Atividade ocorre na segunda-feira (6), das 19h30 às 20h30, no Centro de Artes World Group, no Setor Jaó.
Na segunda-feira, 6 de outubro, o Centro de Artes World Group promove uma palestra sobre Orientalismo nas Artes.
A atividade, que é voltada para maiores de 16 anos, acontece das 19h30 às 20h30 com entrada gratuita e interpretação em Libras.
Para participar, basta comparecer ao evento, sem necessidade de inscrição prévia.
A palestra propõe uma reflexão crítica sobre como culturas orientais foram historicamente representadas no Ocidente, muitas vezes a partir de estereótipos e exotizações.
Conforme explica a ministrante Larissa Elias, professora, pesquisadora e bailarina, será discutido o próprio uso dos termos “Oriental” e “Oriente Médio”, construídos a partir de uma visão eurocêntrica que simplifica e homogeneiza realidades culturais diversas.”
A partir dessa crítica, buscamos compreender os impactos do orientalismo na dança, na música e nas artes visuais, e apontar caminhos de criação que valorizem o respeito, a pesquisa histórica e o reconhecimento das culturas que nos inspiram”, complementa.
Com base na experiência da Anhuma Tribal, companhia de dança especializada no Estilo Tribal fundada por Larissa Elias em 2018, a palestra visa lançar luz sobre os desafios e responsabilidades de artistas contemporâneos que dialogam com essas influências, transformando-as em linguagem poética e em gesto de resistência.
A atividade integra o projeto “Manutenção do Centro de Artes World Group”, realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, operacionalizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.
Sobre o Centro de Artes World Group.
O espaço que abriga o Centro de Artes World Group foi fundado na década de 1990 por Cristiane Moraes e Lamar Lamounier, com o propósito de fomentar atividades artísticas e culturais.
Na época, era conhecido como Lamounier Ballet Teatro de Goiânia.
Ao longo dos anos, o espaço assumiu diferentes facetas, funcionando como escola de balé, teatro (Lamounier Ballet Teatro de Goiânia) e sede do Instituto Científico e Cultural Lamounier.
Além disso, foi palco de lançamentos de livros, exposições, exibições de filmes e atividades colaborativas com instituições artísticas e acadêmicas locais.
Também abrigou palestras culturais e científicas, promovendo o intercâmbio de conhecimento e experiências.
Por meio de parcerias internacionais, fortaleceu sua conexão com países como Portugal, Itália, Rússia, Estados Unidos, Canadá, Cuba, Suécia e Alemanha.
Em 2015, o espaço foi transformado no World Group Center, ampliando sua atuação multidisciplinar, mas sempre mantendo o foco em atividades artísticas, especialmente na dança, por meio do seu Centro de Artes.
Atualmente, o Centro de Artes World Group acolhe grupos artísticos independentes para aulas, ensaios e apresentações, reafirmando seu compromisso com a cultura e a criatividade.
SERVIÇO
Palestra Orientalismo nas Artes
Data: 06/10 (segunda-feira)
Horário: 19h30 às 20h30
Local: Centro de Artes World Group – Alameda Pampulha, 1773, Setor Jaó, Goiânia – GO
Classificação: 16 anos
Mais informações: instagram @worldgroupcenterInterpretação em Libras
Projeto realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, operacionalizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura
A Havan sediou o lançamento oficial do Minotauro Energy, novo energético desenvolvido em parceria com a Água da Serra, uma das principais indústrias de bebidas do Sul do Brasil. O evento aconteceu no dia 27 de janeiro, na Praça de Alimentação da Havan, em Brusque (SC), e foi aberto ao público.
A cerimônia contou com a presença do empresário Luciano Hang, fundador da Havan, além dos irmãos Minotauro e Minotouro, reunindo convidados, lideranças empresariais, imprensa, influenciadores e consumidores.
O lançamento marca a chegada do produto ao mercado catarinense, reforçando a união entre tradição industrial, inovação e força de marca. O Minotauro Energy chega com *nova identidade visual, diferentes sabores e versões sem açúcar.
Psicólogas Luciana Oliveira, Karla Turra e Mara Suassuna
Foi inaugurado na última sexta-feira (30) o Instituto Integrado do Cérebro, em Goiânia. As idealizadoras, a neuropsicóloga Dra. Luciana Moreira e a psicóloga e gerontóloga *Dra. Mara Suassuna, receberam amigos e familiares para um coquetel seguido da bênção do *Padre Divino, da Basílica Sagrada Família.
Lucila Oliveira, Mara Suassuna e Rosiane Dias
Com proposta multiprofissional, o Instituto oferece atendimentos em Psicologia, Neuropsicologia, Psiquiatria e Nutrição, voltados à saúde mental, cognitiva e emocional.
Mara Suassuna e Paula Paiva.
Na ocasião, foi lançado o Programa Viva Mente 60+, destinado a idosos com déficits de memória e cognição, com protocolos de neuromodulação, estimulação cognitiva e acompanhamento contínuo, sob coordenação das doutoras Luciana Moreira e Mara Suassuna.
Mario Guardado, Florence Fiorda, Mara Suassuna e Elpídio Fiorda Neto
O Instituto passa a integrar o cenário da saúde especializada em Goiânia, com foco na longevidade e no cuidado humanizado ao público 60+.
Familia Suassuna : Bruna, Mara Suassuna, Pedro, Vinícius e Gilyane Suassuna, com as netas Giovana e Laura
Luiz Antônio Ribeiro, Helena Ribeiro, Sônia Braga e Nelson Mendes marcaram presença na comemoração do aniversário da amiga Helena, celebrada na última terça-feira (27).
O encontro aconteceu no badaladíssimo Restaurante Julieta de Serpa, no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, em uma noite marcada por muita descontração, boas conversas.