Connect with us

Notícias

TV Brasil Central comemora 50 anos com avanços tecnológicos e diversidade de conteúdos

Publicado

on

A TV Brasil Central, que faz parte da Agência Brasil Central, complexo de comunicação do governo de Goiás, completa neste 1º de maio o seu 50º aniversário, com motivos para comemorar. Ao longo dessas cinco décadas a Brasil Central acompanhou, participou e mostrou as principais transformações ocorridas no estado, levando aos goianos todas as principais notícias nos campos da economia, política, esportes e atividades culturais. Nos últimos anos, a emissora passou por completa reformulação e revitalização, com incorporação de novos equipamentos e tecnologias, o que permitiu ampliar e diversificar a geração de conteúdos, contemplando todos os públicos.

TV Brasil Central comemora 50 anos com avanços tecnológicos e diversidade de conteúdos

O presidente da Agência Brasil Central, Reginaldo Júnior, enaltece a história da TV Brasil Central e aponta os avanços implementados na emissora nos últimos anos. “Encontramos uma estrutura defasada, muito aquém do que poderia ser e com o apoio do governador Ronaldo Caiado recuperamos estúdios e modernizamos equipamentos. Isso nos permitiu incrementar a programação local, saindo de míseros 45 minutos para mais de 10 horas diárias, buscando atender a diversos públicos”, alinhou.

Mídias integradas

Outro aspecto destacado por Reginaldo Júnior foi a integração de mídias. “Demos um passo gigante, que é a transmissão simultânea das notícias da TV também nas rádios Brasil Central AM e RBC FM”, enfatizou o presidente. Por todos os investimentos e realizações, o presidente da ABC agradece o apoio decisivo do governador Ronaldo Caiado e do vice-governador Daniel Vilela, que sempre ajudam a viabilizar os projetos da Brasil Central. Também destacou o empenho de todos os servidores da Agência e dos profissionais que fazem a TBC, que realizam o seu melhor no trabalho cotidiano.

Uma iniciativa fundamental foi a disponibilização, em tempo real, da programação da TV em seu canal no Youtube e mais recentemente no aplicativo TBC Flix. Essas medidas ampliaram significativamente as audiências da TV e das demais mídias, sendo que apenas no canal do Youtube já são mais de 500 mil inscritos. “A TV Brasil Central é a emissora de todos os goianos e está sintonizada com o nosso povo. Trabalhamos para reforçar ainda mais esses laços, fazendo novos investimentos, de modo a oferecer informação e entretenimento, tudo com qualidade e transparência, ampliando os canais de interação para debater os assuntos de interesse dos nossos telespectadores”, asseverou Reginaldo Júnior.

Expansão do Sinal

Chegar a todos os pontos do estado é uma premissa da TV Brasil Central desde a implantação das primeiras repetidoras no interior goiano, passando pelas microgeradoras implantadas em Araguaína e Gurupi no início dos anos 1980, antes da criação do Estado do Tocantins, quando estas outorgas foram repassadas ao governo tocantinense.

Estão previstos investimentos significativos na expansão do sinal da TBC, de acordo com Mardem Costa Jr., diretor de Telerradiodifusão, Imprensa Oficial e Site da Agência Brasil Central. “Vamos priorizar ao longo do ano a melhoria do sinal digital em Anápolis, Caldas Novas, Catalão, Goianésia, Itumbiara e Jataí. Além destas, solicitamos canais nas cidades de Águas Lindas de Goiás, Goiás (antiga Vila Boa), Luziânia, Pirenópolis, Quirinópolis e Uruaçu, entre outras.”, pontuou o diretor.

Além do sinal terrestre, o telespectador poderá captar a TBC também por meio da Parabólica Digital (TVRO) na posição 70º oeste, em banda Ku. “Vamos complementar a área de cobertura da TV Brasil Central, garantindo presença cativa e imediata em todos os 246 municípios goianos, com a recepção direta do telespectador, que já possui acesso aos sinais regionalizados das redes Globo, Record e SBT”, frisou Mardem, reforçando que todos esses investimentos e medidas técnicas premiam o telespectador da TBC no aniversário de 50 anos da emissora.

A TV do Goianão

Nos últimos três anos, a Brasil Central consolidou ainda mais seu protagonismo na comunicação de Goiás ao se tornar a emissora oficial do Campeonato Goiano de Futebol, o Goianão, em parceria com a Federação Goiana de Futebol (FGV). A transmissão das partidas, os comentários e as reportagens da equipe de esportes atraíram a atenção dos desportistas de Goiás, o que resultou em elevados índices de audiência tanto na TV aberta quanto no canal da emissora no Youtube e no aplicativo TBC Flix, com o registro de milhares de pessoas assistindo simultaneamente.

Ao final da partida Vila Nova x Anápolis, disputada no Estádio Serra Dourada, o governador Ronaldo Caiado destacou o trabalho dos profissionais e parabenizou a equipe da Brasil Central pela grande cobertura realizada em todo o campeonato. “Nós vamos transmitir também o Goianão de 2026, sendo que a TBC já tem até patrocinador. Quero parabenizar aos profissionais da Brasil Central, inclusive porque pessoas que entendem de futebol me afirmaram que a transmissão foi extremamente profissional e cabe em qualquer jogo do Brasil e até do exterior”, enfatizou ele.

Ainda no segmento do futebol, a Brasil Central transmitiu a finalíssima da Copa Verde, em jogo realizado no Estádio Serra Dourada, em Goiânia, no dia 23 de maio. A disputa foi entre o Goiás e o Paysandu, do Pará, que se sagrou campeão após derrotar o time goiano nos pênaltis. A transmissão ocorreu por meio de parceria da TBC com a TV Cultura do Pará, com geração de imagens e transmissão e comentários pela equipe de esportes da Brasil Central.

Uma história de grandes coberturas

Ao longo de 50 anos, a Brasil Central esteve presente em grandes acontecimentos da história de Goiás e reportou, com fidelidade, os fatos mais relevantes. Vale destacar coberturas especiais como o grande mutirão para construção de mil casas em um dia, comandado pelo então governador Iris Rezende, ocorrido no dia 16 de outubro de 1983. O bairro foi batizado de Vila Mutirão.

Outro evento relevante foi a realização do comício das Diretas Já, realizado na Praça Cívica, em abril de 1984, com participação de grandes nomes da política nacional, dentre eles Tancredo Neves. A TBC estava lá para mostrar ao povo goiano um marco na luta do povo brasileiro pela redemocratização do País. Vale lembrar que as imagens geradas pelo caminhão da Brasil Central foram utilizadas por grandes redes nacionais de TV e até por emissoras internacionais.

A visita do papa João Paulo II a Goiânia, em 15 de outubro de 1991, foi outro fato de destaque, que teve ampla cobertura jornalística da TBC, tanto na chegada como na saída do sumo pontífice no aeroporto Santa Genoveva, assim como na celebração religiosa comandada por ele no estádio Serra Dourada, com a presença de milhares de fiéis. Equipes de reportagem mostraram todos os detalhes da visita do papa à capital goiana.

A TV Brasil Central também acompanhou, ao longo das últimas décadas, as Feiras Agropecuárias, as Festas de Trindade, as temporadas do Rio Araguaia, as procissões do Fogaréu, as edições do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), festivais gastronômicos, entre tantos outros eventos que fazem parte do calendário cultural e religioso de Goiás. E de forma indireta, ajudou a consolidar Brasília como capital do País no cerrado, cujas terras foram cedidas pelo estado de Goiás.

Nas eleições municipais, estaduais e para presidente da República, a TBC sempre realiza programação especial no dia do pleito, mostrando a movimentação nos colégios eleitorais, com informação e análise de especialistas, até o fechamento das urnas, a apuração dos votos e a comemoração dos candidatos eleitos. Também fazem parte do complexo de comunicação do governo de Goiás as rádios Brasil Central AM e RBC FM. o Diário Oficial e a ABC Digital.

ABC Digital

CONTINUE LENDO
CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

100 Mais Influentes do Mercado.

Publicado

on

PImobiliário 2025O advogado especialista em Direito Imobiliário Diego Amaral, sócio do Dias & Amaral Advogados Associados, foi reconhecido entre os 100 Mais Influentes do Mercado Imobiliário Brasileiro 2025, promovido pela CUPOLA e Imobi Report. Premiado na categoria Incorporação, ele se destacou por ser o único advogado entre os selecionados do grupo, reforçando sua atuação de referência no setor.

Johny Cândido

Jornalista Registro Profissional

CONTINUE LENDO

Notícias

Goiânia recebe gravação do DVD O Maior Eletro Piseiro do Mundo em dezembro.

Publicado

on

WL reúne nomes do eletrofunk, piseiro e forró em projeto autoral gravado na Deboxe.

A gravação do DVD “O Maior Eletro Piseiro do Mundo” será realizada no dia 17 de dezembro, às 17h, na Deboxe Loja 2, em Goiânia.

O projeto marca um novo momento na carreira do cantor e compositor WL – O Caipira Estourado, natural de Lago da Pedra (MA), que consolida sua atuação musical com um trabalho totalmente autoral e a participação de artistas do eletrofunk, do piseiro e do forró.

WL está há dois anos e meio na W9 Eventos e ganhou projeção nacional após o lançamento do hit “Não Precisa Negar”, liberado logo após sua assinatura com a produtora. Segundo sua equipe, a faixa alcançou grande repercussão no país.

“Essa música foi sucesso no carnaval do ano passado e no verão. Natanzin Lima abre o show com ela, Xand Avião colocou no repertório e Wesley Safadão também já apresentou.

Muitos artistas estouraram a música, e agora estamos usando esse momento para dar um impulso no WL”, afirma a produção.

Parceria entre W9, Deboxe e Leko Eventos.

A gravação ocorre por meio de uma parceria entre a W9, Deboxe e Leko Eventos.

De acordo com a equipe, a união surgiu após a expansão dos DJs ligados à Deboxe, que ganharam destaque em grandes estruturas de shows.

“A Deboxe está em alta e os DJs, como Cíntia Souza, Ana Flávia, Gabriela Keimilly, Noobreak, Tubas e Vinícius Cavalcante, estão entre os principais do estado.

Essa parceria está ajudando a fortalecer o WL aqui em Goiás”, explica um dos responsáveis pelo projeto.

A ideia do DVD surgiu da junção de estilos musicais que estão em evidência.

“É a primeira vez que unimos o eletrofunk de Goiás com o forró e o piseiro do Nordeste.

A metade do DVD será com DJs e faixas do eletrofunk, todas compostas pelo WL.

Depois entram as participações do forró e piseiro”, explica o produtor.

Participações confirmadas e estrutura do projeto.

O projeto contará com artistas como Muriel Alves, Paulo Pires, Leãozinho do Forró, May e Gabi, Vei da Pressão, Tyago e Gabriel, Pedro Maya, Luiz Henrique(LH), Wagner Diniz, entre outros nomes exibidos no material oficial do evento.

Também participam vários DJs presentes na cena goiana.

A gravação terá produção musical de Alê Durante, profissional que trabalhou por dez anos com Thierry e atualmente assina projetos de Ju Marques.

Já a captação de imagens será feita pela Terra Produções, vencedora do Troféu Multishow pelo clipe de Ana Castela e Zé Felipe.

“O Rafael, que dirige a Terra Produções, também é sócio no trabalho do WL, então estamos organizando tudo para registrar o DVD com essa equipe que já está em outros projetos de grande alcance”, diz a produção.

O evento não será aberto ao público, apenas para convidados e imprensa: “Vamos ter chope, batida e um ambiente preparado para a gravação”, informou a organização.

WL, que já trabalhou na roça e chegou a interromper a carreira durante momentos de dificuldade, descreve o DVD como um passo decisivo.

“É um sonho poder colocar minhas músicas em um projeto desse tamanho”, afirmou durante a preparação.

Serviço

Evento: Gravação do DVD “O Maior Eletro Piseiro do Mundo”

Artista: WL – O Caipira Estourado

Data: 17 de dezembro de 2025

Horário: 17h

Local: Deboxe Loja 2 – Av. Piratininga – Nossa Sra. de Fátima, Goiânia – GO

Acesso: Apenas convidados

Participações especiais:

DJ Douth;

DJ Tubas;

DJ Vinícius Cavalcante;

DJ Noobreak;

DJ Ana Flávia;

DJ Cíntia Souza;

DJ Gabriella Keimilly;

DJ Tomas;

Pedro Maya;

Paulo Pires;May e Gabi;

Leãozinho do Forró;

Muriel Alves;

Luiz Henrique;

Tyago e Gabriel;

Vei da Pressão;

Wagner Diniz.

Assessoria de imprensa

Cris Soares

Thais Muniz

CONTINUE LENDO

Notícias

Espetáculo traz o nascimento de Jesus para o interior de Goiás.

Publicado

on

E se Jesus tivesse nascido aqui em Goiás, em uma pequena currutela do interior? É exatamente essa a proposta do espetáculo musical Vila Belém, com exibição única aberta ao público, agendada para o dia 20 de dezembro no Teatro Madre Esperança Garrido, às 19h30min. 

Com muito bom humor e regionalismo, os personagens centrais do Natal atuam em um contexto sertanejo e prometem muitas risadas e surpresas mesmo em uma história tão conhecida.

Maria convive com a fofoca das lavadeiras, Herodes, aqui, é o Horondino, o prefeito-fazendeiro que manda e desmanda em toda a redondeza.

Os reis magos chegam a cavalo, vindos de terras do outro lado do Brasil para conhecer o Menino. 

Tudo isso em meio a dança, pamonha, galinha caipira, trajes típicos, canções típicas autorais e outros elementos da cultura goiana.

Organizada pela Igreja Metodista Central em Goiânia, 70 voluntários do Ministério de Artes estão ensaiando desde setembro para a exibição. 

“As pessoas vão ver Goiás ali”, diz Jeniffer Jacob, à frente da coordenação do espetáculo. 

Ela explica que, ao longo dos últimos anos, os espetáculos organizados pela Igreja Metodista Central em Goiânia vêm sendo construídos em diversos cenários e narrativas.

“É uma forma da mensagem central do nascimento de Jesus permanecer compreensível para diferentes gerações.

Ao transportarmos esta história para estes cenários atuais, a gente abre espaço a novas reflexões e olhares, ampliando seu alcance”, diz.

Mas ela reforça que a ideia não é substituir o texto bíblico – tanto que há diversas citações originais da Bíblia nos diálogos dos personagens durante o music al. 

Pastor Edinei Reolon, explica que o propósito do espetáculo é resgatar o sentido original do Natal e não deixar que ele se perca. 

“A comemoração do Natal está cada vez mais se distanciando do original e isso é comum acontecer, já que se passaram mais de 2 mil anos.

Então, constantemente, precisamos reafirmar o sentido real desta história.

Quando a gente comemora um aniversário,  não é  normal que os pais e pessoas próximas comentem como foi o nascimento da pessoa? Então, é isso que estamos buscando”, refletiu. 

Os ingressos estão à venda em valor simbólico para subsidiar os custos e podem ser adquiridos antecipadamente através do WhatsApp (62) 98406-3468. No dia do espetáculo, também estará sendo vendido na bilheteria enquanto houver vagas.

O valor é de R$ 30. Crianças até 06 anos não pagam, mas não tem direito a assento individual.

Crianças de Até 10 anos pagam meia com direito a assento; a partir de 11 anos, o valor é integral. 

COMUNICAÇÃO SEM FRONTEIRAS

CONTINUE LENDO
Advertisement

noticias