O Restaurateur Elpidio Fiorda Neto recebeu no último sábado (18.05), amigos para mais uma edição da sua famosa Feijoada do Elpídio, no Bruxelas Gastrobar, no Setor Alto da Glória. Os amigos se reuniram para curtir o som do empresário e DJ Adriano Pinheiro comandou as pickups com as melhores músicas que marcaram a época do Café Cancun da decada de 90. Alguns flashes do fotógrafo André Cywinski:
Uma celebração épica da fé católica, tradição goiana e emoção, transmitida para todo o Brasil!
Goiânia se prepara para vivenciar um momento de profunda espiritualidade e beleza artística! A Paróquia Nossa Senhora da Assunção anuncia a grandiosa encenação da Paixão de Cristo, um espetáculo que há 30 anos emociona e renova a fé de milhares de pessoas. Realizado no estacionamento do clube dos bancários na Vila Itatiaia, o espetáculo deve reunir mais de 20 mil pessoas no dia 18 de abril, a partir das 19h, e a entrada é 1kg de alimento não perecível.
Em 2025, a celebração atinge um marco histórico, com uma produção ainda mais impactante e emocionante. Revivendo os últimos momentos de Jesus Cristo, desde a Última Ceia até a crucificação e ressurreição, em uma experiência que transcende o teatro e toca o coração.
Com mais de 350 voluntários, entre atores, dançarinos, diretores e equipe de produção, o espetáculo é uma verdadeira demonstração de união e dedicação da comunidade católica. A superprodução conta com tecnologia de ponta, efeitos especiais, painéis de LED de alta resolução e uma cenografia impecável, que transportam o público para a Jerusalém da época de Cristo.
O Padre Marcos Rogério, da Paróquia Nossa Senhora da Assunção destaca a importância desse momento tão esperado pela comunidade, “Ao longo destas três décadas, a encenação se tornou um ponto de encontro da fé, da arte e da cultura em nossa comunidade. A cada ano, renovamos nosso compromisso de levar a mensagem de Jesus Cristo a todos os corações, trazendo novidades, e acima de tudo emocionando e transformando vidas. São centenas de voluntários, artistas e colaboradores que tornam este espetáculo possível, e todos estão convidados a se juntar a nós nesta celebração inesquecível”, disse.
A encenação da Paixão de Cristo da Paróquia Nossa Senhora da Assunção é um importante patrimônio cultural de Goiás, que preserva a tradição e a identidade da região. O espetáculo incorpora elementos da cultura local, como os farricocos da procissão do fogaréu e a folia de reis, enriquecendo ainda mais a experiência do público. Ampliando o turismo religioso com fiéis vindo prestigiar de vários estados do país.
Um dos pontos altos da encenação é a riqueza e a beleza dos figurinos. São 150 peças, cuidadosamente confeccionadas e renovadas a cada ano, que retratam com fidelidade os trajes da época de Jesus. Os 129 atores em cena, alguns dos quais realizam trocas de figurino durante o espetáculo, dão vida aos personagens bíblicos, transportando o público para o cenário da Paixão de Cristo.
Em 2025, a encenação além de ser acompanhada pela transmissão nas redes sociais, que em edições anteriores já contabilizaram um acesso de mais de 100 mil pessoas simultaneamente, ganha ainda mais destaque com a transmissão ao vivo pela emissora de TV católica Evangelizar, levando a mensagem de fé e esperança para lares em todo o Brasil.
Este grandioso trabalho de fé, cultura e arte é uma realização da Paróquia Nossa Senhora da Assunção em parceria com a Associação Cultural Arraiá Chapéu do Vovô e Grupo Teatral Nosso Dom Vem de Deus, e conta com o incentivo da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura – Governo Federal, patrocínio das empresas Fórmula e Saga, e apoio da Associação Assunção, Arquidiocese de Goiânia, AT+G Produções e Sindicato dos Bancários do Estado de Goiás.
Fotos em anexo: Encenação da Paixão de Cristo | Créditos: PASCOM Assunção
Serviço:
Data: Sexta-feira da Paixão, 18 de abril de 2025
Horário: 19h (duração aproximada de 2h30)
Local: Estacionamento do Clube dos Bancários em Goiânia
Entrada: 1kg de alimento não perecível
Confira a programação completa da Semana Santa na Paróquia Nossa Senhora da Assunção:
13/04 – DOMINGO DE RAMOS
07h – Procissão de Ramos saindo da Com. N. Sra. da Piedade rumo a Matriz Assunção.
07h30 – Missa de Ramos
10h – Missa de Ramos
19h30 – Missa de Ramos
14/04 – SEGUNDA-FEIRA SANTA
19h30 – Santa Missa
15/04 – TERÇA-FEIRA SANTA
19h30 – Celebração Penitencial
16/04 – QUARTA-FEIRA SANTA
19h – Procissão do Encontro: Saindo da Com. N. Sra. Aparecida – São Judas e da Com. N. Sra. da Piedade – Morada do Bosque, rumo à Matriz Assunção.
19h30 – Missa
17/04 – QUINTA-FEIRA SANTA
19h30 – Santa Ceia do Senhor (Missa do Lava-pés)
21h – Adoração
18/04 – SEXTA-FEIRA SANTA
09h às 11h – Oração com os Jovens
15h – Adoração da Cruz | Início da Novena da Divina Misericórdia
As complicações da gripe em idosos podem incluir pneumonia, insuficiência respiratória e agravamento de condições crônicas, como doenças cardíacas e pulmonares
Com a chegada do outono e inverno, aumenta a incidência de infecções virais como gripes e resfriados. Entre os grupos mais vulneráveis às complicações dessas doenças, além das crianças, estão os idosos. O Hospital Santa Helena (HSH) reforça a necessidade de cuidados preventivos para essa faixa etária, especialmente por meio da vacinação.
De acordo com dados do Sistema de Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe), do Ministério da Saúde, um a cada cinco idosos internados por gripe no Brasil em 2024 não resistiu à doença. A taxa de letalidade foi de 21,7%, quase quatro vezes maior do que a observada em pessoas abaixo dos 60 anos (6%).
Para o geriatra do HSH, Dr. Cristhiano Augusto, esse dado é alarmante, pois muitos idosos ainda não aderem à vacinação, que é a principal forma de prevenção. “A população precisa entender que existem centenas de vírus que causam quadros gripais, e a vacina é desenvolvida anualmente com base nas cepas que mais oferecem risco de complicações e internações”, explica.
Com o avanço da idade, ocorre um declínio natural da função imunológica – fenômeno conhecido como imunossenescência. Esse fator contribui para que os idosos tenham uma resposta imunológica reduzida, tornando-os mais suscetíveis a complicações graves da gripe. Segundo o médico, cerca de 70 a 80% dos pacientes que precisaram ser internados devido à gripe em 2024, inclusive em UTIs, eram idosos.
Além disso, a redução dos casos de COVID-19 e a sensação de segurança levaram muitos idosos a diminuírem os cuidados preventivos, como evitar contato com pessoas gripadas. Isso resultou em um aumento de 189% nas internações por gripe no ano passado. Um estudo publicado pela revista Nature apontou que o risco de um idoso gripado desenvolver pneumonia é 100 vezes maior do que o do restante da população.
Importância da Vacinação
Para minimizar esses riscos, é essencial que os idosos mantenham a vacinação em dia. A campanha anual contra a gripe oferece proteção contra as cepas virais que mais causam complicações, incluindo a vacina quadrivalente de alta dose, desenvolvida especialmente para esse público. Além de prevenir casos graves de pneumonia, a vacinação também reduz o risco de complicações como AVC e doenças cardiovasculares.
Dr. Cristhiano esclarece ainda que a vacina contra a gripe não causa a doença. “Ela protege contra os principais tipos virais que podem levar à internação e complicações graves. É um erro acreditar que a imunização causa gripe, e esse mito afasta muitas pessoas da proteção necessária.”
Além da vacinação, o especialista reforça a importância de hábitos saudáveis para fortalecer o sistema imunológico. “Manter uma alimentação equilibrada, praticar atividades físicas, beber bastante água, higienizar bem as mãos, dormir bem e controlar comorbidades são medidas essenciais para preservar a saúde dos idosos.”
O Hospital Santa Helena orienta que todos os idosos busquem a imunização o quanto antes. Esse público está contemplado nos grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde para receber tanto a dose anual contra a gripe quanto o reforço bivalente contra a COVID-19. A prevenção é o melhor caminho para garantir um envelhecimento saudável e reduzir os riscos de complicações graves.
Ação de dia da mentira sobre fusão entre Fiu-Fiu e Trilhas da Amazônia foi, na verdade, o anúncio de uma collab entre as marcas para expansão internacional
O mercado de bebidas e alimentos foi tomado por especulações nesta terça-feira (1), após o anúncio da suposta compra da Fiu-Fiu pela Trilhas da Amazônia. A “notícia” rapidamente viralizou nas redes sociais, levando consumidores a debaterem o impacto da fusão. No entanto, o que parecia um negócio milionário era, na verdade, uma bem-humorada ação de Dia da Mentira para anunciar uma collab estratégica entre as duas marcas.
Mais do que uma brincadeira, a iniciativa serviu como um trampolim para divulgar a nova parceria que tem como objetivo levar produtos brasileiros para o mercado saudita. A Fiu-Fiu e a Trilhas da Amazônia uniram forças para expandir a presença internacional, e vai atender uma demanda crescente por produtos autênticos do Brasil.
Para o CEO da Fiu-Fiu, Diego Brotherhood, a importância da iniciativa leva os negócios para um novo patamar de mercado. “Nosso negócio começou a partir de uma ideia, uma oportunidade de levar produtos brasileiros para a Arábia Saudita por meio de um contato pessoal. Os produtos do Centro-Oeste são fantásticos, de altíssima qualidade, e os árabes ficaram interessados em nossas frutas regionais e na identidade que carregamos.”
A parceria ganhou força a partir do interesse da marca saudita, que hoje possui mais de 200 supermercados e fornece cerca de 2 milhões de refeições diárias.A intermediação para a expansão internacional foi feita pela Targ, que facilitou o acesso das marcas brasileiras a esse público.
Além da ampliação internacional, a collab permitirá o lançamento de novos produtos que mesclam as identidades das duas marcas. O portfólio inclui sorvetes, paletas, picolés alcoólicos e bebidas com sabores inovadores. Entre os destaques, está um novo sabor de bebida que promete conquistar os consumidores: açaí com baunilha. Ação Viral nas Redes
A ação de Dia da Mentira teve um impacto imediato, mobilizando as redes sociais com milhares de interações. O público reagiu com surpresa e entusiasmo diante da suposta fusão, e memes rapidamente tomaram conta da internet. Comentários como “Fiu-Fiu com sabor de açaí? Quero!” e “Quase infartei achando que iam mudar a receita!” mostraram o engajamento gerado.
Para os sócios, “o dia da mentira foi uma brincadeira honesta, tentando tirar do brasileiro um sorriso sincero, mas que também serviu de gancho para anunciar essa colaboração, que tem tudo para dominar o Brasil e ir muito além.”
Com essa jogada de marketing criativa, Fiu-Fiu e Trilhas da Amazônia mostram que, além de inovar no portfólio, também sabem como conquistar o público. Agora, com uma collab oficializada e planos de expansão, as marcas se preparam para levar o melhor do Brasil para as prateleiras do mundo.