O design Diego Miranda, o arquiteto Zeh Pantarolli, gerente da Essence Acabamentos, Karen Karoline, e Márcio Falk, superintendente regional da Roca Cerâmica
Segundo arquitetos curitibanos, a Inteligência Artificial veio para somar e não para anular o trabalho do arquiteto e do design, que, com o uso de ferramentas adequadas, podem se dedicar mais ao processo criativo
A Inteligência Artificial veio para consolidar uma nova revolução no processo produtivo mundial: a tecnológica. Muito se tem falado sobre o impacto dela nas profissões, sendo que algumas funções e cargos podem até desaparecer. Mas como as profissões de arquitetura e design serão impactadas: irão ser substituídas, alteradas ou extintas pela tecnologia?
A representante da Roca Cerâmica, Andreia Apolinário; Karen Karoline, Anderson Caiado; os palestrantes Diego Miranda e Zeh Pantarolli, a gerente Ângela Schwichenberg e Márcio Folk da Roca Cerâmica
Essa foi a reflexão que abriu a palestra do arquiteto Zeh Pantarolli e o design Diego Miranda, sócios do premiado Estúdio Pantarolli Miranda – Arquitetura, Arte e Design, nesta quarta-feira, 05 de novembro, na Essence Acabamentos em Goiânia. Durante o evento, voltado para profissionais da área, realizado em parceria com a Roca Cerâmica, ele avaliaram que felizmente as profissões de arquiteto, design e decorador estão sendo impactadas positivamente pela Inteligência Artificial e não correm o risco de desaparecer, justamente por depender de um diferencial unicamente humano: a capacidade de criar.
Palestra sobre uso da Ia na arquitetura
Zeh Pantarolli destaca que boa parte dos escritórios de arquitetura já usam IA, mas de forma ainda inicial, sendo que é possível aproveitar um amplo potencial das ferramentas para dinamizar processos de pesquisa, gestão e administração dos escritórios. “Observamos que 50% a 70% do público já utiliza IA, mas nossa ideia é apresentar novas formas de uso para ampliar os benefícios. A IA otimiza tarefas repetitivas, como conferência de contratos e propostas, liberando tempo para a criação”, destacou ele.
O design Diego Miranda enfatizou a necessidade de que os profissionais se capacitem para usar as ferramentas e que façam isso de forma contínua para acompanhar as evoluções. “Acreditamos que a IA veio para ficar e quem a utiliza agora sai na frente. Por isso é importante estar atento às novidades e atualizações, pois são muito dinâmicas”, observou ele, que garante usar bastante a IA no dia a dia.
Segundo ele, os profissionais são adeptos do conceito do aprendizado turbo, que consiste no uso da Inteligência Artificial para realização de pesquisas e busca de informações adicionais, além de usar na prática do desenvolvimento dos projetos para ganhar o que mais vale: tempo. “Um uso bem interessante da IA que fazemos é na geração de alternativas e simulações. Se temos, por exemplo, um projeto elaborado para o dia e queremos simular como ficaria à noite, antes da inteligência artificial, precisaríamos estar no escritório, realizar todas as adaptações, colocar iluminação, algumas vezes passar até a noite renderizando para chegar no dia seguinte e ver o resultado. Hoje não. Com a IA conseguimos este resultado em segundos”, destacou.
Palestra sobre uso da Ia na arquitetura
Uma das participantes, que veio buscar informações para ampliar o uso da IA em seu escritório foi a arquiteta Paula Serafim Vilela. Ela conta que já usa a ferramenta de forma inicial, como algumas pesquisas no Chat GPT, porém soube da palestra por meio da sua irmã, sócia e também arquiteta, que fica em Mineiros-GO, cidade onde ambas têm um escritório, e decidiu vir conferir a palestra em Goiânia com o objetivo de ampliar o uso, investindo mais na agilidade e produtividade dos processos. “Minha irmã e sócia participou da mesma palestra realizada na Essence em Jataí e abriu muito sua visão sobre o assunto, percebendo o quanto podemos nos beneficiar com a IA no desenvolvimento dos processos. Ela me sugeriu que eu viesse também na palestra em Goiânia para compartilhar desse conhecimento. E, certamente, iremos colocá-lo em prática para otimizar nosso tempo”, observou Vilela.
Hudson Guerra – Secretário de Esportes, Vice-Presidente da Faugo, Fernando Freitase Rival Aguiar Pereira – Presidente do GoiásFomento
Cerimônia organizada pela Federação Goiana de Automobilismo (FAUGO) reuniu atletas, dirigentes e autoridades em Goiânia
A Federação Goiana de Automobilismo (FAUGO) realizou, na noite desta quinta-feira, a cerimônia do Prêmio Volante de Ouro, evento que reconhece e valoriza os principais destaques do automobilismo regional. A solenidade aconteceu em Goiânia, na churrascaria Favo de Mel, e reuniu competidores, dirigentes, familiares, autoridades e imprensa para celebrar os campeões das principais modalidades do esporte no estado.
Estiveram presentes no evento o secretário de Esporte do Estado, Hudson Guerra, representando o Governador Ronaldo Caiado; o deputado estadual Cairo Salim; o vereador Anselmo Pereira; o presidente da GoiásFomento, Rival Aguiar Pereira; além do presidente da FAUGO, Sérgio Crispim, e do vice-presidente da entidade, Fernando Freitas, reforçando o apoio institucional ao crescimento do automobilismo goiano.
Foram premiados atletas e equipes das categorias Kart, Kart Cross, Rally, Arrancada, Drift e Marcas e Pilotos, contemplando diferentes estilos, pistas e terrenos que compõem o cenário do automobilismo em Goiás.
Sérgio Crispim, presidente da Federação Goiana de Automobilismo (Faugo)
A premiação reafirma o compromisso da FAUGO com o fortalecimento do esporte no estado e com a valorização dos talentos que, ao longo da temporada 2025, se dedicaram às pistas e trilhas.
Sérgio Crispim, Vereador Anselmo Pereira e Fernando Freitas
Para o presidente da entidade, Sérgio Crispim, o Prêmio Volante de Ouro vai além da entrega de troféus. “O Volante de Ouro representa o reconhecimento a todos que constroem o automobilismo goiano diariamente. É uma celebração da dedicação, da superação e da paixão dos nossos atletas, além de um momento importante para mostrar a força e a organização do esporte em Goiás”, destacou o presidente da FAUGO.
Sérgio Crispim, Deputado Cairo Salim, Vereador Anselmo Pereira e Fernando Freitas
Além de valorizar os resultados esportivos, a cerimônia também reforçou a integração entre as diferentes modalidades. O vice-presidente da FAUGO, Fernando Freitas, ressaltou o papel do prêmio como incentivo ao desenvolvimento contínuo dos pilotos e equipes. “Esse é um momento de confraternização, mas também de motivação. O reconhecimento impulsiona os atletas a seguirem evoluindo e levando o nome de Goiás para competições cada vez maiores”, afirmou.
Sérgio Crispim e Deputado Cairo Salim
Com a entrega dos troféus aos campeões de cada campeonato, o Prêmio Volante de Ouro 2025 consolidou mais uma edição histórica, fortalecendo o automobilismo como tradição, paixão e vetor de crescimento esportivo no estado de Goiás.
O programa “PCD GWM Navesa” foi lançado nacionalmente em Goiânia, durante o “Mobility Day”, na noite da última quinta (29/1). Os gerentes comerciais Higor Barbosa, Evandro Araújo e a supervisora de marketing Isadora Beltrão apresentaram para o mercado os veículos híbridos & elétricos mais completos e vendidos do Brasil, em suas novas versões. Durante todo período da ação, as primeiras800 unidades disponíveis dos carros “Haval H6 HEV” e “Ora 03” terão condições exclusivas para os clientes PCD da concessionária do Grupo Navesa, localizada na Av. Mutirão esq. Av. T-55, no Setor Bueno. Mais informações e agendamento de test drive em @gwmnavesa e no (62) 3413-0600
Local: GWM Navesa, Av. Mutirão esq. com R. T-55, n° 317 – St. Bueno, Goiânia – GO, 74215-170.
O renomado médico dermatologista, especialista em transplante capilar e tricologia Dr. Domingos Sávio Coelho, adverte para os cuidados no verão após a cirurgia de transplante, evitando exposição solar direta, calor excessivo, piscina e mar no período indicado para uma boa cicatrização, sendo o sucesso do transplante os cuidados do pós-operatório.