Família Lima abre, no dia 28 do próximo mês, a programação, que também receberá nomes como Guri de Uruguaiana e Tholl e diversas atrações enogastronômicas de vinícolas e empreendimentos locais.
Os apreciadores da enogastronomia da Serra — e também da cultura, em suas várias expressões artísticas — têm motivos de sobra para celebrar, com uma taça na mão, a proximidade das festas de final de ano.
A quarta edição do Natal nos Vinhedos está confirmada para, mais uma vez, emocionar os espectadores com seus espetáculos temáticos em meio às videiras que adornam o Vale dos Vinhedos.
Neste ano, a programação permanece em cartaz durante três finais de semana (dias 28 e 29 de novembro e 5, 6, 12 e 13 de dezembro, a partir das 18h), com ponto de encontro no Km 21 da RS-444 no Vale dos Vinhedos (em frente à vinícola Miolo), em Bento Gonçalves (RS).
Entre os destaques já confirmados para a agenda desta ação estão atrações artísticas como a Família Lima, responsável por abrir a temporada.
Quem também ganha cena por lá são os sempre aplaudidos Rodrigo Soltton, Ragazzi dei Monti e Dirceu Pastori, com suas canções italianas e do pop mundial, além das performáticas apresentações teatrais do Tholl e da Cia Sorriso com Arte.
Mas o palco do Natal nos Vinhedos também será de estreias. Uma delas adicionará uma pitada de humor à agenda, com o espetáculo “O Natal do Guri de Uruguaiana”, com o hilário personagem criado por Jair Kobe.
Outra novidade dos palcos será o tenor Alexandre Borges e o espetáculo “Christmas Celebration”.
Cultura enogastronômicaA cultura enogastronômica da região também estará presente como atrativo, com vinhos e espumantes premiados e uma diversificada opção de lanches rápidos e pratos elaborados.
No mesmo formato do ano passado, os empreendedores ocuparão as margens da rodovia, cujo trecho em frente ao evento estará bloqueado, para comercializarem seus produtos.
Em pequenas tendas, reconhecidas vinícolas, apreciados restaurantes e charmosas casas de especialidades da Serra apresentam produtos que fazem a fama da região, transformando o evento também num festival enogastronômico para contemplar as atrações artísticas.
Grandes mesas serão disponibilizadas na pista para todos degustarem suas refeições sem perder nada da programação cultural.
Consolidação como atrativo turísticoO Natal nos Vinhedos teve sua primeira edição realizada em 2022, adicionando uma nova opção entre os atrativos turísticos da região para celebrar as festas de fim de ano.
Mas, diferentemente de outros lugares, a proposta trouxe genuinidade à data universal, celebrada para destacar a cultura da uva e do vinho na mais famosa região vitícola do país.
Desde então, é visível a evolução do Natal nos Vinhedos, que tem registrado crescente participação de público e de adesão de empreendedores.
Em 2022, foram cerca de 15 mil pessoas que assistiram às seis atrações artísticas e degustaram a enogastronomia de mais de 15 estabelecimentos.
O público de 2023 se manteve no mesmo patamar, enquanto a presença de vinícolas e de restaurantes dobrou. Já o número de artistas saltou para 13.
Na edição passada, o público estimado ficou entre 15 mil e 18 mil, ao passo que mais de 40 empreendimentos comercializaram seus produtos e 18 artistas subiram ao palco.
O Natal nos Vinhedos é uma realização do CIC-BG e da Festa Nacional do Vinho (Fenavinho), com promoção do Grupo RBS e da Prefeitura de Bento Gonçalves.
Serviço
O quê: 4º Natal nos Vinhedos
Quando: dias 28 e 29 de novembro e 5, 6, 12 e 13 de dezembro, a partir das 18h
Onde: Km 21 da RS-444 no Vale dos Vinhedos (em frente à vinícola Miolo), em Bento Gonçalves (RS)
Quanto: entrada franca
Programação
28/11 (Sexta-feira)18h – DJ Nairo [Palco Rua]
19h – Família Lima (Orquestra)22h30 – Marlo Mártin “Do Samba ao Rock” [Palco Rua]
29/11 (Sábado)
18h – DJ Fabiano [Palco Rua]19h – Christmas Celebration (Teatro)
22h30 – Vitor Henrique e Gabriel [Palco Rua] 05/12
(Sexta-feira)
18h – DJ Nairo [Palco Rua]
19h – Tenor Dirceu Pastori e Banda
20h15 – Cavatappi – Un Natale Favoloso
22h30 – Acústica Rock [Palco Rua]
06/12 (Sábado)
18h – DJ Nairo [Palco Rua]
19h – Rodrigo Soltton
20h15 – O Natal do Guri de Uruguaiana
22h30 – Jai Trivelin [Palco Rua]
18h – DJ Fabiano [Palco Rua]
19h – Tenor Alexandre Borges
20h15 – Grupo Tholl (Circo/Teatro)
22h30 – Pablo Henrique [Palco Rua]
13/12 (Sábado)
18h – DJ Fabiano [Palco Rua]
19h – Ragazzi Dei Monti
20h15 – Encanto de Natal Cia Sorriso com Arte (Espetáculo Circense)
22h30 – Alan Prudêncio – Country Music [Palco Rua]
Saiba mais sobre alguns dos destaques entre as atrações
Família Lima:
Formado em 1994, o grupo comemorou 30 anos de carreira no ano passado com a gravação de um DVD comemorativo.
Conhecido por buscar a democratização da música clássica fundindo ao pop, ao rock e à música eletrônica, a Família Lima se adapta a diferentes plateias.
No Natal nos Vinhedos, o grupo liderado por Lucas Lima aposta em temas eruditos como “Verão”, de Vivaldi, flerta com o rock em “Kashmir”, passa pelo folclore de “Funiculi Funiculá” e, claro, por temas natalinos como “Bate o Sino” e “Noite Feliz”, entre outras.
Tenor Dirceu Pastori e Banda:
O tenor Dirceu Pastori apresenta toda sua potência artística num espetáculo emocionante, entoando uma seleção de canções italianas, árias de ópera consagradas e obras sacras, em um espetáculo inspirado em tenores como Luciano Pavarotti e Andrea Bocelli.
Acompanhado por sua banda, o tenor traz à tona a beleza da música clássica e popular italiana, com canções como “Miserere”, “Bella Ciao” e “O Sole Mio”, além de temas internacionais como “(Everything I Do) I Do It For You”.
Para tornar a noite ainda mais especial, Dirceu Pastori contará com a presença da talentosa mezzo-soprano Caroline Gobbato em duetos cuidadosamente escolhidos para criar momentos de rara harmonia.
Rodrigo Soltton:
Acompanhado de seu indefectível piano transparente, Rodrigo Soltton entrega no palco uma performance artística visceral.
Dono de uma vez marcante, o pianista mostra um repertório eclético, com canções do pop mundial e de temas natalinos, não esquecendo da MPB.
Soltton já se apresentou em países como Angola e África do Sul e participou do projeto “Emoções” do rei Roberto Carlos.
Guri de Uruguaiana:
Jair Kobe traz seu personagem ao palco do Natal nos Vinhedos para encenar o espetáculo “O Natal do Guri de Uruguaiana”.
Nesta produção, ele apresenta a história do Natal de um jeito abagualado, com muito humor, música e diversas atrações: clipes ao vivo, bailarinos, montagem de presépio vivo com pessoas da plateia, coral infantil, camerata e o próprio Papai Noel.
Tenor Alexandre Borges:
com apresentações em importantes espetáculos natalinos como Natal Luz de Gramado e Nativitaten, o tenor caxiense se apresenta pela primeira vez no Natal nos Vinhedos.
Além de temas do folclore italiano, apresentará canções natalinas.
Grupo Tholl:
O consagrado grupo gaúcho Tholl volta ao palco do Natal nos Vinhedos para apresentar o espetáculo “A Noite de Natal”.
Como de costume, o espetáculo traz movimentos precisos, figurinos exuberantes e voos acrobáticos.
A montagem em questão é inspirada no famoso balé “Quebra-Nozes” e conta com 12 artistas que se revezam em 12 números inéditos, tendo a música de Tchaikovsky como grande inspiração.
Ragazzi dei Monti:
Com mais de 30 anos de história, o grupo de Monte Belo do Sul é um dos maiores divulgadores da cultura ítalo sul-brasileira através da música.
Com um show vibrante, a banda convida todos a entrarem no ritmo da música italiana, passando por canções do folclore, do pop e da contemporaneidade, lembrando ainda de antigos temas natalinos regionais.
Cia Sorriso com Arte:
O grupo teatral apresenta espetáculo “Um Encanto de Natal”.
Com mais de 40 artistas em cena, o show celebra o Natal e homenageia crianças de todas as gerações, trazendo personagens icônicos como duendes, pinguins, o Grinch e, claro, o tradicional Papai Noel.
Com figurinos deslumbrantes e autorais, a montagem ganha ainda mais brilho e sofisticação, refletindo o encanto e a elegância dessa celebração.
Há pouco tempo, tatuar as sobrancelhas era febre. Hoje, virou arrependimento coletivo.
A tendência que marcou uma geração deixou um efeito colateral inesperado. Procedimentos como micropigmentação, microblading e tatuagens definitivas, além de alterarem a cor ao longo dos anos, também enfraquecem os fios e podem comprometer o ciclo de crescimento.
Quando o pigmento começa a desaparecer, muitas pessoas percebem que a sobrancelha não voltou como antes, os fios perderam força para crescer.
Com isso, a procura por remoção e reconstrução disparou. Na Nabeauty, referência na técnica Flow Removal, o laser Q-Switched fragmenta o pigmento sem danificar a pele ou os folículos.
O processo permite que os fios naturais retomem seu crescimento gradualmente, preservando a estrutura da sobrancelha.
Segundo a especialista Karoline Gama, os principais motivos da busca são pigmentos que oxidaram para tons azulados ou avermelhados, desenhos assimétricos e mudanças de estilo.
O protocolo é personalizado, com média de três a cinco sessões.
Mas para quem perdeu volume ao longo dos anos ou teve falhas agravadas pelos procedimentos antigos, o transplante de sobrancelhas se tornou a solução definitiva.
O cirurgião plástico, Dr. Cleber Stuque, utiliza a técnica FUE para extrair fios finos da região posterior do couro cabeludo e implantá-los seguindo o formato natural da sobrancelha.
O especialista acrescenta que a procura por esses procedimentos sobe entre 15% e 20% nos meses de novembro e dezembro.
O transplante é feito com fios longos, permitindo visualizar de imediato a direção do crescimento e garantindo naturalidade desde o início.
O resultado definitivo aparece a partir de seis meses, com pós-operatório simples e recuperação rápida.
Entre remover o que não representa mais e reconstruir o que se perdeu, cresce um movimento que valoriza o natural, o real e o harmonioso.
Com tecnologia avançada e profissionais especializados, procedimentos que antes eram tabu hoje devolvem expressão, identidade e autoestima através da moldura mais poderosa do rosto: as sobrancelhas.
O espetáculo de Natal do Allegro, a Vila dos Desejos, encantou crianças, jovens e adultos com fadas, bailarinas, guardiões e soldadinhos em uma jornada para reacender a luz do Natal e entregar cartinhas ao Papai Noel. Uma apresentação cheia de magia, amor, amizade, perdão e esperança. O Natal é o momento de renascer a fé e a esperança na humanidade.
Pesquisa revela que o brasileiro tem, em média, 43 anos da vida ocupados pela rotina, e imóveis passam a oferecer experiências completas para reduzir o estresse urbano
A rotina do brasileiro está cada vez mais comprimida. Uma pesquisa do Instituto Ipsos, realizada com o Nubank, mostra que 74% do tempo ao longo da vida é ocupado com os trabalhos externo e doméstico, estudos, além de deslocamento – o equivalente a 43 anos, conforme a idade média nacional. A mesma pesquisa revela que o trânsito é motivo de desagrado para mais de 40% dos entrevistados. Em Goiânia, essa realidade aparece de forma evidente, um sintoma da extensa frota de veículos que circulam pela capital.
A pesquisa Viver nas Cidades, também realizada pela Ipsos, revelou que 51% dos goianienses se locomovem diariamente com o uso de veículos particulares ou de aplicativos, o que ultrapassa a estatística de pessoas que usam o transporte coletivo. “O desgaste provocado pelo deslocamento entre destinos é um dos fatores que eleva a necessidade do goiano de encontrar o que é essencial a poucos metros de distância, e isso está provocando grandes mudanças na oferta de imóveis atual”, explica Victor Albuquerque, sócio da Legado Incorporadora.
Victor Albuquerque, sócio da Legado Incorporadora, explica como a demanda do goiano provoca diferentes formatos de moradia e nova fase do mercado imobiliário Eduarda Leite
*Espaços comuns cada vez mais valorizados*
Com essa rotina cada vez mais acelerada e o desgaste de estar refém de grandes trajetos para viver o dia a dia, os goianos estão valorizando imóveis que ofereçam experiências completas sem sair da porta de entrada, ou seja: a casa deixa de ser dormitório e se torna um destino. “Hoje em dia, é difícil encontrar ambientes de lazer de qualidade, espaços para atividades físicas, e até para o trabalho perto de casa. Então, imóveis que já oferecem tudo isso estão sendo mais procurados, e o mercado dos imóveis está investindo nesse novo padrão de comportamento”, explica Victor.
A exemplo disso, Legado Incorporadora, em parceria com o Grupo Custódio, lança o Biografia Parque Flamboyant, o novo empreendimento do Jardim Goiás que será lançado ao público neste dia 13 de dezembro, com atributos inéditos não apenas para o bairro, mas também para a cidade. Localizado a 500 metros do Parque Flamboyant e somente a 200 metros da Praça das Artes, o condomínio residencial terá uma área de lazer com 2.600 m², composta pelo SPA Beach Club, no primeiro pavimento, e pelo Rooftop 360°, no topo.
“A ideia do Spa Beach Club é, realmente, trazer um resort para dentro de casa”, pontua Victor Albuquerque. No ambiente, haverá uma estrutura de lazer completa com quadra de beach tennis, banheira de gelo para recovery, sauna a vapor, sala de massagem, fitness outdoor e indoor, sala de reuniões, estúdio de coworking e mercado compacto, além de uma adega exclusiva para moradores.
No Rooftop 360°, um dos principais diferenciais é o observatório espacial. O empreendimento será entregue com telescópios nesta área de lazer para observação das estrelas e do skyline, em conjunto com um sky bar, pista de cooper nas alturas e ambientes de descompressão.
Os futuros moradores do empreendimento serão presenteados com um livro autobiográfico, segundo o legado do Biografia Parque Cascavel, vencedor do Prêmio Master Imobiliário 2025, que vendeu 100% de suas unidades após somente quatro horas desde o lançamento. O novo Biografia se ergue em uma zona de desaceleração, mas a partir de um projeto aprovado anteriormente, o que reabre as portas para quem ainda sonha em residir em um dos bairros mais bem localizados de Goiânia. O residencial terá 200 apartamentos, com duas suítes (65 m²) e três suítes (82 m²).
“Essa tipologia é um grande atrativo para quem sempre sonhou em morar na região do Jardim Goiás, pois lá há uma concentração de um público com poder aquisitivo mais elevado, e uma oferta de apartamentos a partir de 100 m², no mínimo. Trazemos no Biografia Parque Flamboyant um acabamento de primeira linha, mas com o metro quadrado mais acessível. Então, tem tudo para ser mais um sucesso de vendas”, continua Victor.
O lançamento no Jardim Goiás segue a linha do Biografia Parque Cascavel, também da Legado Incorporadora, que vendeu 100% das unidades em apenas 4 horas após o lançamento e ganhou o Prêmio Master Imobiliário 2025.
Biografia Parque Flamboyant é um exemplo de como o mercado se adaptou às novas demandas de comportamento do morador de grandes centros urbanos Divulgação