Connect with us

Notícias

Abril Laranja: “Usei um vestido de noiva adaptado e entrei na cerimônia de cadeira de rodas”

Published

on

Acidente de trânsito é uma das principais causas de amputações no Brasil, como o caso da enfermeira Bianca Carvalho, que sofreu um acidente e teve parte da perna amputada um mês antes de sua cerimônia de casamento. Campanha nacional de prevenção e riscos de amputação está sendo realizada este mês pela Associação Brasileira de Ortopedia Técnica (ABOTEC)

Toda noiva sonha com a chegada do grande dia e são vários os caminhos a serem percorridos até a chegada no altar, como a escolha pelo local da cerimônia, buffet, repertório musical, decoração,  viagem de lua de mel e o tão sonhado vestido. Para a enfermeira obstetra Bianca Carvalho, esse dia foi bem diferente.

Um mês antes da cerimônia de casamento, ela sofreu um acidente de moto e foi marcada pela cena de ver seu pé esquerdo com  fratura exposta e o braço pendurado, sem nenhum movimento. Acidentes de trânsito estão entre as causas de amputação no Brasil, sendo cerca de 70% dos casos, em decorrência do diabetes, segundo o Ministério da Saúde.

Bianca, que estava há um passo do altar e a um ano de se formar em enfermagem, mesmo diante da situação vivida resolveu prosseguir com os planos

“Fiz adaptações no meu vestido de noiva por causa da calda, entrei de cadeira de rodas e como não deu para colocar a rampa, meu esposo me buscou na metade do caminho e me levou em seus braços”, ressalta.

A cena marcante era apenas o início de uma nova (re) adaptação, que se estendia à nova casa e também à sua profissão. A enfermeira relata que para sua mãe, o fato de ter que passar por todo esse processo desde o acidente até a amputação, ainda é algo muito doloroso e que gera sentimento de culpa, já que foi ela a responsável por assinar o termo de conscientização da amputação, mas Bianca diz com alegria: “Eu sempre falo para minha mãe que ela me deu a vida de volta”.

Uma nova jornada de adaptação também estava por vir, a maternidade. Grávida de gêmeos, a enfermeira acredita em todo o poder do corpo que segundo ela, foi feito para gerar, parir e cuidar e então fez de tudo para ter uma gravidez tranquila: 

“Tive uma mudança corporal com o acidente e com a gravidez, onde meu corpo teve que aprender. Quando meus filhos nasceram e meu esposo precisava sair para trabalhar, minha mãe ajudava quando podia, mas eu não queria que as pessoas fizessem o meu trabalho de mãe. Meu corpo precisava passar por esse processo para eu entender que era capaz’’, compartilha.

Para isso, Bianca conta que no início fazia tudo no chão, pois tinha muito receio de deixá-los cair. Ela considera que o desenvolvimento de sua autonomia foi importante, inclusive para cuidar da próxima filha, que nasceu pouco mais de um ano depois dos gêmeos.

Contudo, após a segunda gestação, a enfermeira sentia um certo desconforto na amputação realizada, já que o coto era curto e não lhe proporcionava a estabilidade necessária. Vaidosa e acostumada a usar saltos durante os plantões hospitalares, Bianca realizou uma nova amputação três anos depois do acidente, a fim de melhorar sua qualidade de vida.

A perna amputada ganhou o nome de ‘Totoca’ e a prótese de ‘Preciosa’, nomes dados carinhosamente pelos filhos, que se divertem com a mãe em cada customização feita na prótese.

“Sou bem ousada, uso próteses coloridas, pinto com spray. Tento trazer essa naturalidade para os meus filhos. Até achei que, quando chegasse na fase escolar sentiriam alguma vergonha, mas me surpreendi. Até os coleguinhas se divertem e me chamam de ‘Tia do homem de ferro’ “, brinca a enfermeira.

Terapia de Customização de Próteses

Hoje enfermeira obstetra, com consultório próprio em Goiânia (GO), influenciadora e embaixadora de uma grande marca fabricante de componentes para próteses,  Bianca também criou a Terapia de Customização de Próteses. 

A terapia é um trabalho que tem como objetivo resgatar a feminilidade e autoestima de mulheres que foram amputadas e utiliza nas próteses a criatividade com o uso  de adereços como strass, meias coloridas e spray em busca de uma mudança de aceitação. “A mulher precisa se olhar no espelho e se identificar com a prótese. Trabalhar a sua sexualidade, se sentir feminina, desejável, se amar”, pontua.

Para a enfermeira, sua história de vida se conecta com as de seus pacientes e considera que através da Terapia de Customização de Próteses as mulheres passam a olhar mais para si e ressalta: “As pessoas amputadas precisam reconhecer a prótese como parte do corpo e não como uma perda do membro”.

A história de Bianca Carvalho faz parte do retrato de outras 500 mil pessoas amputadas no Brasil, conforme dados da Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (ABMFR). Para conscientizar as pessoas sobre a prevenção e riscos de amputação, a Associação Brasileira de Ortopedia Técnica (ABOTEC), tem realizado durante todo este mês a terceira edição da campanha Abril Laranja. Além de lives com temáticas sobre o assunto e vídeos com depoimentos, serão doadas próteses por parte das empresas e clínicas ortopédicas participantes da campanha.  

Sobre a ABOTEC

A Associação Brasileira de Ortopedia Técnica (ABOTEC) é uma entidade sem fins lucrativos, que tem como principal objetivo o desenvolvimento técnico – científico da ortopedia técnica do Brasil.

Fundada desde 1988, vem consolidando ao longo de sua trajetória  sua posição de entidade representativa, fiscalizadora e regulamentadora da área de ortopedia técnica. 

Através do aprimoramento profissional, técnico e humanístico e da disseminação do conhecimento de novas técnicas, materiais e dos últimos avanços tecnológicos, a ABOTEC busca a cada dia uma maior representatividade junto ao governo e a sociedade, sempre sob a visão de uma atitude ética e engajada em prol do melhor atendimento das pessoas portadoras de deficiência.

Sua estrutura, baseada nos moldes das demais entidades internacionais (Ispo, Interbor, etc), compõe-se de empresas e de profissionais da área que, juntos, buscam a excelência na integração de uma equipe multidisciplinar na reabilitação física. A ABOTEC acredita que o segredo desse sucesso está na seriedade daqueles que se dedicam à sua causa e também a participação. 

Foto em anexo / Arquivo Pessoal

Legenda: Bianca Carvalho, juntamente com seu esposo e os três filhos.

Assessoria de imprensa:

Palavra Comunicação

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Festival de Ballet Infantil

Published

on

Evento acontece neste sábado (23) e domingo (24), a partir das 17h, com realização da SD Ballet

O Shopping Cerrado recebe nos dias 23 e 24 de novembro mais uma edição do Festival de Ballet Infantil. As apresentações acontecem a partir das 17h, na praça de alimentação do mall, com a participação de cerca de 80 crianças.

O evento é realizado pela SD Ballet, companhia que está entre as maiores escolas de ballet do Brasil. A escola utiliza um sistema de ensino próprio que alia disciplina e técnica do ballet clássico a exercícios lúdicos e divertidos.

Esta é a sexta edição do festival, que já passou por Santa Catarina, Mato Grosso, São Paulo, Bahia, Rio Grande do Sul e Pernambuco, entre outros estados. O evento em Goiás contará com a participação de bailarinas das unidades da SD Ballet do Shopping Cerrado e do Colégio Simetria.

Segundo Hindira Karoline, diretora regional da SD Ballet em Goiás, o evento prioriza a leveza e a celebração do trabalho desenvolvido durante o ano, proporcionando às famílias a oportunidade de prestigiar as coreografias dos filhos. Todos os participantes recebem medalhas e certificados.

O Shopping Cerrado fica na Avenida Anhanguera nº 10.790, no Setor Aeroviário, em Goiânia.

Festival de Natal
Com o Festival de Ballet Infantil, o Shopping Cerrado encerra seu Festival de Natal de 2024, iniciado em 16 de novembro. O evento contou com oito dias de apresentações gratuitas, como corais, espetáculo teatral, show, dança e apresentações diversas, em parceria com lojistas, instituições e escolas da região.

SERVIÇO
6º Festival de Ballet Infantil do Estado de Goiás

Data: 23 e 24 de novembro de 2024
Horário: a partir das 17h
Local: Shopping Cerrado – Praça de Alimentação (Avenida Anhanguera nº 10.790, no Setor Aeroviário, Goiânia – GO)
Mais informações: instagram @shoppingcerrado @sdballetgoias
Entrada gratuita

OlhO Comunicação Estratégica

Continue Reading

Eventos

Claudia Matarazzo em Goiânia

Published

on

Empresária Helen Simone promove palestra sobre etiqueta empresarial, nesta segunda-feira (25)

O evento será realizado na sala Órion, no Hotel TransaméricaNesta segunda-feira (25), a empresária Helen Simone promove uma palestra sobre etiqueta empresarial com a especialista em comportamento humano Claudia Matarazzo em Goiânia. A iniciativa, em parceria com a Summer e com o decorador Alessandro Gemus, integra as ações voltadas para a construção do Instituto Sonhar Vidas. O evento será realizado no Hotel Transamérica, no Setor Marista. A palestra abordará aspectos essenciais para a comunicação eficiente entre empresas e clientes. Além disso, a palestrante compartilhará orientações sobre o uso adequado das redes sociais, promovendo uma presença online mais elegante e eficaz.Os ingressos estão à venda de forma on-line pelo site: 

https://www.sympla.com.br/claudia-matarazzo—etiqueta-empresarial__2658746

Sobre o Instituto Sonhar VidasCriado pela empresária Helen Simone, à frente da Summer, e embaixadora do Instituto Sonhar Vidas que tem como missão amparar mães e bebês que necessitam de cuidados em UTI Neonatal. Atualmente, o instituto está em fase de arrecadação de recursos para a finalização de sua sede, contando com o apoio de arquitetos goianos no desenvolvimento dos ambientes do espaço.

Serviço: Palestra sobre etiqueta empresarial com Claudia Matarazzo em GoiâniaData: 25 de novembroHorário: 19hLocal: Sala Órion – Hotel Transamérica – Órion Business & Health Complex, Av. Portugal, 1148 – St. MaristaIngressos: 

https://www.sympla.com.br/claudia-matarazzo—etiqueta-empresarial__2658746

Crédito da foto: Cristiano Borges 

Continue Reading

Inauguração

Novo Club em Goiânia 

Published

on

Promete unir galeria de arte e música no mesmo lugar

Vernissage Club funcionará na Praça do Cruzeiro e traz um modelo exclusivo de conceito. Goiânia agora conta com um novo conceito de club que promete revolucionar a experiência de entretenimento ao integrar música e arte visual em um ambiente único e imersivo. A inauguração aconteceu neste final de semana, o club — batizado de Vernissage — traz a ideia de unir o impacto de diferentes formas de expressão artística em um único espaço, permitindo que os visitantes vivenciem arte e música simultaneamente.Inspirado em festivais e exposições de arte imersiva, o projeto tem como objetivo conectar os sentidos dos goianos por meio de uma narrativa que rompe com a divisão entre galeria de arte e pista de dança. “Queremos que as pessoas, enquanto estão na pista, sintam-se parte de uma exposição viva, onde a arte visual e as expressões artísticas circenses e performáticas interajam com a música”, explicam os sócios, Luan S. Barbosa, Rogério Andrade (também dono de um bar que integra galeria de arte) e Raphael de Oliveira Sarpe.Ainda de acordo com os empresários, a proposta se diferencia pela experiência sensorial: os clientes poderão contemplar esculturas, quadros e outras obras artísticas enquanto dançam, sendo impactados por uma mistura cuidadosa de iluminação e música que não interfere nas telas ou esculturas. A experiência ganha ainda mais intensidade com espaços instagramáveis, onde o público pode tocar, pintar e interagir com as obras de maneira única.

Curadoria artística e musical de alta qualidade

A curadoria da Vernissage será dinâmica, com exposições de artistas locais, nacionais e até internacionais. A cada dois meses, uma nova exposição tomará conta do espaço, trazendo novas narrativas visuais. Já a música terá noites voltadas para gêneros específicos: um dedicado à música eletrônica, com DJs de destaque no cenário nacional e internacional, e outro dedicado à música urbana, com gêneros como hip-hop, trap e funk.Com uma programação de qualidade e curadoria que atende a múltiplos gostos, o Vernissage espera atrair um público diverso, de conhecedores de arte a amantes da música. “Queremos desmistificar a ideia de que a arte deve ser apreciada apenas em galerias formais. Em nosso espaço, o público poderá contemplar obras de forma nova e descomplicada, enquanto se diverte e interage com o ambiente”, afirmam os sócios.


Conexão com a cena local e compromisso cultural

A proposta vai além do entretenimento. Após a inauguração, o Vernissage espera alinhar parcerias com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e pontos de cultura locais para incentivar o acesso à arte e dar visibilidade aos artistas da região. A ideia é que o espaço seja não apenas um club, mas também uma plataforma de expressão para a cultura goianiense.


Inauguração e funcionamento

A inauguração oficial aconteceu nos dias 15 e 16 de novembro (sexta e sábado), das 22h às 6h. O club funcionará regularmente às sextas e sábados.O significado do nome Vernissage — A abertura de uma exposição de arte — reflete o propósito da casa, que se propõe a ser um ponto de encontro entre música e arte visual.

Serviço:Inauguração do Vernissage Club

Funcionamento: Sexta e sábados das 22h às 6h

Onde: Pr. do Cruzeiro, 121 – St. Sul, Goiânia – GO, 74093-320

@vernissageclub–

TARG COMUNICAÇÃO 
@targcomunicacao

Continue Reading
Advertisement

noticias