Desde 2021, iniciativa recebe apoio da cooperativa financeira para produção de materiais educativos e manutenção de suas atividades.
Nesta etapa, 15 peixes foram marcados com radiotransmissores para monitoramento e tiveram DNA coletado para aprofundar conhecimento sobre as espécies.
Com a proximidade da Temporada 2025 do Rio Araguaia, que é um importante ponto turístico da Região Centro-Oeste no mês de julho, projetos de conservação ambiental do local ganham evidência.
Uma dessas iniciativas é o Projeto Peixara, que tem o intuito de investigar e monitorar espécies da bacia do Rio Araguaia, dentre elas a piraíba e o tucunaré.
Focado no estudo das espécies da bacia do Araguaia, o Projeto Peixara utiliza metodologias inovadoras e bases científicas sólidas para orientar ações de manejo e conservação da fauna aquática. No mês de maio, a equipe de pesquisa finalizou mais uma expedição de campo, com o apoio do Sicoob UniCentro Br, que patrocina a ação desde 2021.
Com duração de 10 dias, a jornada contou com a participação de 15 profissionais, incluindo biólogos, engenheiros de pesca, médicos-veterinários e guias locais de pesca esportiva.
Durante os trabalhos, foram capturadas e marcadas com radiotransmissores 15 piraíbas, que agora serão monitoradas ao longo de mais de 700 km do Rio Araguaia por meio de sete bases fixas de radiotelemetria – técnica que utiliza ondas de rádio para transmitir dados e informações de forma remota – e rastreamentos móveis por barco. Também foram coletadas amostras de DNA para estudos populacionais e comportamento reprodutivo das espécies.
“Essas ferramentas são utilizadas para responder a perguntas essenciais, como os períodos e locais de migração dos peixes, suas áreas de desova e suas taxas de crescimento, que são dados indispensáveis para definir estratégias eficazes de manejo e conservação desses animais”, explica Lisiane Hahn, coordenadora técnica do projeto.
Nesse contexto, o apoio do Sicoob UniCentro Br acontece a partir da produção de materiais educativos e subsídio a equipamentos que permitem a manutenção das atividades do projeto.
“Somos parceiros desde o início e ficamos muito felizes por contribuir com uma causa tão importante, que vai auxiliar na preservação do ecossistema daquela região, em especial em período de temporada, quando o fluxo de pessoas aumenta.
Além disso, esta iniciativa reafirma o compromisso da cooperativa com o desenvolvimento sustentável”, declara José Umberto Vaz de Siqueira, Diretor de Relacionamento e Inovação da instituição financeira.
Para ele, parcerias como esta, entre ciência e setor privado, têm sido fundamentais para a preservação da biodiversidade e a promoção da pesca esportiva responsável no rio.
“Uma união de forças que garante um futuro mais promissor para o Rio Araguaia e para todos que dele dependem”, completa.
Sobre o Projeto Peixara Sob coordenação técnica da bióloga e doutora em Ecologia, Lisiane Hahn, o Projeto Peixara é uma iniciativa que tem por objetivo a conservação dos peixes e a manutenção da pesca no Rio Araguaia.
A equipe do projeto é composta por pesquisadores das áreas de Biologia e Ecologia de Peixes, por guias de pesca capacitados pelo projeto e por um diverso grupo de pessoas (empresários, profissionais liberais, estudantes).
As expedições dos pesquisadores ocorrem em parceria com a Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e são apoiadas pelo Ministério da e Agricultura, outros órgãos do setor público e por instituições privadas, dentre elas o Sicoob UniCentro Br.
Sobre o Sicoob UniCentro Br
É uma cooperativa financeira de livre admissão que possui o objetivo de administrar os recursos financeiros dos cooperados, proporcionando maior rentabilidade e justiça financeira a todos.
A instituição foi fundada há 32 anos, em Goiânia, administra R$ 9,5 bilhões de ativos e conta com mais de 100 mil cooperados no Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins.
A Havan sediou o lançamento oficial do Minotauro Energy, novo energético desenvolvido em parceria com a Água da Serra, uma das principais indústrias de bebidas do Sul do Brasil. O evento aconteceu no dia 27 de janeiro, na Praça de Alimentação da Havan, em Brusque (SC), e foi aberto ao público.
A cerimônia contou com a presença do empresário Luciano Hang, fundador da Havan, além dos irmãos Minotauro e Minotouro, reunindo convidados, lideranças empresariais, imprensa, influenciadores e consumidores.
O lançamento marca a chegada do produto ao mercado catarinense, reforçando a união entre tradição industrial, inovação e força de marca. O Minotauro Energy chega com *nova identidade visual, diferentes sabores e versões sem açúcar.
Psicólogas Luciana Oliveira, Karla Turra e Mara Suassuna
Foi inaugurado na última sexta-feira (30) o Instituto Integrado do Cérebro, em Goiânia. As idealizadoras, a neuropsicóloga Dra. Luciana Moreira e a psicóloga e gerontóloga *Dra. Mara Suassuna, receberam amigos e familiares para um coquetel seguido da bênção do *Padre Divino, da Basílica Sagrada Família.
Lucila Oliveira, Mara Suassuna e Rosiane Dias
Com proposta multiprofissional, o Instituto oferece atendimentos em Psicologia, Neuropsicologia, Psiquiatria e Nutrição, voltados à saúde mental, cognitiva e emocional.
Mara Suassuna e Paula Paiva.
Na ocasião, foi lançado o Programa Viva Mente 60+, destinado a idosos com déficits de memória e cognição, com protocolos de neuromodulação, estimulação cognitiva e acompanhamento contínuo, sob coordenação das doutoras Luciana Moreira e Mara Suassuna.
Mario Guardado, Florence Fiorda, Mara Suassuna e Elpídio Fiorda Neto
O Instituto passa a integrar o cenário da saúde especializada em Goiânia, com foco na longevidade e no cuidado humanizado ao público 60+.
Familia Suassuna : Bruna, Mara Suassuna, Pedro, Vinícius e Gilyane Suassuna, com as netas Giovana e Laura
Luiz Antônio Ribeiro, Helena Ribeiro, Sônia Braga e Nelson Mendes marcaram presença na comemoração do aniversário da amiga Helena, celebrada na última terça-feira (27).
O encontro aconteceu no badaladíssimo Restaurante Julieta de Serpa, no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, em uma noite marcada por muita descontração, boas conversas.