Experiências interativas, imersivas e emocionais ganham destaque, oferecendo aos clientes uma nova forma de vivenciar os empreendimentos
Sempre muito simpático, o spritz alemão Bento é um dos pets que recebem os clientes com perfil pet friendly no decorado Casa Opus Marista durante as experiências personalizadas
Crédito foto: divulgação
O mercado imobiliário de alto padrão tem investido cada vez mais em experiências que envolvem emoção e sensorialidade para atrair e fidelizar os clientes. Pesquisa da Brain Behavior, divisão de pesquisas sobre comportamento de consumo da Brain — Inteligência Estratégica, revelou que 85% dos homens e 90% das mulheres afirmam que as emoções desempenham papel fundamental na decisão de compra de um imóvel. Para os homens, o orgulho é o sentimento predominante, enquanto para as mulheres, a empolgação lidera.
Esses dados destacam a importância de uma abordagem mais emocional e personalizada na jornada de compra, algo que as incorporadoras de alto padrão têm percebido e implementado em suas estratégias. Em Goiânia, o mercado de luxo se destaca, com um Valor Geral de Vendas (VGV) de R$ 1,2 bilhão, reforçando o crescente potencial da cidade no setor de imóveis de alto padrão.
A Consciente Construtora e Incorporadora é um exemplo de inovação nesse cenário. Ao lançar o empreendimento, Fascino Consciente, que tem a como inspiração a cidade italiana de Milão, trouxe além da apresentação tradicional de imóveis, uma experiência imersiva aos clientes. Utilizando tecnologias como projeções holográficas e espelhos piso-teto, que unem arte e sofisticação, a incorporadora criou um ambiente sensorial que permite aos visitantes vivenciarem o projeto de maneira interativa.
Em complemento à experiência, os compradores do Fascino Consciente recebem de presente uma cafeteira italiana e café artesanal exclusivo, apresentados em embalagens personalizadas com estampa da artista e designer Bruna Brom. O presente remete à sofisticação do café, uma referência direta à inspiração do empreendimento, Milão, e reforça a conexão com a elegância italiana.
A cenografia da imersão é assinada por Pedro Paulo Editor, que já participou de exposições renomadas como a Mostra Van Gogh e Impressionistas e eventos, como o São Paulo Fashion Week. As projeções destacam o design do empreendimento, localizado no Setor Oeste, assinado pelo arquiteto Leonardo Zanatta, que faz sua estreia em Goiânia. Essa é a primeira imersão do tipo no mercado imobiliário de Goiás, com o objetivo de estabelecer um novo padrão de apresentação de empreendimentos na capital.
A diretora de empreendimentos da Consciente, Camila Inácio, destaca que o Fascino Consciente demonstra a visão de inovação e sofisticação, unindo arte, design e tecnologia para criar uma conexão emocional com os clientes da incorporadora. “A imersão foi pensada para que as pessoas possam vivenciar o empreendimento de maneira interativa, permitindo uma verdadeira compreensão de sua essência. Nosso objetivo é não apenas entregar um produto de alto padrão, mas também transformar a maneira como o mercado imobiliário se comunica e encanta os seus clientes,” afirma.
Personalização
O cliente entra no apartamento decorado e é recepcionado por um simpático amigo de quatro patas, enquanto sente o aroma da sua comida favorita e, ao fundo, aquela música que a pessoa adora. A sala está repleta de fotografias que evocam momentos felizes com sua a família e lembranças de viagens. Nesse sentido, a Opus Incorporadora tem se dedicado ao uso de estratégias de neuromarketing para criar experiências personalizadas e proporcionar visitas que vão muito além da simples apresentação de um decorado.
Ludmila Amaral, responsável pelo Marketing de Experiência e Relacionamento com o Cliente, explica que a abordagem é menos pragmática e mais imersiva. Buscamos criar uma narrativa sensorial que envolva o cliente em uma experiência única. Ao incluir elementos como fotos de família, memórias de viagens, o cachorro do cliente e até a música que ele ama, transformamos a visita em algo muito mais íntimo e especial”, destaca.
O neuromarketing não é apenas uma tendência, mas uma ferramenta essencial para criar conexões profundas e significativas com o cliente. Sua utilização contribui para elevar a percepção de valor dos imóveis e solidificar a marca no coração de quem busca um lar. Por meio de um levantamento pessoal é possível filtrar gostos pessoais, desde preferências gastronômicas até interesses esportivos, criando uma ambientação que reflita a sua vida e aspirações. “Esse tipo de ação fideliza o cliente pela experiência proporcionada e pela atenção recebida. Temos clientes que se emocionam, alguns chegam a chorar, mas todos agradecem e confirmam que o sentimento foi de surpresa e de se sentirem em casa”, conta Ludmila.
O consultor, professor e coordenador das Formações em Marketing e Growth do IPOG, Carlos Costa, destaca que o neuromarketing vai além do convencional. “Quando falamos de mercado de luxo, é fundamental entender o comportamento desse consumidor, que é muito mais exigente. Ele está menos focado em preço e mais conectado a valores como exclusividade, status e experiências sensoriais. Aplicar o neuromarketing significa realmente estimular esse cliente de forma visual, utilizando sons, texturas e aromas. Precisamos construir uma narrativa que toque o subconsciente dele, elevando a percepção de valor do imóvel e gerando uma conexão emocional. Em vez de competir por preço, focamos na personalização da experiência para gerar conexões que tenham propósito e estejam alinhadas aos valores da marca”.
Érica Caetano – Kasane
Assessora de Imprensa