Engana-se quem pensa que elas estavam esquecidas. Pelo contrário, sempre tiveram lugar cativo nas moradias brasileiras, acompanhando as tendências e evoluções da arquitetura, com mudanças em suas formas e estilos
Sejam rústicas ou requintadas, amplas ou compactas, as adegas e cristaleiras fazem a diferença em uma residência, sendo itens que carregam memórias afetivas e embelezam o ambiente. A arquiteta Luísa Azevedo afirma que elas sempre tiveram e ainda têm importância tanto na funcionalidade como na questão da estética, sendo um ponto de destaque e de encontros nos lares, são peças que carregam bastante memória afetiva: “As cristaleiras sempre são utilizadas com aparelhos de jantar ou taças de cunho importante para o morador, que expõe ali suas melhores peças. As adegas, firmam um hábito às vezes de um momento de lazer e interação entre os proprietários e seus convidados ou familiares”, destaca Azevedo.
Engana-se quem pensa que elas estavam esquecidas, pelo contrário, as adegas e cristaleiras sempre tiveram lugar cativo nas moradias brasileiras. Seja na arquitetura clássica, ou na moderna. Azevedo destaca que elas acompanharam as tendências e evoluções da arquitetura, apresentando mudanças em suas formas e estilos. Alguns anos atrás era muito comum vermos móveis de madeira prontos, em estilo mais provençal, com rococós e muito bem trabalhados, dificilmente eram fabricados por planejados sob medida, como acontece atualmente.
“As pessoas compravam as cristaleiras, hoje geralmente mandamos fabricar as cristaleiras e adegas, conforme melhor se adeque ao projeto. O estilo provençal ainda é muito usado hoje em dia, e possui um público específico para isso. Mas o que mais encontramos, são cristaleiras bem modernas planejadas, com prateleiras em vidro e estrutura metálica, iluminação embutida e perfis de destaque “, esclarece a especialista.
Um exemplo prático de cristaleira e adega moderna, planejada para se adaptar ao projeto do apartamento foi projetada por Luísa no apartamento decorado do residencial Parque El Retiro, da Euro Incorporações, na Avenida PL 2, no Park Lozandes, em Goiânia. No local, a arquiteta inseriu na ampla e integrada sala de estar um modelo de cristaleira e adega embutidas em um painel, formando um nicho. O móvel acompanha o design requintado, clean e minimalista do apartamento, por isso ela optou por usar a marcenaria em tons claros e mesclar com revestimento de pedra polaris no fundo e iluminação interna em led e externa indireta, para dar destaque à peça, porém de forma harmoniosa. O apartamento modelo está disponível para visitação do público. Por ser um móvel planejado, a arquiteta explica que o local e o tamanho das peças varia de acordo com o gosto de cada proprietário.
Adega inteligente Se seu apartamento é compacto e você acha que não vai conseguir inserir uma adega e uma cristaleira na casa, saiba que existem soluções que tornam o espaço além de belo, funcional. Um exemplo é o modelo decorado do Alt 65 Home Design, um projeto residencial desenvolvido pela Somos Incorporadora, Partini Soluções Imobiliárias e Grupo Mauá, que está sendo construído pela Toctao Soluções em Engenharia em Goiânia. Nele, a arquiteta Adriana Mundim lança mão de várias técnicas e elementos bem alinhados para quem deseja um espaço com equilíbrio e fluidez.
No espaço de 120 metros quadrados, que conta com sala de estar, varanda, sala de jantar e cozinha integrados, Mundim utilizou itens decorativos e mobiliário mais diluídos em suas formas e disposição. No espaço de circulação que vai da sala de jantar para a área íntima, a presença de uma adega inteligente ganha destaque. A peça, feita em madeira, projetada para aproveitar o espaço da parede, oferece funcionalidade, com espaço para armazenamento de bebidas quentes e geladas. Além de trazer charme e aconchego ao local, toda a composição do espaço e ornamentação é valorizada por uma iluminação indireta, que convida para um drink no fim do dia.
A cristaleira foi mantida no armário da cozinha com predominância dos tons claros na marcenaria e o uso na parede de fundo uma pedra natural verde acinzentada clara, a Hijau, que reforça a sensação de natureza e aconchego no lar.
O programa “PCD GWM Navesa” foi lançado nacionalmente em Goiânia, durante o “Mobility Day”, na noite da última quinta (29/1). Os gerentes comerciais Higor Barbosa, Evandro Araújo e a supervisora de marketing Isadora Beltrão apresentaram para o mercado os veículos híbridos & elétricos mais completos e vendidos do Brasil, em suas novas versões. Durante todo período da ação, as primeiras800 unidades disponíveis dos carros “Haval H6 HEV” e “Ora 03” terão condições exclusivas para os clientes PCD da concessionária do Grupo Navesa, localizada na Av. Mutirão esq. Av. T-55, no Setor Bueno. Mais informações e agendamento de test drive em @gwmnavesa e no (62) 3413-0600
Local: GWM Navesa, Av. Mutirão esq. com R. T-55, n° 317 – St. Bueno, Goiânia – GO, 74215-170.
Evento contou com a presença de afiliados e convidados do LIDE Goiás
Afiliados e empresários convidados do LIDE Goiás se reuniram na manhã da última sexta-feira (23), no escritório Lara Advogados Associados (Mantenedor do LIDE Goiás), para uma conversa exclusiva com Alex Dantas, fundador e CEO da Circuit Launch – maior hub de hardware e robótica do Vale do Silício. O encontro foi promovido pelo LIDE CEO, com foco em promover um diálogo qualificado sobre inovação, tecnologia e os impactos concretos da inteligência artificial no mundo dos negócios.
Durante o encontro, Alex Dantas compartilhou experiências do ecossistema de inovação do Vale do Silício e alertou os empresários goianos: “Inteligência Artificial não é mais o presente – é o ontem. O mundo já avançou e está em uma nova curva de aceleração. Ou acompanhamos esse ritmo, ou perdemos o bonde da competitividade.”
Representando o presidente do LIDE CEO Goiás, Marcelo Camorim, a empresária Karla Posê fez a abertura do evento. Ela reforçou a importância de momentos como este para gerar conexões estratégicas entre grandes lideranças. “O LIDE é um ecossistema vivo de trocas. Cada encontro é uma oportunidade de fortalecer vínculos e impulsionar novas ideias”, afirmou.
Presidente do LIDE CEO Goiás, Marcelo Camorim destacou a relevância do encontro na agenda da entidade. “Quando aproximamos o empresariado goiano de quem está na fronteira da inovação global, como o Vale do Silício, encurtamos distâncias e aceleramos decisões. Nosso compromisso é garantir que os líderes de Goiás tenham acesso a conteúdo estratégico, experiências reais e conexões que ajudem a transformar inovação em resultado para os negócios”, ressaltou.
Anfitrião do encontro e presidente da OAB-GO, o advogado Rafael Lara destacou a importância de receber os empresários para um momento de troca profunda. “É uma honra abrir as portas do nosso escritório para um tema tão necessário. Estamos diante de uma transformação que remodela o mercado e exige conhecimento técnico, visão estratégica e cooperação”, pontuou.
O CEO do LIDE Goiás, Cledistonio Junior, participou da concepção do evento e reforçou a missão da entidade. “Nosso papel é provocar a reflexão e preparar nossas lideranças para o que está por vir. A inteligência artificial não é mais uma tendência – é um divisor de águas para os negócios”, ressaltou.
O encontro integra a agenda de 2026 do LIDE CEO Goiás, que prevê novos espaços para debates sobre futuro, liderança e transformação empresarial.
Durante o primeiro encontro de 2026 do Mercado & Opinião, marcaram presença Chris Pitanguy, Otacílio Ramalho, Marcelo de Carvalho e Ângela Ramalho. A reunião aconteceu, como de tradição, no renomado Rancho Português, no bairro da Vila Olímpia, em São Paulo.
O Mercado & Opinião é um grupo exclusivo de líderes empresariais no Brasil que promove encontros periódicos — entre jantares, fóruns e conferências — voltados à troca de experiências, networking executivo e debates estratégicos sobre mercado, economia e tendências. O grupo reúne CEOs, presidentes e executivos sêniores para discussões de alto nível e a construção de análises coletivas sobre o futuro dos negócios no país