Connect with us

Notícias

Advogada explica o que deve ser observado durante a visita a um apartamento decorado

Publicado

on

Advogada Ana Luiza Fernandes de Moura, especialista em Direito do Consumidor

Normalmente, os decorados são recheados de itens a título de inspiração, o que pode gerar mal entendido com o cliente

Com o mercado imobiliário aquecido em Goiânia, o que não faltam são opções de lançamentos e, na hora da escolha, o consumidor visita os apartamentos decorados para ter uma noção de como será seu futuro lar. A experiência que tem tudo para ser positiva pode, porém, causar frustração, especialmente se o comprador receber o imóvel com materiais de acabamento diferentes dos usados no decorado. 

É que, na hora de montar os espaços demonstrativos, os arquitetos costumam apresentar as novidades do mundo da decoração, usando pisos, revestimentos e bancadas que não estão no memorial descritivo do empreendimento.  A intenção é apresentar inspirações para quem desejar personalizar o seu futuro apartamento. O problema é que o consumidor pode entender que a obra será entregue exatamente daquela forma e, nesta hora, ele pode se sentir enganado. 

Mas quem está com a razão?

A advogada especialista em Direito do Consumidor e uma das sócias do escritório Celso Cândido de Souza Advogados, Ana Luiza Fernandes de Moura, destaca que, conforme o artigo 6º, inciso III, do Código de Defesa do Consumidor, o cliente tem o direito às informações claras e precisas sobre os diferentes produtos e serviços que está comprando ou contratando. “A falta de transparência, além de trazer a quebra de confiança junto ao comprador, também traz prejuízos materiais que podem ser passíveis de reivindicação junto à Justiça”, salienta. 

Ela explica que, quanto ao uso de sofás, lustres, cortinas, armários utilizados, trata-se de itens meramente decorativos e não existe motivação para demandas judiciais. Porém, ela enfatiza que um decorado não pode ter medidas diferentes do projeto e deve ser entregue com os itens de acabamento descritos no memorial descritivo. “Entregar um imóvel com metragens inferiores, com disposições diferentes do que está no memorial descritivo, ou diferente do combinado na hora da compra é passível de ser considerado propaganda enganosa, e portanto, alvo de questionamento na Justiça”, esclarece a especialista em Direito do Consumidor.

Quando o decorado apresenta revestimentos, pisos, bancadas e outros itens de acabamento diferentes do que está no memorial descritivo, a advogada recomenda que isso seja sempre esclarecido ao comprador. “Algumas empresas colocam plaquinhas informando, dentro do decorado, quais itens são elementos decorativos”, diz. 

De toda forma, o que vai orientar o judiciário em caso de um processo é o memorial descritivo. É nele que estão listados todos os acabamentos da obra, assim como medidas e tudo o que será entregue – inclusive na área comum. A advogada esclarece que esse é um documento que a construtora ou incorporadora responsável pelo projeto precisa registar em cartório, para ter validade legal, e caso não seja entregue, o cliente pode solicitá-lo junto à empresa. “O maior problema é que nem sempre o consumidor lê o documento atentamente, antes de assinar o contrato e, se não é bem esclarecido na hora da compra, pode sentir-se frustrado”, alerta a advogada do escritório Celso Cândido de Souza Advogados. 

Entregar completo
Como um compromisso de transparência com seus clientes, em Goiânia, a Yutá Incorporadora optou em usar nos decorados de seu lançamento imobiliário, o Synergia Bueno, itens que serão exatamente os entregues no apartamento, quando estiver pronto. Bancadas na cozinha e banheiros, metais e até a cortina de vidro na varanda (caso o cliente opte por ela) serão entregues. “Com exceção dos revestimentos de parede na área seca, tudo que os visitantes dos nossos decorados vêm estará presente nos apartamentos prontos”, afirma Anderson Accioli, sócio-diretor da Yutá.

As unidades do projeto de alto padrão, que será edificado numa das regiões mais nobres de Goiânia, o Setor Bueno, serão entregues com diferenciais como bancadas inteiriças em granito Preto São Gabriel Escovado, em toda a extensão da cozinha e na varanda; balcão de apoio ou “Ilha” também em granito Preto São Gabriel, já com ponto a gás para cooktop; os banheiros serão entregues com mármore Bege Bahia.

O banheiro do casal virá com ducha monocomando com aquecimento a gás; para a opção de varanda fechada, o ambiente já será entregue com a cortina de vidro já instalada, tal como no decorado. Esses e outros diferenciais, segundo explica Anderson Accioli, valem para os dois modelos de plantas oferecidas pelo empreendimento, tanto para a de 122 m2 quanto para a de 76 m².

“Além de uma questão de ser mais transparente, queremos ressaltar que iremos entregar o imóvel o mais completo possível e com acabamento e altíssima qualidade. Então queremos mostrar a quem visita os nossos decorados, que o que ele está vendo estará de fato no apartamento que ele irá comprar, com a exata qualidade”, afirma Anderson Accioli.

COMUNICAÇÃO SEM FRONTEIRAS
Raquel Pinho e equipe

CONTINUE LENDO
CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Havan Goiânia.

Publicado

on

Em passagem por Goiânia para a inauguração da 188ª loja da Havan, o empresário Luciano Hang escolheu o Ibis Hotel do Shopping Estação Goiânia para sua hospedagem.

Recebido pela gerente Marília Oliveira, Hang destacou a importância da chegada da rede à capital goiana, reforçando o papel da empresa na geração de empregos e no fortalecimento da economia local.

CONTINUE LENDO

Notícias

Havan 188ª Loja.

Publicado

on

O megaempresário Luciano Hang esteve em Goiânia para a inauguração da 188ª loja da Havan no Brasil. Durante a visita à capital goiana, Hang ficou hospedado no Ibis Hotel do Shopping Estação Goiânia, onde foi recepcionado pelo superintendente Márcio Lopes.

Na ocasião, ambos destacaram a importância da chegada da Havan a Goiânia, ressaltando o impacto positivo na geração de empregos, no aumento da arrecadação de impostos e no fortalecimento da economia local.

CONTINUE LENDO

Automobilismo

Prêmio Volante de Ouro celebra campeões do automobilismo goiano

Publicado

on

Hudson Guerra – Secretário de Esportes, Vice-Presidente da Faugo, Fernando Freitase Rival Aguiar Pereira – Presidente do GoiásFomento

Cerimônia organizada pela Federação Goiana de Automobilismo (FAUGO) reuniu atletas, dirigentes e autoridades em Goiânia

A Federação Goiana de Automobilismo (FAUGO) realizou, na noite desta quinta-feira, a cerimônia do Prêmio Volante de Ouro, evento que reconhece e valoriza os principais destaques do automobilismo regional. A solenidade aconteceu em Goiânia, na churrascaria Favo de Mel, e reuniu competidores, dirigentes, familiares, autoridades e imprensa para celebrar os campeões das principais modalidades do esporte no estado.

Estiveram presentes no evento o secretário de Esporte do Estado, Hudson Guerra, representando o Governador Ronaldo Caiado; o deputado estadual Cairo Salim; o vereador Anselmo Pereira; o presidente da GoiásFomento, Rival Aguiar Pereira; além do presidente da FAUGO, Sérgio Crispim, e do vice-presidente da entidade, Fernando Freitas, reforçando o apoio institucional ao crescimento do automobilismo goiano.

Foram premiados atletas e equipes das categorias Kart, Kart Cross, Rally, Arrancada, Drift e Marcas e Pilotos, contemplando diferentes estilos, pistas e terrenos que compõem o cenário do automobilismo em Goiás.

Sérgio Crispim, presidente da Federação Goiana de Automobilismo (Faugo)

A premiação reafirma o compromisso da FAUGO com o fortalecimento do esporte no estado e com a valorização dos talentos que, ao longo da temporada 2025, se dedicaram às pistas e trilhas.

Sérgio Crispim, Vereador Anselmo Pereira e Fernando Freitas

Para o presidente da entidade, Sérgio Crispim, o Prêmio Volante de Ouro vai além da entrega de troféus.
“O Volante de Ouro representa o reconhecimento a todos que constroem o automobilismo goiano diariamente. É uma celebração da dedicação, da superação e da paixão dos nossos atletas, além de um momento importante para mostrar a força e a organização do esporte em Goiás”, destacou o presidente da FAUGO.

Sérgio Crispim, Deputado Cairo Salim, Vereador Anselmo Pereira e Fernando Freitas

Além de valorizar os resultados esportivos, a cerimônia também reforçou a integração entre as diferentes modalidades. O vice-presidente da FAUGO, Fernando Freitas, ressaltou o papel do prêmio como incentivo ao desenvolvimento contínuo dos pilotos e equipes.
“Esse é um momento de confraternização, mas também de motivação. O reconhecimento impulsiona os atletas a seguirem evoluindo e levando o nome de Goiás para competições cada vez maiores”, afirmou.

Sérgio Crispim e Deputado Cairo Salim

Com a entrega dos troféus aos campeões de cada campeonato, o Prêmio Volante de Ouro 2025 consolidou mais uma edição histórica, fortalecendo o automobilismo como tradição, paixão e vetor de crescimento esportivo no estado de Goiás.

Crédito fotos: Fábio César – https://drive.google.com/drive/folders/1gfMHEj45mkBsyOj8oaJjn6RZnBj_AlWR

Assessoria de Imprensa
Palavra Comunicaçã

CONTINUE LENDO
Advertisement

noticias