O programa destaca a força da gastronomia local e posiciona a capital como polo de turismo gastronômico
O Sindicato dos Bares e Restaurantes de Goiânia (Sindibares) lançou o programa Goiânia, Capital da Boa Mesa, um marco para a valorização da gastronomia na cidade.
A iniciativa pretende consolidar a capital goiana como referência quando o assunto é boa comida, valorizando seus sabores, tradições e toda a diversidade cultural da cidade.
Inspirado em modelos de sucesso usados em países como Peru e Espanha, o programa busca criar uma marca forte para Goiânia, integrando várias vertentes da gastronomia e turismo.
Goiânia, Capital da Boa Mesa, segue nessa mesma direção, buscando fortalecer sua imagem com uma estratégia bem estruturada.
Goiânia se destaca pela diversidade e qualidade de sua gastronomia e de seus restaurantes, sendo reconhecida pela hospitalidade e pela excelência em bem-servir.
A cidade conta com uma ampla oferta de estabelecimentos que vão desde casas tradicionais da autêntica comida goiana, passando pelas lanchonetes, espetinhos, pit-dogs, até restaurantes que exploram a alta gastronomia.
Pratos típicos como pamonha, empadão goiano, arroz com pequi, galinhada, além das famosas “jantinhas”, os picolés do Cerrado, o biscoito de queijo caseiro e tantas outras delícias fazem parte da identidade cultural da cidade.
A gastronomia de Goiânia é, ao mesmo tempo, raiz e inovação.
Gastronomia pode ser um vetor de desenvolvimento para a cidade .
Quando bem divulgada, tem o poder de inverter a lógica da viagem, tornando-se o principal motivo para o turista escolher um destino.
O turismo gastronômico impulsiona as economias locais ao estimular a demanda por produtos e serviços regionais, beneficiando toda a cadeia produtiva — de chefs renomados a pequenos produtores, comerciantes, hotéis, indústria, agronegócio, entre outros.
Além disso, promove inclusão social, identidade cultural e desenvolvimento sustentável.
Durante o lançamento do programa, o presidente do Sindibares, Newton Pereira, destacou o potencial da capital goiana, que cresce a cada dia.
“Goiânia se consolida como um fantástico polo gastronômico, vital para a geração de emprego e renda.
Grandes e bons restaurantes estão se instalando em nossa capital.
Nossa estimativa é de que, somente neste ano, Goiânia fature cerca de R$ 5 bilhões no setor”, afirmou.
O chef goiano Ian Baiocchi ressaltou a valorização cultural da culinária local.
“Desde um restaurante mais elaborado até um espetinho na esquina ou uma companhia pequena, tudo isso é cultura. O mais importante é mostrar, especialmente, que tudo isso é feito por pessoas.
Carregamos uma formação cultural rica, bem expressa em tudo que fazemos.
” Para o empresário Domingos Ávila Neto, um dos idealizadores da Goiânia Capital da Boa Mesa, o objetivo é transformar o movimento em um projeto duradouro, que alcance novos patamares.
“É um programa que nasce da iniciativa privada, sem viés político, com base sólida e visão de longo prazo.
Queremos que todos participem. Precisamos levar Goiânia para o Brasil e para o mundo, e trazer o Brasil e o mundo para comer em Goiânia.
” O evento reuniu diversas autoridades, entre elas o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que elogiou a iniciativa e destacou o charme da capital goiana como um diferencial.
Para Caiado, o programa chega em momento estratégico, reforçando o potencial turístico da cidade.
Ele ressaltou que Goiânia vai receber, em março de 2026, mais de 200 mil turistas em razão do retorno do Grande Prêmio de MotoGP, após mais de 30 anos.
“Sabemos recepcionar as pessoas e, em março de 2026, essa cidade vai estourar. Está aí a grande oportunidade.”
O presidente da Fecomércio, Marcelo Baiocchi, também elogiou a inovação do projeto. “É um programa ousado e inovador, que vem para criar uma marca para Goiânia — para os restaurantes, para a gastronomia, pit dogs, espetinhos e outras áreas.
Agora, precisamos transformar essa marca em marketing para que ela seja difundida e conhecida em todo o Brasil, atraindo o turismo gastronômico para o nosso estado.
” Durante o evento, foram apresentadas aos presentes a identidade visual do programa e as primeiras frentes de ação.
O presidente do Sindibares entregou ao vice-presidente da Câmara Municipal de Goiânia, vereador Anselmo Pereira, um documento para ser levado à Câmara um projeto de lei para oficializar Goiânia como a Capital da Boa Mesa.
O evento de lançamento aconteceu nesta quarta-feira dia 25 no restaurante Enttres Cocina de Mezcla.
Além do Governador de Goiás, Ronaldo Caiado, também esteve no evento os desembargadores do Tribunal de Justiça de Goiás Alexandre Kafuri, Juliana Prudente Diniz, deputado estadual Virmondes Cruvinel, a vice-prefeita de Goiânia coronel Cláudia Lira, presidente da Fecomércio Marcelo Baiocchi, superintendente do Sebrae-GO Antônio Carlos de Lima, presidente da Goiânia Tur Nárcia Kelly, presidente da Abrasel-GO Danillo Ramos.
Com novas agendas previstas, o programa segue em construção, mirando no fortalecimento da marca e na consolidação de Goiânia como referência nacional e internacional em gastronomia.
E se Jesus tivesse nascido aqui em Goiás, em uma pequena currutela do interior? É exatamente essa a proposta do espetáculo musical Vila Belém, com exibição única aberta ao público, agendada para o dia 20 de dezembro no Teatro Madre Esperança Garrido, às 19h30min.
Com muito bom humor e regionalismo, os personagens centrais do Natal atuam em um contexto sertanejo e prometem muitas risadas e surpresas mesmo em uma história tão conhecida.
Maria convive com a fofoca das lavadeiras, Herodes, aqui, é o Horondino, o prefeito-fazendeiro que manda e desmanda em toda a redondeza.
Os reis magos chegam a cavalo, vindos de terras do outro lado do Brasil para conhecer o Menino.
Tudo isso em meio a dança, pamonha, galinha caipira, trajes típicos, canções típicas autorais e outros elementos da cultura goiana.
Organizada pela Igreja Metodista Central em Goiânia, 70 voluntários do Ministério de Artes estão ensaiando desde setembro para a exibição.
“As pessoas vão ver Goiás ali”, diz Jeniffer Jacob, à frente da coordenação do espetáculo.
Ela explica que, ao longo dos últimos anos, os espetáculos organizados pela Igreja Metodista Central em Goiânia vêm sendo construídos em diversos cenários e narrativas.
“É uma forma da mensagem central do nascimento de Jesus permanecer compreensível para diferentes gerações.
Ao transportarmos esta história para estes cenários atuais, a gente abre espaço a novas reflexões e olhares, ampliando seu alcance”, diz.
Mas ela reforça que a ideia não é substituir o texto bíblico – tanto que há diversas citações originais da Bíblia nos diálogos dos personagens durante o music al.
Pastor Edinei Reolon, explica que o propósito do espetáculo é resgatar o sentido original do Natal e não deixar que ele se perca.
“A comemoração do Natal está cada vez mais se distanciando do original e isso é comum acontecer, já que se passaram mais de 2 mil anos.
Então, constantemente, precisamos reafirmar o sentido real desta história.
Quando a gente comemora um aniversário, não é normal que os pais e pessoas próximas comentem como foi o nascimento da pessoa? Então, é isso que estamos buscando”, refletiu.
Os ingressos estão à venda em valor simbólico para subsidiar os custos e podem ser adquiridos antecipadamente através do WhatsApp (62) 98406-3468. No dia do espetáculo, também estará sendo vendido na bilheteria enquanto houver vagas.
O valor é de R$ 30. Crianças até 06 anos não pagam, mas não tem direito a assento individual.
Crianças de Até 10 anos pagam meia com direito a assento; a partir de 11 anos, o valor é integral.
Dihh Lopes e Márcio Donato, integrantes do 4 Amigos, levam ao palco histórias inéditas, bastidores do grupo e muitas provocações aos colegas da “Série A”.
Os ingressos já estão disponíveis para reserva no Cultura Reservas O show de comédia “Série B”, estrelado por Dihh Lopes e Márcio Donato, dois dos principais nomes do stand-up nacional e integrantes do maior grupo de comédia do Brasil, o 4 Amigos, terá apresentações em fevereiro de 2026 em duas cidades goianas.
O espetáculo passa por Anápolis, no dia 27 de fevereiro, no Teatro São Francisco, e por Goiânia, no dia 28 de fevereiro, no Teatro PUC – Campus 5.
Os ingressos já estão em pré-venda e o público pode fazer a reserva por meio do site Cultura Reservas (https://www.culturareservas.com/).
Basta informar seu nome completo, contatos e a quantidade de bilhetes que deseja reservar.
Dessa forma é possível garantir seu ingresso em primeira mão, sem o risco de que se esgotem.
A proposta do show parte de uma pergunta provocadora: o que fazer quando você faz parte do maior grupo de stand-up do país, mas o seu show solo não alcança o mesmo sucesso?
A resposta vem em forma de parceria. Em “Série B”, Dihh Lopes e Márcio Donato unem forças para transformar experiências pessoais, histórias de vida e bastidores do 4 Amigos em um espetáculo dinâmico, afiado e repleto de humor.
No palco, a dupla revisita momentos pouco conhecidos da trajetória no stand-up, compartilha situações inéditas vividas nos bastidores do grupo e, claro, não perde a oportunidade de “zoar” ainda mais Afonso Padilha e Thiago Ventura, carinhosamente chamados de integrantes da “Série A”.
O resultado é um show leve, irreverente e com forte conexão com o público, que se reconhece nas situações e gargalha com a cumplicidade entre os comediantes.
Dihh Lopes é conhecido pelo humor ácido, pela presença marcante no palco e por textos que transitam entre o cotidiano e reflexões pessoais.
Márcio Donato, por sua vez, conquistou o público com um estilo observador, histórias pessoais bem construídas e forte interação com a plateia.
Juntos, eles apresentam um espetáculo com ritmo, sintonia e muitas histórias nunca antes contadas no palco.
SERVIÇO:
Série B — Anápolis
Data: 27 de fevereiro
Local: Teatro São Francisco (Av. Pinheiro Chagas, 405-521 – Jundiaí, Anápolis)
Em evento com cerca de 400 pessoas, entre empresários e formadores de opinião, o shopping anuncia novidade que promete transformar a paisagem do Setor Marista, um dos bairros mais nobres e centrais da cidade.
O Shopping Bougainville surpreende novamente com o lançamento oficial da nova Alameda Gastronômica de Goiânia. Anúncio chega após um ano de muitas mudanças como alteração na gestão, diminuição do quadro societário, reforço nos investimentos, até mesmo na parte estrutural, implementação de diversos projetos culturais e, mais recentemente, apresentação de uma nova marca e identidade visual, reforçando seu posicionamento com o slogan “Da Cidade o Coração”.
O local, que contará com varanda para as Ruas 9 e 38, está sendo instalada no piso 2 e ocupará o antigo espaço da loja Renner. Serão quatro restaurantes, cada um com uma culinária diferente, um italiano, um de cozinha mediterrânea, um bar e um asiático.
“Serão investidos cerca de R$ 3 milhões somente nas obras da estrutura, mas, considerando o valor negociado com cada operação, o investimento total deve ultrapassar os R$ 6 milhões”, comenta Mauricio Morelato, superintendente do Bougainville.
O espaço deve estar operando até agosto de 2026.
“O desafio começou após a redefinição da sociedade no final de 2024, quando comecei a ter autonomia para implementar mudanças.
Passei a contar com a expertise da NIAD para esse novo momento de gestão, assim como venho buscando os melhores especialistas de cada área antes de realizar qualquer projeto”, comenta Amanda Pinheiro Abrão, sócia do Bougainville.
No último ano o shopping recebeu 14 novas lojas, entre elas: Track&field, Natura, Usaflex, Onepharma e Iviê.
“Modernizamos as escadas e os aparelhos de ar-condicionado, trocamos todo mobiliário de mall, incluindo a praça de alimentação, reformamos os banheiros e agora a Alameda será definitivamente um momento de virada para que o shopping assuma seu papel”, comenta Amanda.
Ela explica que, para consolidar o projeto da forma que está sendo apresentado hoje, buscaram tendências de forma geral, mas também respeitaram os costumes do goianiense que, no geral, ama ambientes abertos, valoriza a vida social e tem o costume de sair para conversar e ver movimento.
“Além da Alameda Gastronômica, traremos outras novidades para complementar o nosso mix, como lojas autorais goianas e de outros estados, e seguirmos com a modernização do equipamento”, conclui ela.
O Shopping Bougainville está em processo de consultoria com a MCF, do especialista em luxo Carlos Ferreirinha, o que vai direcionar todo o planejamento estratégico para o próximo ano.