Connect with us

Cidades

Destaque no sudoeste goiano, marcas premium voltam os olhos para Jataí

Published

on

Jataí foi classificada como um dos destaques do ranking dos 100 municípios mais ricos do Brasil no agronegócio, ocupando o 13° lugar geral no levantamento realizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Grupo Soares escolhe cidade para lançar sua marca premium de materiais de acabamento para construção

Composta por 18 municípios no total, a região sudoeste do Estado de Goiás tem se consolidado cada vez mais e mostrado sua força. Classificada pela Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), como uma microrregião de alta renda, ela vai bem além do agronegócio e agrega cidades como Rio Verde, Jataí, Mineiros e Caiapônia. E, ao contrário do que muitos pensam, cerca de 90% de sua população é residente em área urbana.

Uma das cidades da região que se destaca em seu crescimento é Jataí. Uma das maiores em extensão territorial, em população e uma das maiores economias goianas. Dentro da microrregião, o município é o quarto em maior território, fica atrás somente de Mineiros, Caiapônia e Rio Verde, e é o segundo em população, com mais de 105 mil habitantes, conforme último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2022; sendo a primeira Rio Verde com mais de 225 mil habitantes.

Com um Produto Interno Bruto (PIB) per capita de R$ 77.472, o município jataiense, que está perto de completar 129 anos, se consolidou com uma das economias mais pujantes do estado. Sua produção de riqueza não para de crescer. Para se ter uma ideia, em 2020 o PIB per capita da cidade era de pouco mais de R$ 58 mil. Em 2023, a cidade foi classificada como um dos destaques do ranking dos 100 municípios mais ricos do Brasil no agronegócio, ocupando o 13° lugar geral no levantamento realizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

A força do agronegócio na cidade impulsiona toda a economia local, servindo como motor para diversas atividades nas áreas industrial, comércio, construção civil e serviços, gerando mais renda e emprego para a população. No ano de 2023, até novembro, a cidade teve um saldo positivo de mais de 1.700 novas vagas de emprego formal, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego. E uma das grandes razões para que a cidade passe a chamar mais atenção para seu desenvolvimento é o crescimento populacional. O Censo de 2010 registrava cerca de 88 mil habitantes na cidade e atualmente o número passa de 105 mil pessoas.

A arquiteta Fernanda Ferreira ocupou uma destas novas vagas. Ela é a head da operação de uma nova loja especializada em materiais de acabamento para construção e produtos relacionados, que será inaugurada na cidade no dia 23 de janeiro. Ela trabalha na cidade há alguns meses e se surpreendeu com a dinâmica econômica da cidade. “Jataí em nada lembra uma cidadezinha do interior. É pujante e tem um comércio muito forte. É um local em que encontramos uma gama muito ampla de serviços com qualidade, como por exemplo, na área de saúde e alimentação. E além disso, está em um processo muito ativo de verticalização, para que seu crescimento seja ordenado, então percebo que seu crescimento só tende a acelerar”, comenta a profissional.

Por que Jataí?

Esse crescimento da cidade goiana tem sido um forte atrativo para que empresas direcionem investimentos para instalar operações no município. Um exemplo é o Grupo Soares, empresa com 57 anos de atuação no Estado de Goiás em diversas frentes como venda de materiais de construção, agronegócio, incorporação imobiliária e tecnologia. De acordo com o presidente do Conselho de Administração do Grupo, Marcelo Camorim, o potencial econômico da cidade foi o principal motivo que levou o Grupo Soares a apostar no município, que inclusive é um pólo de compras para cidades do entorno como Mineiros e Chapadão do Céu.

A empresa inaugura em Jataí, neste dia 23 de janeiro, a primeira unidade de sua nova marca: a Essence. Uma loja conceito que tem o propósito de atender de forma diferenciada os consumidores que precisarem de produtos específicos para acabamento, como louças, metais, pisos e porcelanatos, pedras e complementos para obras, como frisos, perfis; além de oferecer também produtos para o lar, por meio de uma parceria com a marca Tramontina, como fogão, coifas, geladeiras, lava-louças.

Segundo Camorim, a nova marca integra o plano de diversificação e inovação desenvolvido pela companhia dentro do planejamento estratégico do grupo. A empresa avalia que a Essence tem o potencial de incrementar um crescimento médio de 20% ao ano nos resultados gerais do Grupo. “Esta é a primeira unidade desse projeto que deve crescer muito. Temos a perspectiva de chegar a até 10 lojas nos próximos cinco anos; sendo que a segunda unidade já está prevista para ser instalada ainda em 2024 na cidade de Caldas Novas, em Goiás”, completa o presidente do Conselho.

Com a loja conceito, a ideia da marca é atender um público diferente do que já atendem em seus outros segmentos e criar novas oportunidades de negócios. Fernanda Ferreira explica que o local foi preparado para estreitar parcerias com os arquitetos e gerar aproximação com os clientes. “Vamos investir na prestação de serviços diferenciados com a proposta de acolher todo o público da região, oferecendo inclusive um ambiente pensado para facilitar até o receptivo do arquiteto com seus clientes. Essa é a ideia da Essence: que a nossa loja seja um anexo do escritório do arquiteto. Teremos inclusive uma cozinha funcional, uma sala para apresentação de projetos e uma projetista para tirar dúvidas e dar orientações para os consumidores”, relata ela.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Primeiro corredor público 100% elétrico de Goiânia

Published

on

A YellotMob, startup goiana que se destaca como referência nacional em mobilidade elétrica, concluiu a eletrificação do primeiro corredor público 100% elétrico de Goiânia, em parceria com a WEG. O projeto é um marco no compromisso com a mobilidade sustentável e a inovação no transporte coletivo da capital. Integrado à Nova Rede Metropolitana do Transporte Coletivo, a primeira fase da iniciativa abrange cinco terminais — Recanto do Bosque, Veiga Jardim, Isidória, Cruzeiro e Paulo Garcia —, que foram equipados com estações de recarga de alta potência, cada uma com dois conectores de 180 kW. Essa infraestrutura avançada é essencial para suportar a nova frota de ônibus elétricos e representa um passo decisivo na transformação da mobilidade urbana em Goiânia.

Continue Reading

Cidades

Josephina’s

Published

on

Pousada das Congadas local do Lançamento

Apresentação dos Cardápios do Festival Josephina’s em Niquelândia!

Na próxima terça-feira, 27, Niquelândia iniciará a contagem regressiva para o 4º Festival Josephina’s com o aguardado lançamento dos cardápios, que prometem encantar os paladares com a rica tradição gastronômica local. O festival, agendado para ocorrer de 05 a 07 de setembro, é uma realização da Associação Comercial e Industrial de Niquelândia (ACIN). Com pratos que destacam a cultura culinária da cidade, o evento se prepara para se consolidar como um dos maiores e mais relevantes eventos gastronômicos da região. Além de ser uma vitrine para a gastronomia local, o festival também estimula a economia e fortalece o senso de comunidade, sublinhando sua importância para o turismo na região norte do Estado de Goiás.

Continue Reading

Cidades

Região Noroeste de Goiânia atrai moradores pela comodidade e boa infraestrutura

Published

on

Proximidade com a avenida Perimetral Norte e UniAlfa, além de escolas, hospitais, centros comerciais, shopping, e uma Área de Preservação Permanente de mais de 7.600 m², estão entre os atrativos para moradia na região, que está recebendo novos projetos imobiliários

Os benefícios de morar próximo a áreas verdes são diversos para a saúde, tanto física quanto mental. Estudo realizado por pesquisadores do Instituto de Salud Global de Barcelona (ISGlobal), já revelou que morar perto de áreas verdes reduz consideravelmente as chances de morte e apenas um pequeno aumento na área com vegetação próxima já contribui para a redução desse risco. Morar perto de áreas verdes se tornou uma preferência dos brasileiros. De acordo com a pesquisa Expectativas 2023 realizada em 2022 pela Brain e Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), acesso a uma área verde é determinante na busca por um imóvel, segundo cerca de 80% das pessoas consultadas no levantamento.

E, se for possível, aliar o bem-estar proporcionado pela proximidade com a natureza, ao comodismo de poder fazer tudo o que precisar próximo de casa, é melhor ainda. Essa é a opinião do jovem casal formado pela técnica de enfermagem, Rayssa Freitas, de 22 anos, e Gabriel Fernando de Souza, de 19 anos. O casal ainda namora, mas tem planos de casamento futuro e já se adiantou na organização deste objetivo, em busca também da independência e facilidades no dia a dia. Eles moram atualmente em Aparecida de Goiânia, cada um na casa de seus pais, mas acabaram de assinar contrato para comprar um apartamento no recente lançamento residencial do Bairro Maria Dilce, em Goiânia, o Porto Araras. 

“Essa é a realização de um grande sonho de infância, ter nossa casa própria. E quando soubemos dessa oportunidade de poder comprar um apartamento  com preço acessível, com as facilidades do Minha Casa, Minha Vida, avaliamos bem a região e vimos que será muito boa para nós, pois irá gerar comodidade, economia de tempo de deslocamento para estudos e trabalho, além do lazer que podemos fazer perto. Esse foi o fator que mais nos motivou para a compra”, relata Rayssa. 

A região noroeste de Goiânia, oferece fácil acesso a serviços essenciais como escolas, hospitais, centros comerciais, faculdades, shopping e opções de lazer, o que aumenta ainda mais sua atratividade. E é justamente esse cenário de infraestrutura já desenvolvida, aliada à presença do verde, que motivou a  Vila Brasil Engenharia, empresa do Grupo Mauá,  a anunciar seu mais novo lançamento residencial em Goiânia. O projeto, de nome Residencial Porto Araras, vai abrigar 400 unidades habitacionais, no bairro Maria Dilce, próximo à avenida Perimetral Norte e a UniAlfa, além da vista para uma área de preservação permanente com mais de 7.600 metros quadrados. 

Famílias com renda a partir de R$ 1.750,00 poderão acessar a linha de crédito com subsídios, que podem chegar a quase 100 mil reais.

Com tamanhos que variam de 46,28 a 51,72 m², os apartamentos de dois quartos possuem diversas tipologias que podem incluir espaço garden. O diretor executivo da Vila Brasil Engenharia, Flavio Mendes Garcia, ressalta que esta é uma localização privilegiada na cidade, com ambiente tranquilo, excelente índice de qualidade de vida e segurança. O projeto inclui área de lazer completa, com salão de festas, lavanderia, piscinas, churrasqueira, brinquedoteca, salão de jogos, coworking, quadra de areia, área fitness, piscinas adulto e infantil, entre outros equipamentos. 

Saiba mais

A Vila Brasil Engenharia tem uma história marcada por grandes projetos imobiliários construídos por todo o País. Já são mais de 5.000 unidades habitacionais distribuídas por diversas cidades brasileiras em projetos icônicos como o Condomínio fechado Reserva Aurora, em Jataí (GO); o residencial Parque dos Ipês, no Rio de Janeiro; além do Residencial Porto Dourado, já entregue em Goiânia. A Vila Brasil é  uma empresa do Grupo Mauá, holding com  28 anos de história, atuação em 18 Estados brasileiros e em diferentes segmentos econômicos, congregando seis empresas nas áreas de engenharia e edificações, energia, financeiro e tecnologia.  

COMUNICAÇÃO SEM FRONTEIRAS
Raquel Pinho e equipe

Continue Reading
Advertisement

noticias