Connect with us

Educação

Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Política Afirmativas e Clube de Costura realizam Curso Básico de Costura para adolescentes indígenas venezuelanas em situação de vulnerabilidade

Publicado

on

Formação foi realizada por meio do projeto social “Costurando Pontes”

Goiânia, Agosto de 2021 — Depois de ministrar a formação para o grupo de mulheres trans, imigrantes e refugiadas em julho em parceria com o Ministério Público do Trabalho de Goiás (MPT-GO), na última semana, o Clube de Costura, por meio do projeto social “Costurando Pontes” que visa colaborar com o aprendizado de grupos vulneráveis, ministrou o curso BÁSICO DE COSTURA para adolescentes do sexo feminino, imigrantes e refugiadas da Venezuela, em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas. Pertencentes à etnia Warao, as adolescentes indígenas, que fazem parte dos cerca de 260 mil refugiados e migrantes venezuelanos que vivem atualmente no Brasil, segundo estimativa do Governo Federal e dados da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), têm rica tradição em artesanato e costura a mão de peças como vestidos típicos da comunidade e de itens como slings para bebê.

“As alunas foram selecionadas pela Prefeitura, que dispôs de transporte, alimentação e um tradutor durante todo o curso. Nós do Clube de Costura fomos responsáveis por coordenar, ministrar, ceder o espaço e todo material necessário para as aulas. Foi uma troca muito rica, na qual foi possível despertar nas alunas o interesse por novos aprendizados, bem como valorizar os saberes que elas também trouxeram e compartilharam conosco, muitos deles passados de geração em geração”, afirma Rogelia Pinheiro, supervisora do Clube.

A secretária Municipal de Direitos Humanos, Dra. Cristina Lopes Afonso destaca que a seleção das alunas foi feita adotando o critério de extrema vulnerabilidade de mulheres que praticam a coleta de dinheiro em sinais que não tiveram acesso a cursos de formação. “A parceria dos setores públicos e privados se apresenta como caminho sólido para a efetivação de políticas e ações públicas, resultando em maior equilíbrio social. Espero que esse tenha sido um curso de muitos outros que virão”, afirmou Cristina.

Respeitando os protocolos vigentes, o grupo foi formado por cinco alunas, o que possibilitou o distanciamento necessário para o combater a disseminação da pandemia do coronavírus. Realizado entre os dias 02 e 06 de agosto, o curso possibilitou às alunas aprender a manusear a máquina, praticar exercícios, aplicação de zíper, pences, barras e a finalização de um vestido. Ao final todas receberam um Certificado de participação.

CONTINUE LENDO
CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Oficinas Itinerantes gratuitas

Publicado

on

O projeto “Ilha da Imaginação”, reconhecido por seu impacto cultural e educacional em São Simão (GO), leva sua oficina para diversas cidades do interior de Goiás e Minas Gerais. Com o objetivo de promover a leitura e o cinema de animação entre crianças e adolescentes de 8 a 15 anos, o projeto oferece oficinas itinerantes gratuitas em escolas públicas federais, estaduais e municipais, atendendo cerca de 10 cidades e 30 escolas anualmente.

Desde 2019, a iniciativa do projeto já impactou mais de 50 mil alunos e distribuíram gratuitamente a mesma quantidade de livros. O programa é aprovado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, patrocinado pela SPIC Brasil e realizado pelo Instituto Maker, pela AKM Performma, Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução, sob gestão da executiva de projetos culturais do Instituto Maker, a goiana Danielle Cabral.

Informações para a imprensa:
FatoMais Comunicação – desde 2004, a sua Agência de Comunicação
Telefone: (62) 9 9222-3354 / (62) 9 9610-4088
Ana Paula e Silva / Dienys Rodrigues / Nayara Reis
imprensa@fatomais.com.br

CONTINUE LENDO

Educação

Vila Lume

Publicado

on

A empresária e diretora da Escola Vila Lume, Vanessa Vieira, coordenou na última sexta feira, dia 22 de setembro, a apresentação dos alunos de todas as turmas dando início a estação da primavera.

O Canto da Primavera é uma atividade interdisciplinar que proporciona às crianças a intensificação do convívio com a língua inglesa por meio da arte, especificamente a música. 

No ano de 2023, a atividade está voltada à pesquisa musical em torno de composições brasileiras reconhecidas internacionalmente e interpretadas em inglês ao redor do mundo.

Intitulado “Brasileiríssimas”, este ano, o Canto da Primavera tem como objetivo principal possibilitar às crianças a análise e a valorização do patrimônio artístico nacional e internacional, com suas histórias e diferentes visões de mundo, a partir de um repertório musical composto basicamente pela Bossa Nova e pela Música Popular Brasileira.

CONTINUE LENDO

Educação

 “Xadrez no Cubo”

Publicado

on

Em setembro, os colégios WR e WRJ apresentam  “Xadrez no Cubo”

Com proposta inédita em Goiânia, um cubo de vidro será montado no Shopping Flamboyant para realizar o evento Xadrez no Cubo, nos dias 23 e 24 de setembro, reunindo 80 finalistas do Circuito Escolar, além de grandes mestres brasileiros de xadrez.
Os Colégios WR e WRJ apresentam o “Xadrez no Cubo”, um evento a ser realizado nos dias 23 e 24 de setembro no Flamboyant Shopping, e que reunirá 80 finalistas do Circuito Escolar, composto por estudantes de 83 escolas particulares e públicas de Goiás. Além disso, contará ainda com a presença de grandes mestres brasileiros de xadrez como Henrique Mecking (Mequinho), Krikor Mekhitarian, Alexandre Fier, Renato Quintiliano e Everaldo Matsuura.

Os 80 finalistas serão divididos em quatro categorias: 1° ao 3° ano, 4° e 5° ano, 6° ao 8°ano e 9°ano ao Ensino Médio; os melhores do ano após as seis etapas. Segundo a organização, os 20 melhores classificados em cada uma delas terão o direito de disputar a final no cubo de Vidro. O evento é uma parceria com o Circuito de Xadrez Escolar.

De acordo com Tamine Abdala, vice-diretora do WRJ, ter um cubo de vidro dentro de um shopping é algo inédito em Goiânia, principalmente por se tratar de jogadores de nível escolar. “Reconhecemos o potencial formativo do xadrez e sua crescente relevância como ferramenta pedagógica, principalmente no desenvolvimento da disciplina e do autocontrole, do estímulo ao raciocínio lógico, do aumento da concentração e da capacidade de avaliar riscos para tomar decisões rápidas e assertivas”, compartilha.

A prática do xadrez é uma atividade comum já realizada nos dois colégios, WR e WRJ, sendo considerada não apenas um esporte, mas uma ciência das mais analíticas e complexas. “Esse evento vem coroar o que acreditamos como elemento formativo que é a prática de atividade que contribui para a formação pessoal, coletiva, emocional e cognitiva dos alunos”, diz Tamine.  

O circuito destinará duas premiações diferentes. Os 80 finalistas receberão troféus relacionados à classificação anual no Circuito. Haverá também um torneio entre os 20 melhores, com troféu para o campeão e vice, além de medalhas do 3° ao 6° lugar.

O “Xadrez no Cubo” será aberto ao público com horário de funcionamento no dia 23 de setembro (sábado), das 10h às 22h, e no dia 24 de setembro (domingo), das 12h às 20h.

Sobre o Colégio WR e WRJ

Fundado há 29 anos, o Colégio WR é uma instituição de Ensino Médio focada na formação de adolescentes entre 15 e 17 anos, principalmente, de modo a prepará-los para a vida cidadã e aprovação nos processos seletivos das melhores universidades do país, sendo reconhecido em todo o território nacional por esse trabalho.

Já o WRJ, criado em 2014, tem por objetivo oferecer aos estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais – a base necessária para o ingresso, com excelência, no Ensino Médio e também a formação de adolescentes autônomos, resilientes e responsáveis.

A Proposta Pedagógica é conteudista, com viés de criticidade e fundamentada por princípios disciplinares, morais, éticos e de grande valorização da família como suporte afetivo e orientador na formação dos estudantes.

As duas unidades da marca WR em Goiânia estão situadas no setor Bueno (Ensino Médio) e no Parque Amazônia (Ensino Fundamental – Anos Finais).

Serviço:

Colégio WR e WRJ apresentam Circuito Xadrez no Cubo

Dias: 23 (sábado – das 10h às 22h) e 24 de setembro (domingo – 12h às 20h).

Local: Flamboyant Shopping

Contato: @colegiowrj / @colegiowr

TARG COMUNICAÇÃO 
@targcomunicacao

CONTINUE LENDO
Advertisement

noticias