Um estudo encomendado pelo Ministério da Saúde mostrou que uma em cada 10 crianças brasileiras de até 5 anos está com o peso acima do ideal: são 7% com sobrepeso e 3% já com obesidade.
O Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani-2019), coordenado pelo Instituto de Nutrição Josué de Castro, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), indica ainda que um quinto das crianças (18,6%) na mesma faixa etária estão em uma zona de risco de sobrepeso.
No estudo, foram considerados indicadores de 2019, período anterior à pandemia de covid-19 e durante o qual especialistas acreditam que os indicadores possam ter piorado ainda mais devido a mudanças na rotina de alimentação, atividade física e consultas médicas.
Os dados anteriores do mesmo estudo datam de 2006, e desde então o cenário mudou muito. A prevalência de excesso de peso em crianças nessa faixa etária aumentou de 6,6% em 2006 para 10%, em 2019. A mais recente delas, divulgada pelo Ministério da Saúde em 2021, estima que 6,4 milhões de crianças têm excesso de peso no Brasil e 3,1 milhões já evoluíram para obesidade.
“O que realmente nos preocupa é a tendência de aumento. No passado a obesidade era um fenômeno concentrado principalmente entre adultos, mas aos poucos ela foi atingindo também os adolescentes, as crianças mais velhas e agora as de menos de 5 anos”, disse Inês Rugani, pesquisadora do Enani-2019, à BBC News Brasil.
A nutricionista e especialista em saúde pública chama a atenção para o fato de que o estudo identificou uma prevalência maior excesso de peso entre as crianças menores, de até 23 meses de idade, com 23% delas acima do peso. Os menores de 24 a 35 meses estão em segundo lugar (20,4%), seguidos pelos de 36 a 47 meses (15,8%) e 48 a 59 meses (14,7%).
“O fato de que as crianças menores têm uma prevalência um pouco mais alta do que as mais velhas aponta para uma perspectiva de piora no futuro”, afirma.
Segundo Rugani, meninos e meninas com obesidade correm riscos de desenvolverem doenças nas articulações e nos ossos, diabetes, doenças cardíacas e até câncer. “Crianças obesas têm ainda mais chances de se tornarem adultos obesos”, diz.
Os empresários Bianca Almeida e Sérgio Luiz Carneiro, juntamente com o cerimonialista José Bomfim, almoçaram no último sábado (03) no restaurante Kabanas, localizado no Shopping Flamboyant. Durante o encontro, repleto de bons momentos, estiveram em pauta os anos de amizade, companheirismo e inúmeras realizações profissionais compartilhadas entre eles.
Ana Maria Guardado, fundadora e CEO da startup Matres e do Clube Matres, está organizando um evento exclusivo para mães empreendedoras e suas famílias: Café da Manhã para Mães Data: 6 de maio (terça-feira) Horário: 9h às 11h Local: Golden Lis Hotel Boutique, Santa Genoveva – Goiânia
Além disso, vem aí:
Curso de Vinhos para Empresários
Festa temática Anos 90 e 2000 para Empresários
Fique por dentro e participe! Informações e inscrições: (62) 99875-1742 Instagram: @clubematres
Gi Multimarcas promove palestra inédita com o decorador Alessandro Gemus sobre arranjos florais para o Dia das Mães
A Gi Multimarcas, considerada uma das maiores lojas de roupas de moda feminina de Goiânia, promove na próxima quarta-feira, 07 de maio, uma palestra inédita sobre arranjos florais com o renomado decorador Alessandro Gemus, em comemoração ao Dia das Mães.
O evento contará com a presença de convidados especiais, onde poderão aprender diversas formas e maneiras de montar arranjos florais. Na ocasião, as primeiras clientes que comprarem na loja, irão levar um buquê de flores feito especialmente pelo decorador.
A Gi Multimarcas, também irá divulgar a nova coleção das marcas Skazy – Urban Savanna e Tufi Duek – Collection Nebulous.