Com repertório do século XXI e linguagem performática, músicos brasileiros radicados na Alemanha realizam série de atividades em Goiânia e na Cidade de Goiás.
A partir do dia 31 de julho, Goiás recebe o Tumpá Duo, projeto que une percussão contemporânea, performance e formação cultural por meio de uma série de atividades gratuitas nas cidades de Goiânia e Cidade de Goiás.
Radicados na Alemanha, os músicos brasileiros Jacqueline Dourado e Leonardo Caire propõem uma imersão sensorial e visual no universo da percussão, com espetáculos cênicos, oficinas, masterclasses e apresentações didáticas.
Com repertório inteiramente dedicado a compositoras e compositores vivos do século XXI — como François Sarhan, Mark Applebaum, Casey Cangelosi, Alyssa Weinberg e o brasileiro Luiz Gonçalves — o duo valoriza a expressividade corporal, os gestos e a tridimensionalidade sonora.
O destaque da temporada é a estreia mundial de uma obra inédita assinada por Luis Gonçalves, especialmente encomendada para o projeto.
As apresentações, intituladas Universos, exploram possibilidades sonoras e visuais da percussão por meio de instrumentos não convencionais, objetos do cotidiano e elementos teatrais, numa abordagem inspirada nas tendências dos concertos de vanguarda europeus.
O espetáculo se destaca pela combinação entre técnica musical apurada e encenação performática.
O Tumpá Duo é formado por dois músicos com trajetórias consolidadas no Brasil e na Europa.
Jacqueline Dourado é bacharela em percussão pela Universidade Federal de Goiás, mestre pela Escola Superior de Música e Dança de Colônia, e atualmente cursa o mestrado em Música Nova na mesma instituição.
Leonardo Caire tem formação pela Academia da OSESP, Conservatório de Amsterdam e também pela Escola Superior de Música e Dança de Colônia, tendo atuado como músico solista da Filarmônica de Goiás e colaborado com grupos como MusikFabrik (Alemanha), Sinfônica da Antuérpia (Bélgica) e Kommas Ensemble (Alemanha).
A proposta vai além dos concertos e se estende à formação de novos públicos.
Estão previstas oficinas e masterclasses voltadas principalmente a estudantes de escolas públicas, com temas como improvisação, experimentação sonora e criação musical com gestos e objetos do cotidiano.
Todas as atividades são acessíveis e gratuitas, com a presença de intérprete de Libras em sessões específicas.
O projeto é idealizado pela Proyatê, com realização da Secretaria de Estado da Cultura de Goiás e patrocínio da Lei Aldir Blanc (lei nº 14.399/2022).
Conta ainda com o apoio de instituições parceiras como o Centro Cultural UFG, Espaço Cultural Vila Esperança, Centro Cultural Martim Cererê e a Escola do Futuro de Goiás José Luiz Bittencourt.
Serviço
Tumpá Duo traz a Goiás concertos cênicos e oficinas gratuitas com foco na percussão contemporânea
A Havan sediou o lançamento oficial do Minotauro Energy, novo energético desenvolvido em parceria com a Água da Serra, uma das principais indústrias de bebidas do Sul do Brasil. O evento aconteceu no dia 27 de janeiro, na Praça de Alimentação da Havan, em Brusque (SC), e foi aberto ao público.
A cerimônia contou com a presença do empresário Luciano Hang, fundador da Havan, além dos irmãos Minotauro e Minotouro, reunindo convidados, lideranças empresariais, imprensa, influenciadores e consumidores.
O lançamento marca a chegada do produto ao mercado catarinense, reforçando a união entre tradição industrial, inovação e força de marca. O Minotauro Energy chega com *nova identidade visual, diferentes sabores e versões sem açúcar.
Psicólogas Luciana Oliveira, Karla Turra e Mara Suassuna
Foi inaugurado na última sexta-feira (30) o Instituto Integrado do Cérebro, em Goiânia. As idealizadoras, a neuropsicóloga Dra. Luciana Moreira e a psicóloga e gerontóloga *Dra. Mara Suassuna, receberam amigos e familiares para um coquetel seguido da bênção do *Padre Divino, da Basílica Sagrada Família.
Lucila Oliveira, Mara Suassuna e Rosiane Dias
Com proposta multiprofissional, o Instituto oferece atendimentos em Psicologia, Neuropsicologia, Psiquiatria e Nutrição, voltados à saúde mental, cognitiva e emocional.
Mara Suassuna e Paula Paiva.
Na ocasião, foi lançado o Programa Viva Mente 60+, destinado a idosos com déficits de memória e cognição, com protocolos de neuromodulação, estimulação cognitiva e acompanhamento contínuo, sob coordenação das doutoras Luciana Moreira e Mara Suassuna.
Mario Guardado, Florence Fiorda, Mara Suassuna e Elpídio Fiorda Neto
O Instituto passa a integrar o cenário da saúde especializada em Goiânia, com foco na longevidade e no cuidado humanizado ao público 60+.
Familia Suassuna : Bruna, Mara Suassuna, Pedro, Vinícius e Gilyane Suassuna, com as netas Giovana e Laura
Luiz Antônio Ribeiro, Helena Ribeiro, Sônia Braga e Nelson Mendes marcaram presença na comemoração do aniversário da amiga Helena, celebrada na última terça-feira (27).
O encontro aconteceu no badaladíssimo Restaurante Julieta de Serpa, no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, em uma noite marcada por muita descontração, boas conversas.