Connect with us

Cultura

Clube de Costura conquista primeiro lugar na categoria  Atividade Empresarial do Prêmio Goiás Sustentável 2024

Publicado

on

Goiânia, junho de 2024 – O Clube de Costura, projeto institucional do Grupo Mega Moda localizado no Mega Moda Shopping, na Região da 44 em Goiânia, foi premiado com o primeiro lugar na categoria Atividade Empresarial do Prêmio Goiás Sustentável 2024. O reconhecimento veio graças ao projeto “Colcha de Retalhos”, que mobilizou lojistas do shopping, voluntários e a equipe do Clube de Costura para transformar retalhos de tecido em cobertores destinados a pessoas em situação de rua.

Rogélia Pinheiro, gerente do Clube de Costura, destacou a importância do prêmio ao destacar que receber  a premiação valida os esforços em promover práticas sustentáveis e fortalece nosso compromisso com o desenvolvimento social e ambiental da comunidade. “É gratificante ver nosso trabalho reconhecido e saber que estamos fazendo a diferença na vida das pessoas”, detalha. 

Felipe Braga, diretor-superintendente do Grupo Mega Moda, afirmou que o  prêmio é um testemunho do potencial de inovação e liderança em sustentabilidade no setor de moda. “Estamos orgulhosos de estabelecer novos padrões de responsabilidade social e ambiental em Goiás. Esperamos que esse projeto inspire outras iniciativas similares em todo o estado e além”, finaliza. 

Saiba mais sobre o projeto 

O Projeto Colcha de Retalhos, lançado em 2024, possui três principais frentes: social, ao aquecer pessoas em situação de rua; ambiental, ao ressignificar resíduos têxteis que seriam descartados; e de interação, ao unir amantes da costura em prol de um bem comum.

Em 2023, mais de três mil quilos de retalhos foram recolhidos e destinados a ONGs, presídios, comunidades e instituições que os transformam em artesanatos com finalidades terapêuticas, educacionais, de reintegração ou geração de renda. Parte desses retalhos também foi destinada ao Clube de Costura para a confecção de ecobags, cuja venda tem 100% do lucro revertido para causas sociais.

Produção das Colchas

Com os retalhos disponibilizados por lojistas confeccionistas da Região da 44, o projeto visa produzir pelo menos 100 colchas para pessoas em situação de rua durante o inverno. O Mega Moda Shopping adquiriu rolos de tecido de algodão para fazer o acabamento das colchas, tornando-as mais quentes e agradáveis ao toque. A meta é garantir que essas pessoas tenham uma proteção adequada contra o frio intenso das noites goianienses.

Durante a produção, os voluntários trocam conhecimentos e aprendizados, fortalecem seu networking, criam novas amizades e encontram satisfação em ajudar. Além disso, a atividade serve como uma terapia para muitos participantes, que relatam sentir-se úteis e valorizados.

O projeto busca mudar a percepção da sociedade e da cadeia produtiva sobre os resíduos têxteis, promovendo novas possibilidades para materiais que antes seriam descartados.

Acadêmicos de moda das universidades de Goiás são incentivados a incorporar práticas sustentáveis em suas marcas e empresas. O Clube de Costura, além de produzir as colchas, promove workshops e palestras sobre moda sustentável, sensibilizando a nova geração de profissionais sobre a importância de práticas ambientalmente responsáveis.

Cerimônia de premiação

O prêmio foi anunciado em uma cerimônia no Palácio das Esmeraldas em 5 de junho. Durante o evento. Rogélia Pinheiro disse  que a vitória destaca o movimento em direção a estratégias sustentáveis na moda, enfatizando a redução de resíduos e o prolongamento do ciclo de vida dos materiais. “Estamos criando uma moda mais consciente, que não apenas minimiza o impacto ambiental, mas também promove a inclusão social e a solidariedade”, disse Rogélia  Pinheiro.

CONTINUE LENDO
CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Festival

O Sentir Delas anuncia artistas selecionadas para a 3ª edição do festival feminino de música e artes

Publicado

on

Cristiane Couto

Evento acontecerá nos dias 20 e 21 de maio, no Teatro Goiânia, e contará com a participação de quatro artistas cênicas e dez cantoras, além de roda de conversa, exposições de artesanato e de artes visuais, e apresentações de convidadas


O festival O Sentir Delas, evento dedicado à música e às artes produzidas e executadas por mulheres goianas, divulgou os nomes das 14 artistas selecionadas para a sua 3ª edição, que acontecerá nos dias 20 e 21 de maio, no Teatro Goiânia. A programação deste ano contará, ainda, com roda de conversa, exposições de artesanato e de artes visuais e apresentações das convidadas Regina Jardim e Rainy Àghata.

Moara Couto

Na categoria de Artes Cênicas (teatro, dança ou circo), as selecionadas foram:

  • Thaise Monteiro
  • Karla Mendes
  • Anna Behatriz Azevedo
  • Alinne Vieira

Já na categoria Música, as artistas que se apresentarão no festival são:

Lady Cali

Alidi

B Flora

Aduli

  • Isadora Pinheiro
  • As candidatas inscreveram-se gratuitamente e foram selecionadas pelas curadoras Sabah Moraes (Música), Nila Branco (Música) e Rousejanny Ferreira (Artes Cênicas). As cantoras serão remuneradas com o valor de R$ 2.300,00, enquanto as artistas cênicas receberão R$ 2.000,00.

Rainy Ághata, idealizadora e produtora do festival por meio da Cereja do Cerrado Produções, conta que, além de enaltecer o fazer artístico, O Sentir Delas visa oferecer às artistas e outras mulheres estímulo, oportunidades, coragem e empoderamento, reforçando seu lugar de fala, potencial artístico, força da troca e do fazer em coletivo.

O festival é realizado com recurso do Programa Goyazes do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado e Cultura de 2024, e patrocínio da Equatorial Energia. Mais informações estão disponíveis no Instagram @cerejadocerradoproducoes ou pelo WhatsApp (62) 3290-4233. Já as edições anteriores podem ser conferidas no canal da Cereja do Cerrado no YouTube.

OlhO Comunicação

CONTINUE LENDO

Esporte

Brasil Central é sucesso na transmissão do Goianão 2025

Publicado

on

No terceiro ano consecutivo, a TV Brasil Central deu um show na transmissão dos jogos do Campeonato Goiano de Futebol, edição 2025. Foi uma maratona eletrizante de 80 partidas com cobertura das equipes da emissora, por meio de parceria com a Assembleia Legislativa de Goiás, conforme mostrou reportagem exibida na TBC.

“Parabéns para vocês, todos os servidores da Agência Brasil Central”, afirmou o presidente da ABC, Reginaldo Júnior. Ele citou que o canal do YouTube da TV Brasil Central superou 500 mil inscritos e o Instagram atingiu mais de 100 mil seguidores. Durante os jogos, a jornada esportiva começava com antecedência para mostrar a movimentação dos times e da torcida. “Bravos guerreiros aqui da TBC, no microfone e fora dele”, ressaltou o comentarista esportivo Evandro Gomes.

CONTINUE LENDO

Cidade

Goiânia Cultural

Publicado

on

A equipe do hotel Ibis Styles Goiânia Shopping Estação Andressa Silva, Marília Oliveira, Gielle Flores, Maria Alves e Juliany Santos, durante o passeio de apresentação do pacote Goiânia Cultural, lançado para mostrar o potencial da capital para o turismo cultural e favorecer o tempo de estadia na cidade.

CONTINUE LENDO
Advertisement

noticias