Na região do Brasil Central é tema de palestra na Ficomex 2024
O gestor Operacional e Segurança do Antares Polo Aeronáutico, João Marcos Coelho Soares, está entre os palestrantes da maior feira de comércio exterior do país, que ocorrerá em Goiânia, de 27 a 29 agosto. Aeroporto, que está sendo construído em Aparecida de Goiânia, também terá estande no evento
As potencialidades da aviação de negócio para a chamada região Brasil Central, que engloba os estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Rondônia, Tocantins e mais o Distrito Federal (DF). Esse será o tema da palestra que será ministrada no dia 28 de agosto, a partir de 16h30. pelo consultor e gestor Operacional e Segurança do Antares Polo Aeronáutico, João Marcos Coelho Soares, em um dos painéis da Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central – Ficomex 2024, que será realizada no Centro de Convenções de Goiânia, e é considerado o maior evento de comércio exterior no Brasil.
Ex-funcionário de carreira da Infraero e acumulando 36 anos de experiência no setor da aviação, João Marcos passou por grandes aeroportos comerciais do Brasil, como o Tenente Coronel Aviador César Bombonato (em Uberlândia-MG), o Marechal Rondon (em Cuiabá-MT), Eurico de Aguiar Salles (Vitória-ES), o aeroporto Santos Dumont (no Rio de Janeiro) e o Santa Genoveva (em Goiânia).
Em construção na cidade de Aparecida de Goiânia, o Antares será o único aeroporto entre os cerca de 170 expositores do evento. De acordo com o diretor comercial do empreendimento, Rodrigo Neiva, a participação na Ficomex representa uma grande oportunidade de apresentar, não só o Antares como uma nova infraestrutura aeroportuária para a aviação de negócio, mas também as potencialidades da região metropolitana de Goiânia, como um centro de integração e de negócios para o chamado Brasil Central. “Inicialmente, o Antares terá um foco estratégico na aviação executiva, atendendo especialmente uma grande demanda por transporte aéreo executivo para empresários do Centro-Oeste, do Norte e do DF. Mas nada impede que no futuro essa infraestrutura também seja usada para outros segmentos, como logística aérea e aviação regional”, pontua o diretor.
Segundo a gerente de marketing do Antares, Grazy Barros, o estande dentro da feira terá 36 m², um espaço que possibilitará levarmos a maquete do empreendimento. “Já levamos a nossa maquete em outros eventos e sempre faz sucesso. Os visitantes terão uma noção bem precisa do que será o Antares, bem mais do que um aeroporto, mas um polo preparado para atender empresas dos mais variados segmentos da aviação e também de outras áreas, como logística e indústrias”, explica a gerente.
Já consolidada como a maior feira de comércio exterior no Brasil, a Ficomex é uma realização da Federação das Associações (Faciest), com co-realização da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg), e parceria do Governo de Goiás. Além de reunir embaixadas, representantes de governos estaduais, de empresas nacionais e estrangeiras, a Ficomex 2024 será palco do Fórum dos Governadores do Brasil Central (BrC), no próximo dia 28 de agosto, a partir das 9 horas. O tema central a ser debatido pelos governadores dos estados que integram região será “Comércio Exterior no Brasil Central – Desenvolvimento e Integração”. O Fórum dos Governadores do Brasil Central (BrC) é, atualmente, presidido pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado.
Sobre o Antares Polo Aeronáutico
Capitaneado pelas empresas goianas Tropical Urbanismo, Innovar Construtora, CMC Engenharia, BCI Empreendimentos e Participações e RC Bastos Participações, o Antares será voltado totalmente para a aviação de negócio e sendo 100% privado, o que elimina entraves burocráticos com concessões públicas e assegura a segurança jurídica para os investidores. O aeroporto de negócios, que promete ser o maior do Centro-Oeste, terá em sua primeira fase a pista de pouso com extensão de 1.980 metros e a largura de 45m, o que possibilitará a operação de aeronaves de maior porte, como um Boingo 737-800.
Nesta primeira fase, também serão entregues a área de embarque e desembarque e 72 terrenos de 1.000m² a 1.500 m², já com toda a infraestrutura necessária para a instalação de hangares, serviços ligados à aviação, empresas de logística e indústrias. Situado no coração do Brasil, o polo tem em sua privilegiada localização geográfica um dos seus principais diferenciais em relação a outros aeroportos. Quando concluído, o Antares estará a uma hora de voo dos principais centros de consumo e populacional do País, que compõem 65% do PIB nacional. Mesmo as regiões consideradas mais distantes, como os extremos norte e sul do Brasil, o empreendimento não estará mais do que quatro horas de voo de distância.