Connect with us

Notícias

Cerrado Galeria leva artistas do Sertão Negro para feira internacional na Espanha

Publicado

on

Em sua primeira participação como expositora fora do Brasil, a galeria cumpre seu compromisso de expansão da produção artística do Centro-Oeste ao apresentar obras de Dalton Paula, Abraão Veloso, Tor Teixeira, Lucélia Maciel e Genor Sales na ARCOmadrid 2025

Nesta quarta-feira, 26 de fevereiro, a Cerrado Galeria apresenta, em sua sede em Goiânia, o preview das obras selecionadas para participar da edição de 2025 da ARCOmadrid, feira internacional de arte contemporânea que acontece entre os dias 05 e 09 de março na capital espanhola. A ocasião marca a primeira participação da Cerrado Galeria como expositora em uma feira internacional, sendo uma das três galerias brasileiras que estão no programa geral deste ano.  

A convite do curador José Esparza Chong Cuy, a Cerrado reúne para essa exposição Dalton Paula, Abraão Veloso, Tor Teixeira, Lucélia Maciel e Genor Sales – artistas do Sertão Negro, projeto que combina artes visuais, conhecimentos de populações quilombolas e fundamentos de agroecologia para construir um espaço de formação e emancipação artística e social. O intuito é aprofundar a conversa entre arte contemporânea, memória, território e a construção e consolidação da vida em comunidade.

A curadoria está alinhada com o tema central celebrado na ARCOmadrid 2025, a Amazônia, e se insere na categoria de “Arte latino-americana”. Em sua 44ª edição, a feira convida artistas e expositores a explorar novos modos de criação que representam existências híbridas entre corpos humanos, vegetais, físicos e metafísicos. Para a diretora da Cerrado Galeria em Goiânia, Júlia Mazzutti, a participação é um passo fundamental para a galeria.

“A Cerrado tem como compromisso expandir a produção de artistas do Centro-Oeste, missão que orienta nosso trabalho desde a concepção da galeria. O reconhecimento internacional e a oportunidade de ampliar a visibilidade de artistas fundamentais para a arte moderna brasileira reforçam nossa dedicação a um processo rigoroso de pesquisa e ao esforço contínuo para fortalecer a potência da arte inspirada na região central do Brasil”, destaca a diretora.

Sobre os artistas

Dalton Paula é o artista que representa uma das figuras centrais da arte contemporânea brasileira, desempenhando fundamental papel na mentoria e orientação dos artistas no Sertão Negro. Sua prática está profundamente enraizada na história, na resistência e nos conhecimentos afro-brasileiros. Apresentada pela primeira vez na Bienal de Veneza de 2024, a série exibida na ARCOmadrid 2025 assumirá agora um novo formato, dando continuidade ao seu compromisso de reimaginar sujeitos históricos, homens e mulheres negros, apagados das narrativas hegemônicas e convencionais. 

Cada um dos artistas selecionados traz uma perspectiva única para este amplo movimento de discurso artístico contra-colonial do Brasil contemporâneo. As tapeçarias de Abraão Veloso, inspiradas no poder protetor e narrativo das tranças nagô, refletem um profundo envolvimento com as diferentes formas que populações negras desenvolveram para reconfigurar suas identidades, seus afetos e seus modos de cuidado, em diálogos que as conectam com ancestralidades do passado em um projeto de futuro. Já os trabalhos de Tor Teixeira desafiam as noções tradicionais de masculinidade, reimaginando novas perspectivas afro-brasileiras por meio de referências como a capoeira e o candomblé. 

A artista Lucélia Maciel, por sua vez, se inspira em memórias de infância na Chapada Diamantina, utilizando materiais como barro, couro e vidro para evocar temas de iluminação, ancestralidade e resiliência. E, por fim, Genor Sales emprega a metáfora de se sentir “um peixe fora d’água” para destacar os conflitos psíquicos vividos por indivíduos negros ao serem colocados como minoria em determinados espaços de poder educacional e financeiro – sem ignorar as lutas raciais e sociais, suas aquarelas funcionam como declarações poéticas sobre deslocamento e sobrevivência.

A ARCOmadrid será realizada nos pavilhões 7 e 9 do centro de exposições da Instituição de Feiras de Madrid (IFEMA), sendo os primeiros dias dedicados aos profissionais, e, no fim de semana, a partir de sexta-feira (7), 15 horas, o evento abre suas portas ao público. O IFEMA Madrid está localizado no Recinto Ferial, Avenida Partenón 5, Madrid, Espanha, e os ingressos para acesso à feira podem ser adquiridos no site www.ifema.es/pt/arco/bilhetes

Sobre a Cerrado Galeria

Fundada pelos empresários Lúcio Albuquerque, Antônio Almeida e Carlos Dale em 2023, a Cerrado Galeria tem como intuito refletir o mundo a partir do Centro-Oeste do Brasil. Sua criação une mais de 30 anos de experiência e tem o objetivo de impulsionar a expansão da arte no território brasileiro, promovendo o cenário artístico regional. Assim como homenageia em seu nome o bioma da região onde está, a galeria destaca questões que envolvem ecologia, processos históricos e sociedade, evidenciando diversas manifestações culturais.

Para isso, a galeria promove mostras individuais e coletivas, conversas públicas, ações educativas e outras atividades voltadas ao desenvolvimento da produção e do mercado de arte na região, assim como sua circulação e presença no Brasil e no mundo. Em Goiânia, a Cerrado Galeria ocupa a casa modernista projetada por David Libeskind na Rua 84, no Setor Sul, conservando azulejos originais que são um marco da arquitetura goiana. Já em Brasília, há duas unidades no Lago Sul: a Cerrado Galeria e o Cerrado Cultural.

Mari Faria 

Assessora de Imprensa

CONTINUE LENDO
CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Graduação

Graduação

Publicado

on

Que notícia maravilhosa para a família Sebba! A graduação da Giovanna Sebba no Insper, uma das melhores instituições de ensino superior no Brasil, é certamente um grande motivo de orgulho. O Insper, com sua excelência acadêmica e enfoque em diversas áreas do conhecimento, certamente proporcionou a Giovanna uma formação de qualidade.

Ela está agora pronta para trilhar seu caminho no campo da economia e contribuir para a sociedade. Que fase emocionante para ela e para seus pais, Leonardo e Ana Carolina Sebba! Com certeza, eles devem estar celebrando essa conquista com muito entusiasmo.

CONTINUE LENDO

Decoração

Home & Décor

Publicado

on

A empresária Gislene Machado, com sua expertise e paixão pelo universo do design e da hospitalidade, realmente criou algo especial com o Home Studio Casa Santos e, mais recentemente, com a linha Home & Décor – Casa Santos. A forma como ela transmite sua dedicação e amor pelo ato de receber, através de eventos como o Brunch com Deus, reflete seu comprometimento com a qualidade e o detalhamento. A linha Home & Décor certamente leva essa paixão ao próximo nível, trazendo uma elegância refinada para quem busca criar momentos memoráveis à mesa.

É incrível ver como a coleção conseguiu cativar suas convidadas e, ao mesmo tempo, se consolidar como uma verdadeira referência no mercado. Com um toque de sofisticação, a linha não só embeleza a mesa, mas transforma qualquer encontro em uma experiência cheia de estilo e requinte

CONTINUE LENDO

Notícias

Brasil Central recebe homenagem dos músicos profissionais de Goiás

Publicado

on

O Sindicato dos Músicos Profissionais de Goiás prestou homenagem à Agência Brasil Central pelo apoio recebido na divulgação e veiculação de músicas e projetos musicais de cantores e musicistas goianos nas rádios Brasil Central AM e RBC FM e também na Televisão Brasil Central (TBC). O troféu foi entregue ao presidente da Agência, Reginaldo Júnior, pelo músico e cantor Wilson Gandhi, em encontro realizado na sede da ABC no Centro Cultural Oscar Niemeyer, na sexta-feira (21).

Na oportunidade, o presidente do Sindicato, Moka Nascimento, afirmou que “nunca houve em Goiás um elo tão forte entre os veículos de comunicação do poder público estadual com os músicos profissionais de Goiás, com abertura para todos os segmentos e valorização de todas as artes produzidas no estado”. Ele acrescentou ainda que “hoje pode-se dizer que existiu uma Agência Brasil Central antes e outra depois de Reginaldo Júnior”. O cantor Wilson Gandhi reforçou essa avaliação, argumentando que “Reginaldo Júnior representa um divisor de águas na história da ABC”.

O presidente Reginaldo Júnior agradeceu a honraria e justificou a decisão de acolher, divulgar e valorizar todas os trabalhos artísticos de Goiás, em especial a música produzida no estado. “Chegamos aqui com a disposição de abrir espaço para todos. Para tanto, ampliamos e modernizamos a estrutura da Agência, que contava com apenas dois estúdios mal conservados. Construímos e colocamos para funcionar 12 estúdios, condição que nos permite gerar mais conteúdos regionais, abrangendo e valorizando toda a nossa cultura”, arrematou.

ABC Digital

CONTINUE LENDO
Advertisement

noticias