Connect with us

Cultura

IHGG

Publicado

on

Servidores públicos que estavam à sua disposição Foi a primeira entidade a tomar essa iniciativa

Uma das entidades mais tradicionais de Goiás, o Instituto Histórico e Geográfico de Goiás vive sua fase mais ousada, com uma gestão que revoluciona suas estratégias e sua forma de existir, numa exitosa aproximação com a sociedade, em especial as empresas, em busca de novas fontes de financiamento de suas ações e iniciativas. O IHGG conta com um pequeno orçamento anual, composto apenas pela contribuição financeira de seus 50 sócios titulares, o que perfaz em torno de 35 mil reais ao ano, o que limitava suas ações; e vinha tendo dificuldades em renovar o convênio com o Poder Público para ceder pessoal para trabalhar na instituição, pois não dispunha de recursos para arcar com a contratação de técnicos de que necessita para funções específicas.
Marcando esse período de ousadias, o presidente do Instituto, Jales Guedes Coelho Mendonça, sempre firme e determinado, contando com o apoio dos demais dirigentes e sempre com reuniões com o auditório todo tomado pela presença de intelectuais goianos, fez um bombástico anúncio na sessão de quinta-feira, dia 2: era a primeira entidade cultural goiana a devolver, aos seus órgãos de origem, os quatro funcionários públicos que estavam lotados no Instituto. Foi no lançamento do livro “Goiânia, 90 anos”, editado pelo IHGG, e na homenagem póstuma ao jornalista Batista Custódio dos Santos, que doou o rico acervo de seus dois jornais, “Cinco de Março”, semanário, e “Diário da Manhã”, e mais de 100 mil fotografias desse período para a hemeroteca da entidade – com a entrega desse material, que teve a interveniência do presidente da Associação Goiana de Imprensa, jornalista Valterli Leite Guedes, o IHGG passa a ser o centro de estudos com maior quantidade de jornais goianos do Brasil. Essa iniciativa, como ressaltou, enquadrou-se já no novo espírito de funcionamento do Instituto, de trabalhar mais com a iniciativa privada.
Ao anunciar a medida, Jales Mendonça reafirmou seu empenho em não mais depender do Estado para o funcionamento do IHGG, já contando com quatro pessoas contratadas para executar as tarefas em andamento, suprindo essa demanda. Citou que desde o início de sua gestão, há exatos três anos, passou a procurar parceiros na iniciativa privada para mudar a forma de ver e apoiar as iniciativas culturais em Goiás e tem encontrado empresários que compreenderam essa nova proposta, oferecendo o respaldo indispensável aos seus projetos.
Enumerou, nessa relação de contribuintes, a cooperativa de crédito Sicoob UniCentro Br, responsável pela recuperação do espaço físico, reconstituindo a primeira sede, mantendo a sua cor rosa original e a tornando hoje a principal atração turística da cidade, e ainda alugando uma área para funcionamento de uma de suas mais dinâmicas agências; a BaladApp, empresa de venda de ingressos pela internet, que colaborou na recuperação da sede própria do Instituto e na instalação do elevador, além de apoiar na realização da exposição em homenagem a dom Tomás Balduíno; a empresa Jalles Machado, que propiciou a mostra sobre o empresário e político, autor de projetos fundamentais para Goiás, como a construção da rodovia Belém-Brasília e a luta pela transferência da Capital Federal para Brasília; o escritório do advogado Demóstenes Torres; e a Unimed Goiânia.

Na homenagem a Batista Custódio a entrega do diploma à viúva Marli de Almeida, rodeada por Jales Mendonça, Artur da Paz, Abílio Wolney Aires Neto e Valterli Guedes

Homenagem
A sessão do IHGG, no auditório Augusto da Paixão Fleury Curado, que estava lotado, foi iniciada com a execução do Hino Nacional pela pianista Andréa Teixeira, seguindo-se a homenagem ao jornalista Batista Custódio e a seu filho, Júlio Nasser, pela importante contribuição ao acervo da hemeroteca da entidade, atualmente a maior do Centro-Oeste brasileiro. Ele foi representado pela viúva Marli de Almeida e Júlio Nasser, que não pôde comparecer, por seu irmão, o jornalista e engenheiro de software Artur da Paz, que discursou em nome da família e destacou o significado da lembrança, que mantém vivo o legado do jornalista.
“Meu pai era defensor da história e da memória, a ponto de ficar triste de não haver essa valorização”, afirmou Artur. “Ele gostaria muito de ver esse momento de crescimento do IHGG. Poucas coisas são mais importantes para a história do que a memória, que é alma de um povo e alma nunca morre”. Lembrou a premiação que o “Diário da Manhã” recebeu na década de 1980 da Academia Brasileira de Letras como “o terceiro melhor jornal do país”. Destacou ainda o fortalecimento do Instituto e a gestão atual. “Jales Guedes reformulou o IHGG, fez parceria com empresas privadas, como o Sicoob, que trouxe mais investimentos, reformulou a Casa Rosada; e o acervo entra neste momento de crescimento, transformando-o no melhor lugar para se consultar sobre a história de Goiás”, afirmou.
A doação foi combinada ainda em vida por Batista Custódio, que morreu em novembro de 2023, aos 88 anos. O processo de entrega do expressivo material foi feito pelo jornalista Valterli Guedes, seu amigo de longa data, que trabalhou em seus veículos e o apoiou em seu trabalho jornalístico. Houve também a doação do acervo fotográfico desses jornais, com mais de 100 mil fotografias, que estão sendo higienizadas para igualmente serem colocadas à disposição da sociedade.
O historiador Jales Mendonça informou que o Instituto digitaliza essa massa documental para colocá-la na hemeroteca digital, que pode ser acessada no site: hemeroteca.ihgg.org.br. “O ‘Cinco de Março’ já se encontra disponível gratuitamente na página e o ‘Diário da Manhã’, referente às edições da década de 1980, será colocado, proximamente, à disposição de estudiosos e pesquisadores da história de Goiás dos últimos 50 anos”.

Goiânia, 90 anos
Fruto das análises enunciadas no Simpósio 90 anos de Goiânia no IHGG, o livro “Goiânia, 90 anos”, editado pelo IHGG, transforma-se, conforme seus autores, em repositório seguro sobre o tema, inclusive por ocasião do vindouro centenário goianiense, em 2033. “Goiânia merecerá ainda novas reflexões no seio da Coleção Goiás +300, além das duas únicas cidades da região Centro-Oeste a ostentarem o título de Patrimônio Cultural da Humanidade: Brasília e Cidade de Goiás”.
Organizado por Eliézer Cardoso de Oliveira, Jales Mendonça, Nasr Fayad Chaul e Nilson Jaime, que estavam presentes e discursaram, o livro contou com a participação de 17 autores de artigos e faz uma reflexão sobre a história de Goiânia, quando se comemoram os 90 anos de sua existência.
Goiânia representa “a imposição do espírito humano sobre a natureza agreste do cerrado, mas também é um exemplo do preço alto que pagamos por tamanha ousadia. Em busca da harmonia geométrica de ter uma cidade com praças circulares ou quadradas, ruas retas ou curvilíneas, árvores foram arrancadas; córregos, soterrados; morros, aplainados; e brejos, drenados”, argumentaram os autores na apresentação do livro.
O resultado é uma bela e imponente cidade. “O viajante que percorre a BR-153, sentido Brasília-São Paulo, ao se deparar com a visão de Goiânia, ficará encantado com uma cidade que se espalha horizontalmente na paisagem e se destaca verticalmente por meio de seus arranha-céus. Não há como não reconhecer a imponência de uma cidade que se tornou o embrião de uma zona metropolitana que abriga mais de dois milhões de almas”, explicaram.

Jornalista e escritor Jales Naves

CONTINUE LENDO
CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Musica

Show do Projeto intimista “DE MESA EM MESA”

Publicado

on

Com Rionegro & Solimões e Emílio & Eduardo acontecerá neste sábado, 23 de novembro em Goiânia

As duplas Rionegro & Solimões e Emílio & Eduardo embarcaram no “De Mesa em Mesa”, projeto inovador e intimista que encantará o público por todo o Brasil. Eles passarão por Goiânia na noite deste sábado, dia 23 de novembro, em um palco 360° que será montado no Espaço Dois Ipês (Clube Jaó), para receber todos os fãs de música sertaneja. A experiência exclusiva, onde os espectadores poderão desfrutar de apresentações ao vivo (acomodados em mesas e cadeiras, em um ambiente aconchegante e próximo aos artistas), está com os últimos ingressos à venda no site www.q2ingressos.com.br (a partir de R$ 375, na opção de meia solidária). Mais informações em @demesa.em.mesa

A Origem do Projeto

De acordo com Manolo Boaventura, empresário das duplas e representante da Mega Produções Artísticas, a ideia do “DE MESA EM MESA” surgiu de encontros informais entre os artistas. “A marca já estava registrada há algum tempo, mas o projeto ganhou forma após encontros casuais de Emílio & Eduardo com Rionegro & Solimões em churrascos e reuniões regadas a vinho. “Percebemos que essas resenhas naturais agradavam muito, não só a nós, mas também ao público quando compartilhamos nas redes sociais,” explica Boaventura.

A receptividade dos fãs incentivou a criação do projeto “Resenha Ao Vivo, Sem Compromisso”, que se tornou um sucesso imediato nas redes sociais, acumulando mais de 10,4 milhões de visualizações só no YouTube. “Vamos fazer o ‘Resenha 2’ agora em outubro. A partir desse sucesso, decidimos levar a experiência para os palcos, com as duas duplas juntas, interagindo e se divertindo, proporcionando um show único e memorável para o público,” completa Manolo.

Emílio, da dupla Emílio & Eduardo, destaca a informalidade e a espontaneidade das gravações. “A ideia é começar a gravação sem tempo definido, lembrando as músicas e cantando de forma descontraída. Vamos editar depois, mas queremos manter a essência da resenha, que foi gravada de forma natural, com todos bem à vontade,” afirma.

O Repertório e a Afinidade

O repertório do projeto inclui clássicos sertanejos e algumas músicas inéditas. “Além das regravações dos modões, estamos selecionando algumas inéditas para este projeto. Será algo bem informal, mas com arranjos bem trabalhados e participação de outros músicos,” revela Emílio.

Eduardo, por sua vez, ressalta a afinidade entre as duplas e a naturalidade do projeto. “Gravamos recentemente um projeto paralelo na Fazenda do Rionegro, que deu muito certo. Agora vamos fazer algo mais elaborado, que vai virar um show para rodar o Brasil. Trabalhar com Rionegro & Solimões é uma honra e uma realização pessoal e profissional,” conta Eduardo.

Sobre o Evento

O projeto “DE MESA EM MESA” promete ser um marco na carreira das duplas, trazendo uma experiência musical diferenciada e envolvente. A expressividade da audiência de Rionegro & Solimões e Emílio & Eduardo é inegável, com milhões de seguidores nas redes sociais e mais de 1 bilhão de visualizações no canal de Rionegro & Solimões, demonstrando a força e o alcance dessas lendas que marcaram a música brasileira e agora firmam presença forte no digital.

O público pode esperar shows recheados de boas músicas, regravações de clássicos e novidades, tudo em um ambiente acolhedor e próximo aos artistas. Após a sua grande estreia em Uberlândia, no dia 9/11, aqui em Goiás, o projeto “DE MESA EM MESA” acontecerá neste sábado, dia 23 de novembro, no Espaço Dois Ipês, em Goiânia.

SOBRE RIONEGRO E SOLIMÕES

Rionegro e Solimões tem 35 anos de carreira, entre coletâneas e registros de sucesso, eles somam mais de 435 músicas gravadas, 19 CDs e 6 DVDs. Nestes anos, já subiram no palco mais de 12.000 vezes, venderam mais de 15 milhões de cópias e bateram recorde de público em festas de peão. Como reconhecimento, receberam dezenas de discos de ouro, prata, platina e platina dupla. Eles foram os segundos artistas nacionais a gravarem um DVD no Brasil. O primeiro foi Caetano Veloso. Alguns de seus sucessos fizeram parte da trilha sonora das novelas Laços de Família (“Peão Apaixonado”, 2000), Cabocla (“Floresce”, 2004), América (“Na Sola da Bota”, 2005) e A Favorita (“Vida Louca”, 2008).

No mundo digital, o canal oficial no YouTube somou só este ano, mais de 90 milhões de views nos vídeos lançados – contabilizando um total de mais de 710 milhões e mais de 1 milhão de inscritos. 

No Spotify, a dupla mostra sua força também: aproximadamente 318 milhões de plays e quase 3 milhões e meio de ouvintes mensais. Os cantores estão entre os 5 artistas mais tocados em quase todas as rádios do Brasil. 

No offline, eles também voam alto. A ConectMix, uma das mais importantes empresas de audiência de rádio, carimba a faixa “Saudade de Ex” como a segunda música mais executada nas emissoras do Brasil. Sua concorrente, a Crowley dá o mesmo dado e coloca a faixa como as três mais tocadas em território nacional, destacando que Rionegro e Solimões são um dos 5 (cinco) artistas mais executados nas rádios nos últimos tempos.

Sobre Emilio e Eduardo

Nascidos em Araxá – MG, a dupla Emílio e Eduardo são primos de primeiro grau e cantam juntos desde crianças. Gravaram seu primeiro disco no ano de 1997, quando se destacaram com o hit “Veneno do Desejo”. 

No ano de 2000, ficaram nacionalmente conhecidos com o sucesso “Você Virou Saudade”, que inseriu a dupla entre as mais respeitadas no cenário musical, não somente pelo profissionalismo e carisma com o público, mas, sobretudo, pela grande competência e qualidade vocal. 

Ao longo de 7 CDs e 3 DVDs, a dupla participou de diversos programas de televisão consagrados da época como o “Sabadão” apresentado por Gugu Liberato, “Especial Sertanejo”, “Terra Nativa”, “Festival Sertanejo”, entre outros.

A dupla emplacou inúmeros sucessos, destacando-se, entre eles, “Vai Por Mim”, “Grito de Amor”, “Primavera”, “Peão de Caminhonete”, “Sapatiô” e tantos outros, inclusive, grande parte das músicas citadas são composições do Emílio, que tem canções gravadas com a dupla Rionegro e Solimões, Jads e Jadson e etc. 

A dupla é conhecida no cenário musical pelo timbre diferenciado. Os shows, animados e dançantes, contém todos os sucessos da dupla, além de grandes hits nacionais.
 SERVIÇO:

“De Mesa em Mesa” com Rionegro & Solimões e Emílio & Eduardo


Data: Sábado, dia 23 de novembro de 2024.

Abertura da casa: 20h / Início do show: 22h

Local: Espaço Dois Ipês (Clube Jaó) | Av. Quitandinha, 600 – Setor Jaó, Goiânia – GO, 74673-060
 Site de vendas: https://q2ingressos.com.br/events/de-mesa-em-mesa-goiania (Quero 2 Ingressos)

Ingressos individuais: Ouro Central: a partir de R$ 500,00 (+ taxas) I Ouro A: a partir de R$ 500,00 (+ taxas) I Ouro B: a partir de R$ 500,00 (+ taxas) I Prata A: a partir de R$ 375,00 (+ taxas) I Prata B: a partir de R$ 375,00 (+ taxas) I Diamante: a partir de R$ 875,00 (+ taxas)
 Classificação: 16 anos / Acesso para deficientes: Sim

Contato local: Mega Produções Artísticas: (62) 9864-0831

Acompanhe a rede social do evento: https://www.instagram.com/demesa.em.mesa/
Vídeo das duplas: Depois que Perde – Emilio e Eduardo partic. Rionegro e Solimões (Clipe Oficial) = https://www.youtube.com/watch?v=kK4Hwn2H9Sg

Carlos Eduardo Faria – Kadu!

Jornalista / Paspartú Comunicação

CONTINUE LENDO

Musica

‘Tardezinha’ em Goiânia abre venda de ingressos para show de Thiaguinho

Publicado

on

Confirmado para o estádio Serra Dourada, essa será a segunda vez da ‘Tardezinha’ em Goiânia

O projeto ‘Tardezinha’, apresentado pelo cantor Thiaguinho, está de volta a Goiânia e comemora seus 10 anos. A maior roda de pagode do mundo, com uma turnê que passará por mais de 20 cidades, já tem data marcada para acontecer na capital, no dia 20 de setembro de 2025.

A abertura de vendas dos ingressos começou nesta quarta-feira, 13 de novembro de 2024,  a partir das 12h. A pré-venda exclusiva para clientes Bradesco foi realizada do dia 6 a 9 de novembro. A organização orienta a compra do ingresso o quanto antes, já que pode haver virada de lote em breve.

O evento conta com quatro opções de áreas. Confira as opções: 

  • Arena: Não Open Bar 
  • Arena Open bar: com open de cerveja e água 
  • Camarote: open de Bar, Gin, Whisky, Vodka, Cerveja e água 
  • Lounges: Vista privilegiada do show e garçons exclusivos para a área, exclusivo para 10  pessoas com open bar de Gin, Whisky, Vodka, Cerveja e água 

Serviço: Tardezinha

Data: 20/09 (sábado)
Local: Estádio Serra Dourada (Av. Fued José Sebba, 1170 – Jardim Goiás, Goiânia – GO)
Horário: 14h
Ingressos: Tardezinha (https://www.bilheteriadigital.com/tardezinha-2025-goiania-20-de-setembro

TARG COMUNICAÇÃO 
@targcomunicacao

CONTINUE LENDO

Musica

Magal em Goiânia

Publicado

on

O cantor Sidney Magal volta a Goiânia no próximo dia 17 para apresentar ao público seu novo show, o “Baile do Magal”. O artista recebe os fãs a partir das 20 horas, no Teatro Rio Vermelho, e promete reviver todos os seus maiores sucessos, além de apresentar um repertório exclusivo de clássicos internacionais dançantes. Os ingressos já estão à venda e custam a partir de R$90.

Trajetória

Nascido em uma família de artistas, Sidney começou a cantar em programas infantis de televisão, mais tarde trabalhando também na noite, em boates e casas noturnas. 

O artista apareceu na mídia nos anos 70 como um cantor de músicas sensuais e românticas, causando furor entre as fãs. Seu primeiro sucesso foi um compacto com a sugestiva música “Se Te Agarro Com Outro Te Mato”. Incorporando elementos da música cigana, dá disco music e da música latina, se tornou popular, presença constante em programas populares de televisão, adotando o nome “Magal”.

Seu maior sucesso , “Sandra Rosa Madalena, a Cigana”, foi incansavelmente executado em programas como de Silvio Santos e Chacrinha entre o final dos anos 70 e início dos anos 80. Um dos pontos altos de sua popularidade foi no início dos anos 90 – com a efêmera explosão da lambada, Sydney Magal tornou-se um dos maiores ícones desta época, explodindo com a música “Me Chama Que Eu Vou”, que foi inclusive tema de novela Rainha da Sucata da Rede Globo.

Magal também trabalhou em cinema, estrelando o filme “Amante Latino”, em que interpretava a si próprio e nos anos 90 buscou mudar um pouco a sua imagem, gravando um CD de jazz e bossa nova. Seus shows são sucesso de público no Brasil a mais de 40 anos, atraindo público de todas as idades e gêneros. Em seu novo show “Baile do Magal”, ele promete apresentar todos os seus sucessos e um repertório exclusivo de grandes clássicos da música internacional para dançar.

Serviço: Baile do Magal

Data: 17 de novembro de 2024 (domingo)

Local: Teatro Rio Vermelho

Endereço: Rua 4, 1400, Portão 5 – Centro de Convenções Goiânia – Setor Central

CONTINUE LENDO
Advertisement

noticias