Fotógrafa e ativista Melissa Maurer convida público para apoiar a restauração do bioma mais biodiverso do Brasil
A fotógrafa Melissa Maurer segue conectando arte e conservação com a exposição Cerrado Sagrado, em cartaz até 11 de outubro de 2025, aberta à visitação gratuita no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (Vila de São Jorge) e no IluminArte Café (na cidade de Alto Paraíso de Goiás).
Mais do que uma mostra fotográfica que celebra o Cerrado, o projeto convida ao público para contribuir em prol da restauração do bioma reconhecido como o mais rico em biodiversidade do Brasil e ameaçado por desmatamento e queimadas.
Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, entre agosto de 2024 e julho de 2025, o Cerrado registrou 5.555 km² de desmatamento, uma queda de 20,8% em relação ao ano anterior; mas, de acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI, ainda concentra 64% de toda área queimada do país, com cerca de 120 mil km² afetados até agosto de 2025.
Apesar desses desafios, o SOS Cerrado aponta que o bioma abriga mais de 800 espécies de aves e cerca de 200 espécies de mamíferos, reforçando sua importância ecológica para o Brasil e o planeta.
Nesse contexto, a exposição Cerrado Sagrado convida o público a transformar consciência em ação concreta.
A venda das reproduções fotográficas, disponíveis nos tamanhos A3 e A4, terá 100% do valor revertido para ações de restauração do Cerrado nativo realizadas pela Associação Cerrado de Pé, que atua na região da Chapada dos Veadeiros. Fundada em 2017, a organização reúne atualmente cerca de 240 coletores de sementes, em sua maioria mulheres, protagonistas na regeneração ecológica desse bioma ameaçado.
Cíntia de Oliveira Silva Carvalho, presidente da Associação há quatro anos e uma das primeiras coletoras, membro desde 2018, reforça a importância do trabalho.
“Sem o Cerrado não temos água, sem água não temos alimento, sem o alimento não mantemos a vida. Por isso precisamos cuidar do bioma.
A Cerrado de Pé está nessa grande missão de plantar Cerrado, ou seja, plantamos água.”
“Cada fotografia adquirida é um presente para o Cerrado. Ao levar a arte para casa, você participa da preservação de um bioma vital”, reforça Melissa Maurer.
Inspirada na geometria sagrada presente nas formas naturais, a fotógrafa apresenta o Cerrado como organismo vivo, resiliente e sagrado.
A exposição também valoriza a inclusão e acessibilidade, oferecendo no Parque Nacional um painel tátil em braille para que deficientes visuais possam acessar a audiodescrição, tecnologia assistiva que transforma imagens em palavras, garantindo que essas pessoas também possam experienciar a arte e se conectar com o Cerrado.
Como contribuirAdquira um exemplar dentre as 31 imagens que compõem a exposição e atue diretamente para manutenção da força desse bioma.
Estão disponíveis reproduções da exposição nos tamanhos A3 e A4; 100% do valor arrecadado será destinado à Associação Cerrado de Pé, organização que atua na conservação e recuperação do Cerrado.
Para aquisição de reproduções, mesmo de forma online, pode selecionar a imagem no perfil da exposição digital @melmelissamaurer e entrar em contato com projetocerradosagrado@gmail.com para combinar o envio do exemplar.
SERVIÇO:
IluminArte Café (Alto Paraíso de Goiás). Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (Vila de São Jorge).
Hudson Guerra – Secretário de Esportes, Vice-Presidente da Faugo, Fernando Freitase Rival Aguiar Pereira – Presidente do GoiásFomento
Cerimônia organizada pela Federação Goiana de Automobilismo (FAUGO) reuniu atletas, dirigentes e autoridades em Goiânia
A Federação Goiana de Automobilismo (FAUGO) realizou, na noite desta quinta-feira, a cerimônia do Prêmio Volante de Ouro, evento que reconhece e valoriza os principais destaques do automobilismo regional. A solenidade aconteceu em Goiânia, na churrascaria Favo de Mel, e reuniu competidores, dirigentes, familiares, autoridades e imprensa para celebrar os campeões das principais modalidades do esporte no estado.
Estiveram presentes no evento o secretário de Esporte do Estado, Hudson Guerra, representando o Governador Ronaldo Caiado; o deputado estadual Cairo Salim; o vereador Anselmo Pereira; o presidente da GoiásFomento, Rival Aguiar Pereira; além do presidente da FAUGO, Sérgio Crispim, e do vice-presidente da entidade, Fernando Freitas, reforçando o apoio institucional ao crescimento do automobilismo goiano.
Foram premiados atletas e equipes das categorias Kart, Kart Cross, Rally, Arrancada, Drift e Marcas e Pilotos, contemplando diferentes estilos, pistas e terrenos que compõem o cenário do automobilismo em Goiás.
Sérgio Crispim, presidente da Federação Goiana de Automobilismo (Faugo)
A premiação reafirma o compromisso da FAUGO com o fortalecimento do esporte no estado e com a valorização dos talentos que, ao longo da temporada 2025, se dedicaram às pistas e trilhas.
Sérgio Crispim, Vereador Anselmo Pereira e Fernando Freitas
Para o presidente da entidade, Sérgio Crispim, o Prêmio Volante de Ouro vai além da entrega de troféus. “O Volante de Ouro representa o reconhecimento a todos que constroem o automobilismo goiano diariamente. É uma celebração da dedicação, da superação e da paixão dos nossos atletas, além de um momento importante para mostrar a força e a organização do esporte em Goiás”, destacou o presidente da FAUGO.
Sérgio Crispim, Deputado Cairo Salim, Vereador Anselmo Pereira e Fernando Freitas
Além de valorizar os resultados esportivos, a cerimônia também reforçou a integração entre as diferentes modalidades. O vice-presidente da FAUGO, Fernando Freitas, ressaltou o papel do prêmio como incentivo ao desenvolvimento contínuo dos pilotos e equipes. “Esse é um momento de confraternização, mas também de motivação. O reconhecimento impulsiona os atletas a seguirem evoluindo e levando o nome de Goiás para competições cada vez maiores”, afirmou.
Sérgio Crispim e Deputado Cairo Salim
Com a entrega dos troféus aos campeões de cada campeonato, o Prêmio Volante de Ouro 2025 consolidou mais uma edição histórica, fortalecendo o automobilismo como tradição, paixão e vetor de crescimento esportivo no estado de Goiás.
O programa “PCD GWM Navesa” foi lançado nacionalmente em Goiânia, durante o “Mobility Day”, na noite da última quinta (29/1). Os gerentes comerciais Higor Barbosa, Evandro Araújo e a supervisora de marketing Isadora Beltrão apresentaram para o mercado os veículos híbridos & elétricos mais completos e vendidos do Brasil, em suas novas versões. Durante todo período da ação, as primeiras800 unidades disponíveis dos carros “Haval H6 HEV” e “Ora 03” terão condições exclusivas para os clientes PCD da concessionária do Grupo Navesa, localizada na Av. Mutirão esq. Av. T-55, no Setor Bueno. Mais informações e agendamento de test drive em @gwmnavesa e no (62) 3413-0600
Local: GWM Navesa, Av. Mutirão esq. com R. T-55, n° 317 – St. Bueno, Goiânia – GO, 74215-170.
O renomado médico dermatologista, especialista em transplante capilar e tricologia Dr. Domingos Sávio Coelho, adverte para os cuidados no verão após a cirurgia de transplante, evitando exposição solar direta, calor excessivo, piscina e mar no período indicado para uma boa cicatrização, sendo o sucesso do transplante os cuidados do pós-operatório.