Quinteto de Cordas da Orquestra Filarmônica de Goiás abre programação cultural
Dança e música típica fazem parte da programação do palco central do evento que acontece de quinta, 5 de junho, a domingo, 8 de junho.
Festival reúne desde coral infantil da cidade até atrações nacionaisDe 5 a 8 de junho, Nova Veneza (GO) se transforma em um pedaço da Itália durante a 19ª edição do Festival Italiano, com o tema “Tradizione è la Nostra Storia”.
Além da gastronomia típica, o evento apresenta uma programação musical no palco instalado no centro do evento, que vai do coral infantil a shows de consagrados artistas nacionais e regionais, todos celebrando as raízes italianas na arte
O Quinteto de Cordas da Orquestra Filarmônica de Goiás promete encantar o público do 19º Festival Italiano de Nova Veneza com um repertório que une clássicos atemporais e obras de inspiração italiana, celebrando a riqueza cultural da Itália.
Formado por Gabriel Gonçalves (1º violino), Thamyris Nascimento (2º violino), Marcos Origella (viola), Maurélio Peotta (violoncelo) e Cícero Carvalho (contrabaixo), o grupo traz ainda uma conexão especial com a Itália, já que dois integrantes, Origella e Peotta, são netos de italianos, agregando um toque de ancestralidade e emoção às interpretações.
Com técnica refinada e comunicação envolvente, o grupo promete não apenas abrir as festividades com virtuosismo, mas também emocionar o público, unindo tradição, história e paixão pela música italiana.
Na sequência, Almir Pessoa traz um mix de música raiz com a cultura italiana. O violeiro, mestre pela UFG, prepara um repertório especial para homenagear o festival, incluindo três números italianos: Volare, Bella Senz’anima e um instrumental de Funiculì Funiculá.
A banda Nechivile, formada por Franco Levine (vocal), Léo di Castro (vocalista), e Junior Melgaço (contrabaixo e segunda voz), também é uma das atrações do primeiro dia de festa.
A banda mantém sua identidade única, marcada por harmonias em três vozes e músicas atemporais.
Esta é a primeira vez que a banda goiana se apresenta na festividade e prometem os grandes sucessos da banda para não deixar ninguém parado. “É muito gratificante participar dessa cultura tão bonita e rica.
Estamos lisonjeados e honrados em poder cantar nessa cidade tão acolhedora”, conta Glauco Toledo, empresário e produtor geral da banda.
Tenores do Brasil (Ricardo Regis & Marcello Zanluchi) sobem ao palco na sexta cantando Con te Partirò e Tarantelas. A dupla, famosa no programa de Raul Gil, acumula 27 anos de carreira dedicados ao repertório lírico-pop italiano.
Atrações locais*
As atrações locais também são destaque no 19º Festival Italiano de Nova Veneza. O coral Vocini di Veneza, formado por 38 estudantes da Escola Frain Faquim, de 7 a 11 anos, é uma das atrações tradicionais de cada ano, sendo um celeiro de talentos.
Muitos ex-integrantes do coral hoje seguem carreira musical, mostrando como o evento inspira novas gerações. Sob regência da professora Irailde Pereira, as crianças cantarão sucessos internacionais em italiano, como Mamma Mia (ABBA) e Stand by Me (Ben E. King).
Um exemplo de talentos que nasceram no coral é a dupla Izadora Cruz e Jordanna Félix, que cantam no domingo com o show “Laços & Canções”, que mistura clássicos italianos no estilo sertanejo universitário.
As primas, ex-integrantes do Coral de Nova Veneza, celebram suas origens italianas e carreiras solo – Jordanna como musicoterapeuta e Izadora com 10 anos de palco.
Tenores de Nova Veneza (Alex Mayer e Weber Rosa) fazem duas apresentações, sendo uma delas no tradicional panelaço que encerra a festa.
A dupla, composta por moradores da cidade, mescla clássicos como O Sole Mio, o pop de La Solitudine e o sertanejo adaptado ao italiano.
Uma mistura de culturas! Outra atração é o coral Amici di Venezia. Formado por 10 integrantes voluntários em Nova Veneza, o grupo foi criado há sete anos e interpreta sucessos italianos conhecidos no Brasil, como canções de novelas e hits de Laura Pausini e Eros Ramazzotti.
Com apresentações durante os 4 dias de festa, o coral também traz versões em italiano de músicas brasileiras.
No sábado, Anna Paula Drigo comanda o Baile de Máscaras no sábado, com tarantelas e marchinhas de carnaval em italiano.
Antes disso, faz um show com as tradicionais canções do país da bota. Há cinco anos no evento, a cantora, que mora no município desde 2012, envolve a plateia em um espetáculo de fantasias e ritmos contagiantes.
Nascido em Nova Veneza e, atualmente, morador da cidade mais italiana do Estado, Valdir Amaral apresenta um repertório italiano no domingo, com pérolas como Champagne e Tornero, além de canções folclóricas.
Descendente de trevisanos, o cantor resgata o legado das “músicas que embalaram gerações no Brasil”.
A dupla Izadora Cruz e Jordanna Félix chega no domingo com o show “Laços & Canções”, que mistura clássicos italianos no estilo sertanejo universitário.
As primas, ex-integrantes do Coral de Nova Veneza, celebram suas origens italianas e carreiras solo – Jordanna como musicoterapeuta e Izadora com 10 anos de palco.
PROGRAMAÇÃO A CADA DIA
DIA 05 DE JUNHO- QUINTA-FEIRA
19:00-Santa Missa na Igreja da Matriz de Nossa Senhora do Carmo
19:00 Abertura das cantinas
20:30- Abertura oficial no palco principal
21:00- Apresentações Culturais, Musicais e Artísticas locais
21:30- Quinteto de cordas da Orquestra Filarmônica de Goiás
22:00- Show Regional com Almir Pessoa (Realização: SESC)
23:00- Show Banda Nechivile
DIA 06 DE JUNHO- SEXTA-FEIRA
18:00- Campeonato do Jogo de Bocha – Fase classificatória
19:00- Abertura das cantinas
19:00- Apresentações Culturais, Musicais e Artísticas locais
Apresentação do Grupo Folclórico Ítalo Brasileiro de SC.
21:00- Show com os Tenores do Brasil (SP)
22:30- Banda Versatto (GO)
DIA 07 DE JUNHO- SÁBADO
ALMOÇO:11:00- Abertura das cantinas
11:00- Apresentações Culturais, Musicais e Artísticas locais
Apresentação do Grupo Folclórico Ítalo Brasileiro de SC.
14:00 – Apresentação dos Tenores de Nova Veneza-Weber e Alex
JANTAR:
19:00- Abertura das cantinas
19:00- Apresentações Culturais, Musicais e Artísticas locais
Apresentação do Grupo Folclórico Ítalo Brasileiro de SC.
20:00-Apresentação do Coro Amici di Veneza
21:00- Ana Paula Drigo e banda
22:30- Carnavale di Venezia- Baile de Máscaras
DIA 08 DE JUNHO- DOMINGO
11:00- Abertura das cantinas
11:00- Apresentações Culturais, Musicais e Artísticas locais
Apresentação do Grupo Folclórico Ítalo Brasileiro de SC
13:30- Show em Italiano com o cantor Valdir Amaral
14:30- Show em italiano com as cantoras Izadora Cruz e Jordanna Félix
17:00-Show com os Tenores Alex e Weber Rosa
18:00- Encerramento com o tradicional Panelaço
Nova Veneza possui quatro rotas de acesso
A festa, neste ano, está agendada para os 5 a 8 de junho na cidade de Nova Veneza, a 29 quilômetros de Goiânia e, para acessá-lo, há quatro alternativas. Confira:
1 – ROTA MAIS CONHECIDA –
De Goiânia, a opção é ir pela GO 462, que sai pela Avenida Eurico Viana, no setor Parque das Nações, passa pelo Campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás, por Santo Antônio de Goiás e chega direto à cidade.
Por essa alternativa, são 28 quilômetros de distância. Este trajeto é o mais conhecido e mais movimentado
2 – PARA FUGIR DO TRÂNSITO –
A orientação da prefeitura é sair da capital pela GO 080, pista dupla até Nerópolis.
Já no município, o motorista deverá passar por dentro da cidade para acessar a rodovia GO 222 até Nova Veneza. O trajeto todo tem cerca de 50 quilômetros.
3 – PARA QUEM VEM DA REGIÃO OESTE, TRINDADE OU GOIANIRA –
A alternativa é seguir pela GO 070, rodovia que na capital pode ser acessada pela Avenida Anhanguera e chega a Inhumas.
De lá, o trajeto para Nova Veneza se dá também pela GO 222 e o percurso todo tem 70 quilômetros.
4 – DE NERÓPOLIS, MAIS UM CAMINHO -Desde 2018, Nova Veneza ganhou uma nova alternativa de acesso com a pavimentação da antiga estrada Santa Bárbara, é a GO 420.
Com 6,7 quilômetros, ela liga a cidade de Nova Veneza à GO-080, após a cidade de Nerópolis. Por este caminho, quem vem de Goiânia anda 37 quilômetros; de Anápolis, são 45 quilômetros.
Thiago Cunha, Douglas Linassi, Marcela Cunha e Richard Lima – crédito Lorrany Silva
Evento apresentou novo projeto arquitetônico e coleção comemorativa dos 50 anos da marca.
Marcela Cunha – crédito Lorrany Silva
A Victor Hugo reinaugurou sua loja no Flamboyant Shopping, dia 10 de dezembro, em um evento que reuniu clientes, convidadas e formadoras de opinião.
Meire Santos – crédito Lorrany Silva
A marca apresentou seu novo conceito arquitetônico assinado pelo arquiteto carioca Francisco Telles e destacou a coleção comemorativa de 50 anos.
Sandra Gontijo e Silvinha Umbelino- crédito – André Cywinski
Durante a recepção, a franqueada Marcela Cunha relembrou sua trajetória com a Victor Hugo e a história da marca no estado, ressaltando o cuidado presente em cada etapa do processo. Segundo ela, o novo projeto reforça o posicionamento da grife como referência nacional em luxo e design.
Reca Menezes – crédito Lorrany Silva
O diretor da marca, Douglas Linassi, também participou do encontro e apresentou os detalhes da nova coleção, marcada pelo mix de materiais nobres, couros de altíssima qualidade, o inconfundível Canvas Signature na sua nova versão de estampa Elos, e o inédito lançamento do couro metalizado em várias tonalidades.
Silvinha Umbelino e Raissa Ribeiro-créditos – André Cywinski
A loja, totalmente reformulada, foi planejada para oferecer experiência aprimorada, melhor iluminação, circulação fluida e ambientes pensados para destacar as coleções feminina e masculina.
Entre os diferenciais, chamou atenção a linha com metais banhados a ouro e a proposta de durabilidade elevada, características que reforçam a assinatura de excelência da Victor Hugo.
Marcela Cunha, Samya Leão, Silvinha Umbelino e Paula Crispim – crédito Lorrany Silva
Livia Mesquita Millena de Paula e Janaína Brito – créditos Lorrany Silva
Marcela Cunha e Tábita Gonçalves – créditos Lorrany Silva
Samya Leão – crédito – André Cywinski
Laylla Stoppa – crédito Lorrany Silva
Milena de Paula e Aline Porto – crédito Lorrany Silva
Um encontro especial para celebrar a chegada da marca a um novo endereço, com um coquetel pensado para receber mulheres que valorizam moda, leveza e sofisticação.
A CEO da marca Camila Ortiz esteve presente, ao lado do marido e sócio e conversou com a imprensa.
Márcio M. Cunha (advogado), Tiago Egídio (representante da HOSPDROGAS) e Ivan Carlos Lima (advogado e contador).
Encontro reúne lideranças do setor produtivo para avaliar impactos do novo sistema fiscal
Márcio M. Cunha (advogado), Carlos Occaso (representante do escritório BBMOV) e Salvador Neto (Grupo Flamboyant Urbanismo).
Goiânia recebeu, na quarta-feira, 10 de dezembro de 2025, um encontro que marcou a articulação de empresários e representantes de diferentes segmentos da economia diante da implementação da reforma tributária prevista para 2026.
Gilberto Lucena (Porto Seco Centro-Oeste), Otacílio Ramalho (advogado), Márcio M. Cunha (advogado) e Roberto Rassi (Lince Toyota).
A iniciativa foi organizada pelos advogados Márcio Messias Cunha e Salvador Pinto Neto e pelo ex-subsecretário-geral da Receita Federal do Brasil, José Carlos Occaso.
Evair Tozzi (representante da DILUTEC), Juliana Araújo Bittar Cortez (Grupo Masut), Márcio M. Cunha (advogado), Sulaimen Bittar e Rafael Bittar (Grupo Masut).
A reunião aconteceu no restaurante Pobre Juan, no Flamboyant Shopping, com apoio institucional do Flamboyant Urbanismo e da JVF Group.
Ana Maria Passani F. Miranda (Grupo Park), Wagner Miranda (Hospital do Câncer Francisco Camargo e Hospital Amparo), Raquel Freitas e Mariana Freitas (Grupo Kentis).
A presença de empresas com forte atuação no Estado demonstrou o interesse do setor produtivo em compreender as mudanças do novo modelo tributário.
Claudionor Rodrigues Fernandes (Grupo Belcar), Márcio M. Cunha (advogado) e Gilberto Lucena (Porto Seco Centro-Oeste).
Participaram representantes da Unimed, do Porto Seco Centro-Oeste, da Friato e da Piracanjuba, que analisam possíveis impactos sobre custos e operações.
Concessionárias como Lince Toyota e Belcar também acompanharam as discussões, assim como Masut, Soollar Distribuidora, Halex Istar, OR Banker, Grupo Zezé di Camargo, Hospital São Lucas, FGR, Traice Auditoria & Perícia e Associação Médica de Goiás.
Marcas internacionais como Dolce & Gabbana, Giorgio Armani e Tiffany estiveram presentes e demonstraram interesse nos efeitos da mudança fiscal sobre o varejo de luxo.
Os empresários Rildo Lasmar e Bel Lasmar também marcaram presença no encontro.
Durante o encontro, os organizadores apresentaram pontos centrais da transição para o sistema de IBS e CBS. Entre os temas tratados estiveram o registro antecipado de contratos, a distribuição de lucros acumulados até 2025 e a alteração da dinâmica financeira das empresas.
A avaliação geral dos participantes foi de que o debate deve continuar ao longo de 2025 para orientar estratégias e preparar o mercado para o novo cenário tributário.
Serviço
Encontro empresarial sobre a reforma tributária de 2026