Connect with us

Negocios

Entenda o papel da governança nas empresas familiares

Publicado

on

Especialista orienta a importância de profissionalizar o negócio e organizar a estrutura familiar

Se você é proprietário ou gestor de uma empresa familiar, provavelmente já ouviu falar sobre governança familiar, certo? A governança familiar refere-se a um conjunto de práticas, regras, acordos e estruturas que direcionam a administração de uma empresa familiar. Seu principal propósito é assegurar que haja um equilíbrio entre os interesses da família e os da empresa, garantindo assim a sustentabilidade e o sucesso do negócio.

No Brasil, as empresas sob controle familiar são a principal força propulsora da economia, servindo como uma fonte significativa de renda e empregos, além de contribuírem com mais de 65% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

Apesar do tamanho e do potencial expressivo desse setor, existem certos desafios que se destacam. Essa constatação vai ao encontro do Índice Global de Empresas Familiares, da PwC, que revela que apenas 36% das empresas desse tipo vão à 2ª geração; 19%, para a 3ª geração; 7%, para a quarta geração; e apenas 5%, para a quinta ou mais gerações.

Segundo Melina Lobo, conselheira de administração e advogada, essa alta taxa de desaparecimento evidencia a importância de profissionalizar o negócio e organizar a estrutura familiar. “Nesse contexto, a governança familiar tem se mostrado um recurso valioso para apoiar as empresas familiares”, explica.

A boa notícia é que existem profissionais que podem ajudar a resolver boa parte desses problemas, orientando as empresas a respeito das boas práticas de governança.

Ela orienta que a governança corporativa é fundamental para o sucesso de uma empresa familiar, pois:

●     Ajuda a equilibrar as necessidades da família com as do negócio;

●     Evita conflitos que podem surgir da sobreposição de interesses;

●     Promove a perenidade do negócio;

●     Garante transparência, responsabilidade e gestão eficaz;

●     Profissionaliza a empresa e os sucessores;

●     Evita fraudes;

●     Gera mais valor para a empresa.

As vantagens da governança corporativa em empresas familiares

Ainda de acordo com Lobo, a adoção de práticas eficazes de governança em empresas familiares traz uma gama de vantagens, tanto de natureza concreta quanto subjetiva, que são essenciais para seu desenvolvimento sustentável ao longo do tempo.

“Um dos principais ganhos é a maior transparência resultante da governança. Ao estabelecer estruturas de prestação de contas e oferecer informações claras, as empresas familiares fomentam um ambiente de confiança, o que aumenta a clareza nas operações e fortalece os laços comerciais”, destaca.

Além disso, a governança corporativa contribui para uma melhor gestão de riscos nas empresas familiares. “Com a implementação de políticas e processos adequados, que vão desde a identificação até a avaliação e mitigação de riscos, essas organizações conseguem estar preparadas e reagir de maneira eficiente a eventuais ameaças, assim protegendo seus bens e reduzindo danos potenciais”, continua.

O acesso a capital também se destaca como uma vantagem significativa. Através da adoção de práticas transparentes e eficazes, as empresas familiares conseguem atrair investidores e financiadores, que percebem nelas uma administração sólida e de confiança.

“Isso facilita o acesso aos recursos financeiros essenciais para o crescimento, a expansão e os investimentos futuros. Além disso, uma boa governança corporativa reforça a reputação da empresa”, revela.

A implementação de altos padrões éticos, políticas de responsabilidade social corporativa e a ênfase em práticas de gestão eficazes revelam o comprometimento dessas organizações com a integridade e a sustentabilidade.

“Uma reputação sólida é fundamental para a formação de relações duradouras com clientes, fornecedores e demais parceiros comerciais”, finaliza.

Por último, a governança corporativa é um pilar importante para a longevidade dos negócios familiares. Ao desenvolver estruturas de governança claras e eficientes, as empresas da família se preparam para enfrentar os desafios do futuro, como a questão da sucessão, garantindo a preservação da cultura e dos valores essenciais da organização por várias gerações. Isso assegura a continuidade das operações e a criação de um legado empresarial que perdura.

Johny Cândido

Assessor de imprensa – Jornalista

CONTINUE LENDO
CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Negocios

Programa “PCD GWM Navesa” foi lançado durante o “Mobility Day”!

Publicado

on

O programa “PCD GWM Navesa” foi lançado nacionalmente em Goiânia, durante o “Mobility Day”, na noite da última quinta (29/1). Os gerentes comerciais Higor Barbosa, Evandro Araújo e a supervisora de marketing Isadora Beltrão apresentaram para o mercado os veículos híbridos & elétricos mais completos e vendidos do Brasil, em suas novas versões. Durante todo período da ação, as primeiras 800 unidades disponíveis dos carros “Haval H6 HEV” e “Ora 03” terão condições exclusivas para os clientes PCD da concessionária do Grupo Navesa, localizada na Av. Mutirão esq. Av. T-55, no Setor Bueno. Mais informações e agendamento de test drive em @gwmnavesa e no (62) 3413-0600

Local: GWM Navesa, Av. Mutirão esq. com R. T-55, n° 317 – St. Bueno, Goiânia – GO, 74215-170.

Redes sociais: https://www.instagram.com/gwmnavesa/ & https://navesagwm.com.br/

Para mais informações e agendamento de test drive: (62) (62) 3413-0600 / WhatsApp, com condições especiais para PCD.

Contato: Isadora Beltrão – (62) 98277-5167 (Supervisora de Marketing)

Vigência do Programa PCD GWM: Permanente.

Crédito: Fabrício Barreto

Carlos Eduardo Faria – Kadu!

Jornalista / Paspartú Comunicação

CONTINUE LENDO

Negocios

LIDE CEO reúne empresários para debate sobre inovação e inteligência artificial com especialista do Vale do Silício

Publicado

on

Evento contou com a presença de afiliados e convidados do LIDE Goiás

Afiliados e empresários convidados do LIDE Goiás se reuniram na manhã da última sexta-feira (23), no escritório Lara Advogados Associados (Mantenedor do LIDE Goiás), para uma conversa exclusiva com Alex Dantas, fundador e CEO da Circuit Launch – maior hub de hardware e robótica do Vale do Silício. O encontro foi promovido pelo LIDE CEO, com foco em promover um diálogo qualificado sobre inovação, tecnologia e os impactos concretos da inteligência artificial no mundo dos negócios.

Durante o encontro, Alex Dantas compartilhou experiências do ecossistema de inovação do Vale do Silício e alertou os empresários goianos: “Inteligência Artificial não é mais o presente – é o ontem. O mundo já avançou e está em uma nova curva de aceleração. Ou acompanhamos esse ritmo, ou perdemos o bonde da competitividade.”

Representando o presidente do LIDE CEO Goiás, Marcelo Camorim, a empresária Karla Posê fez a abertura do evento. Ela reforçou a importância de momentos como este para gerar conexões estratégicas entre grandes lideranças. “O LIDE é um ecossistema vivo de trocas. Cada encontro é uma oportunidade de fortalecer vínculos e impulsionar novas ideias”, afirmou.

Presidente do LIDE CEO Goiás, Marcelo Camorim destacou a relevância do encontro na agenda da entidade. “Quando aproximamos o empresariado goiano de quem está na fronteira da inovação global, como o Vale do Silício, encurtamos distâncias e aceleramos decisões. Nosso compromisso é garantir que os líderes de Goiás tenham acesso a conteúdo estratégico, experiências reais e conexões que ajudem a transformar inovação em resultado para os negócios”, ressaltou.

Anfitrião do encontro e presidente da OAB-GO, o advogado Rafael Lara destacou a importância de receber os empresários para um momento de troca profunda. “É uma honra abrir as portas do nosso escritório para um tema tão necessário. Estamos diante de uma transformação que remodela o mercado e exige conhecimento técnico, visão estratégica e cooperação”, pontuou.

O CEO do LIDE Goiás, Cledistonio Junior, participou da concepção do evento e reforçou a missão da entidade. “Nosso papel é provocar a reflexão e preparar nossas lideranças para o que está por vir. A inteligência artificial não é mais uma tendência – é um divisor de águas para os negócios”, ressaltou.

O encontro integra a agenda de 2026 do LIDE CEO Goiás, que prevê novos espaços para debates sobre futuro, liderança e transformação empresarial.

CONTINUE LENDO

Negocios

Mercado & Opinião.

Publicado

on

Durante o primeiro encontro de 2026 do Mercado & Opinião, marcaram presença Chris Pitanguy, Otacílio Ramalho, Marcelo de Carvalho e Ângela Ramalho. A reunião aconteceu, como de tradição, no renomado Rancho Português, no bairro da Vila Olímpia, em São Paulo.

O Mercado & Opinião é um grupo exclusivo de líderes empresariais no Brasil que promove encontros periódicos — entre jantares, fóruns e conferências — voltados à troca de experiências, networking executivo e debates estratégicos sobre mercado, economia e tendências. O grupo reúne CEOs, presidentes e executivos sêniores para discussões de alto nível e a construção de análises coletivas sobre o futuro dos negócios no país

CONTINUE LENDO
Advertisement

noticias