Connect with us

Notícias

Importância da terapia de Análise do Comportamento Aplicada (ABA) no desenvolvimento de pessoas com autismo

Publicado

on

No Dia Mundial da Conscientização do Autismo, especialistas ressaltam como a terapia ABA promove autonomia e qualidade de vida para pessoas autistas

No dia 2 de abril, é celebrado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para promover o entendimento sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), combater preconceitos e incentivar a inclusão. Durante todo o mês, conhecido como Abril Azul, campanhas ao redor do mundo reforçam a importância de dar voz às pessoas autistas, destacando a necessidade de acesso a diagnósticos, tratamentos adequados e, acima de tudo, respeito e aceitação.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 70 milhões de pessoas no mundo possuem TEA. Atualmente, estima-se que cerca de 1 a cada 36 crianças seja diagnosticada com autismo, segundo dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC). No Brasil, a estimativa é que aproximadamente 2 milhões de pessoas estejam dentro do espectro.

O TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por desafios na comunicação, interação social e padrões de comportamento repetitivos. Embora não tenha cura, intervenções precoces e adequadas, como a Análise do Comportamento Aplicada (ABA), podem ajudar no desenvolvimento e na autonomia das pessoas autistas.

A ABA é uma abordagem baseada em evidências científicas que busca promover a aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades sociais, cognitivas e de comunicação, adaptando-se às necessidades individuais de cada paciente.

Segundo Juliana Moura, psicóloga especializada em ABA para autismo, essa intervenção pode trazer resultados significativos na autonomia e na qualidade de vida das pessoas autistas. “A terapia ABA é uma ferramenta essencial para ajudar pessoas autistas a desenvolverem habilidades sociais, de comunicação e autonomia, promovendo mais qualidade de vida”, afirma a psicóloga.

As intervenções em ABA têm como principal objetivo ampliar o repertório de comportamentos dos indivíduos e reduzir a frequência ou intensidade de comportamentos desafiadores. Por meio de técnicas que promovem o aprendizado de novas habilidades, a abordagem contribui para o desenvolvimento da comunicação, da autonomia e da socialização. Cada plano é adaptado de forma personalizada, respeitando as necessidades e o ritmo de cada pessoa.

“As intervenções precisam de uma avaliação criteriosa, com protocolos reconhecidos nacional e internacionalmente. Essa análise abrange todos os domínios do desenvolvimento e inclui a coleta de dados para entender os fatores que influenciam o comportamento, ajudando a ajustar o plano de intervenção e encontrar estratégias para lidar com comportamentos desafiadores”, ressalta Juliana.

A psicóloga ainda destaca que durante as intervenções em ABA, cada criança recebe um Plano Terapêutico Individualizado (PTI), criado após uma avaliação criteriosa para definir metas de ensino adaptadas à sua realidade, aplicadas em casa, no consultório e em outras terapias. Por ser uma ciência — e não um método fixo — a ABA considera a singularidade de cada indivíduo. O plano, elaborado por um Supervisor Analista do Comportamento, é acompanhado por mensurações contínuas para garantir o progresso, podendo ser aplicado por profissionais capacitados e pelos próprios pais.

“Deixo uma ressalva importante que a ciência ABA não é só para o tratamento dos autistas. Todos os indivíduos podem e devem se beneficiar com essa tão renomada ciência que está presente em todos os contextos a fim de promover a modificação do comportamento, seja no esporte, na economia, na escola, e na vida de qualquer indivíduo”, destaca Juliana.

Sobre Juliana Moura
Juliana Moura é psicóloga especializada em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para autismo, com formação complementar na Universidade de Harvard e no Institute Mind, na Califórnia. Mestranda em Psicologia da Educação, ela atua na capacitação de profissionais e familiares. A psicóloga também é fundadora das clínicas Mundo Kids, em São Paulo e Goiânia, focadas no atendimento humanizado de crianças com autismo.

Além disso, Juliana é idealizadora do maior projeto de interação social do mundo, o Instituto Parque Azul, que se tornou uma ONG com a missão de contribuir com o desenvolvimento das crianças, generalizando as habilidades aprendidas na terapia.

Serviço
Dia Mundial da Conscientização do Autismo
Psicóloga Juliana Moura
Contato: +55 (11) 97544-5291
Email: julianamoura.psicologa@gmail.com
Site: julianamourapsi.com.br
Instagram: @julianamoura.psi

Clínica Mundo Kids
Contato: Goiânia: (62) 9 9855-0609 / São Paulo: (11) 9 4146-0609
Localização: Goiânia: R. T-55, 727 – St. Bueno, Goiânia – GO, 74215-170
Email: contato@mundokidsaba.com.br
Site: www.mundokidsaba.com.br
Instagram: @mundokids.aba

Assessoria de Imprensa
Palavra Comunicação

CONTINUE LENDO
CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Casamento

Alianças

Publicado

on

O jovem casal de médicos, Ana Lara Navarrete Fernandez e Gustavo Marcos Costa, está de casamento marcado para o próximo ano. Ana Lara é filha de Ana Flávia e do médico Rafael Navarrete, enquanto Gustavo é filho de Kênia Luiza e Mirval Marcos Costa. Sem dúvida, será um dos grandes acontecimentos sociais da temporada. O cerimonialista José Bomfim será o responsável por conduzir as solenidades.

CONTINUE LENDO

Férias

Encontro de Presidentes  

Publicado

on

O presidente da ACEG, José Torres, reuniu-se com o presidente da ABIH-GO Charleston Pimentel no Infinitty Hotel para apresentar o EcoConnect e firmar uma nova parceria. O evento está programado para acontecer de 12 a 14 de setembro no Centro de Convenções de Goiânia.

CONTINUE LENDO

Férias

Caribe

Publicado

on

A empresária e diretora do Grupo Mecat Eliana Turchetti junto com sua prima Marlene Simões Paula, estiveram de férias em várias cidades do  colombianas, a foto foi no tradicional restaurante La Regatta de cozinhar exclusivamente caribenha

CONTINUE LENDO
Advertisement

noticias