Serão oferecidas, gratuitamente, duas oficinas e dois minicursos, que acontecerão entre os dias 12 e 15/06. Interessados devem preencher o formulário de inscrição no site até o dia 29/05.
Os interessados em participar das oficinas durante a 25ª Edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) já podem realizar as inscrições preenchendo o formulário no site oficial do festival https://fica.go.gov.br/ até o dia 29/05. Serão realizadas duas oficinas e dois minicursos gratuitos, que acontecerão gratuitamente entre os dias 12 e 15 de junho.
O Fica é uma realização do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em correalização com a Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE). O festival acontece na Cidade de Goiás de 11 a 16 de junho.
A programação conta com a oficina “Ouvir e Contar Histórias: Oficina de Podcasts”, que acontece entre os dias 12 e 14, das 10h às 12h, e com 20 vagas disponíveis. Ministrada por Ana Bonomi e José Orenstein, da Trovão Mídia, produtora de podcasts de São Paulo, os participantes terão a oportunidade de aprofundar sua compreensão sobre o poder do áudio como meio de expressão e conhecer os bastidores do mercado de podcasts brasileiro.
A segunda atividade é a oficina “Da Ideia ao Roteiro – Oficina para Profissionais Negros”, que é uma parceria com a APAN – Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro -, e será um laboratório voltado a profissionais negros do audiovisual. A oficina também será realizada entre os dias 12 e 14, das 8h30 às 12h, e conta com 20 vagas abertas. A oficina será ministrada pela roteirista, diretora e educadora Maíra Oliveira.
Já na programação de cursos, o minicurso “Mudanças Climáticas: Conhecimento e ação para transformar o clima em aliado” acontece entre os dias 12 e 15 de junho, das 8h às 12h, e possui 30 vagas. A atividade será ministrada pelo pesquisador Angel Chovert e tem como objetivo oferecer uma compreensão ampla das questões climáticas e de seus impactos sobre o Cerrado.
“A história, o presente e o futuro do Cerrado” é o segundo minicurso da programação desta edição do festival e será realizado entre os dias 12 e 15, das 8h às 12h, contando, também, com a oferta de 30 vagas. Com a parceria da Mapbiomas, uma rede colaborativa de monitoramento do uso da terra, o minicurso será conduzido pelos pesquisadores Vinicius Mesquita e Julia Shimbo e propõe oferecer aos participantes um amplo panorama histórico, ecológico e de uso e ocupação do bioma.
Sobre os ministrantes
Oficina “Ouvir e Contar Histórias: Oficina de Podcasts”:
Ana Bonomi é cofundadora da Trovão Mídia, produtora de podcasts lançada em 2020, e responsável por colocar no ar mais de 40 shows, entre parcerias e originais, como “Alexandre” e “Pico dos Marins”. Ana é economista, formada pela FGV-SP, foi pesquisadora-visitante no MIT, em Boston, e trabalhou com comunicação e marketing para grandes agências e marcas do mercado brasileiro.
José Orenstein é cofundador da Trovão Mídia, produtora de podcasts lançada em 2020 e responsável por colocar no ar mais de 40 shows, entre parcerias e originais, como “Alexandre” e “Pico dos Marins”. Como jornalista, trabalhou por mais de dez anos nas redações de Folha, Estadão e Nexo.
Oficina “Da Ideia ao Roteiro – Oficina para Profissionais Negros”: Maíra Oliveira é roteirista, diretora e educadora, graduada em Pedagogia e mestranda em Artes da Cena, com especial interesse em histórias com representatividade negra e feminina que subverta estereótipos. Autora de livros infantis e orientadora de mais de 200 projetos audiovisuais, em diferentes etapas de desenvolvimento. Atuou ativamente no desenvolvimento de mais de 30 projetos audiovisuais, para Globo, Disney+, Canal Brasil, Netflix, Paramount e HBO em parceria com as principais produtoras do país. Foi Presidente da Associação Brasileira de Autores Roteiristas (ABRA) de 2021/2022 e atualmente é Conselheira do sudeste da Associação de Profissionais do Audiovisual Negro.
Minicurso “Mudanças Climáticas: Conhecimento e ação para transformar o clima em aliado”:
Angel Chovert possui Graduação em Meteorologia pelo Instituto Superior de Tecnologias e Ciências Aplicadas, Havana, Cuba (2013), Mestrado em Meteorologia pela Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil (2016) e Doutorado em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, São Paulo, Brasil (2021). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Meteorologia, atuando principalmente nos seguintes temas: previsão numérica de tempo, clima e da química da atmosfera, parametrização de microfísica, precipitação extrema em regiões urbanas, previsão operacional do tempo meteorológico e do clima, agrometeorologia e sensoriamento remoto. Atualmente desenvolve um sistema de multiprodutos meteorológicos para a região do Cerrado no Centro-Oeste do Brasil, utilizando modelos numéricos de previsão de tempo. Possui também experiência no tratamento de dados e análises estatística.
Minicurso “A história, o presente e o futuro do Cerrado”:
Vinícius Vieira Mesquita é Pesquisador Associado ao LAPIG/UFG, Coordenador Técnico do Mapeamento e Monitoramento das Áreas de Pastagem no Brasil na iniciativa MapBiomas e membro da iniciativa Global Pasture Watch/WRI. Doutorando em Ciências Ambientais, Mestre em Ciências Ambientais e Bacharel em Geografia, ambos pela Universidade Federal de Goiás, onde se dedica há mais de 10 anos a pesquisas envolvendo mudanças no uso e cobertura do solo e monitoramento ambiental. Atualmente trabalha no aprimoramento de técnicas de mapeamento, monitoramento, interpretação e caracterização de pastagens com o uso de Big Data e Aprendizado de Máquina.
Julia Shimbo é Coordenadora Científica do MapBiomas, uma rede colaborativa de mais de 85 organizações no Brasil e em outros 13 países que monitora o uso da terra para promover o manejo sustentável dos recursos naturais e o combate às mudanças climáticas. Ecóloga com mestrado em Geociências pela UNESP-Rio Claro e doutorado em Ecologia pela UnB com sanduíche na University of New Hampshire/EUA, ela trabalha principalmente na compreensão das mudanças no uso da terra nos trópicos e seus impactos nas mudanças climáticas, nos ecossistemas e nas pessoas. Julia fez pós-doutorado no Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) onde, atualmente, é pesquisadora, além de ser integrante da equipe do setor de Mudanças no Uso da Terra do Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG).
Evento multicultural O Fica 2024 conta com uma vasta programação gratuita, com mostras competitivas, debates com grandes nomes do cinema nacional e internacional, atividades de cunho ambiental e atrações culturais.
O festival conta com apoio do programa Goiás Social; das secretarias de Estado da Retomada; de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti); e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad); Saneago; Universidade Estadual de Goiás (UEG), Instituto Federal de Goiás (IFG); Serviço Social do Comércio (Sesc) e Prefeitura da cidade de Goiás. Este ano o evento também tem como apoiadores a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Grupo Kelldrin e Saga BYD.
OlhO Comunicação Estratégica
Secretaria de Estado da Cultura – Governo de Goiás
O especialista em mercado financeiro e zootecnista, Fabiano Tavares, foi um dos convidados exclusivos da première que apresentou o filme “Um Outro Olhar”, que foi realizado na última terça-feira, 25 de março, no Cinex, localizado no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia. O documentário é idealizado pela pecuarista Carmen Perez, a jornalista Flávia Tonin e o diretor de cinema Nando Dias Gomes, que mostra a realidade do campo, com ênfase para o bem-estar animal, as boas práticas de produção, a sustentabilidade e traz uma nova perspectiva ao agronegócio, um dos pilares da economia brasileira.
A pecuarista Carmen Perez, o diretor de cinema Nando Dias Gomes, a jornalista Flávia Tonin, o cantor e ator Diogo Brito, o “Guito” e os empresários goianos Priscilla Nunes e Marco Elisio Nunes (da “Planalto Tratores”) receberam os convidados na première do filme “Um Outro Olhar”, no CineX do Centro Cultural Oscar Niemeyer.
O documentário “Um outro olhar”, idealizado pela pecuarista Carmen Perez, a jornalista Flávia Tonin e o diretor de cinema Nando Dias Gomes foi apresentado em uma première exclusiva para convidados dos organizadores e dos empresários goianos Priscilla Nunes e Marco Elisio Nunes (da “Planalto Tratores”). A ação contou com a presença do cantor e ator Diogo Brito, o “Guito”, que assina a trilha sonora da obra (ele estreou na TV como o personagem “Tibério”, no remake da novela Pantanal). O evento aconteceu na noite da última terça, 25 de março, no CineX do Centro Cultural Oscar Niemeyer e teve a assinatura da cerimonialista & RP Cândida Dias. O filme faz parte do projeto “Quando Ouvi a Voz da Terra”, uma série com o longa-metragem e quatro curtas que tem a participação de Temple Grandin e do Prof. Mateus Paranhos. A película mostra a realidade do campo, com ênfase para o bem-estar animal, as boas práticas de produção, a sustentabilidade e traz uma nova perspectiva ao agronegócio, um dos pilares da economia brasileira. Mais informações no perfil do Instagram @quandoouviavozdaterra e no canal youtube.com/@quandoouviavozdaterra
CRÉDITOS: Agência Fotonotícia
Os empresários goianos Priscilla Nunes e Marco Elisio Nunes (da “Planalto Tratores”) foram os co-anfitriões da première. O evento contou com a presença do cantor e ator Diogo Brito, o “Guito”. Ele assina a trilha sonora da obra.
A pecuarista Carmen Perez, o diretor de cinema Nando Dias Gomes e a jornalista Flávia Tonin realizaram a première do filme “Um Outro Olhar”, no CineX do Centro Cultural Oscar Niemeyer.
A jornalista Flávia Tonin, o diretor de cinema Nando Dias Gomes e a pecuarista Carmen Perez realizaram a première do filme “Um Outro Olhar”, no CineX do Centro Cultural Oscar Niemeyer.
O documentário “Um outro olhar” foi apresentado em uma première exclusiva assinada pela cerimonialista & RP Cândida Dias. O evento aconteceu na noite da última terça, 25 de março, no CineX do Centro Cultural Oscar Niemeyer e recebeu convidados do co-anfitrião, o empresário goiano Marco Elisio Nunes (da “Planalto Tratores”). O filme faz parte do projeto “Quando Ouvi a Voz da Terra”, idealizado pela pecuarista Carmen Perez, a jornalista Flávia Tonin e o diretor de cinema Nando Dias Gomes.
O CEO da Planalto Tratores, Eneir Guimarães, os co-anfitriões da première, empresários goianos Priscilla Nunes e Marco Elisio Nunes, e o Diretor Comercial Valtra, Claudio Esteves ajudaram a receber os convidados da première.
Os pecuaristas Frederico Simioni e Carmen Perez receberam os convidados na première do filme “Um Outro Olhar”, no CineX do Centro Cultural Oscar Niemeyer.
A première do filme “Um outro olhar” contou com a presença do cantor e ator Diogo Brito, o “Guito” (ele assina a trilha sonora da obra) e do diretor de cinema Nando Dias Gomes (um dos idealizadores do projeto).
O documentário “Um outro olhar” foi apresentado em uma première exclusiva assinada pela cerimonialista & RP Cândida Dias. O evento aconteceu na noite da última terça, 25 de março, no CineX do Centro Cultural Oscar Niemeyer e contou com a presença do cantor e ator Diogo Brito, o “Guito”. Ele assina a trilha sonora da obra.
—
As empresárias Silvana Oliveira e Elis Mendes eram convidadas da première do filme que mostra a realidade do campo, com ênfase para o bem-estar animal, as boas práticas de produção, a sustentabilidade e traz uma nova perspectiva ao agronegócio.
A pecuarista Carmen Perez, o diretor de cinema Nando Dias Gomes, a jornalista Flávia Tonin, o cantor e ator Diogo Brito, o “Guito” receberam os convidados na première do filme “Um Outro Olhar”, no CineX do Centro Cultural Oscar Niemeyer.
Sessão de cinema especial para mães com bebês de até 18 meses acontece na quarta-feira, 26 de março. Além de todo o conforto proporcionado às mães e bebês que vão ao cinema, filme é opção para toda a família
A próxima sessão do CineMaterna Flamboyant traz o aguardado live action “Branca de Neve”, dia 26 de março, às 14h10. A nova versão da clássica animação de 1937 chega com novidades, mas traz um enredo envolvente sobre uma jovem bondosa que é invejada, perseguida e ameaçada por sua madrasta cruel, a Rainha Má. Obrigada a fugir para o bosque mágico antes que algo de muito ruim aconteça, Branca é acolhida por novos amigos e se prepara para tomar o poder do reino e restabelecer a justiça aos seus moradores.
Oferecendo uma sessão mais que especial, a sala de cinema será preparada para oferecer todo o conforto e facilidades aos participantes. Destaque para o áudio do filme com volume reduzido, iluminação leve e temperatura amena. Outros cuidados especiais são os trocadores dentro do cinema, abastecidos com fraldas, pomadas e lenços umedecidos – que podem ser usados gratuitamente. Uma facilidade para as famílias é poder estacionar os carrinhos de bebês próximos à entrada da sala de cinema.
Novamente nesta edição, as 10 primeiras mães que chegarem com seus bebês de até 18 meses serão presenteadas com cortesias. Os ingressos grátis serão distribuídos por ordem de chegada meia hora antes do início da sessão por uma coordenadora CineMaterna devidamente uniformizada.
Local: Cinemark Flamboyant Shopping Center – Piso 3
Preço das sessões: o valor do ingresso é o mesmo praticado nas sessões normais do Cinemark
Informações: 3546-2068
Branca de Neve
Sobre o CineMaterna
A Associação CineMaterna é uma organização sem fins lucrativos, pioneira em sessões de cinema amigáveis para mães e bebês de até 18 meses. Fundada em São Paulo, em agosto de 2008, por mães que, a partir de uma necessidade pessoal, desenvolveram um programa feito especialmente para famílias com bebês: sessões de cinema nas quais o filme exibido é voltado para o entretenimento do público adulto, mas a sala é adaptada para receber os pequenos, além de uma equipe especial de mães voluntárias que recepciona e acolhe o público. A ONG está presente em diversos cinemas espalhados por 47 cidades de 16 estados brasileiros. Em 15 anos de história, já levou mais de 239 mil famílias em mais de 10 mil sessões realizadas.