Filmes produzidos pelo projeto ‘Ilha da Imaginação’ coleciona prêmios e destaques em festivais nacionais e internacionais Aprovada pela Lei de Incentivo à Cultura e com patrocínio da SPIC Brasil, a iniciativa do interior de Goiás conta com mais de 60 indicações
No interior do Brasil, em São Simão, Goiás, um projeto vem ganhando destaque nacional não apenas pelo caráter inovador, mas também pelo impacto transformador que provoca entre crianças e jovens participantes. O Ilha da Imaginação está abrindo caminhos para novas gerações no audiovisual e deixando sua marca em festivais de cinema.
Os filmes de Animação produzidos pelos alunos vêm acumulando prêmios e indicações, consolidando a iniciativa como um espaço de criação e talento. Desde 2020, 12 produções do projeto foram indicadas e seis receberam prêmios, acumulando mais de 60 indicações em categorias variadas em mostras nacionais e internacionais (Havaí e Rimini na Itália).
Dentre os premiados, “Renascida das Águas” venceu o Prêmio de Melhor Edição (Prata) no FACI 2021 – Festival Aparecidense de Cinema e foi selecionado no 4º CAFF – Cultural Animation Film Festival – Havaí 2020. “Tatá e os Amigos do Cerrado” levou Melhor Direção de Arte, Melhor Roteiro e Melhor Trilha Sonora no 15º Curta Taquary, em Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, em 2022 e foi selecionado para a 13ª Mostra do Circuito Tela Verde – Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, em 2024.
Outros destaques incluem “Final Light”, premiado como Melhor Filme de Entretenimento no IX Festival Internacional O Cubo de Cinema Independente em Língua Portuguesa, e “Star Pigs” eleito pelo Júri Popular no IX FAVERA-GO 2022 e selecionado no XXXVI Cartoon Club Itália (Rimini) 2020.
Os filmes “A Romantic Snack” e “Entre Estrelas”, produzidos pelos alunos da Monitoria em 2023, já estão na seleção oficial do VIII CINE JARDIM-FESTIVAL LATINO-AMERICANO DE CINEMA DE BELO JARDIM, que este ano será realizado entre os dias 14 e 19 de outubro de 2024, na cidade de Belo Jardim, Pernambuco.
Para a gestora do projeto pelo Instituto Maker, Danielle Cabral, dar protagonismo aos alunos, possibilitando que eles criem histórias no formato de filmes de animação, que transmitem conhecimentos, ideias e emoções singulares, é a premissa de existência do Ilha da Imaginação. “Do texto à tela, eles estão construindo suas jornadas para dar sentido ao mundo e compartilhar algo especial com as pessoas. As seleções e premiações nos Festivais são desdobramentos naturais da qualidade e da seriedade do trabalho realizado por todos que fazem com esse projeto aconteça diariamente. Frutos de um potente trabalho coletivo”, completa.
O Ilha da Imaginação segue em expansão com suas produções concorrendo em festivais e consolidando cada vez mais seu impacto cultural. Todos os filmes estão disponíveis para acesso no canal do YouTube do projeto @projetoilhadaimaginacao3670.
O projeto é aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da SPIC BRASIL e realização do Instituto Maker, AKM Performma, Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução. Já beneficiou mais de 60 mil jovens em 120 escolas públicas, oferecendo capacitação em leitura e produção audiovisual. Por meio de cursos, oficinas e a produção de filmes de animação, a iniciativa promove o desenvolvimento educacional e a criatividade dos participantes.
Sobre o Ilha da Imaginação Incentivo à leitura e à produção audiovisual, estímulo à imaginação das crianças, a construção de relacionamentos sólidos com a comunidade e capacitação são os pilares do programa Ilha da Imaginação, que hoje atua diretamente na comunidade de São Simão (GO) e região. O programa, que acontece gratuitamente desde 2019, já beneficiou cerca de 60 mil crianças e jovens de 8 a 18 anos em mais de 120 escolas públicas da região. O foco é capacitar para a leitura e produção audiovisual com cursos, oficinas e produção de filmes de animação. O programa já distribuiu mais de 50 mil livros gratuitamente durante as oficinas itinerantes. O programa é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, patrocinado pela SPIC Brasil e realizado pelo Instituto Maker, pela AKM Performma, Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução, sob gestão da executiva de projetos culturais do Instituto Maker, a goiana Danielle Cabral.
O especialista em mercado financeiro e zootecnista, Fabiano Tavares, foi um dos convidados exclusivos da première que apresentou o filme “Um Outro Olhar”, que foi realizado na última terça-feira, 25 de março, no Cinex, localizado no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia. O documentário é idealizado pela pecuarista Carmen Perez, a jornalista Flávia Tonin e o diretor de cinema Nando Dias Gomes, que mostra a realidade do campo, com ênfase para o bem-estar animal, as boas práticas de produção, a sustentabilidade e traz uma nova perspectiva ao agronegócio, um dos pilares da economia brasileira.
A pecuarista Carmen Perez, o diretor de cinema Nando Dias Gomes, a jornalista Flávia Tonin, o cantor e ator Diogo Brito, o “Guito” e os empresários goianos Priscilla Nunes e Marco Elisio Nunes (da “Planalto Tratores”) receberam os convidados na première do filme “Um Outro Olhar”, no CineX do Centro Cultural Oscar Niemeyer.
O documentário “Um outro olhar”, idealizado pela pecuarista Carmen Perez, a jornalista Flávia Tonin e o diretor de cinema Nando Dias Gomes foi apresentado em uma première exclusiva para convidados dos organizadores e dos empresários goianos Priscilla Nunes e Marco Elisio Nunes (da “Planalto Tratores”). A ação contou com a presença do cantor e ator Diogo Brito, o “Guito”, que assina a trilha sonora da obra (ele estreou na TV como o personagem “Tibério”, no remake da novela Pantanal). O evento aconteceu na noite da última terça, 25 de março, no CineX do Centro Cultural Oscar Niemeyer e teve a assinatura da cerimonialista & RP Cândida Dias. O filme faz parte do projeto “Quando Ouvi a Voz da Terra”, uma série com o longa-metragem e quatro curtas que tem a participação de Temple Grandin e do Prof. Mateus Paranhos. A película mostra a realidade do campo, com ênfase para o bem-estar animal, as boas práticas de produção, a sustentabilidade e traz uma nova perspectiva ao agronegócio, um dos pilares da economia brasileira. Mais informações no perfil do Instagram @quandoouviavozdaterra e no canal youtube.com/@quandoouviavozdaterra
CRÉDITOS: Agência Fotonotícia
Os empresários goianos Priscilla Nunes e Marco Elisio Nunes (da “Planalto Tratores”) foram os co-anfitriões da première. O evento contou com a presença do cantor e ator Diogo Brito, o “Guito”. Ele assina a trilha sonora da obra.
A pecuarista Carmen Perez, o diretor de cinema Nando Dias Gomes e a jornalista Flávia Tonin realizaram a première do filme “Um Outro Olhar”, no CineX do Centro Cultural Oscar Niemeyer.
A jornalista Flávia Tonin, o diretor de cinema Nando Dias Gomes e a pecuarista Carmen Perez realizaram a première do filme “Um Outro Olhar”, no CineX do Centro Cultural Oscar Niemeyer.
O documentário “Um outro olhar” foi apresentado em uma première exclusiva assinada pela cerimonialista & RP Cândida Dias. O evento aconteceu na noite da última terça, 25 de março, no CineX do Centro Cultural Oscar Niemeyer e recebeu convidados do co-anfitrião, o empresário goiano Marco Elisio Nunes (da “Planalto Tratores”). O filme faz parte do projeto “Quando Ouvi a Voz da Terra”, idealizado pela pecuarista Carmen Perez, a jornalista Flávia Tonin e o diretor de cinema Nando Dias Gomes.
O CEO da Planalto Tratores, Eneir Guimarães, os co-anfitriões da première, empresários goianos Priscilla Nunes e Marco Elisio Nunes, e o Diretor Comercial Valtra, Claudio Esteves ajudaram a receber os convidados da première.
Os pecuaristas Frederico Simioni e Carmen Perez receberam os convidados na première do filme “Um Outro Olhar”, no CineX do Centro Cultural Oscar Niemeyer.
A première do filme “Um outro olhar” contou com a presença do cantor e ator Diogo Brito, o “Guito” (ele assina a trilha sonora da obra) e do diretor de cinema Nando Dias Gomes (um dos idealizadores do projeto).
O documentário “Um outro olhar” foi apresentado em uma première exclusiva assinada pela cerimonialista & RP Cândida Dias. O evento aconteceu na noite da última terça, 25 de março, no CineX do Centro Cultural Oscar Niemeyer e contou com a presença do cantor e ator Diogo Brito, o “Guito”. Ele assina a trilha sonora da obra.
—
As empresárias Silvana Oliveira e Elis Mendes eram convidadas da première do filme que mostra a realidade do campo, com ênfase para o bem-estar animal, as boas práticas de produção, a sustentabilidade e traz uma nova perspectiva ao agronegócio.
A pecuarista Carmen Perez, o diretor de cinema Nando Dias Gomes, a jornalista Flávia Tonin, o cantor e ator Diogo Brito, o “Guito” receberam os convidados na première do filme “Um Outro Olhar”, no CineX do Centro Cultural Oscar Niemeyer.
Sessão de cinema especial para mães com bebês de até 18 meses acontece na quarta-feira, 26 de março. Além de todo o conforto proporcionado às mães e bebês que vão ao cinema, filme é opção para toda a família
A próxima sessão do CineMaterna Flamboyant traz o aguardado live action “Branca de Neve”, dia 26 de março, às 14h10. A nova versão da clássica animação de 1937 chega com novidades, mas traz um enredo envolvente sobre uma jovem bondosa que é invejada, perseguida e ameaçada por sua madrasta cruel, a Rainha Má. Obrigada a fugir para o bosque mágico antes que algo de muito ruim aconteça, Branca é acolhida por novos amigos e se prepara para tomar o poder do reino e restabelecer a justiça aos seus moradores.
Oferecendo uma sessão mais que especial, a sala de cinema será preparada para oferecer todo o conforto e facilidades aos participantes. Destaque para o áudio do filme com volume reduzido, iluminação leve e temperatura amena. Outros cuidados especiais são os trocadores dentro do cinema, abastecidos com fraldas, pomadas e lenços umedecidos – que podem ser usados gratuitamente. Uma facilidade para as famílias é poder estacionar os carrinhos de bebês próximos à entrada da sala de cinema.
Novamente nesta edição, as 10 primeiras mães que chegarem com seus bebês de até 18 meses serão presenteadas com cortesias. Os ingressos grátis serão distribuídos por ordem de chegada meia hora antes do início da sessão por uma coordenadora CineMaterna devidamente uniformizada.
Local: Cinemark Flamboyant Shopping Center – Piso 3
Preço das sessões: o valor do ingresso é o mesmo praticado nas sessões normais do Cinemark
Informações: 3546-2068
Branca de Neve
Sobre o CineMaterna
A Associação CineMaterna é uma organização sem fins lucrativos, pioneira em sessões de cinema amigáveis para mães e bebês de até 18 meses. Fundada em São Paulo, em agosto de 2008, por mães que, a partir de uma necessidade pessoal, desenvolveram um programa feito especialmente para famílias com bebês: sessões de cinema nas quais o filme exibido é voltado para o entretenimento do público adulto, mas a sala é adaptada para receber os pequenos, além de uma equipe especial de mães voluntárias que recepciona e acolhe o público. A ONG está presente em diversos cinemas espalhados por 47 cidades de 16 estados brasileiros. Em 15 anos de história, já levou mais de 239 mil famílias em mais de 10 mil sessões realizadas.