Titi Muller, Spartakus, PCD Perigosa e Fernanda Paiva durante conferência no Festival CoMA 2024 – Crédito: Divulgação
Ellen Oléria, Bia Ferreira, Fabiana Lian e Arthur Fitzgibbon são alguns dos nomes que integram a programação do evento que acontecerá entre os dias 20 e 22 de agosto em Brasília.
O Festival CoMA (Consciência, Música e Arte), um dos principais eventos de música do Brasil, anuncia os participantes da conferência que debaterá o futuro dos eventos de entretenimento e artísticos no país.
Realizados no Espaço Cultural Renato Russo, em Brasília, entre os dias 20 e 22 de agosto, os talks reunirão 20 palestrantes, entre eles as cantoras Ellen Oléria, Bia Ferreira e Angelique Kidjo, cinco vezes ganhadora do Grammy, além do editor musical do filme ganhador do Oscar, Ainda Estou Aqui, Affonso Gonçalves e Arthur Fitzgibbon, diretor da ONErpm no Brasil.
Os ingressos estarão disponíveis dois dias antes do evento.
A Conferência do CoMA propõe um espaço de encontro e reflexão voltado à transformação por meio do diálogo, da inovação e da troca de saberes.
Sua programação inclui temas urgentes e múltiplos olhares sobre o ramo da música, como a sustentabilidade do mundo musical, o empreendedorismo, processos criativos e rentabilidade.
A conferência acontecerá entre os dias 20 e 22 de agosto, totalizando onze atividades entre talks, masterclass e workshops, com 30 profissionais do mercado.
Confira abaixo a programação completa:
20/08 – quarta-feira 14h30 –
Coexistência ou colapso? Pactos para um futuro sustentável e coletivo da música ao vivoCarol de Amar- Festival SararáMichelle Cano – Festival CoMAClarice Philigret – C6 FestMediação: Gui Thiesen (Curador artístico)
16h30 – Não é só um show, é Estratégia –
O papel das estruturas na exportação da música.
Maria Marighella – Presidenta da Funarte
Elvire Delagrange – Festival Rio Loco (França)
Auriene Vigourous – Metronum (França)
Felipe Grajales – Colômbia
Mediação: Flávio de Abreu – BM&A
18h30 – Tudo que Carrego, Eu Canto – a música como herança, coragem e transformação.
Angelique Kidjo
Ellen Oléria
Bia Ferreira
20h – Show com Bia Ferreira
21/08 – quinta-feira
10h – Masterclass Como colocar seu show na estrada
Fabi Lian, produtora artística e diretora da On Stage Exp
14h30 – ONErpm
Apresenta: Como Rentabilizar Sua Música no Mercado Digital
Jussara Raiza, A&R da ONErpm
Marinus de Vries
16h30 – ONErpm Apresenta:
O Fonograma de Volta ao Topo do Mercado –
O Momento Atual da Música GravadaArthur Fitzgibbon, diretor da ONErpm no Brasil
18h30 – Empreender na música: o que move quem faz acontecer?
Talita Morais – Petra Zuca – A Casa da Música Brasileira
Mila Ventura – Mundo da Música
19h30 – Festival Sapatão
Show com Ànna Moura, Ane Êoketu, Beatriz Águida, Fernanda Jacob, Haynna, Júlia Nara, Nayrim e Sam Defor part. Ellen Oléria e Josyara
22/08 – sexta-feira
10h – Masterclass Produção Executiva em Eventos
Elsa Costa, sócia-diretora do IATEC e da ECCO Produções
14h30 – A cena da música eletrônica no mundo
Sônge (França)
Camila Jun
Eric Terena
Caio T.
Mediação: Rafael Ops
16h30 – O Poder do Sync:
O Valor da Música em Uma Produção Audiovisual
Helo Aidar, diretora executiva da Boa Música
Karen Coutinho, Synch Manager na Universal Music Publishing
Flávia Cesar, diretora de Estratégico, Comercial, Filmes e Sincronização na Warner Chappell Brasil
Mediação: José Guida (GMS)
18h30 – UBC
Apresenta: Ainda Estou Aqui – o processo criativo da trilha sonora
Affonso Gonçalves (Editor do filme)
Léo Esteves
Mediação: Flávia César (Warner Chappell)
Manifesto CoMa 2025 – O CORAÇÃO COMO CENTRO
O que nos move? O que nos faz escolher um caminho e não o outro? O que nos leva a atravessar a fronteira do medo e dar o próximo passo? Somos um emaranhado de vontades, instintos e memórias.
Nosso corpo armazena tudo o que já vivemos e nos sussurra sinais, nossa mente cria caminhos e simula futuros. Mas, no fim, o que realmente decide é o coração.
Ele é a força sutil que transforma desejo em ação, pensamento em realidade, sonho em movimento.
O Festival CoMA 2025 celebra essa pulsação essencial. É um convite para sentir – para viver a arte, a música e a coletividade de forma intensa e verdadeira.
Não há transformação sem emoção, não há futuro sem um presente que nos toque profundamente.
Aqui, cada som, cada encontro, cada experiência são batidas de uma transformação ritmada.
Um compasso coletivo que une arte, artistas, público e ideias em um fluxo vivo e vibrante.
Sonhamos um festival que não apenas fale ao intelecto, mas que reverbere no peito, que emocione, que faça com que cada pessoa enxergue um mundo diferente do que via quando chegou.
Se a mente projeta e o corpo carrega, é o coração que decide.
Que o CoMA 2025 seja esse espaço de escolha e entrega.
Onde a arte nos conecta ao que há de mais verdadeiro: aquilo que sentimos.
Venha pulsar com a gente.
SERVIÇO Festival CoMA – Consciência, Música e Arte16 a 24 de agostoCCBB Brasília, Espaço Cultural Renato Russo e Complexo Cultural da RepúblicaIngressos a venda em: Link Sobre o Festival CoMAO
Festival CoMA é uma celebração da música, cultura e criatividade que une pessoas, culturas e ideias em uma comunhão inspiradora.
Nascido em Brasília em 2017, vem sendo realizado anualmente.
Já passaram pelos palcos do CoMA nomes como Elza Soares, Maria Gadu, Ney Matogrosso, Gaby Amarantos, Gal Costa, entre outros expoentes da música.
A 8ª edição, neste ano, se destaca pela diversidade musical e por provocar reflexões sobre a relação entre cultura e o mercado do entretenimento.
Além dos shows, que atraem grandes públicos, a Conferência CoMA promove um grande intercâmbio de conhecimento entre artistas e bandas em projeção, bem como profissionais já experientes do mercado musical.
Em 2023, o Festival CoMA ingressou no movimento “Brasília é de Festivais”, endossando seu potencial turístico e de fomento da economia local.
Patrocinadores:
Realização Mawê e CCBB.
Patrocínio: BB Seguros, Claro, Toyota e ABDI.
Sobre o CCBB Brasília
O Centro Cultural Banco do Brasil Brasília foi inaugurado em 12 de outubro de 2000, e está sediado no Edifício Tancredo Neves, uma obra arquitetônica de Oscar Niemeyer, e tem o objetivo de reunir, em um só lugar, todas as formas de arte e criatividade possíveis.
Com projeto paisagístico assinado por Alda Rabello Cunha, o CCBB Brasília dispõe de amplos espaços de convivência, bistrô, galerias de artes, sala de cinema, teatro, praça central e jardins, onde são realizados exposições, shows musicais, espetáculos, exibições de filmes e performances.
Além disso, oferece o Programa Educativo CCBB Brasília, programa contínuo de arte-educação patrocinado pelo Banco do Brasil que desenvolve ações educativas e culturais para aproximar o visitante da programação em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), acolhendo o público espontâneo e, especialmente, milhares de estudantes de escolas públicas e particulares, universitários e instituições, ao longo do ano, por meio de visitas mediadas agendadas, além de oferecer atividades de arte e educação aos fins de semana.
Desde o final de 2022, o CCBB Brasília se tornou o terceiro prédio do Banco do Brasil a receber a certificação ISO 14001, sendo que no ano de 2023, obtivemos a renovação anual da certificação, como reconhecimento do compromisso com a gestão ambiental e a sustentabilidade.
CCBB Brasília Aberto de terça a domingo, das 9h às 21h
Endereço:
SCES Trecho 02 Lote 22 – Edif. Presidente Tancredo Neves – Setor de Clubes Especial Sul – Brasília – DFE-
PImobiliário 2025O advogado especialista em Direito Imobiliário Diego Amaral, sócio do Dias & Amaral Advogados Associados, foi reconhecido entre os 100 Mais Influentes do Mercado Imobiliário Brasileiro 2025, promovido pela CUPOLA e Imobi Report. Premiado na categoria Incorporação, ele se destacou por ser o único advogado entre os selecionados do grupo, reforçando sua atuação de referência no setor.
WL reúne nomes do eletrofunk, piseiro e forró em projeto autoral gravado na Deboxe.
A gravação do DVD “O Maior Eletro Piseiro do Mundo” será realizada no dia 17 de dezembro, às 17h, na Deboxe Loja 2, em Goiânia.
O projeto marca um novo momento na carreira do cantor e compositor WL – O Caipira Estourado, natural de Lago da Pedra (MA), que consolida sua atuação musical com um trabalho totalmente autoral e a participação de artistas do eletrofunk, do piseiro e do forró.
WL está há dois anos e meio na W9 Eventos e ganhou projeção nacional após o lançamento do hit “Não Precisa Negar”, liberado logo após sua assinatura com a produtora. Segundo sua equipe, a faixa alcançou grande repercussão no país.
“Essa música foi sucesso no carnaval do ano passado e no verão. Natanzin Lima abre o show com ela, Xand Avião colocou no repertório e Wesley Safadão também já apresentou.
Muitos artistas estouraram a música, e agora estamos usando esse momento para dar um impulso no WL”, afirma a produção.
Parceria entre W9, Deboxe e Leko Eventos.
A gravação ocorre por meio de uma parceria entre a W9, Deboxe e Leko Eventos.
De acordo com a equipe, a união surgiu após a expansão dos DJs ligados à Deboxe, que ganharam destaque em grandes estruturas de shows.
“A Deboxe está em alta e os DJs, como Cíntia Souza, Ana Flávia, Gabriela Keimilly, Noobreak, Tubas e Vinícius Cavalcante, estão entre os principais do estado.
Essa parceria está ajudando a fortalecer o WL aqui em Goiás”, explica um dos responsáveis pelo projeto.
A ideia do DVD surgiu da junção de estilos musicais que estão em evidência.
“É a primeira vez que unimos o eletrofunk de Goiás com o forró e o piseiro do Nordeste.
A metade do DVD será com DJs e faixas do eletrofunk, todas compostas pelo WL.
Depois entram as participações do forró e piseiro”, explica o produtor.
Participações confirmadas e estrutura do projeto.
O projeto contará com artistas como Muriel Alves, Paulo Pires, Leãozinho do Forró, May e Gabi, Vei da Pressão, Tyago e Gabriel, Pedro Maya, Luiz Henrique(LH), Wagner Diniz, entre outros nomes exibidos no material oficial do evento.
Também participam vários DJs presentes na cena goiana.
A gravação terá produção musical de Alê Durante, profissional que trabalhou por dez anos com Thierry e atualmente assina projetos de Ju Marques.
Já a captação de imagens será feita pela Terra Produções, vencedora do Troféu Multishow pelo clipe de Ana Castela e Zé Felipe.
“O Rafael, que dirige a Terra Produções, também é sócio no trabalho do WL, então estamos organizando tudo para registrar o DVD com essa equipe que já está em outros projetos de grande alcance”, diz a produção.
O evento não será aberto ao público, apenas para convidados e imprensa: “Vamos ter chope, batida e um ambiente preparado para a gravação”, informou a organização.
WL, que já trabalhou na roça e chegou a interromper a carreira durante momentos de dificuldade, descreve o DVD como um passo decisivo.
“É um sonho poder colocar minhas músicas em um projeto desse tamanho”, afirmou durante a preparação.
Serviço
Evento: Gravação do DVD “O Maior Eletro Piseiro do Mundo”
Artista: WL – O Caipira Estourado
Data: 17 de dezembro de 2025
Horário: 17h
Local: Deboxe Loja 2 – Av. Piratininga – Nossa Sra. de Fátima, Goiânia – GO
E se Jesus tivesse nascido aqui em Goiás, em uma pequena currutela do interior? É exatamente essa a proposta do espetáculo musical Vila Belém, com exibição única aberta ao público, agendada para o dia 20 de dezembro no Teatro Madre Esperança Garrido, às 19h30min.
Com muito bom humor e regionalismo, os personagens centrais do Natal atuam em um contexto sertanejo e prometem muitas risadas e surpresas mesmo em uma história tão conhecida.
Maria convive com a fofoca das lavadeiras, Herodes, aqui, é o Horondino, o prefeito-fazendeiro que manda e desmanda em toda a redondeza.
Os reis magos chegam a cavalo, vindos de terras do outro lado do Brasil para conhecer o Menino.
Tudo isso em meio a dança, pamonha, galinha caipira, trajes típicos, canções típicas autorais e outros elementos da cultura goiana.
Organizada pela Igreja Metodista Central em Goiânia, 70 voluntários do Ministério de Artes estão ensaiando desde setembro para a exibição.
“As pessoas vão ver Goiás ali”, diz Jeniffer Jacob, à frente da coordenação do espetáculo.
Ela explica que, ao longo dos últimos anos, os espetáculos organizados pela Igreja Metodista Central em Goiânia vêm sendo construídos em diversos cenários e narrativas.
“É uma forma da mensagem central do nascimento de Jesus permanecer compreensível para diferentes gerações.
Ao transportarmos esta história para estes cenários atuais, a gente abre espaço a novas reflexões e olhares, ampliando seu alcance”, diz.
Mas ela reforça que a ideia não é substituir o texto bíblico – tanto que há diversas citações originais da Bíblia nos diálogos dos personagens durante o music al.
Pastor Edinei Reolon, explica que o propósito do espetáculo é resgatar o sentido original do Natal e não deixar que ele se perca.
“A comemoração do Natal está cada vez mais se distanciando do original e isso é comum acontecer, já que se passaram mais de 2 mil anos.
Então, constantemente, precisamos reafirmar o sentido real desta história.
Quando a gente comemora um aniversário, não é normal que os pais e pessoas próximas comentem como foi o nascimento da pessoa? Então, é isso que estamos buscando”, refletiu.
Os ingressos estão à venda em valor simbólico para subsidiar os custos e podem ser adquiridos antecipadamente através do WhatsApp (62) 98406-3468. No dia do espetáculo, também estará sendo vendido na bilheteria enquanto houver vagas.
O valor é de R$ 30. Crianças até 06 anos não pagam, mas não tem direito a assento individual.
Crianças de Até 10 anos pagam meia com direito a assento; a partir de 11 anos, o valor é integral.