O Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia – Iris Rezende Machado (HMAP), unidade da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), construído e mantido pela Prefeitura e administrado pelo Einstein, inicia o ano de 2025 com um novo diretor.
O médico radiologista Pedro Vieira Santana Netto passa a ocupar o cargo anteriormente exercido pelo médico intensivista Felipe Piza. Por sua vez, Piza, que passou os últimos dois anos e meio à frente do maior hospital municipal do Estado e da unidade privada do Einstein em Goiânia, assume agora a direção regional do Einstein em Goiás, que contempla as duas unidades e, também, o Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (HUGO), que passou a ser gerido pela organização em junho de 2024.
Há 14 anos no Einstein, Pedro liderou projetos em áreas como qualidade e segurança, experiência do paciente e planejamento estratégico, tendo acumulado também vasta experiência no Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2019, passou a coordenar, por exemplo, o projeto Banco de Imagens, que vem desenvolvendo uma plataforma nacional de armazenamento de imagens de exames coletados no SUS, visando apoiar os médicos no diagnóstico de diferentes doenças com o suporte de inteligência artificial. A iniciativa é conduzida pelo Einstein no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), em parceria com o Ministério da Saúde.
Sintonia com a gestão municipal
Para ele, assumir o desafio de comandar o HMAP é um presente. “Apesar de estar à frente do hospital há pouco mais de um mês, já ficou evidente para mim a qualidade e o comprometimento de toda a equipe”, destaca. O objetivo é dar continuidade ao trabalho de excelência realizado na unidade, agora sob a gestão do prefeito Leandro Vilela e do secretário Alessandro Magalhães, para seguir impactando de forma positiva a vida dos pacientes e de toda a comunidade de Aparecida.
Para 2025, a unidade reforça o compromisso com um atendimento humanizado e, ao mesmo tempo, permeado por inovação, foco também da atual gestão municipal. “Vamos contar ainda mais com o apoio da tecnologia para promover melhores desfechos. Ao mesmo tempo, o atendimento humanizado segue como algo inegociável para nossa equipe, visando promover a melhor experiência possível aos pacientes”, conclui Pedro.
Sobre o HMAP
O Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia – Iris Rezende Machado (HMAP) foi inaugurado em dezembro de 2018 e é o maior hospital do Estado feito por uma prefeitura. Administrado pelo Einstein desde junho de 2022, foi construído numa área superior a 17 mil metros quadrados, onde atua com mais de 1.100 colaboradores para o atendimento de casos de alta complexidade, incluindo hemodinâmica e cirurgia bariátrica, além de várias especialidades cirúrgicas e diagnósticas. A estrutura contempla 10 salas de cirurgia e 235 leitos operacionais, sendo 10 de UTI pediátrica, 39 de UTI adulto, 31 de enfermaria pediátrica, e 155 leitos de clínica médica/cirúrgica.
Trata-se da primeira operação de hospital público feita pelo Einstein fora da cidade de São Paulo. Nos primeiros seis meses de gestão, as filas de UTI da unidade foram reduzidas consideravelmente e a capacidade de atendimento dos leitos, dobrada. Já as longas filas de espera para cirurgias eletivas foram diminuídas em menos de um ano, feito alcançado graças a iniciativas como mutirões cirúrgicos, que priorizaram demandas urgentes. Nos primeiros seis meses de gestão Einstein, o tempo de permanência dos pacientes no hospital também foi reduzido de 9,5 para 5 dias. Em relação à mortalidade, em junho de 2022 a taxa era de 15,33% e, seis meses depois, de 3,6%.
FatoMais Comunicação