parte de um não parceiro – um número que permaneceu praticamente inalterado na última década. 

Por isso, pode-se dizer que as relações tóxicas são profundamente desgastantes e prejudiciais para a saúde emocional das pessoas envolvidas — tanto em relacionamentos com sinais mais explícitos, quanto naqueles que apresentam características mais sutis de serem reconhecidas.

Nesse sentido, segundo a psicóloga, precisamos falar mais sobre temáticas relacionadas ao autoconhecimento e a importância do amor próprio, já que se pode dizer que um relacionamento tóxico é fruto da ausência destes requisitos.

Mais informações: @keriellepsi

CONTINUE LENDO
CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Automobilismo

Prêmio Volante de Ouro celebra campeões do automobilismo goiano

Publicado

on

Hudson Guerra – Secretário de Esportes, Vice-Presidente da Faugo, Fernando Freitase Rival Aguiar Pereira – Presidente do GoiásFomento

Cerimônia organizada pela Federação Goiana de Automobilismo (FAUGO) reuniu atletas, dirigentes e autoridades em Goiânia

A Federação Goiana de Automobilismo (FAUGO) realizou, na noite desta quinta-feira, a cerimônia do Prêmio Volante de Ouro, evento que reconhece e valoriza os principais destaques do automobilismo regional. A solenidade aconteceu em Goiânia, na churrascaria Favo de Mel, e reuniu competidores, dirigentes, familiares, autoridades e imprensa para celebrar os campeões das principais modalidades do esporte no estado.

Estiveram presentes no evento o secretário de Esporte do Estado, Hudson Guerra, representando o Governador Ronaldo Caiado; o deputado estadual Cairo Salim; o vereador Anselmo Pereira; o presidente da GoiásFomento, Rival Aguiar Pereira; além do presidente da FAUGO, Sérgio Crispim, e do vice-presidente da entidade, Fernando Freitas, reforçando o apoio institucional ao crescimento do automobilismo goiano.

Foram premiados atletas e equipes das categorias Kart, Kart Cross, Rally, Arrancada, Drift e Marcas e Pilotos, contemplando diferentes estilos, pistas e terrenos que compõem o cenário do automobilismo em Goiás.

Sérgio Crispim, presidente da Federação Goiana de Automobilismo (Faugo)

A premiação reafirma o compromisso da FAUGO com o fortalecimento do esporte no estado e com a valorização dos talentos que, ao longo da temporada 2025, se dedicaram às pistas e trilhas.

Sérgio Crispim, Vereador Anselmo Pereira e Fernando Freitas

Para o presidente da entidade, Sérgio Crispim, o Prêmio Volante de Ouro vai além da entrega de troféus.
“O Volante de Ouro representa o reconhecimento a todos que constroem o automobilismo goiano diariamente. É uma celebração da dedicação, da superação e da paixão dos nossos atletas, além de um momento importante para mostrar a força e a organização do esporte em Goiás”, destacou o presidente da FAUGO.

Sérgio Crispim, Deputado Cairo Salim, Vereador Anselmo Pereira e Fernando Freitas

Além de valorizar os resultados esportivos, a cerimônia também reforçou a integração entre as diferentes modalidades. O vice-presidente da FAUGO, Fernando Freitas, ressaltou o papel do prêmio como incentivo ao desenvolvimento contínuo dos pilotos e equipes.
“Esse é um momento de confraternização, mas também de motivação. O reconhecimento impulsiona os atletas a seguirem evoluindo e levando o nome de Goiás para competições cada vez maiores”, afirmou.

Sérgio Crispim e Deputado Cairo Salim

Com a entrega dos troféus aos campeões de cada campeonato, o Prêmio Volante de Ouro 2025 consolidou mais uma edição histórica, fortalecendo o automobilismo como tradição, paixão e vetor de crescimento esportivo no estado de Goiás.

Crédito fotos: Fábio César – https://drive.google.com/drive/folders/1gfMHEj45mkBsyOj8oaJjn6RZnBj_AlWR

Assessoria de Imprensa
Palavra Comunicaçã

CONTINUE LENDO

Negocios

Programa “PCD GWM Navesa” foi lançado durante o “Mobility Day”!

Publicado

on

O programa “PCD GWM Navesa” foi lançado nacionalmente em Goiânia, durante o “Mobility Day”, na noite da última quinta (29/1). Os gerentes comerciais Higor Barbosa, Evandro Araújo e a supervisora de marketing Isadora Beltrão apresentaram para o mercado os veículos híbridos & elétricos mais completos e vendidos do Brasil, em suas novas versões. Durante todo período da ação, as primeiras 800 unidades disponíveis dos carros “Haval H6 HEV” e “Ora 03” terão condições exclusivas para os clientes PCD da concessionária do Grupo Navesa, localizada na Av. Mutirão esq. Av. T-55, no Setor Bueno. Mais informações e agendamento de test drive em @gwmnavesa e no (62) 3413-0600

Local: GWM Navesa, Av. Mutirão esq. com R. T-55, n° 317 – St. Bueno, Goiânia – GO, 74215-170.

Redes sociais: https://www.instagram.com/gwmnavesa/ & https://navesagwm.com.br/

Para mais informações e agendamento de test drive: (62) (62) 3413-0600 / WhatsApp, com condições especiais para PCD.

Contato: Isadora Beltrão – (62) 98277-5167 (Supervisora de Marketing)

Vigência do Programa PCD GWM: Permanente.

Crédito: Fabrício Barreto

Carlos Eduardo Faria – Kadu!

Jornalista / Paspartú Comunicação

CONTINUE LENDO

Notícias

Cuidados no verão.

Publicado

on

O renomado médico dermatologista, especialista em transplante capilar e tricologia Dr. Domingos Sávio Coelho, adverte para os cuidados no verão após a cirurgia de transplante, evitando exposição solar direta, calor excessivo, piscina e mar no período indicado para uma boa cicatrização, sendo o sucesso do transplante os cuidados do pós-operatório.

CONTINUE LENDO
Advertisement

noticias