Exposição de artistas goianos selecionados e da cineasta Rosa Berardo acontecem no Palácio Conde dos Arcos. Exposição de Goiandira será aberta na sexta-feira e liberada para visitação no sábado (15/06).
A exposição de artes visuais dos artistas goianos e a da cineasta, fotógrafa e pesquisadora, Rosa Berardo, já estão abertas no 25º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), que acontece na cidade de Goiás, a partir desta terça-feira (11/06). A exposição da artista plástica Goiandira do Couto será aberta na sexta-feira com visitação liberada no sábado (15/06).
O Fica é uma realização do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em correalização com a Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE). A programação do festival segue até o dia 16 de junho.
Durante os seis dias de evento, o público poderá visitar e conhecer os trabalhos realizados pelos artistas goianos, que foram selecionados no edital de exposição artística. A exposição acontece no Palácio Conde dos Arcos, das 9h às 19h. Estarão expostas as obras dos seguintes artistas: André Felipe Ferreira Cardoso, Benedito Ferreira dos Santos Neto, Felipe Matheus Pires da Conceição, Leandro Araújo de Souza, Leandro de Araújo, MMarte Produções LTDA, Paulo Paiva e Johny Robson dos Santos, Vanessa Bohn Costa, Wagner Falcão Carlos.
Também, de 11 a 16 de junho, a cineasta, fotógrafa e pesquisadora, Rosa Berardo, estará com a exposição “Ritual Sagrado Kuarup Kamayurá: Entre o Luto e o Recomeço”, na sala 2, da Casa de Memória do Judiciário, entre 9h e 19h.
Já a casa da artista plástica Goiandira do Couto, reconhecida internacionalmente por sua técnica de pintura com areias de pedras trituradas da Serra Dourada, será aberta na sexta-feira (14), das 17h às 19h30, na rua Joaquim Bonifácio, nº 19. Porém, a visitação para a exposição “Goiandira – som de areia que já foi casa ou ponte, e não deserto” será liberada no sábado (15/06), das 14h às 17h.
Para conferir a programação completa do festival, visite o site oficial do Fica: https://fica.go.gov.br/.
Rosa Berardo Doutora em Cinema pela Sorbonne, França, e Pós-doutora pela Université du Québec à Montréal. Cineasta, Jornalista, Fotógrafa e Professora.
Em 2002, Rosa fundou a Primeira Escola de Cinema do Estado de Goiás, a SKÓPOS. Em 2010, criou a Casa do Cinema (Maison Du Cinema) para ser um ateliê de cinema, onde alunos pudessem aprender a realizar o sonho de fazer cinema em Goiás.
A escola já formou mais de 80 novos cineastas e produtores de vídeos em Goiás. Sete curtas-metragens foram realizados por alunos da escola e várias produções goianas trazem a assinatura e parceria da escola. Muitos desses filmes receberam premiações em festivais nacionais e estaduais, como o Goiânia Mostra Curtas, além de exibições no Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental.
Goiandira do Couto
A pintura de Goiandira tem duas fases: a fase do óleo (1933-1967) e a fase da pintura com areia, iniciada em 1968.
Aos 18 anos de idade, Goiandira realizou a primeira coletiva de pinturas a óleo sobre tela. Aos 52, começou a pintar com as areias de pedras trituradas da Serra Dourada, técnica única e exclusiva que a tornou reconhecida internacionalmente. A técnica consiste em riscar o desenho na tela, passar a cola e salpicar areia com a ponta dos dedos. De acordo com a pintora, ela ouviu uma voz que disse: “faça a sua casa de areia”.
Goiandira trabalhava com 551 tonalidades de cores diferentes de areias (cor natural), dispostas em seu ateliê. Sua casa era visitada frequentemente por turistas.
Evento multicultural
O Fica 2024 conta com uma vasta programação gratuita, com mostras competitivas, debates com grandes nomes do cinema nacional e internacional, atividades de cunho ambiental e atrações culturais.
O festival conta com apoio do programa Goiás Social; das secretarias de Estado da Retomada; de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti); e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad); Saneago; Universidade Estadual de Goiás (UEG), Instituto Federal de Goiás (IFG); Serviço Social do Comércio (Sesc) e Prefeitura da cidade de Goiás. Este ano o evento também tem como apoiadores a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), The Nature Conservancy, MapBiomas, Museu Nacional dos Povos Indígenas/Funai, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Grupo Kelldrin e Saga BYD.
OlhO Comunicação Estratégica
Secretaria de Estado da Cultura – Governo de Goiás
Evento acontecerá nos dias 20 e 21 de maio, no Teatro Goiânia, e contará com a participação de quatro artistas cênicas e dez cantoras, além de roda de conversa, exposições de artesanato e de artes visuais, e apresentações de convidadas
O festival O Sentir Delas, evento dedicado à música e às artes produzidas e executadas por mulheres goianas, divulgou os nomes das 14 artistas selecionadas para a sua 3ª edição, que acontecerá nos dias 20 e 21 de maio, no Teatro Goiânia. A programação deste ano contará, ainda, com roda de conversa, exposições de artesanato e de artes visuais e apresentações das convidadas Regina Jardim e Rainy Àghata.
Moara Couto
Na categoria de Artes Cênicas (teatro, dança ou circo), as selecionadas foram:
Thaise Monteiro
Karla Mendes
Anna Behatriz Azevedo
Alinne Vieira
Já na categoria Música, as artistas que se apresentarão no festival são:
Lady Cali
Alidi
B Flora
Aduli
Isadora Pinheiro
As candidatas inscreveram-se gratuitamente e foram selecionadas pelas curadoras Sabah Moraes (Música), Nila Branco (Música) e Rousejanny Ferreira (Artes Cênicas). As cantoras serão remuneradas com o valor de R$ 2.300,00, enquanto as artistas cênicas receberão R$ 2.000,00.
Rainy Ághata, idealizadora e produtora do festival por meio da Cereja do Cerrado Produções, conta que, além de enaltecer o fazer artístico, O Sentir Delas visa oferecer às artistas e outras mulheres estímulo, oportunidades, coragem e empoderamento, reforçando seu lugar de fala, potencial artístico, força da troca e do fazer em coletivo.
O festival é realizado com recurso do Programa Goyazes do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado e Cultura de 2024, e patrocínio da Equatorial Energia. Mais informações estão disponíveis no Instagram @cerejadocerradoproducoes ou pelo WhatsApp (62) 3290-4233. Já as edições anteriores podem ser conferidas no canal da Cereja do Cerrado no YouTube.
No terceiro ano consecutivo, a TV Brasil Central deu um show na transmissão dos jogos do Campeonato Goiano de Futebol, edição 2025. Foi uma maratona eletrizante de 80 partidas com cobertura das equipes da emissora, por meio de parceria com a Assembleia Legislativa de Goiás, conforme mostrou reportagem exibida na TBC.
“Parabéns para vocês, todos os servidores da Agência Brasil Central”, afirmou o presidente da ABC, Reginaldo Júnior. Ele citou que o canal do YouTube da TV Brasil Central superou 500 mil inscritos e o Instagram atingiu mais de 100 mil seguidores. Durante os jogos, a jornada esportiva começava com antecedência para mostrar a movimentação dos times e da torcida. “Bravos guerreiros aqui da TBC, no microfone e fora dele”, ressaltou o comentarista esportivo Evandro Gomes.
A equipe do hotel Ibis Styles Goiânia Shopping Estação Andressa Silva, Marília Oliveira, Gielle Flores, Maria Alves e Juliany Santos, durante o passeio de apresentação do pacote Goiânia Cultural, lançado para mostrar o potencial da capital para o turismo cultural e favorecer o tempo de estadia na cidade.