Em uma cidade quente como Goiânia, piscina se torna requisito na aquisição de empreendimentos;
incorporadora goiana afirma que 70% de seus compactos com piscinas são vendidos logo no lançamento
É inegável que as altas temperaturas impactam diretamente a vida urbana. Com a chegada do verão, especialmente em estados mais quentes como Goiás, a presença de piscinas em condomínios residenciais torna-se uma das comodidades mais desejadas na hora de escolher um lugar para morar. Assim, incorporadoras em Goiânia tem implementado no percado soluções arquitetônicas que amenizem as altas temperaturas, incluindo a tão desejada piscina privativa no apartamento.
É o caso da Sousa Andrade Construtora, que já lançou no mercado seis empreendimentos com essa característica. Segundo dados da empresa, em média, 70% dos apartamentos compactos com piscina na varanda são vendidos logo no lançamento, assim como 50% das unidades com piscina acima de 80 metros quadrados. O movimento está em total alinhamento com as tendências atuais de arquitetura e o estilo de vida em cidades de clima quente como Goiânia. “A presença de piscinas nas varandas proporciona um conforto adicional, criando uma área de lazer privativa que integra os espaços internos e externos do apartamento, algo extremamente valorizado na arquitetura contemporânea”, afirma o gerente comercial da Sousa Andrade, Viktor Bandeira.
Além do conforto, as piscinas nas varandas trazem um diferencial em termos de valorização do imóvel, atraindo um público diversificado que vai de investidores e jovens casais, a famílias que buscam lazer integrado sem a necessidade de compartilhar espaços comuns com outros moradores. “Essa característica confere exclusividade e um toque de luxo ao empreendimento, o que atrai compradores dispostos a pagar mais por essa comodidade, especialmente em regiões onde o lazer ao ar livre é muito valorizado”, complementa Bandeira.
Apartamentos que parecem casas
Outro exemplo é a Opus Incorporadora que, analisando o comportamento do consumidor, revolucionar o mercado goiano ao transformar apartamentos em coberturas lineares. Em 2023, a empresa entregou o primeiro residencial neste conceito, o Opus Penthouses, cujas todas 50 unidades contam com piscinas privativas. Agora, segue com outro empreendimento semelhante em construção, na Rua 146 do Setor Marista, com residenciais de 267 a 504 metros quadrados e quatro suítes. Em ambos os produtos, a empresa dá ainda ao morador a opção de personalização. “As piscinas são entregues com revestimento em pastilha cerâmica e já com sistema de filtragem, a melhor tecnologia do mercado hoje. Mas o morador tem a possibilidade de personalizar a piscina, com alteração de revestimento, borda de vidro e acessórios”, detalha o gerente comercial da Opus, Gabriel Santos.
O gerente afirma ainda que a pandemia foi responsável pelo boom da procura por esse tipo de espaço, e que, por isso, a Opus também oferece também unidades penthouse em outros empreendimentos, para outros perfis de público, como o Gyro Rooftop, também no Marista, que traz piscina privativa em apartamentos compactos. “A pandemia trouxe a necessidade de ficar em casa, o que despertou a procura por moradias mais espaçosas, com ares de “casa” mesmo em apartamento, em espaços com muito verde, mas ainda temos muita procura por este tipo de apartamento principalmente por famílias com filhos em fase estudantil. Já os compactos com piscina são mais procurados por solteiros ou casais sem filhos que gostam de receber em casa, já que as piscinas nas áreas comuns não permitem o uso de convidados, além dos moradores”, explica Gabriel.
Já de acordo com o superintendente de incorporação da Terral Incorporadora, Marcus Vinícius Viana, os empreendimentos com piscinas nas varandas são bem valorizados e procurados não apenas em produtos de altíssimo padrão, mas também por clientes que buscam por imóveis menores de dois quartos, por exemplo. A Terral, que atualmente conta com três empreendimentos que possuem o atributo, o Casa Conceito, da linha premium da Incorporadora, a Terral Conceito, e outros dois em parceria com a Sousa Andrade, o Cinque Terre e Emirates, entende que as piscinas em varandas provocam a sensação de se morar em uma casa. “O objetivo é trazer cada vez mais a característica de uma casa suspensa, que seria um quintal com terraço e piscina privativa. Por Goiânia ser uma cidade muito quente, inclusive no inverno, é uma comodidade também para o consumidor”, pontua Marcus.
Qualidade de vida
Empreendimentos ao redor de praças e próximos a parques também têm sido procurados pelo público que busca moradias mais frescas. Ao lado da Praça do Sol e do Lago das Rosas, no Setor Oeste, comercializada por cerca de R$ 11 mil o metro quadrado, a penthouse do Reserva Newest possui metragem de 434 metros quadrados, quatro suítes e conta tratamento acústico, ambientes preparados para automação e elevadores privativos com biometria ou cartão. “A unidade também conta com uma piscina privativa na varanda, um elemento decisivo, principalmente em uma cidade como Goiânia, onde a umidade costuma ser baixa, e encontramos um público que valoriza a exclusividade e os projetos de alto padrão”, comenta Rafael Rabelo, gerente comercial da Brasal Incorporações.
Nesse contexto, a Consciente Construtora e Incorporadora se destaca com o empreendimento Auro Consciente, que traz piscina privativa com assinatura da Igui/Unlimited, em todas as unidades. Outro empreendimento da incorporadora que também traz apartamentos com piscina na varanda, o Casa Brasileira, reflete a crescente demanda do mercado, já tendo praticamente 90% de suas unidades comercializadas, registrando valorização de 43%, desde o seu lançamento.
A diretora de empreendimentos da Consciente Construtora e Incorporadora, Camila Inácio, destaca que a transformação de elementos anteriormente associados apenas aos condomínios horizontais para os verticais não só reflete uma mudança nas preferências dos consumidores, mas também redefine o conceito de qualidade de vida urbana.
“Nós temos o empreendimento Casa Brasileira, em que a proposta dele é justamente trazer o estilo casa de condomínio para a cidade. Lá temos toda essa parte de lazer, um jardim no nível do piso e para algumas unidades privativas, conseguimos a condição inédita de levar esse quintal de casa, com grama no nível do piso na varanda, e a piscina privativa, que são dois elementos muito fortes desses condomínios horizontais, porque o morador tem a experiência de quintal com a segurança e conveniência de um apartamento. Esses são os pontos mais fortes e sim, os clientes têm demandado esses itens, resultando na valorização desses imóveis”, reforça
A YellotMob, startup goiana que se destaca como referência nacional em mobilidade elétrica, concluiu a eletrificação do primeiro corredor público 100% elétrico de Goiânia, em parceria com a WEG. O projeto é um marco no compromisso com a mobilidade sustentável e a inovação no transporte coletivo da capital. Integrado à Nova Rede Metropolitana do Transporte Coletivo, a primeira fase da iniciativa abrange cinco terminais — Recanto do Bosque, Veiga Jardim, Isidória, Cruzeiro e Paulo Garcia —, que foram equipados com estações de recarga de alta potência, cada uma com dois conectores de 180 kW. Essa infraestrutura avançada é essencial para suportar a nova frota de ônibus elétricos e representa um passo decisivo na transformação da mobilidade urbana em Goiânia.
Apresentação dos Cardápios do Festival Josephina’s em Niquelândia!
Na próxima terça-feira, 27, Niquelândia iniciará a contagem regressiva para o 4º Festival Josephina’s com o aguardado lançamento dos cardápios, que prometem encantar os paladares com a rica tradição gastronômica local. O festival, agendado para ocorrer de 05 a 07 de setembro, é uma realização da Associação Comercial e Industrial de Niquelândia (ACIN). Com pratos que destacam a cultura culinária da cidade, o evento se prepara para se consolidar como um dos maiores e mais relevantes eventos gastronômicos da região. Além de ser uma vitrine para a gastronomia local, o festival também estimula a economia e fortalece o senso de comunidade, sublinhando sua importância para o turismo na região norte do Estado de Goiás.
Proximidade com a avenida Perimetral Norte e UniAlfa, além de escolas, hospitais, centros comerciais, shopping, e uma Área de Preservação Permanente de mais de 7.600 m², estão entre os atrativos para moradia na região, que está recebendo novos projetos imobiliários
Os benefícios de morar próximo a áreas verdes são diversos para a saúde, tanto física quanto mental. Estudo realizado por pesquisadores do Instituto de Salud Global de Barcelona (ISGlobal), já revelou que morar perto de áreas verdes reduz consideravelmente as chances de morte e apenas um pequeno aumento na área com vegetação próxima já contribui para a redução desse risco. Morar perto de áreas verdes se tornou uma preferência dos brasileiros. De acordo com a pesquisa Expectativas 2023 realizada em 2022 pela Brain e Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), acesso a uma área verde é determinante na busca por um imóvel, segundo cerca de 80% das pessoas consultadas no levantamento.
E, se for possível, aliar o bem-estar proporcionado pela proximidade com a natureza, ao comodismo de poder fazer tudo o que precisar próximo de casa, é melhor ainda. Essa é a opinião do jovem casal formado pela técnica de enfermagem, Rayssa Freitas, de 22 anos, e Gabriel Fernando de Souza, de 19 anos. O casal ainda namora, mas tem planos de casamento futuro e já se adiantou na organização deste objetivo, em busca também da independência e facilidades no dia a dia. Eles moram atualmente em Aparecida de Goiânia, cada um na casa de seus pais, mas acabaram de assinar contrato para comprar um apartamento no recente lançamento residencial do Bairro Maria Dilce, em Goiânia, o Porto Araras.
“Essa é a realização de um grande sonho de infância, ter nossa casa própria. E quando soubemos dessa oportunidade de poder comprar um apartamento com preço acessível, com as facilidades do Minha Casa, Minha Vida, avaliamos bem a região e vimos que será muito boa para nós, pois irá gerar comodidade, economia de tempo de deslocamento para estudos e trabalho, além do lazer que podemos fazer perto. Esse foi o fator que mais nos motivou para a compra”, relata Rayssa.
A região noroeste de Goiânia, oferece fácil acesso a serviços essenciais como escolas, hospitais, centros comerciais, faculdades, shopping e opções de lazer, o que aumenta ainda mais sua atratividade. E é justamente esse cenário de infraestrutura já desenvolvida, aliada à presença do verde, que motivou a Vila Brasil Engenharia, empresa do Grupo Mauá, a anunciar seu mais novo lançamento residencial em Goiânia. O projeto, de nome Residencial Porto Araras, vai abrigar 400 unidades habitacionais, no bairro Maria Dilce, próximo à avenida Perimetral Norte e a UniAlfa, além da vista para uma área de preservação permanente com mais de 7.600 metros quadrados.
Famílias com renda a partir de R$ 1.750,00 poderão acessar a linha de crédito com subsídios, que podem chegar a quase 100 mil reais.
Com tamanhos que variam de 46,28 a 51,72 m², os apartamentos de dois quartos possuem diversas tipologias que podem incluir espaço garden. O diretor executivo da Vila Brasil Engenharia, Flavio Mendes Garcia, ressalta que esta é uma localização privilegiada na cidade, com ambiente tranquilo, excelente índice de qualidade de vida e segurança. O projeto inclui área de lazer completa, com salão de festas, lavanderia, piscinas, churrasqueira, brinquedoteca, salão de jogos, coworking, quadra de areia, área fitness, piscinas adulto e infantil, entre outros equipamentos.
Saiba mais
A Vila Brasil Engenharia tem uma história marcada por grandes projetos imobiliários construídos por todo o País. Já são mais de 5.000 unidades habitacionais distribuídas por diversas cidades brasileiras em projetos icônicos como o Condomínio fechado Reserva Aurora, em Jataí (GO); o residencial Parque dos Ipês, no Rio de Janeiro; além do Residencial Porto Dourado, já entregue em Goiânia. A Vila Brasil é uma empresa do Grupo Mauá, holding com 28 anos de história, atuação em 18 Estados brasileiros e em diferentes segmentos econômicos, congregando seis empresas nas áreas de engenharia e edificações, energia, financeiro e tecnologia.