Connect with us

Notícias

Sucesso nos palcos há mais de dois anos, espetáculo em homenagem a Cora Coralina, faz apresentações por cidades de Goiás

Publicado

on

O monólogo “Cora do Rio Vermelho” com Raquel Penner e direção de Isaac Bernat reúne textos e poemas que falam sobre a força feminina e a alma da mulher brasileira

Há mais de dois anos em cartaz, lotando os teatros do país, o monólogo “Cora do Rio Vermelho”, com dramaturgia de Leonardo Simões, retorna à Goiânia. E se apresenta na capital nos dias 16 de agosto, às 19h30 e no dia 17, às 20h, no Cine Teatro Goiânia Ouro. Já no dia 23, o espetáculo desembarca em Pirenópolis,  no Teatro Pompeu de Pina, às 19h. E para encerrar, se apresenta no dia 24, na Cidade de Goiás, às 19h30, no Teatro São Joaquim. Os ingressos com o valor de R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada), podem ser adquiridos através do site (https://www.sympla.com.br/).

Essas apresentações fazem parte do projeto “Cora do Rio Vermelho – no coração do Brasil”, que celebra os 135 anos de nascimento da eterna doceira goiana, com patrocínio oficial da Petrobras e o incentivo fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Governo Federal. O estado natal de Cora, está entre as 11 cidades das regiões centro-oeste e norte onde haverá apresentações: Pirenópolis, Cidade de Goiás, Goiânia, Brasília, Porto Velho, Cacoal, Campo Grande, Dourados, Palmas, Belém e Cuiabá.

O espetáculo com a atriz Raquel Penner, faz um passeio pela vida e a obra da poeta, contista e doceira Cora Coralina. A montagem propõe uma relação de cumplicidade entre a atriz e a plateia, com momentos intimistas e divertidos. A peça nasceu da vontade da atriz Raquel Penner montar o seu primeiro monólogo. Para ter ideias, ela começou a anotar frases, desejos e pensamentos soltos que, frequentemente, falavam sobre o universo da mulher brasileira. Ao reler a obra de Cora Coralina, percebeu que a poesia e os contos da escritora e doceira goiana iam justamente ao encontro de sua inquietação artística.

A atriz diz que esse se trata de um trabalho “forte e delicado”, assim como a escrita da poeta. “Cora Coralina foi uma mulher múltipla e libertária. Removeu pedras e abriu caminhos para outras mulheres. Há pouco mais de 15 anos, tive meu primeiro encontro com ela, em uma exposição, no Rio de Janeiro. Fiquei encantada por aquela senhora do interior do Brasil que falava firme e cantado, fazia doces e escrevia poesia, celebrava a vida e a simplicidade. Quando a reencontrei, a partir de um livro do Drummond, percebi que tudo o que eu queria dizer no palco estava ali”, lembra Raquel.

Além do espetáculo, o projeto contará com a Oficina “Frutos da Terra”, ministrada pelo diretor Isaac Bernat, nos dias 16 e 17, das 14h às 18h, no Cine Teatro Goiânia Ouro. Já em Pirenópolis, nos dias 22 e 23, das 14h às 18h, no Teatro Pompeu de Pina. Na Cidade de Goiás, nos dias 24 e 25, das 9h às 13h, no Teatro São Joaquim.

A Oficina surge a partir da sua pesquisa sobre o griot africano Sotigui Kouyaté, que vai desenvolver – através de exercícios de sensibilização – o papel que o ato de contar histórias individualmente e em grupo pode ter no reconhecimento da identidade do ator e/ou do indivíduo como parte da sociedade. O trabalho parte da pesquisa sobre os griots, que são os mestres da palavra e a memória do continente africano.

Desenvolveremos um trabalho ligado às origens e à ancestralidade, a partir das memórias e histórias de cada participante. A Oficina dialoga com a proposta do Programa Petrobras Cultural que investe na criatividade, na inspiração e na transformação que esse tipo de ação pode estimular na sociedade.

Pseudônimo de Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, Cora Coralina (1889 – 1985) é considerada uma das mais importantes escritoras brasileiras. Nascida na cidade de Goiás, ela viveu mais de quatro décadas em São Paulo. Apesar de escrever seus versos desde a adolescência, ganhava a vida como doceira, e seu primeiro livro só foi publicado em junho de 1965, quando tinha quase 76 anos de idade. Escreveu sobre os lugares onde viveu, as pessoas com as quais se relacionou e a natureza que observava.

“Quando Raquel me convidou para dirigir “Cora”, meu coração se encheu de alegria. Há anos, uma das célebres frases da poeta conduz o meu comportamento artístico e profissional: ‘Todo trabalho é digno de ser bem-feito.’ E esta mesma frase também orienta o que espero e procuro oferecer às pessoas. Como bem disse Carlos Drummond de Andrade: ‘Na estrada que é Cora Coralina passam o Brasil Velho e o atual, passam as crianças e os miseráveis de hoje. O verso é simples, mas abrange a realidade vária’”, celebra o diretor Isaac Bernat.

A dramaturgia reúne passagens de sua vida e diversos poemas retirados dos livros “Vintém de cobre – meias confissões de Aninha”; “Meu Livro de Cordel”; “Villa Boa de Goyaz”; e “Poemas dos becos de Goiás e estórias mais”. “A partir de um recorte sensível de obras feito pela Raquel e com a toada poética de Cora, busquei nessa abordagem teatral uma geografia de sensibilidade e memórias, uma paisagem sonora que a atriz observa e traduz a partir do simbólico quarto de escrita, mesclada aos seus fazeres de doçura”, explica o autor Leonardo Simões.

Ao longo da encenação, aparecem algumas músicas populares, unindo vozes femininas de cantoras-atrizes do cenário teatral brasileiro: Aline Peixoto, Chiara Santoro, Clara Santhana, Cyda Moreno e Soraya Ravenle. Em “Cora do Rio Vermelho” (o título se refere ao rio que banha Goiás), a atriz se torna uma contadora de histórias atravessada pelo amor e pela entrega que Cora dedicou a sua tradição e a sua gente.

Com ingressos a preços populares, todas as apresentações terão intérprete de libras, notas introdutórias com informações para ampliar a acessibilidade das pessoas com deficiência visual, espaço de regulação e serão seguidas de um bate-papo entre a equipe e os espectadores.

Serviço:

Cora do Rio Vermelho

Data: 16 e 17 de agosto (Goiânia); 23 de agosto (Pirenópolis); 24 de agosto (Cidade de Goiás)

Local: Cine Teatro Goiânia Ouro (Goiânia); Teatro Pompeu de Pina (Pirenópolis); Teatro São Joaquim (Cidade de Goiás) 

Horário: 19h (Pirenópolis); 19h30 (Cidade de Goiás); 19h30 e 20h (Goiânia)

Ingressos: Goiânia: (https://www.sympla.com.br/evento/cora-do-rio-vermelho-dia-16-de-agosto-sexta-feira-goiania/2555384) e (https://www.sympla.com.br/evento/cora-do-rio-vermelho-dia-17-de-agosto-sabado-goiania/2555454?referrer=www.google.com)

Pirenópolis: (https://www.sympla.com.br/evento/cora-do-rio-vermelho-dia-23-de-agosto-sexta-feira-teatro-pompeu-de-pina/2555482?referrer=www.google.com)

Cidade de Goiás: (https://www.sympla.com.br/evento/cora-do-rio-vermelho-dia-24-de-agosto-sabado-teatro-sao-joaquim-goias/2555510?referrer=www.google.com)

Oficina Frutos da Terra, com Isaac Bernat:

Data: 16 e 17 de agosto (Goiânia); 22 e 23 de agosto (Pirenópolis); 24 e 25 de agosto (Cidade de Goiás)

Local: Cine Teatro Goiânia Ouro; Teatro Pompeu de Pina (Pirenópolis); Teatro São Joaquim (Cidade de Goiás)

Horários: 14h às 18h (Goiânia); 14h às 18h (Pirenópolis); 9h às 13h (Cidade de Goiás)

Ingressos: Goiânia: (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdwMfPLp9_GYG0gd8RgWo3DGiA_Djea0EFiiESlRFsxQOs5UA/viewform)

Pirenópolis: (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSerpO3dJPP8EFzAwEZj-h4m0BuXRI8l8Ei6sKAqSsuHrnS6hg/viewform)

Cidade de Goiás: ( https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf_-5ufGMpTT5sgsrYGIXHinMPay611rtGIqN-4kWDbBP8EIg/viewform)

Johny Cândido

Jornalista 

Registro Profissional nº GO 02807

CONTINUE LENDO
CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Claudia Matarazzo

Publicado

on

realiza palestra em Goiânia sobre etiqueta empresarial em prol do Instituto Sonhar Vidas

Evento acontece no dia 25 de novembro, no hotel Transamérica. Ingressos já estão à venda

A jornalista e especialista em comportamento Claudia Matarazzo estará em Goiânia para realizar uma palestra sobre etiqueta empresarial. A iniciativa, realizada em parceria com a Summer, integra as ações voltadas à construção da sede do Instituto Sonhar Vidas. O evento acontece no dia 25 de novembro, no Hotel Transamérica.

A palestra abordará aspectos essenciais para a comunicação eficiente entre empresas e clientes. Além disso, a palestrante compartilhará orientações sobre o uso adequado das redes sociais, promovendo uma presença online mais elegante e eficaz.

Durante o evento, também será anunciada a boneca mascote do Instituto Sonhar Vidas, desenvolvida pelo decorador e apoiador do evento Alessandro Gemus, marcando o início das vendas do produto, cuja renda será destinada à conclusão das obras da sede da instituição.

Sobre o Instituto Sonhar Vidas

Criado pela empresária Hellen Simone, à frente da Summer, e embaixadora do Instituto Sonhar Vidas que tem como missão amparar mães e bebês que necessitam de cuidados em UTI Neonatal. Atualmente, o instituto está em fase de arrecadação de recursos para a finalização de sua sede, contando com o apoio de arquitetos goianos no desenvolvimento dos ambientes do espaço.

Os ingressos estão à venda de forma on-line pelo site: https://www.sympla.com.br/claudia-matarazzo—etiqueta-empresarial__2658746

Serviço: Claudia Matarazzo realiza palestra em Goiânia

Data: 25 de novembro
Horário: 19h
Local: Sala Órion – Hotel Transamérica – Órion Business & Health Complex, Av. Portugal, 1148 – St. Marista
Ingressos: https://www.sympla.com.br/claudia-matarazzo—etiqueta-empresarial__2658746

Crédito das fotos: Divulgação
Irant Comunicação

CONTINUE LENDO

Notícias

Pablo Rassi.

Publicado

on

Palestra sobre Lipo HD Masculina e Remodelamento Costal no Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica
Nesta quarta-feira, dia 30 de outubro, o cirurgião plástico Dr. Pablo Rassi palestrará sobre Lipo HD em homens e será instrutor no curso de Remodelamento Costal no 60º Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica, que acontece em João Pessoa (PB). 

Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Total Definer Master e com certificado de Lipo Ultra HD UGRAFT, Dr. Pablo Rassi é referência em cirurgia mamária e contorno corporal. “A Lipo HD Total Definer, Lipo Ultra HD UGRAFT e enxertia muscular guiada por ultrassom são procedimentos cada vez mais buscados por quem quer valorizar ainda mais o contorno corporal, seja com resultados naturais ou bem definidos”, comenta. 

“Já o remodelamento de costelas com uso do aparelho piezoelétrico promove um corte preciso e seguro – minimamente invasivo, sem retirada da costela na maior parte dos casos, ajudando na melhora do acinturamento de pacientes que têm uma estrutura óssea muscular mais larga e valorizando ainda mais a cintura”, completa Dr. Pablo Rassi.

A tecnologia nos procedimentos de lipoaspiração também é um diferencial importante. A Lipoaspiração ultrassônica (Safer), por exemplo, ajuda na emulsificação da gordura, reduzindo o sangramento e aumentando a segurança, melhorando os resultados do procedimento. “Usamos também tecnologias de retração de pele, como: Argoplasma, Morpheus, Renuvion e BodyTite, que ajudam significativamente na melhora da flacidez da pele”, explica o cirurgião plástico. 

Desde junho deste ano, o cirurgião plástico Dr. Pablo Rassi atende na MedPlastic Consultórios, no Setor Bueno, em Goiânia.

CONTINUE LENDO

Arte

“Natureza em Nós”,

Publicado

on

Nesta sexta-feira (1º), será inaugurada a Exposição “Natureza em Nós”, com obras criadas com elementos naturais do Cerrado e de outros biomas do Brasil e da América Latina

Os trabalhos inéditos estarão disponíveis na Exposição “Natureza em Nós”, são do artista goiano Viníciu Fagundes, e une arte popular, cultura popular botânica e meio ambiente. As obras ficarão expostas até o dia 14 de novembro, no SESC Centro, em Goiânia. A entrada é gratuita

    Elementos naturais de espécies vegetais nativas de diferentes biomas, principalmente do Cerrado, da Amazônia e da Patagônia: essa é a proposta da esperada exposição de arte popular “Natureza em Nós”, do artista goiano Viníciu Fagundes, que acontece de 01 a 14 de novembro, na unidade do SESC no Setor Central, em Goiânia. Nela, o público poderá conferir trabalhos inéditos do artista de forma única e original, que unem aspectos de arte popular, cultura popular botânica e meio ambiente.

     Diante do cenário atual de aquecimento global, de desastres naturais e de queimadas, o objetivo da exposição é levantar reflexões e questionamentos sobre a crise ambiental atual. “Nosso intuito é despertar no público a sensação de pertencimento ao meio natural e de responsabilidade individual com o futuro do nosso planeta. Além disso, queremos contribuir para o resgate de aspectos culturais ancestrais associados às espécies da flora, principalmente daquelas utilizadas pelo povo brasileiro, tendo em vista que só conservamos aquilo que conhecemos”, afirma Viníciu.

    Para a exposição foram concebidas cerca de 40 obras inéditas (entre Quadros Botânicos e Esculturas Botânicas), criadas por intermédio de técnicas mistas, predominando o assemblage (técnica de colagem de materiais) associado a intervenções com tintas.

      Segundo a organização, cada trabalho contará com informações ambientais (como principais características e grau de conservação) e culturais (incluindo seu uso ancestral em lendas, vestuário, alimentação, decoração, construção civil e medicina popular, dentre outros) das principais espécies vegetais cujos elementos foram utilizados nas criações.

     “Natureza em Nós” também contará com alguns diferenciais. Haverá um quadro concebido com elementos botânicos oriundos da Patagônia argentina/chilena, numa alusão à crise climática mundial e à flora da América Latina. Também serão exibidas obras feitas com elementos botânicos advindos de quintais de casas do interior do Estado de Goiás, demonstrando as infinitas possibilidades criativas associadas à natureza.

      O público também poderá conferir uma obra especialmente inspirada no Parque Nacional da Serra da Canastra, localizado em Minas Gerais, e que após a exposição passará a integrar o Centro de Visitantes daquela unidade de conservação federal, vinculado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). E mais: os visitantes também poderão ter maior contato com a flora brasileira por intermédio de elementos botânicos variados que estarão expostos em condição bruta (in natura).

    A exposição “Natureza em Nós” ficará sediada no SESC Goiás, esquina entre as ruas 15 e 19, Centro – Goiânia, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, com entrada gratuita.   

Conheça mais sobre Viníciu Fagundes

   O artista popular/ambiental goiano Viníciu Fagundes – que também é engenheiro ambiental,  professor dos cursos de meio ambiente do Instituto Federal de Goiás (IFG) e Perito Ambiental do ministério Público (MP-GO) – tem ganhado destaque nacional nos últimos tempos, tendo sido escolhido pelo Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), por exemplo, como um dos dez melhores artistas populares (categoria revelação) do país em 2024. Outro destaque de sua trajetória ocorreu em 2023, quando seis de suas obras figuraram em cenários da novela global Terra e Paixão, bem como outras três que atualmente estão no cenário do programa Mais Você, de Ana Maria Braga. Viníciu também foi um dos criadores da obra Cavalhadas de 2023 e 2024, expostas em diferentes cidades de Goiás.

    Outro marco de sua carreira foi em 2022, quando, a convite do Governo do Estado de Goiás, criou 27 Esculturas Botânicas utilizadas como troféus do Prêmio Goiás Sustentável. Em 2024, a pedido do SEBRAE-GO, concebeu 27 Quadros Botânicos que foram utilizados como troféus do Prêmio Prefeitura Empreendedora.

    Durante a exposição serão exibidas algumas obras semelhantes às que marcaram sua carreira, como as adquiridas pela TV Globo (novela e programa Mais Você).

    Para além das obras propriamente ditas, o artista também apresenta as espécies do Cerrado em vídeos que divulga nas redes sociais (Instagram: @estudio_tutoia), bem como flagras ambientais identificados durante as coletas de materiais, na tentativa de despertar nas pessoas o interesse pela natureza e pela conservação das espécies.

Serviço:

Exposição “Natureza em Nós”, de Viníciu Fagundes Bárbara, do Estúdio Tutóia (@estudio_tutoia).

Data: 1º a 14 de novembro de 2024.

Local: SESC Goiás – Esquina entre as ruas 15 e 19, Centro – Goiânia.

Horário de funcionamento:  das 9h às 17h, de segunda a sexta.

Entrada franca.

A exposição foi selecionada por intermédio do concorrido EDITAL DE CREDENCIAMENTO nº 001/2023 do SESC GO, uma vez que atendeu a todos os critérios de relevância artística, singularidade, coerência e política cultural da instituição.

Fotos em anexo / Arquivo Pessoal

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Lívia Barros

CONTINUE LENDO
Advertisement

noticias