A TEIN
Produzidos na Campanha Gaúcha, os azeites chegam aos clientes com incrível frescor, aroma e potência. Qualidade garantida pelo resultado de uma média de apenas 3 horas entre colheita e extração. Apresentação em dois rótulos: um Monovarietal de Arbequina e um Blend Intenso de Arbequin, Coratina e Koroneiki.
O Azeite
Em 2017 a Família Barrios deu inicio a um novo empreendimento nas coxilhas da Florentina, Santana do Livramento, RS. Junto ao consagrado vinhedo plantaram 40 Hectares de Oliveiras. Em 2022, colhemos os primeiros frutos e, orgulhosamente, lançaram o rótulo – Teiniaguá – Em homenagem ao folclore gaúcho da lagartixa mágica que habita os pampas.
Em parceria com a Olivo Pampa, a Família Barrios, dá à luz a dois jovens azeites de oliva extra virgem espetaculares. Uma Monovarietal Arbequina e um Blend Intenso das variedades Coratina e Arbequina. Conheça e delicie-se!
A NOSSA TEINIAGUÁ
Reza a lenda que, na época das grandes navegações, uma linda princesa moura da cidade de Salamanca, na Espanha – berço da magia Árabe , foge para o Brasil junto a um agrupamento Árabe/Espanhol, após a derrota em uma batalha contra os cristãos. Ao desembarcar nas grossas areias do Rio Grande, o grupo é abordado por Anhangá-pitã, o diabo vermelho Tupi Guarani. Ao perceber a ganância dos homens recém-chegados ao novo mundo, Anhangá-pitã faz um feitiço, transformando a linda princesa em uma lagartixa com cabeça de cristal vermelho; a Teiniaguá, e fala a todos que o afortunado que conseguir capturar tal animal magico, terá acesso a todos os tesouros do novo mundo. O diabo coloca a Teiniaguá em seu bolso e, como um furacão, some sobre as margens do Rio Uruguai.
Durante anos a princesa, agora lagartixa, percorreu as terras do Rio Grande ao lado de Anhangá-pitã e, assim, conheceu todos os caminhos para os tesouros escondidos no Pampa.
Hoje, em 2023, relembrando as inúmeras estórias contadas nas noites de campanha, percebeu que o terroir: este campo, este micro clima e este solo, que recebe e nutre tão bem as videiras e as oliveiras, é verdadeiro tesouro. Então, de certa forma, acreditaram ter encontrado a Teiniaguá e o momento da jornada do azeite é em sua homenagem.