O livro “Noctâmbulos” propõe uma jornada poética que mergulha nas profundezas da alma humana. A obra foi premiada pela Bolsa de Publicações Hugo de Carvalho Ramos, o mais antigo prêmio de literatura do Brasil e será publicado pela Editora Mondru
A nova obra do escritor Renan Alves Melo que será lançada nesta quinta-feira, dia 19, a partir das 19h, no Shopping Bougainville, convida o leitor a uma caminhada por poemas andarilhos e, com uma linguagem rica em metáforas e imagens, fala sobre a fragilidade humana e a beleza singular da palavra. “Noctâmbulos” não se limita a apresentar a arte poética, mas utiliza a poesia contemporânea para a própria metapoesia, incitando o leitor a questionar as razões da vida e da existência humana.
“Trata-se de uma poesia dotada de um magnetismo lírico vigoroso, concentrando-se principalmente na criação de imagens, enriquecidas por metáforas habilmente construídas. Essas características poéticas renderam à obra a honra de receber o Prêmio Literário Bolsa de Publicações Hugo de Carvalho Ramos, devido à riqueza de seu estilo e à elegância de seus versos. Neste contexto de habilidade artística, o livro ‘Noctâmbulos’, agora premiado, conquistou de forma unânime o reconhecimento da Comissão Julgadora.”, Comissão Julgadora da bolsa de publicações Hugo de Carvalho Ramos 2023.
Mais sobre Renan Alves Melo
Renan Alves Melo nasceu em Inhumas, interior de Goiás. É escritor e publicitário. Suas linhas já conquistaram diversas premiações, tais como: Coleção Belamor da Universidade Federal de Goiás, Concurso Literário Mário Quintana e Prêmio Sesi Arte e Criatividade. É autor de “Mar Escrito” – contos, e “Caminhárias” – poesia. Publicou o livro de contos “Ver de Novo o Mar” pela Mondru. “Noctâmbulos” recebeu o Prêmio Bolsa de Publicações Hugo de Carvalho Ramos em 2023 e sai agora pela Mondru.
Serviço:
Lançamento livro Noctâmbulos
Quando: dia 19/12, a partir das 19h
Local: Espaço D’Lux que fica no piso 2 do Shopping Bougainville
No dia 7 de dezembro de 2024, às 10h, a premiada pianista, pesquisadora e escritora Gyovana Carneiro lança seu encantador livro infantil “O Piano Encantado de Cristofori” na Pomar Livraria, em Goiânia. A obra, com uma abordagem lúdica e ilustrativa, narra a fascinante história de Bartolomeo Cristofori, inventor do piano, despertando nas crianças o amor pela música e pela criatividade.
Gyovana, doutora em Ciências Musicais e uma das figuras mais influentes da cena cultural goiana, convida crianças, famílias e amantes da música para esse evento especial, que contará também com a participação do café Casa Dulce Frida, aberto a partir das 9h.
Reserve a data e mergulhe na história do piano com uma narrativa inspiradora!
João Ribeiro de Moura, médico, escritor e pintor lança seu quarto livro “Pandemia! Experiências vividas e observadas”.
Quarta obra lançada pelo médico, artista e um dos fundadores do Sicoob UniCentro Br aborda experiências científicas e sociais do período trágico vivenciado pela humanidade. Lançamento foi realizado no último sábado (19/10), na sede da cooperativa financeira, em Goiânia
O médico, escritor, pintor e um dos fundadores do Sicoob UniCentro Br, João Ribeiro de Moura, lançou o seu quarto livro “Pandemia! Experiências vividas e observadas”, em um evento exclusivo, no último sábado (19/10), realizado no salão de eventos do Sicoob UniCentro Br, em Goiânia. A data coincidiu com as celebrações do aniversário do autor e de sua filha, reunindo familiares, amigos e colegas de profissão. A obra, escrita durante a pandemia de Covid-19, reflete sobre o período trágico vivido pela humanidade, abordando diferentes ângulos, como o científico e o social. A capa do livro foi pintada recentemente pelo próprio autor em uma obra sobre tela, destacando o talento artístico de João, que também expôs pinturas de seu acervo particular durante o evento. As obras, que retratam paisagens típicas do cerrado e de outras regiões do Brasil, ampliaram a atmosfera cultural do lançamento.
Durante o evento, ele contou que a paixão pela escrita surgiu quando se preparava para se aposentar. “Quando criança eu nem imaginava que algum dia seria escritor ou pintor. Foi uma vontade que surgiu há cerca de 20 anos e recebi o apoio da minha esposa, que me presenteou com um ateliê. A partir disso, eu decidi que seria escritor e, hoje, estou aqui lançando o meu quarto livro. É uma imensa alegria para mim”, relatou. Emocionado, João Ribeiro compartilhou os desafios enfrentados durante o processo de escrita. “Tive momentos nos quais pensei em desistir, mas algo me dizia que eu precisava concluir. Terminei a obra justamente quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou o fim da pandemia. Foi um período muito trágico da humanidade e senti a necessidade de registrar essas experiências para que as futuras gerações possam aprender com elas”, completou.
O coordenador do Instituto Cultural Sicoob UniCentro Br, Fernando Cupertino, também amigo do escritor, foi convidado a apresentar a obra. Em seu discurso, Cupertino destacou o grande potencial do livro de ser um documento sobre a pandemia para as décadas futuras. “Este livro tem um imenso potencial de transmitir às gerações vindouras as experiências vividas e observadas durante a pandemia de Covid-19. Ele aborda o sofrimento, o distanciamento entre as pessoas e o impacto científico e social desse período. Muitas famílias ainda sofrem, mesmo após o fim oficial da pandemia, e o livro do doutor João captura o momento com muita responsabilidade e sensibilidade”, reiterou. O evento contou também com uma homenagem da pediatra Odete Brito, amiga de longa data do autor, que destacou a trajetória de João Ribeiro de Moura desde a Região Nordeste até o Estado de Goiás, além da profunda amizade que construíram ao longo dos anos.
Sobre o Sicoob UniCentro Br
Cooperativa financeira de livre admissão possui o objetivo de administrar os recursos financeiros dos cooperados, proporcionando maior rentabilidade e justiça financeira a todos. A instituição foi fundada há 32 anos, em Goiânia, administra R$ 8 bilhões de ativos e conta com mais de 130 mil cooperados no Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins.
Em seu primeiro livro, o escritor e professor de Língua Portuguesa, Ricardo Pereira, traz seu olhar para a história envolvente do mais famoso poema de Carlos Drummond de Andrade; Lançamento será neste sábado, no Portal Hall, no setor Serrinha, para convidados
Após 94 anos, o mundo literário, enfim, vai poder conhecer a história de João, Teresa, Raimundo, Maria, Joaquim e Lili, os famosos personagens do poema Quadrilha, de Carlos Drummond de Andrade. Pelo menos a versão do escritor, professor de Língua Portuguesa e fã do escritor mineiro, Ricardo Pereira, de 32 anos, que lança o livro “E se Você Amasse Alguém que Ama outra Pessoa?” no próximo sábado, 19 de outubro, às 19h, em Goiânia.
A data foi escolhida a dedo, pois no dia 31 deste mês, Drummond faria 122 anos de nascimento, e deve receber inúmeras homenagens como ocorre todos os anos. Para Ricardo, o livro também é um agradecimento ao mineiro por tê-lo ajudado a se encontrar. “Quando eu comecei a escrever este livro, eu achava que o amor era uma coisa; quando terminei, descobri que era outra. Assim como nos desencontros amorosos imortalizados por Drummond, este livro reflete a dor e a beleza dos desencontros amorosos e, principalmente, do encontro com nós mesmos”.
Dividido em 7 capítulos, o romance interliga a vida de 6 personagens – João, Teresa, Raimundo, Maria, Joaquim e Lili, que vão se encontrar e se afastar em vários lugares do Brasil, inclusive Goiás, e do mundo. “O poema conta a história do meio: ‘João amava Teresa que amava Raimundo que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili que não amava ninguém. João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento, Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes que não tinha entrado na história’. Resolvi dar um início e um fim às personagens e reinterpretar o poema em forma de romance”, destaca Ricardo.
Com uma escrita envolvente e poética, Ricardo nos presenteia com uma narrativa que captura a essência dos desencontros amorosos e a complexidade do amor em uma jornada inesquecível pelos caminhos tortuosos do coração humano. Ele se inspirou em pessoas reais para escrever o livro. “Desde criança, eu queria escrever um livro, até construí uma mesa para essa finalidade, mas eu não tinha vivência nem experiência, pouco entendia do amor. Só o sentia. E o sentia, ao mesmo tempo, de uma forma bela, mas também de uma forma trágica, pela relação dos meus pais. O tempo passou e, no meio do caminho e dos livros, eu conheci Carlos Drummond de Andrade e outras pessoas, que me deram a ideia da escrita. Eu passei, então, a olhar, de forma mais analítica, os desencontros, tentando trazer para a ficção, de forma suave, a realidade”.
O prefácio do livro é assinado pela jornalista e escritora Marla de Queiroz. Segundo o texto que abre o exemplar, e uma verdadeira carta a Ricardo Pereira, a obra revela a complexidade das relações humanas em um enredo que faz refletir sobre a natureza do afeto e da dor. “Talvez, o protagonista dessa história seja a necessidade de se encontrar. E, talvez, a busca incessante pelo amor no outro seja a ponte para retornar ao que somos. Porque amor é fonte que não seca. E o desencontro pode ser só mais um lugar que podemos esquecer. Afinal, “o passado é um monstro difícil de derrotar. Mas derrotável’. Eu li sem querer parar, mas sem querer que acabasse”.
Doce notícia Para o escritor Rafael Magalhães, que possui o perfil Precisava Escrever (@precisavaescrever) no Instagram com 3,7 milhões de seguidores, o livro “E se Você Amasse Alguém que Ama outra Pessoa?” foi uma grata surpresa. “Lembro da primeira vez que tive o privilégio de ler aquelas 52 palavras de Quadrilha ainda nos tempos de escola. Durante todos esses anos, eu me questionei o que diabos o João foi fazer nos Estados Unidos? Como foi o tal desastre que ceifou a vida do Raimundo? De onde havia surgido o tal Fernandes? São dúvidas sinceras e que provavelmente ficariam sem resposta. Acontece que, para a minha surpresa e empolgação, neste ano eu recebi a doce notícia de que, depois de tanto tempo, alguém finalmente teria a coragem necessária para se debruçar sobre estas pontas soltas”.
SERVIÇO Lançamento do livro E se Você Amasse Alguém que Ama outra Pessoa? Dia 19 de outubro, às 19h, no Portal Hall, no setor Serrinha, em Goiânia Evento para convidados