O artista visual Valdir Ferreira inaugurou, no último sábado (13/09), sua exposição individual itinerante “Figuração Simbólica em Arte Indígena – Homenagem aos Povos Indígenas”.
A mostra está em cartaz no Instituto Cultural Biapó, localizado na Rua Dom Cândido, nº 24, na Cidade de Goiás, e permanecerá aberta à visitação pública de 14 de setembro a 30 de outubro, sempre das 9h às 16h45.
A abertura contou com apresentações musicais de Ninawa Huni Hui e Mestre Arnaldo J. Souza, a exposição tem a curadoria de Miguel Jorge, da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA).
O projeto “Exposição Figuração Simbólica em Arte Indígena” foi contemplado pelo Edital de Artes Visuais nº 05/2024, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), estadual por meio Secretaria de Estado da Cultura do Governo de Goiás (Secult).
O Shopping Estação Goiânia apresenta, até o dia 31 de outubro, a exposição fotográfica Mulher Seu Corpo, Sua Razão, que conta a história de 11 mulheres que já venceram ou lutam contra o câncer.
A ação é promovida pela Associação de Mulheres Mastectomizadas de Goiás (AMMAG), da qual todas as mulheres da exposição são membros. O evento é gratuito, e estará aberto ao público das 8h às 22h, durante o horário de funcionamento do shopping.
A arquiteta Claudia Oliveira foi uma das profissionais convidadas que participaram da concepção de peças de tamanduá e raposas para o leilão beneficente organizado por Meire Santos no World Trade Center. A artista parceira de Claudia , Ivana Thomé, e a empresária Ana Beatriz Montanini também prestigiaram o magnífico evento.
No 1º Salão de Artesanato da Cartago, o público poderá apreciar e adquirir peças artesanais e autorais, como bijuterias feitas com alumínio reaproveitado, peças de jeans reaproveitadas e customizadas e muito mais. Entrada é gratuita, no Shopping Estação Goiânia
Bijuterias feitas com alumínio reaproveitado– Walmira
O artesanato, uma expressão artística que incorpora saberes ancestrais e questões sociais, impulsiona a economia criativa e gera renda através do conhecimento e da criatividade dos artesãos. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o artesanato movimenta aproximadamente R$100 bilhões anualmente, o equivalente a 3% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, e conta com mais de 8,5 milhões de artesãos em todo o país.
Peça em vidro fusão – Maria Aline
Para destacar a importância da arte para a cultura e economia local, o Shopping Estação Goiânia, no Setor Central, realiza a 1ª Edição do Salão de Artesanato da Cooperativa dos Artesãos do Estado de Goiás (Cartago) nos dias 04 e 05 de abril (sexta-feira e sábado), das 09h às 18h. O evento contará com exposição e venda de peças artesanais e autorais diversas, incluindo bijuterias feitas com alumínio reaproveitado, peças de jeans reaproveitadas e customizadas, vidro fusão, luminárias de madeira, peças de madeira reaproveitada, crochê e macramê, bordado à mão livre, peças com folhas do cerrado, latonagem e muito mais. A entrada é gratuita.
Bolsas feitas com jeans em desuso – Rita de Cássia
Conforme o presidente da Cartago, Ricardo Santiago, o artesanato goiano é uma expressão cultural que combina tradição e inovação, rico em afeto, acolhimento e alegria. “Nossa produção utiliza matérias-primas regionais e se inspira na cultura e no modo de vida locais”, diz.
Prateleira de árvore feita em madeira reaproveitada Silvio Franco
Peças artesanais e autorais do 1° Salão de Artesanato da Cartago José Inácio
Ainda de acordo com Ricardo, este é o primeiro salão de artesanato promovido pela Cartago, a convite do shopping. “Para nós, poder mostrar o artesanato goiano nas mais diversas habilidades dentro de um espaço de um shopping é muito bacana”, complementa.
Jogo americano feito de crochê – Silvana Oliveira
Criada em 13 de março de 2017, a Cartago tem como inspiração a frase aristotélica “uma andorinha não faz verão”. Atualmente a cooperativa conta com a participação inicialmente de 33 cooperados das mais diversas habilidades.
Baú feito de madeira reaproveitada – Luciene Vasconcelos
Sustentabilidade
Além de ser expressão da cultura goiana, boa parte da produção é feita pelos artesãos a partir de materiais recicláveis, agregando às peças um propósito maior, que é o cuidado ambiental. Eles são protagonistas da supraciclagem, um movimento artístico que dá um destino alternativo a materiais que seriam descartados, também conhecida como upcycling art – ou arte reciclada, em português.
Serviço: 1º Salão de Artesanato da Cartago
Data: 04 e 05 de abril (sexta-feira e sábado)
Horário: das 09h às 18h
Local: praça de eventos do Shopping Estação Goiânia
Endereço: Avenida Goiás Norte, 2151, Setor Central, Goiânia, GO