Connect with us

Cultura

Fé, ritmo e ancestralidade marcam o Segundo Encontro Estadual de Congadas do Estado de Goiás em Catalão.

Publicado

on

Evento reuniu 22 ternos de congada e centenas de participantes em celebração à cultura, à resistência e à devoção a Nossa Senhora do Rosário.

A cidade de Catalão, em Goiás, se transformou em um grande palco de fé e tradição no último sábado, 8 de novembro, durante a realização do Segundo Encontro Estadual de Congadas do Estado de Goiás. O evento, promovido pela Anunciação Cultura com patrocínio da CMOC Brasil por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, reuniu 22 ternos vindos de diferentes municípios goianos e mineiros para um cortejo histórico, apresentações artísticas e celebrações abertas ao público na Praça Getúlio Vargas.

Com a praça lotada, o som das caixas e tambores ecoou pelas ruas do centro histórico de Catalão, marcando mais um capítulo dos 149 anos de tradição dessa manifestação reconhecida, em 2025, como Patrimônio Cultural do Brasil. No início da tarde, o evento teve início com apresentações culturais, oficinas e feira de artesanato local. Em seguida, os ternos se concentraram na Capela de Nossa Senhora do Rosário para o tradicional cortejo até a Praça Getúlio Vargas, onde ocorreu a cerimônia oficial de abertura com a presença de autoridades estaduais e municipais.

Os 22 ternos se apresentaram, exibindo seus cânticos, coreografias e fardamentos coloridos em homenagem a Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia. O encerramento, à noite, reuniu todos os grupos em um grande encontro no palco principal, seguido de show gratuito com o Grupo Sereno, coroando um dia de intensa celebração cultural. Com o sucesso da segunda edição, o evento já se consolida no calendário cultural de Goiás e prepara o terreno para as comemorações dos 150 anos das Congadas no Estado, em 2026.

Entre os participantes, a emoção era visível. As apresentações aconteceram sob a chuva, que parecia abençoar o cortejo. O capitão de um dos ternos de Catalão, Moçambique Nossa Senhora do Rosário, Leonardo Bueno explica que mesmo com a chuva, a Congada mostrou que é resistência e que esse segundo encontro vai ficar marcado na história de Catalão. “Esse momento representa nossa devoção, fé, carinho e respeito. É a nossa alegria. Tanto faz se é com chuva ou com sol, estamos aqui para demonstrar nossa fé, nossa cultura e levar o colorido às ruas da cidade. É gratificante ver crianças, adultos e idosos unidos, firmes do começo ao fim”.

Para o capitão do terno Vilão São Jorge Guerreiro, de Catalão, Ney Edvaldo Franco, o próprio lema do grupo: amor, fé e devoção, traduz o que é a Congada. “É uma alegria poder participar desse segundo encontro, que valoriza e fortalece a nossa cultura. Já são quase 30 anos participando dessa manifestação, que nos move justamente por esse sentimento de amor e pela nossa devoção a Nossa Senhora do Rosário.”

Rubinalda Santos, de 46 anos, mora em Catalão e se emocionou ao falar sobre o evento. “É um momento de união, em que todos se reúnem como uma única irmandade. Eu me arrepio! A congada é algo ensinado de pai para filho, de mãe para filha. Ensinam como ornamentar as roupas, como se vestir e se cuidar. É uma tradição muito linda, passada de geração em geração, em que cada família tem o seu terno e cuida dele com muito amor e respeito.”

A Congada como patrimônio e resistência

Mais do que um espetáculo, o Encontro reafirmou o papel das congadas como patrimônio imaterial e expressão viva da ancestralidade afro-brasileira em Goiás. “É um prazer estarmos aqui outra vez na avenida para poder apreciar a apresentação da nossa Congada. Vamos continuar incentivando e sempre fomentando para que possa acontecer tudo aquilo que busca retratar a nossa cultura, a nossa Congada”, declarou o prefeito de Catalão, Velomar Rios.

De acordo com o representante do Ministério da Cultura, Deryk Santana, a Lei Rouanet é um dos instrumentos fundamentais para que se possa continuar promovendo e mantendo viva essa cultura em todo o país. “Este Encontro transforma vidas, encanta a população e dá novo significado à trajetória de cada mestre da Congada, que agora pode exercer sua arte de forma valorizada. Eles transmitem nossa tradição, nossa identidade e ajudam a preservar aquilo que nos define como povo goiano e brasileiro. Se somos quem somos, é por causa da arte que produzimos, da cultura que vivemos e dos artistas que mantêm essa chama acesa”, destacou.

“São séculos de fé, música e união que mantêm viva a memória dos que vieram antes de nós. As Congadas são um dos maiores símbolos da resistência cultural e religiosa do nosso povo”, destacou a diretora artística da 5ponto3, coordenadora de produção do evento e representante da Anunciação Cultura, Vivi Mori. O diretor executivo da Anunciação Cultura, Gustavo Fioretto, agradeceu ao apoio do Ministério da Cultura, o patrocínio da CMOC e a união de municípios em acreditar na potência do projeto. “Agradeço imensamente a participação de todos. Sem vocês seria impossível realizar. Vamos aproveitar esse dia de hoje para celebrar a Congada e a força do Estado de Goiás dentro do nosso país”.

Para a CMOC Brasil, o patrocínio ao projeto reforça o compromisso com o desenvolvimento cultural e social. “Para nós, não é apenas o patrocínio de um evento, é o fortalecimento da cultura e de uma tradição tão importante para o Estado de Goiás”, analista de relacionamento com comunidade Sênior da CMOC Brasil, Amanda Teixeira.

A secretária de Cultura de Três Ranchos e uma das idealizadoras do encontro, Clícia Feitosa afirma que o encontro das congadas é um momento que traz lembrança, desafio, esperança e muita emoção. “É uma celebração grandiosa, construída por muitas mãos e corações. Sinto-me honrada em fazer parte dessa grande festa que exalta a força da nossa cultura. Catalão é um verdadeiro celeiro da Congada em Goiás, e nada mais justo que esse encontro aconteça aqui, no berço dessa tradição. Que no próximo ano possamos celebrar, com ainda mais fé, os 150 anos dessa manifestação que simboliza a resistência e a história do povo negro”.

Sobre a Anunciação Cultura

A Anunciação Cultura é uma produtora especializada em festivais de cultura brasileira e em projetos que promovem a valorização das tradições populares, com atuação em diversas regiões do país. Reconhecida pela curadoria e pelo cuidado em ações de memória, salvaguarda e difusão cultural, a empresa contribui para fortalecer manifestações como as congadas e ampliar seu alcance junto a diferentes públicos.

Ageu Macedo – Kasane

CONTINUE LENDO
CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Musica

Ana Carolina traz a turnê comemorativa “25 Anas” para Goiânia em março de 2026

Publicado

on

how celebra 25 anos de carreira da artista e apresenta ao vivo faixas do novo EP autoral “Ainda Já”; apresentação ocorre no dia 14 de março de 2026, na capital

A Arena Multiplace em Goiânia recebe, no dia 14 de março de 2026, um dos espetáculos mais aguardados da música brasileira: a turnê “25 Anas”, com a qual Ana Carolina celebra os 25 anos de carreira. A apresentação marca a chegada à capital goiana de um dos projetos mais importantes da trajetória da artista, conhecida por sua voz marcante, composições profundas e performances que atravessam gerações.

O show reúne os grandes sucessos que consolidaram Ana Carolina como um dos nomes mais relevantes da MPB, além de apresentar ao público canções inéditas do novo EP autoral, “Ainda Já”, que inaugura uma nova fase estética e musical da cantora. O trabalho, inteiramente composto por ela, revisita sua própria história enquanto aponta para os caminhos que escolhe trilhar daqui para frente.

Com direção de Jorge Farjalla e produção da Global Music, “25 Anas” é dividido em cinco atos — A História, A Paixão, A Memória, O Reencontro e A Celebração, em uma construção quase cinematográfica que combina música, elementos cênicos e projeções em LED, conduzindo o público por diferentes eras da artista. No palco, surgem as múltiplas “Anas” que marcaram sua trajetória, da intérprete potente à compositora sensível.

A turnê, que tem datas esgotadas em várias capitais, chega a Goiânia com o impacto de Ana Carolina na música brasileira. Ao longo da carreira, a artista lançou 13 álbuns e 8 DVDs, acumula milhões de discos vendidos, prêmios nacionais e indicações ao Grammy Latino. Canções como “Garganta”, “Quem de Nós Dois”, “Pra Rua Me Levar”, “Rosas” e tantas outras fazem parte da memória afetiva do público.

Os ingressos e informações completas sobre o espetáculo estarão disponíveis no site oficial da artista (www.ana-carolina.com ).

Serviço: Ana Carolina faz show em Goiânia
Quando: 14 de março de 2026
Ingressos em : www.ana-carolina.com
@arenamultiplace

TARG COMUNICAÇÃO 

CONTINUE LENDO

Arte

“Agora É Que São Elas!”

Publicado

on

Montagem dirigida por Fábio Porchat reúne nove esquetes cômicas que misturam textos inéditos e roteiros escritos há 20 anos, nos dias 6 e 7 de dezembro, no Teatro Goiânia. Os ingressos já estão disponíveis no site Ingresso Digital

Nos dias 6, às 19h e 7 de dezembro, às 18h, o palco do Teatro Goiânia recebe a comédia “Agora É Que São Elas!”, protagonizada por Júlia Rabello, Maria Clara Gueiros e Priscila Castello Branco. Em cena, as atrizes se transformam em vinte personagens, entre femininos e masculinos, que conduzem nove esquetes escritos e dirigidos por Fábio Porchat.

A montagem se destaca pelo humor de identificação, que traz situações cotidianas e personagens reconhecíveis, sempre com espaço para improvisação. Cada apresentação se torna única, já que as cenas podem ganhar novas nuances a cada noite.

Os ingressos estão disponíveis no site Ingresso Digital (https://www.ingressodigital.com/), com valores entre R$ a R$ , de acordo com o setor escolhido na plateia e o tipo de ingresso (inteira, social ou meia). Também está disponível a opção de ingresso social, que garante desconto para todos que levarem 1 kg de alimento  não perecível, que deverá ser entregue na portaria do evento, junto à validação do ingresso.

Para compor o espetáculo, Porchat reuniu textos inéditos e outros que remontam aos anos de 2004 e 2005, período em que era estudante da Casa das Artes de Laranjeiras (CAL), no Rio de Janeiro. Algumas das histórias foram originalmente encenadas ao lado do colega e amigo Paulo Gustavo.

“Foi muito lindo revisitar esses textos escritos há 20 anos, que eu fiz na escola pro meu colega Paulo Gustavo. E foi bom ver que esse material ainda é atual, funciona e é engraçado. Se estivermos conectados ao que acontece ao nosso redor, vamos entender o Brasil, os costumes e as pessoas que estão à nossa volta”, conta o diretor.

Entre os destaques está “Superstição”, que mostra o reencontro de duas amigas com visões opostas sobre crenças populares: uma devota de todos os rituais e outra totalmente cética. Já em “Selfie”, uma fã (Priscila) aborda uma atriz famosa (Maria Clara) em um restaurante, mas, ao tentar registrar a foto, começa a apontar defeitos na artista que admira. O esquete mais recente, “Meu bebê”, traz Júlia e Priscila como um casal que compara seu filho de oito meses com os das amigas, em uma competição implícita pelo título de criança mais inteligente.

Com diálogos afiados e situações que refletem a vida real, “Agora É Que São Elas!” oferece ao público goiano duas noites de humor inteligente, capaz de arrancar risadas ao mesmo tempo em que expõe fragilidades e manias tão humanas quanto atuais.

SERVIÇO

Agora É Que São Elas – Goiânia

Data: 6 e 7 de dezembro

Horário: 18h e 19h

Local: Teatro Goiânia (R. 23, 252 – St. Central, Goiânia)

Ingressos: https://www.ingressodigital.com/evento/17837,17838/agora-e-que-sao-elas

Johny Cândido

Assessor de imprensa – Jornalista 

CONTINUE LENDO

Cultura

Prêmio Atitude Ambiental 2025.

Publicado

on

As escolas EM José Carlos Buzinaro, EE Armando
Belegarde e EM Prof. Cristina dos Santos foram premiadas.

O Prêmio Atitude Ambiental, promovido anualmente pela Sobloco Construtora junto às escolas públicas e privadas de Bertioga, no Litoral Norte paulista, anunciou na ultima quinta feira, os vencedores da sua 33ª edição. As escolas EM José Carlos Buzinaro, EE Armando Belegarde e EM Prof. Cristina dos Santos, apresentaram os trabalhos com maior pontuação sobre o tema “‘Minha escola sustentável’.
 

“A ideia, este ano, foi que a comunidade escolar criasse seus próprios projetos para tornar as escolas mais sustentáveis. Atitudes simples, como diminuir o consumo, reuso de água, coleta seletiva, compostagem, consumo consciente, e outros, são pequenas ações que podem gerar grandes resultados, não só práticos, mas principalmente na consciência ambiental dos alunos”, reflete Beatriz Almeida, diretora adjunta de marketing da Sobloco Construtora, empresa responsável pelo Prêmio.

Alunos da escola EE Armando
Belegarde, vencedora do Prêmio Atitude Ambiental.

“Celebramos o desenvolvimento dos estudantes que saem dessa experiência educativa mais reflexivos sobre a relação do homem com a natureza, valorizando a consciência de coletividade, senso cívico e, principalmente, o olhar para a preservação da natureza”, destaca Cristina Peres, educadora ambiental da Sobloco e coordenadora do Programa Clorofila de Educação ambiental.
 

A cerimônia de divulgação aconteceu no Pavilhão de Exposições da Riviera de São Lourenço, com a presença de educadores, alunos e representantes das escolas participantes, do Secretário de Educação do município Rubens Mandetta, da vice prefeita Lucilia Goulart, autoridades municipais, além da equipe da Sobloco responsável pelo Programa.
 

A comissão julgadora ficou encantada com a excelência dos projetos participantes da edição, reconhecendo o empenho de todas as escolas participantes, Para o secretário de educação do município, Rubens Mandetta, o Programa Clorofila é grande parceiro da cidade. “É gratificante ver os alunos envolvidos, criando uma consciência de preservação em nosso município que é muito rico ambientalmente”.

Apresentação dos alunos da escola Cristina dos Santos, vencedora do Prêmio Atitude Ambiental

A 33ª edição do Prêmio Atitude Ambiental, um dos concursos sobre educação ambiental mais antigos do Brasil, avaliou este ano 12 escolas, sendo elas: EM Genésio Sebastião dos Santos; EMEIF Boracéia; EM Hilda Strenger Ribeiro; EM Caminhos do Bem; EM José Carlos Buzinaro; EM Professora Cristina dos Santos; EM Giusfredo Santini; EE Jardim Vicente de Carvalho; Colégio Objetivo; EE Maria Celeste Pereira Leite; EE Armando Belegarde; e EEI Txeru ba e kua i.
 

O prêmio realiza-se no âmbito do Programa Clorofila de Educação Ambiental, mantido pela Sobloco, que inclui ainda outras frentes de trabalho como a produção e manejo de hortas nas escolas, feiras de meio ambiente e a implantação de uma Agenda 21 nas escolas.
 

O Programa Clorofila conta com uma equipe multidisciplinar de especialistas, incluindo uma educadora ambiental e uma engenheira agrônoma, impulsionando a formação de embaixadores ambientais na região. A premiação foi revelada na presença dos competidores, visando atender às demandas e necessidades das escolas proponentes.


Programa Clorofila
 

Em sua trajetória, o Programa Clorofila de Educação Ambiental criou ampla rede para formação e integração com professores, educadores ambientais e diretores, destinada à conscientização ecológica e desenvolvimento de uma cultura de preservação da natureza nas crianças e jovens. A proposta é que o professor seja o grande agente disseminador de novos conceitos de sustentabilidade para o público-alvo das atividades. O programa já contemplou diretamente mais de 20 mil alunos, de 25 escolas, dentre estaduais, municipais e privadas.

CONTINUE LENDO
Advertisement

noticias