Tendência foi impulsionada por medidas restritivas da época da pandemia e seguem em alta, com grande procura por locação de casas de temporada, que hoje representam boa parte dos empreendimentos de hospedagem na cidade histórica goiana
O Dia do Turista é celebrado em 13 de junho e o Brasil já começa a comemorar bons números nesse setor, após o forte impacto dos anos de pandemia da Covid-19. Mas acredite, mesmo naquele momento delicado, boas oportunidades de negócios surgiram nesta importante atividade econômica, que só aqui no Brasil cresceu quase 7% em 2023, segundo o Ministério do Turismo. Uma dessas heranças da pandemia, que podemos chamar de positiva para o segmento, foi o impulsionamento do chamado turismo wellness, ou num bom português, turismo de bem-estar, que tem como foco experiências que promovam a saúde física, mental e espiritual dos visitantes.
Em Goiás, a histórica e charmosa Pirenópolis, a 120 quilômetros de Goiânia, tem sido o destino predileto para quem quer esse verdadeiro clima de paz e sossego. A pesquisa “Perfil de Motivação do Turista que visita Pirenópolis” realizada entre 2023 e 2024, pela Secretaria de Turismo da cidade, revelou que o turismo wellness foi o objetivo de cerca de 45% dos visitantes que passaram pelo município no último ano.
As medidas restritivas impostas na época impulsionaram outra tendência que segue forte, mesmo após o controle da pandemia, a grande procura por casas de temporadas. A Stays, empresa do Grupo Decolar, especializada em gerenciamento de canais digitais de aluguel por temporada, apontou um crescimento de 43% na procura por locação de casas para temporadas, na comparação com igual período em 2023. De olho nessas novas tendências e na forte vocação de Pirenópolis para o turismo de bem-estar, a estância Shambala Piri mantém na cidade histórica acomodações de variados tamanhos e com propostas de estadia diversas. “Temos várias propostas de hospedagem como casa na árvore, uma casa toda em madeira no estilo tiny house, cabanas para três pessoas, cabanas para duas pessoa, temos o iglu, temos as casas container e recentemente lançamos uma outra casa chamada Jardim Babilônia, que fica no centro de Pirenópolis, pode receber até quatro pessoas e traz uma proposta de hospedagem que alia o máximo confronto com a arte do muralismo”, detalha o consultor em hospitalidade Jacob Neylon.
Para família e amigos
Ainda dentro dessa proposta de casas de temporadas com estilos exóticos de hospedagem, a estância Moriá Village, abriga quatro casas no estilo container, sendo uma maior que pode receber até quatro pessoas, e as outras três mais voltadas para casais. “Nessas hospedagens temos a possibilidade de alugar num mesmo pacote para famílias ou grupo de amigos, que seria como se você estivesse alugando uma pequena pousada com três ou quatro chalés, o que garante mais privacidade e liberdade”, pontua Jacob.
Além de suas distintas propostas de estadia, as edificações do Shambala Piri têm localização privilegiada, dão vista para as montanhas da região e estão a pouco mais de 7 quilômetros do centro histórico de Pirenópolis, onde estão o Museu das Cavalhadas, a Arena Cavalhadas, o Cine Pireneus e a Estação Rodoviária de Pirenópolis. O Complexo também está a dez quilômetros da quase tricentenária Igreja de Nossa Senhora do Rosário.
Neste ano, o Shambala Piri inaugurou a primeira casa de temporada dentro da cidade. Batizada como Jardim Babilônia Residence, o imóvel recebeu um toque de muralismo e de pintura artística em seus ambientes. A artista plástica Iara Vasconcelos e Melo foi convidada para desenvolver as pinturas, trazendo os elementos da natureza para as paredes da casa e completando, assim, a ambientação bucólica do lugar. As pinturas são inspiradas nos Jardins Suspensos da Babilônia, considerado uma das sete maravilhas da Antiguidade, e que dá nome à casa.
Vantagens
De acordo com Jacob, um grande diferencial da locação de hospedagens por temporada é a maior flexibilidade de horários e a opção de compartilhar a acomodação com outras pessoas. “Além de mais acessíveis, acomodações de alto padrão, nessa modalidade de hospedagem por temporada traz vantagens como a flexibilidade de horários, ou seja,você não precisa ficar a mercês dos horários rígidos de para check in e check out. E como são casas equipadas, inclusive com cozinhas. Outra vantagem é a possibilidade de dividir a hospedagem com mais pessoas, já que assim você pode dividir também os custos e receber com conforto toda a famíla”, diz Jacob.
Segundo o Censo de Hotelaria 2018/2019, realizado pelo Observatório do Turismo (órgão da Agência Goiana de Turismo e Lazer – Agetur), entre os 454 empreendimentos de hospedagem registrados em Pirenópolis, as casas de temporada representam boa parte dos meios de hospedagem, representando 37,4%. A pesquisa Perfil de Motivação do Turista, da Secretaria de Turismo da cidade, aponta que o aluguel de Casas de Temporada é a segunda forma de hospedagem preferida entre os turistas da cidade e segue em tendência.
Evento acontece neste sábado (23) e domingo (24), a partir das 17h, com realização da SD Ballet
O Shopping Cerrado recebe nos dias 23 e 24 de novembro mais uma edição do Festival de Ballet Infantil. As apresentações acontecem a partir das 17h, na praça de alimentação do mall, com a participação de cerca de 80 crianças.
O evento é realizado pela SD Ballet, companhia que está entre as maiores escolas de ballet do Brasil. A escola utiliza um sistema de ensino próprio que alia disciplina e técnica do ballet clássico a exercícios lúdicos e divertidos.
Esta é a sexta edição do festival, que já passou por Santa Catarina, Mato Grosso, São Paulo, Bahia, Rio Grande do Sul e Pernambuco, entre outros estados. O evento em Goiás contará com a participação de bailarinas das unidades da SD Ballet do Shopping Cerrado e do Colégio Simetria.
Segundo Hindira Karoline, diretora regional da SD Ballet em Goiás, o evento prioriza a leveza e a celebração do trabalho desenvolvido durante o ano, proporcionando às famílias a oportunidade de prestigiar as coreografias dos filhos. Todos os participantes recebem medalhas e certificados.
O Shopping Cerrado fica na Avenida Anhanguera nº 10.790, no Setor Aeroviário, em Goiânia.
Festival de Natal Com o Festival de Ballet Infantil, o Shopping Cerrado encerra seu Festival de Natal de 2024, iniciado em 16 de novembro. O evento contou com oito dias de apresentações gratuitas, como corais, espetáculo teatral, show, dança e apresentações diversas, em parceria com lojistas, instituições e escolas da região.
SERVIÇO 6º Festival de Ballet Infantil do Estado de Goiás Data: 23 e 24 de novembro de 2024 Horário: a partir das 17h Local: Shopping Cerrado – Praça de Alimentação (Avenida Anhanguera nº 10.790, no Setor Aeroviário, Goiânia – GO) Mais informações: instagram @shoppingcerrado @sdballetgoias Entrada gratuita
Empresária Helen Simone promove palestra sobre etiqueta empresarial, nesta segunda-feira (25)
O evento será realizado na sala Órion, no Hotel TransaméricaNesta segunda-feira (25), a empresária Helen Simone promove uma palestra sobre etiqueta empresarial com a especialista em comportamento humano Claudia Matarazzo em Goiânia. A iniciativa, em parceria com a Summer e com o decorador Alessandro Gemus, integra as ações voltadas para a construção do Instituto Sonhar Vidas. O evento será realizado no Hotel Transamérica, no Setor Marista. A palestra abordará aspectos essenciais para a comunicação eficiente entre empresas e clientes. Além disso, a palestrante compartilhará orientações sobre o uso adequado das redes sociais, promovendo uma presença online mais elegante e eficaz.Os ingressos estão à venda de forma on-line pelo site:
Sobre o Instituto Sonhar VidasCriado pela empresária Helen Simone, à frente da Summer, e embaixadora do Instituto Sonhar Vidas que tem como missão amparar mães e bebês que necessitam de cuidados em UTI Neonatal. Atualmente, o instituto está em fase de arrecadação de recursos para a finalização de sua sede, contando com o apoio de arquitetos goianos no desenvolvimento dos ambientes do espaço.
Serviço: Palestra sobre etiqueta empresarial com Claudia Matarazzo em GoiâniaData: 25 de novembroHorário: 19hLocal: Sala Órion – Hotel Transamérica – Órion Business & Health Complex, Av. Portugal, 1148 – St. MaristaIngressos:
Promete unir galeria de arte e música no mesmo lugar
Vernissage Club funcionará na Praça do Cruzeiro e traz um modelo exclusivo de conceito. Goiânia agora conta com um novo conceito de club que promete revolucionar a experiência de entretenimento ao integrar música e arte visual em um ambiente único e imersivo. A inauguração aconteceu neste final de semana, o club — batizado de Vernissage — traz a ideia de unir o impacto de diferentes formas de expressão artística em um único espaço, permitindo que os visitantes vivenciem arte e música simultaneamente.Inspirado em festivais e exposições de arte imersiva, o projeto tem como objetivo conectar os sentidos dos goianos por meio de uma narrativa que rompe com a divisão entre galeria de arte e pista de dança. “Queremos que as pessoas, enquanto estão na pista, sintam-se parte de uma exposição viva, onde a arte visual e as expressões artísticas circenses e performáticas interajam com a música”, explicam os sócios, Luan S. Barbosa, Rogério Andrade (também dono de um bar que integra galeria de arte) e Raphael de Oliveira Sarpe.Ainda de acordo com os empresários, a proposta se diferencia pela experiência sensorial: os clientes poderão contemplar esculturas, quadros e outras obras artísticas enquanto dançam, sendo impactados por uma mistura cuidadosa de iluminação e música que não interfere nas telas ou esculturas. A experiência ganha ainda mais intensidade com espaços instagramáveis, onde o público pode tocar, pintar e interagir com as obras de maneira única.
Curadoria artística e musical de alta qualidade
A curadoria da Vernissage será dinâmica, com exposições de artistas locais, nacionais e até internacionais. A cada dois meses, uma nova exposição tomará conta do espaço, trazendo novas narrativas visuais. Já a música terá noites voltadas para gêneros específicos: um dedicado à música eletrônica, com DJs de destaque no cenário nacional e internacional, e outro dedicado à música urbana, com gêneros como hip-hop, trap e funk.Com uma programação de qualidade e curadoria que atende a múltiplos gostos, o Vernissage espera atrair um público diverso, de conhecedores de arte a amantes da música. “Queremos desmistificar a ideia de que a arte deve ser apreciada apenas em galerias formais. Em nosso espaço, o público poderá contemplar obras de forma nova e descomplicada, enquanto se diverte e interage com o ambiente”, afirmam os sócios.
Conexão com a cena local e compromisso cultural
A proposta vai além do entretenimento. Após a inauguração, o Vernissage espera alinhar parcerias com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e pontos de cultura locais para incentivar o acesso à arte e dar visibilidade aos artistas da região. A ideia é que o espaço seja não apenas um club, mas também uma plataforma de expressão para a cultura goianiense.
Inauguração e funcionamento
A inauguração oficial aconteceu nos dias 15 e 16 de novembro (sexta e sábado), das 22h às 6h. O club funcionará regularmente às sextas e sábados.O significado do nome Vernissage — A abertura de uma exposição de arte — reflete o propósito da casa, que se propõe a ser um ponto de encontro entre música e arte visual.
Serviço:Inauguração do Vernissage Club
Funcionamento: Sexta e sábados das 22h às 6h
Onde: Pr. do Cruzeiro, 121 – St. Sul, Goiânia – GO, 74093-320