Ações simultâneas reforçam compromisso da Associação Comunidade Batista com o acesso à saúde e atendimento especializado em Goiânia_Goiânia.
A Associação Comunidade Batista (ACB) realiza, neste sábado, 7 de fevereiro, uma grande mobilização em saúde com três ações estratégicas em diferentes regiões da capital: o Mutirão da Visão no Setor Vera Cruz, a entrega de óculos do mutirão do Setor Vila Novo Horizonte e o Dia D da Ortopedia, na sede da instituição, no Setor Oeste.
As iniciativas ampliam o acesso a consultas especializadas, exames e tratamentos, beneficiando diretamente centenas de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
No Conjunto Vera Cruz 2, os atendimentos oftalmológicos gratuitos são destinados a adultos e crianças a partir de 7 anos. O atendimento terá início às 8h, com distribuição de senhas a partir das 7h, por ordem de chegada.Ao todo, estão previstas 300 senhas para consultas oftalmológicas, que incluem avaliação médica especializada e exames completos.
Os atendimentos serão realizados ao longo do dia, até às 17h, conforme a demanda.
Entrega
No mesmo dia, a ACB também realiza a entrega dos óculos para os beneficiários atendidos no Mutirão da Visão do Setor Vila Novo Horizonte, ocorrido em 24 de janeiro — apenas 15 dias após as consultas.
A entrega acontece a partir das 14h, no Ginásio de Esportes do Setor Novo Horizonte, e é exclusiva para quem participou do mutirão naquela região.
Ortopedia
Também neste sábado (7), a ACB promove o Dia D da Ortopedia, em sua sede, no Setor Oeste.
A ação contará com atendimento de médicos ortopedistas para 100 pessoas previamente agendadas, reforçando o cuidado especializado e o acompanhamento clínico de pacientes que aguardavam avaliação.
O trabalho desenvolvido pela Associação Comunidade Batista na área da saúde vem alcançando números expressivos e resultados concretos.
No Mutirão da Visão realizado no Setor Vila Nova, a ação registrou recorde de atendimentos, com 594 pessoas atendidas e 537 receitas oftalmológicas aviadas para produção de óculos.
Os mutirões oftalmológicos realizados pela ACB permitem que centenas de pessoas tenham acesso, muitas delas pela primeira vez, a consultas especializadas, exames completos e encaminhamentos para tratamentos mais complexos, como cirurgias de catarata e outras patologias visuais.
No bairro Vila Pedroso, por exemplo, foram entregues 326 óculos e realizados 412 atendimentos entre consultas e exames.Para a ACB, os mutirões vão além do atendimento imediato.
As ações promovem saúde preventiva, ajudam a desafogar a rede pública e garantem dignidade, qualidade de vida e inclusão social para quem mais precisa.
“A cada edição, percebemos o impacto real dessas ações na vida das pessoas. Muitas chegam sem nunca terem passado por um oftalmologista ou um ortopedista.
Nosso compromisso é cuidar, orientar e encaminhar para que o tratamento continue, quando necessário”, destaca o presidente da ACB, Diogo Marquez.
Serviço – Resumo das ações (07/02)
*🔹 *Mutirão da Visão – Setor Vera Cruz*
🕗 Atendimento: a partir das 8h | Senhas: a partir das 7h
📍 Colégio Morada Nova – Conjunto Vera Cruz 2 👥 300 senhas para consultas oftalmológicas
🔹 *Entrega de Óculos – Vila Novo Horizonte*
🕑 A partir das 14h
📍 Ginásio de Esportes do Setor Novo Horizonte
👓 Exclusivo para atendidos no mutirão do dia 24/01
Além do hospital privado, o HUGO e o HMAP, unidades públicas geridas pela organização, recebem os voluntários que se passam por pacientes
Órgãos de segurança estaduais participam da ação para testar a resposta integrada a grandes tragédias
O Einstein Hospital Israelita realizará, no dia 4 de fevereiro, a partir das 7h30 da manhã, o primeiro simulado de catástrofe da organização na região. A ação simula a queda do teto em uma das salas de cinema do Goiânia Shopping e contará com a participação do Einstein Goiânia, além dos hospitais públicos administrados pelo Einstein: o Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia – Iris Rezende Machado (HMAP) e o Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (HUGO).
O exercício também envolve o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Polícia Militar do Estado de Goiás, Equipe de Segurança do Goiânia Shopping, entre outras forças, integrando os protocolos de resposta a emergências na região.
A iniciativa tem como objetivo treinar e capacitar as equipes das unidades de saúde para atuação em situações de grande proporção, promovendo integração entre instituições públicas e privadas para uma resposta mais rápida e eficiente diante de incidentes inesperados. Durante o simulado, serão considerados diferentes perfis de vítimas, conforme protocolos de classificação de risco, incluindo casos de baixa complexidade, situações que demandam atenção e monitoramento, e ocorrências de maior gravidade. O treinamento contribui para revisar fluxos, reforçar boas práticas e melhorar a capacidade de resposta das equipes envolvidas.
“Simulados como este fazem parte da nossa rotina no Einstein e refletem décadas de experiência na preparação para cenários complexos. Sabemos que, em situações reais, a integração entre diferentes instituições é determinante para salvar vidas, e por isso investimos continuamente em treinar sistemas, equipes e protocolos”, destaca Dov Smaletz, Superintendente de Segurança Patrimonial do Einstein.
Com a participação de aproximadamente 200 pessoas, entre gestores, profissionais de saúde, forças públicas e voluntários, o simulado reforça a importância do treinamento integrado como ferramenta essencial para fortalecer as competências técnicas e emocionais dos profissionais. A expectativa é que a ação contribua para elevar o nível de prontidão das instituições e ampliar a capacidade de resposta do sistema de saúde e das forças de emergência em benefício da população.
Sobre o Einstein Goiânia O Einstein Goiânia é o primeiro hospital privado da rede fora de São Paulo, inaugurado em 2021. Com 18 mil metros quadrados, a unidade dispõe de 35 leitos operacionais, cinco salas cirúrgicas, pronto atendimento 24 horas, incluindo ortopedia e pediatria, UTI e serviço de transplante de medula óssea. Em março de 2024, passou a oferecer atendimento pediátrico completo, cobrindo desde procedimentos simples até casos de alta complexidade. Também foi pioneiro na implantação da primeira plataforma de cirurgia robótica de Goiás, com mais de 1.500 procedimentos realizados até o primeiro semestre de 2025. A unidade conta, ainda, com um centro de ensino, que oferece mais de 30 cursos de pós-graduação em saúde e gestão hospitalar, além de formações de curta duração, e com um centro de inovação dedicado ao desenvolvimento de tecnologias para aprimorar o setor de saúde na região.
Sobre o HMAP O Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia – Iris Rezende Machado (HMAP) foi inaugurado em dezembro de 2018 e é o maior hospital do Estado feito por uma prefeitura. Administrado pelo Einstein desde junho de 2022, foi construído numa área superior a 17 mil metros quadrados, onde atua com mais de 1.100 colaboradores para o atendimento de casos de alta complexidade, incluindo hemodinâmica e cirurgia bariátrica, além de várias especialidades cirúrgicas e diagnósticas. A estrutura contempla 10 salas de cirurgia e 235 leitos operacionais, sendo 10 de UTI pediátrica, 39 de UTI adulto, 31 de enfermaria pediátrica, e 155 leitos de clínica médica/cirúrgica.
Trata-se da primeira operação de hospital público feita pelo Einstein fora da cidade de São Paulo. Nos primeiros seis meses de gestão, as filas de UTI da unidade foram reduzidas consideravelmente e a capacidade de atendimento dos leitos, dobrada. Já as longas filas de espera para cirurgias eletivas foram diminuídas em menos de um ano, feito alcançado graças a iniciativas como mutirões cirúrgicos, que priorizaram demandas urgentes. Nos primeiros seis meses de gestão Einstein, o tempo de permanência dos pacientes no hospital também foi reduzido de 9,5 para 5 dias. Em relação à mortalidade, em junho de 2022 a taxa era de 15,33% e, seis meses depois, de 3,6%.
Entre janeiro de 2023 e julho de 2024, o HMAP realizou 90% de todos os procedimentos eletivos pelo SUS em Aparecida de Goiânia, levando a cidade ao título de município que mais realiza cirurgias não urgentes pelo SUS. Em 2025, prestes a completar três anos sob gestão Einstein, o hospital obteve a acreditação ONA nível 1, da Organização Nacional de Acreditação – um reconhecimento pela segurança e qualidade da assistência na unidade. No mesmo ano, a UTI do HMAP recebeu o Selo Top Performer 2025, concedido a hospitais que demonstram excelência no cuidado de pacientes em estado crítico.
Sobre o HUGO O Hospital de Urgências de Goiás – Dr. Valdemiro Cruz (HUGO) foi inaugurado em 1991 e é o segundo maior hospital de urgência e emergência de Goiás. Além da assistência, também é um hospital de ensino, pesquisa e extensão universitária.
Em sua trajetória, se destaca por programas como o de microcirurgia, que realiza procedimentos como reconstituição de órgãos, reparação cirúrgica e reconstrução de membros inferiores, superiores da face e reimplantes. Foi considerado referência no atendimento de acidente vascular cerebral (AVC) com o projeto Angels, implantado em 2022, e reconhecido internacionalmente no socorro a vítimas de AVC isquêmico. O protocolo reduziu em mais de 86% as sequelas de pacientes e em quase 90% o índice de óbitos de vítimas de AVC.
O HUGO possui 387 leitos para internação e um centro cirúrgico com 10 salas. Sob a gestão do Einstein, o hospital continuará realizando atendimento de serviços ambulatoriais e hospitalares 100% regulados para pacientes do SUS.
O Mega Moda, formado pelos shoppings de moda atacadista Mega Moda Shopping, Mega Moda Park e Mini Moda, receberá aprimeira excursão internacional deste ano. Marcado para fevereiro, o grupo de compradores atacadistas virá do Paraguai, em um movimento que reforça a visibilidade da Região da 44 como polo estratégico do atacado de moda no Brasil.
“Temos um histórico de receber compradores atacadistas da América do Sul, que compram em nossos shoppings para revender em seus países. Desta vez, receberemos um grupo de 32 pessoas do Paraguai para comprar aqui e revender lá”, destaca Paula Sepulveda, Gerente de Marketing do Grupo Mega Moda.
Além do mix diversificado de produtos e faixas de preço, o Mega Moda conta com estrutura preparada para receber excursões de outras cidades, estados e países, incluindo áreas de apoio para guias e motoristas, além de estacionamento para ônibus, praças de alimentação com ampla oferta gastronômica e um hotel interligado ao Mega Moda Shopping, fatores que contribuem para a permanência dos grupos e para a dinamização dos negócios.
Sobre o Mega Moda
Inaugurado em 2011 e localizado na Região da 44 em Goiânia – um dos principais polos de moda atacadista do país, o Mega Moda é formado pelos shoppings Mega Moda Shopping, Mega Moda Park e Mini Moda. Com 1.200 lojas sendo cerca de 80% de confecções próprias e com mix variado (feminina, masculina, infanto juvenil, fitness, festa, plus size, jeans, moda praia e íntima, além de acessórios, calçados e cosméticos) o grupo conta ainda com o Clube Mega (fidelização de clientes), Telemoda (62 98599-0009), Espaço Viva (com unidades de beleza, estética e academia) e Clube de Costura (projeto institucional voltado para oficinas de moda e costura), além de Praças de Alimentação e estacionamento para carros e ônibus.
Durante a Haute Couture Week Spring 2026, em Paris, na última semana de janeiro, a acionista e CEO do Grupo Flamboyant, Emmanuele Louza reafirmou a liderança e o compromisso da marca de sempre estar em sintonia com o ecossistema da alta-costura e com o exclusivo mercado global de luxo.
A agenda contemplou a participação em eventos do seleto grupo Vogue 100, comunidade global de líderes e influenciadores da indústria da moda, além de desfiles, encontros de relacionamento e visita guiada à exposição “Azzedine Alaïa & Christian Dior: Two Masters of Haute Couture”, na Galerie Dior. Um dos destaques da programação, foi um café da manhã oferecido por Anna Wintour, diretora de conteúdo editorial global da Condé Nast e diretora editorial global da Vogue americana, na foto 2 com Emmanuele Louza.