Especialistas explicam por que Goiás se tornou o segundo estado a receber mais moradores no Brasil
De acordo com dados do último Censo do IBGE, o estado recebeu mais de 186 mil novos residentes, o que representa o segundo maior saldo migratório do país nos últimos anos.
Crescimento populacional coincide com forte expansão imobiliária na região metropolitana de Goiânia
Com o segundo maior saldo migratório registrado entre 2017 e 2022, Goiás recebeu em cinco anos 186.827 novos residentes, quantidade maior que a população da maioria dos 246 municípios goianos – somente a capital mais seis cidades no estado têm população maior do que o saldo migratório.
Um dos principais destinos dos migrantes foi a capital e a região metropolitana – esta última registrou, conforme dados do último Censo de 2022, foi a concentração urbana que mais cresceu no País em 12 anos, um salto de 18,9%.
Não por acaso, Goiânia se consolidou como o terceiro maior mercado de imóveis do país. Em termos de número de lançamentos e valorização imobiliária, a capital goiana só fica atrás das cidades São Paulo e Rio de Janeiro
E o que atraiu pessoas para o estado? Para Ricardo Teixeira, especialista imobiliário e sócio-diretor da Urbs, um dos maiores grupos imobiliários do Centro-Oeste, os números confirmam o que os players do mercado imobiliária já haviam percebido no dia a dia, um aumento grande na demanda imobiliária da Grande Goiânia, muito por conta da qualidade de vida e das oportunidades que a região oferece para pessoas que para cá se mudam.
“Basta ver, por exemplo, na área de serviços médicos, em que nossa capital é referência para uma grande parte do Brasil.
Não é à toa que nos últimos anos atraímos para cá um hospital de alta complexidade que leva a marca da rede Albert Einstein.
Você tem também um estado que é referência em qualidade de segurança pública, tem escolas de alta qualidade seja na rede privada ou na pública.
Tudo isso são atrativos que Goiás e Goiânia têm”, destaca o especialista.Ricardo Teixeira explica que a maior parte desses imigrantes se fixaram na Grande Goiânia, porque a região,por sua importância econômica, naturalmente guarda o maior número de oportunidades de trabalho e de negócios.
Mas ele lembra que outras grandes cidades goianas, têm experimentado nos últimos anos, uma significativa expansão imobiliária.
“Você tem por exemplo, cidades como Anápolis e Catalão, que já recebem empreendimentos modernos e da mesma envergadura dos que são construídos em Goiânia”, lembra o especialista.Emprego e moradiaSegundo números do IBGE, só entre 2019 e 2023, Goiás registrou um crescimento do seu Produto Interno Bruto (PIB) acumulado de 15%, quase que o dobro do índice nacional para o mesmo período, de 8,7%.
Mesmo com uma pandemia no meio do caminho, o estado registrou entre 2019 e 2023, 320 mil empregos formais, um incremento de 21,2%, e mais, o rendimento dos trabalhadores em Goiás cresceu 9,9%, enquanto a média brasileira foi de 1,4% para o período.
Por trás desses números da economia goiana estão milhares de famílias que se estabelecem aqui no estado, em busca de melhores condições de trabalho, mas também à procura de acesso a melhores serviços públicos de saúde, educação e segurança.
A facilidade para conquistar trabalho formal e aumento da renda com salários melhores, fazem com que essas famílias vindas de estados consigam se estabelecer no estado em pouco tempo, demandando, portanto, mais moradias, o que aquece especialmente o segmento de moradias, entre elas, as financiados pelo programa Minha Casa Minha Vida (MCMV).
Só em 2024, ano em que o programa de habitação fechou com um recorde 605.538 unidades habitacionais financiadas e outras 93.044 subsidiadas diretamente pelo governo federal, Goiânia e sua região metropolitana contrataram 14.220 unidades habitacionais pelo programa, sendo o quarto maior número entre as capitais.
André Ramos, gestor comercial em Goiás da MRV, empresa líder nacional na projeção e construção de apartamentos do segmento econômico, confirma esse impacto positivo do fluxo migratório para Goiás no mercado de imóveis.
Segundo ele, entre 7% e 10% dos clientes da empresa em Goiás são formados por famílias que se mudaram de outros estados.
“Isso também coincide com um forte crescimento que registramos em nosso volume de vendas que foi entre 20% e 30% ao ano”, destaca.
Desde o início de sua atuação no estado, em 2006, até o fim de 2024, a MRV já lançou um total de 10.222 unidades habitacionais e entregou 7.712, a grande maioria nas cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis, municípios goianos que estão entre os grandes vetores de atração de migrantes em busca de oportunidades de trabalho.
Conforme André Ramos, a meta da empresa para este ano de 2025 é lançar outras 2.500 novas unidades. Só em 2024, com cinco lançamentos realizados no estado, a MRV apresentou crescimento de 36%, com mais de R$ 350 milhões em VGV vendido.
“Temos um compromisso com a sociedade de proporcionar cada vez mais moradias dignas para a população e vamos continuar avançando, com perspectiva de crescimento ainda maior para 2026”, salienta o gestor comercial.
Oportunidade de negóciosAlém de emprego, o estado também atraiu pessoas que vieram em busca de boas oportunidades de negócios.
Aparecida de Goiânia, por exemplo, é a cidade da região metropolitana de Goiânia, que mais cresceu economicamente, segundo dados da própria prefeitura da cidade, em pouco mais de uma década (entre 2010 e 2021) o PIB da cidade cresceu quase 200% (192%) e número de empresas ativas saltou de seis mil para 60 mil.
“Goiás é um estado que tem registrado nos últimos anos um crescimento econômico bem acima da média nacional, seja pelo seu agronegócio forte, ou por outros setores que também oferecem grandes oportunidades.
Temos, portanto, um movimento, em especial para a região metropolitana de Goiânia, de atração de grandes e médios empreendedores que trazem para o nosso estado seus negócios ou abrem novas frentes de negócios e aqui se estabelecem.
E sim, esse público, que percebe que o estado tem um alto nível de qualidade de vida, seja no quesito saúde, segurança, lazer e infraestrutura geral, de fato demanda produtos imobiliários com maior valor agregado”, explica Camila Alcântara, diretora comercial e de relacionamento com o cliente da FGR Incorporações.
A incorporadora especializada na projeção e construção de condomínios horizontais de alto e médio padrão, que só em Aparecida de Goiânia já tem nove empreendimentos entregues ou em obras.
A empresa também mira seus investimentos para outra parte promissora da região metropolitana de Goiânia, a divisa entre a capital e Senador Canedo, que segundo o IBGE registrou em 12 anos crescimento populacional de 84,33%.
“Só nessa região [de Senador Canedo] já entregamos seis empreendimentos, temos outros quatro em obras e recentemente lançamos um de alto padrão, o Jardins Grécia, que foi 100% comercializado só no seu lançamento. Para nós isso é um indicativo que o mercado imobiliário da Grande Goiânia, está se expandindo sim, seja no segmento econômico ou alto padrão”, afirma Camila.
Para Camila Alcântara, diretora da FGR, um importante diferencial da Grande Goiânia, que faz com que seu mercado imobiliário cresça, tanto em relação ao número de lançamentos quanto na valorização de seu metro quadrado, é o fato de ser uma região metropolitana que felizmente teve desenvolvimento urbano mais ordenado do que em outras pelo país a fora.
“Goiânia e as cidades que formam sua região metropolitana são muito bem interligadas, graças a grande obras viárias que trouxeram acesso rápido para todos cantos da cidade.
Costumo dizer que na Grande Goiânia não se tem mais nada longe, porque você tem acesso fácil.
Você pode, por exemplo, está em Senador Canedo e em menos de dez minutos de carro está no Flamboyant, que é o maior shopping da capital.
Você pode estar em Aparecida de Goiânia, e por meio de vias importantes, como a BR 153 e a Av. São Paulo, chegar às regiões do Setor Bueno e Marista, em Goiânia, também em menos de dez minutos”, descreve Camila Alcântara.
PImobiliário 2025O advogado especialista em Direito Imobiliário Diego Amaral, sócio do Dias & Amaral Advogados Associados, foi reconhecido entre os 100 Mais Influentes do Mercado Imobiliário Brasileiro 2025, promovido pela CUPOLA e Imobi Report. Premiado na categoria Incorporação, ele se destacou por ser o único advogado entre os selecionados do grupo, reforçando sua atuação de referência no setor.
WL reúne nomes do eletrofunk, piseiro e forró em projeto autoral gravado na Deboxe.
A gravação do DVD “O Maior Eletro Piseiro do Mundo” será realizada no dia 17 de dezembro, às 17h, na Deboxe Loja 2, em Goiânia.
O projeto marca um novo momento na carreira do cantor e compositor WL – O Caipira Estourado, natural de Lago da Pedra (MA), que consolida sua atuação musical com um trabalho totalmente autoral e a participação de artistas do eletrofunk, do piseiro e do forró.
WL está há dois anos e meio na W9 Eventos e ganhou projeção nacional após o lançamento do hit “Não Precisa Negar”, liberado logo após sua assinatura com a produtora. Segundo sua equipe, a faixa alcançou grande repercussão no país.
“Essa música foi sucesso no carnaval do ano passado e no verão. Natanzin Lima abre o show com ela, Xand Avião colocou no repertório e Wesley Safadão também já apresentou.
Muitos artistas estouraram a música, e agora estamos usando esse momento para dar um impulso no WL”, afirma a produção.
Parceria entre W9, Deboxe e Leko Eventos.
A gravação ocorre por meio de uma parceria entre a W9, Deboxe e Leko Eventos.
De acordo com a equipe, a união surgiu após a expansão dos DJs ligados à Deboxe, que ganharam destaque em grandes estruturas de shows.
“A Deboxe está em alta e os DJs, como Cíntia Souza, Ana Flávia, Gabriela Keimilly, Noobreak, Tubas e Vinícius Cavalcante, estão entre os principais do estado.
Essa parceria está ajudando a fortalecer o WL aqui em Goiás”, explica um dos responsáveis pelo projeto.
A ideia do DVD surgiu da junção de estilos musicais que estão em evidência.
“É a primeira vez que unimos o eletrofunk de Goiás com o forró e o piseiro do Nordeste.
A metade do DVD será com DJs e faixas do eletrofunk, todas compostas pelo WL.
Depois entram as participações do forró e piseiro”, explica o produtor.
Participações confirmadas e estrutura do projeto.
O projeto contará com artistas como Muriel Alves, Paulo Pires, Leãozinho do Forró, May e Gabi, Vei da Pressão, Tyago e Gabriel, Pedro Maya, Luiz Henrique(LH), Wagner Diniz, entre outros nomes exibidos no material oficial do evento.
Também participam vários DJs presentes na cena goiana.
A gravação terá produção musical de Alê Durante, profissional que trabalhou por dez anos com Thierry e atualmente assina projetos de Ju Marques.
Já a captação de imagens será feita pela Terra Produções, vencedora do Troféu Multishow pelo clipe de Ana Castela e Zé Felipe.
“O Rafael, que dirige a Terra Produções, também é sócio no trabalho do WL, então estamos organizando tudo para registrar o DVD com essa equipe que já está em outros projetos de grande alcance”, diz a produção.
O evento não será aberto ao público, apenas para convidados e imprensa: “Vamos ter chope, batida e um ambiente preparado para a gravação”, informou a organização.
WL, que já trabalhou na roça e chegou a interromper a carreira durante momentos de dificuldade, descreve o DVD como um passo decisivo.
“É um sonho poder colocar minhas músicas em um projeto desse tamanho”, afirmou durante a preparação.
Serviço
Evento: Gravação do DVD “O Maior Eletro Piseiro do Mundo”
Artista: WL – O Caipira Estourado
Data: 17 de dezembro de 2025
Horário: 17h
Local: Deboxe Loja 2 – Av. Piratininga – Nossa Sra. de Fátima, Goiânia – GO
E se Jesus tivesse nascido aqui em Goiás, em uma pequena currutela do interior? É exatamente essa a proposta do espetáculo musical Vila Belém, com exibição única aberta ao público, agendada para o dia 20 de dezembro no Teatro Madre Esperança Garrido, às 19h30min.
Com muito bom humor e regionalismo, os personagens centrais do Natal atuam em um contexto sertanejo e prometem muitas risadas e surpresas mesmo em uma história tão conhecida.
Maria convive com a fofoca das lavadeiras, Herodes, aqui, é o Horondino, o prefeito-fazendeiro que manda e desmanda em toda a redondeza.
Os reis magos chegam a cavalo, vindos de terras do outro lado do Brasil para conhecer o Menino.
Tudo isso em meio a dança, pamonha, galinha caipira, trajes típicos, canções típicas autorais e outros elementos da cultura goiana.
Organizada pela Igreja Metodista Central em Goiânia, 70 voluntários do Ministério de Artes estão ensaiando desde setembro para a exibição.
“As pessoas vão ver Goiás ali”, diz Jeniffer Jacob, à frente da coordenação do espetáculo.
Ela explica que, ao longo dos últimos anos, os espetáculos organizados pela Igreja Metodista Central em Goiânia vêm sendo construídos em diversos cenários e narrativas.
“É uma forma da mensagem central do nascimento de Jesus permanecer compreensível para diferentes gerações.
Ao transportarmos esta história para estes cenários atuais, a gente abre espaço a novas reflexões e olhares, ampliando seu alcance”, diz.
Mas ela reforça que a ideia não é substituir o texto bíblico – tanto que há diversas citações originais da Bíblia nos diálogos dos personagens durante o music al.
Pastor Edinei Reolon, explica que o propósito do espetáculo é resgatar o sentido original do Natal e não deixar que ele se perca.
“A comemoração do Natal está cada vez mais se distanciando do original e isso é comum acontecer, já que se passaram mais de 2 mil anos.
Então, constantemente, precisamos reafirmar o sentido real desta história.
Quando a gente comemora um aniversário, não é normal que os pais e pessoas próximas comentem como foi o nascimento da pessoa? Então, é isso que estamos buscando”, refletiu.
Os ingressos estão à venda em valor simbólico para subsidiar os custos e podem ser adquiridos antecipadamente através do WhatsApp (62) 98406-3468. No dia do espetáculo, também estará sendo vendido na bilheteria enquanto houver vagas.
O valor é de R$ 30. Crianças até 06 anos não pagam, mas não tem direito a assento individual.
Crianças de Até 10 anos pagam meia com direito a assento; a partir de 11 anos, o valor é integral.