O Hospital Santa Helena abraça com entusiasmo a campanha de conscientização sobre o lipedema, realizada em junho — mês dedicado a romper tabus, elevar o entendimento sobre a doença e facilitar o diagnóstico precoce.
Estima-se que cerca de 11% das mulheres no mundo e pelo menos 5 milhões de brasileiras apresentem sintomas da condição, mas muitas não sabem que é uma enfermidade reconhecida.
O lipedema é uma doença crônica que provoca acúmulo simétrico de gordura em membros inferiores (e, às vezes, braços), poupando pés e mãos.
Segundo o angiologista Fábio Campedelli, ter pernas desproporcionais ao tronco é apenas um dos sintomas.
“Essas mulheres sofrem com dores, sensação de peso nas pernas, inchaço, hematomas frequentes e dificuldade de emagrecimento nos membros, os quais não respondem a dietas e exercícios como o restante do corpo”, explica o especialista.
O agravamento do lipedema geralmente ocorre com: mudanças hormonais como puberdade, gravidez e menopausa; dieta rica em gorduras saturadas, açúcares e alimentos processados; inatividade física ou perfis de baixo impacto circulatório; problemas vasculares, como insuficiência venosa ou predisposição genética .
Como é feito o diagnósticoO diagnóstico é clínico, realizado por angiologistas ou cirurgiões vasculares, com base em anamnese e exame físico.
Exames de imagem (como ultrassom, linfocintigrafia e Doppler) são empregados para excluir doenças associadas.
AbordagensA Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) tem atuado como referência e fonte de informação sobre o lipedema, reforçando a importância do diagnóstico precoce e tratamento adequado.
De acordo com o cirurgião plástico do HSH Fabiano Arruda, existem diferentes estágios do lipedema e as opções de tratamento disponíveis, incluem cirurgias plásticas e outras abordagens terapêuticas como:
Terapia de compressão (meias elásticas específicas de baixa elasticidade) para reduzir dor e edema;
Drenagem linfática manual em sessões regulares; exercícios físicos, sobretudo de baixo impacto (caminhada, natação, bicicleta);
Dieta anti-inflamatória, com redução de açúcares refinados, gorduras ruins e alimentos processados, entre outros.
De acordo com o médico Fabiano, a cirurgia é recomendada para casos que não respondem ao tratamento conservador, sobretudo em estágios avançados.
Inclui: dor crônica intensa e sensibilidade que não melhora com fisioterapia, dieta e drenagem linfática; perda de mobilidade ou dificuldade para caminhar devido ao aumento de volume dos membros; impacto emocional importante, com prejuízo da autoestima e qualidade de vida; progressão do estágio da doença, mesmo com acompanhamento clínico; hematomas recorrentes e inflamações frequentes nos membros acometidos.
O Hospital Santa Helena fortalece a mensagem de que o diagnóstico precoce salva a mobilidade, reduz a dor e melhora a qualidade de vida. Destaca que possui uma rede de profissionais aptos ao tratamento, pois com a abordagem certa, é possível frear a doença e minimizar seus impactos.
A Havan sediou o lançamento oficial do Minotauro Energy, novo energético desenvolvido em parceria com a Água da Serra, uma das principais indústrias de bebidas do Sul do Brasil. O evento aconteceu no dia 27 de janeiro, na Praça de Alimentação da Havan, em Brusque (SC), e foi aberto ao público.
A cerimônia contou com a presença do empresário Luciano Hang, fundador da Havan, além dos irmãos Minotauro e Minotouro, reunindo convidados, lideranças empresariais, imprensa, influenciadores e consumidores.
O lançamento marca a chegada do produto ao mercado catarinense, reforçando a união entre tradição industrial, inovação e força de marca. O Minotauro Energy chega com *nova identidade visual, diferentes sabores e versões sem açúcar.
Psicólogas Luciana Oliveira, Karla Turra e Mara Suassuna
Foi inaugurado na última sexta-feira (30) o Instituto Integrado do Cérebro, em Goiânia. As idealizadoras, a neuropsicóloga Dra. Luciana Moreira e a psicóloga e gerontóloga *Dra. Mara Suassuna, receberam amigos e familiares para um coquetel seguido da bênção do *Padre Divino, da Basílica Sagrada Família.
Lucila Oliveira, Mara Suassuna e Rosiane Dias
Com proposta multiprofissional, o Instituto oferece atendimentos em Psicologia, Neuropsicologia, Psiquiatria e Nutrição, voltados à saúde mental, cognitiva e emocional.
Mara Suassuna e Paula Paiva.
Na ocasião, foi lançado o Programa Viva Mente 60+, destinado a idosos com déficits de memória e cognição, com protocolos de neuromodulação, estimulação cognitiva e acompanhamento contínuo, sob coordenação das doutoras Luciana Moreira e Mara Suassuna.
Mario Guardado, Florence Fiorda, Mara Suassuna e Elpídio Fiorda Neto
O Instituto passa a integrar o cenário da saúde especializada em Goiânia, com foco na longevidade e no cuidado humanizado ao público 60+.
Familia Suassuna : Bruna, Mara Suassuna, Pedro, Vinícius e Gilyane Suassuna, com as netas Giovana e Laura
Luiz Antônio Ribeiro, Helena Ribeiro, Sônia Braga e Nelson Mendes marcaram presença na comemoração do aniversário da amiga Helena, celebrada na última terça-feira (27).
O encontro aconteceu no badaladíssimo Restaurante Julieta de Serpa, no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, em uma noite marcada por muita descontração, boas conversas.